Piraju

Piraju-SP
banner

Bem-vindo a Piraju!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Piraju, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Piraju

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os dados mais concretos do início do povoamento da região são registrados somente a partir de 1859, quando da chegada da família Arruda, unindo-se às famílias Faustino e Graciano, que já habitavam a região. Elas doaram terreno para a criação do patrimônio denominado São Sebastião do Tijuco Preto; Tijuco é uma expressão guarani que significa caminho de entrada. O nome foi dado em virtude da imagem de São Sebastião, datada do século XVII, encontrada em poder dos índios que habitavam a região e que hoje se encontra na Igreja Matriz. Dentre vários acontecimentos peculiares à história da cidade, destaca-se a lei municipal que libertava completamente os escravos do município cerca de quatro meses antes da Lei Áurea e a instalação e o funcionamento de luz elétrica um ano e três meses antes do Rio de Janeiro, capital do Brasil na época.
Em 1905 foram inaugurados na cidade a rede de água encanada, a rede de esgoto e o telefone. Em 1906, começou a operar o ramal ferroviário (inaugurado em 1908) e, em 1913, ocorreu a implantação de bondes elétricos no município. No século passado, a importância da cidade produziu nomes de influência na política paulista. Tal sua influência e destaque político-econômico no cenário estadual e nacional, que os políticos e cafeicultores trouxeram para Piraju várias melhorias de importante valor, como a Estação de Trem, com um projeto assinado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, a maior expressão da arquitetura brasileira do início do séc. XX. Em 1913, recebeu a ilustre visita do Presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt. 

Significado do Nome

O atual nome do município, PIRAJU, vem da expressão guarani que significa peixe (pira) dourado (yu). 

Aniversário da Cidade:

20 de Janeiro 

Gentílico:

pirajuense

População:

28;489 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município Estância Turística do Sudoeste do Estado de São Paulo, situado às margens do Rio Paranapanema, Piraju faz parte do Circuito das Águas Limpas. É rico em lagos e cachoeiras, áreas ecológicas, rios limpos com peixes, ilhas, praias de água doce e florestas.

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região de Assis no Estado de São Paulo.  

Limites:

Tejubá, Sarutaiá, Ipaussu, Bernadino de Campos, Óleo, Manduri, Cerqueira César, itaí e Timburi.  

Acesso Rodoviário:

Rodovia Raposo Tavares km 313 (direto)
Rodovia Castelo Branco (acesso p/ Avaré)
Rodovia João Ribeiro de Barros (acesso pela Raposo Tavares)
Rodovia João Melão (acesso p/ Raposo Tavares)

Distâncias:

Da Capital:

320 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Piraju oferece as melhores condições para a prática de atividades como escalada, canyoning, rappel, trecking, canoagem, mergulhos e muitas outras opções.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Monumento “Peixe Dourado”

Este monumento, símbolo do município, tem cerca de 8 metros de altura. Foi construído para homenagear a cidade, que tem seu nome originário da língua tupi, dos antigos habitantes indígenas. Um peixe, bastante comum nas águas do Paranapanema, era definido pelos índios na expressão “pira yu” (peixe dourado). Área de uso público, totalmente urbanizada, canteiros contornados com luminárias, o local é uma das principais entradas da cidade, situado na rotatória João de Morais. (trevo Piraju / São Paulo).

Mirante do Paranapanema

O Mirante está localizado no Distrito da Vila Tibiriça do Paranapanema. De fácilcesso, tem área de mais de 400 m e pertence ao município. Do local pode ser visto a maior parte da cidade, o rio Paranapanema e o Parque de Exposições Prefeito Claudio Dardes (Fecapi). 

Calçamento da Margem Direita do Rio Paranapanema

Situado no perímetro urbano da cidade, junto à Represa Santa Cruz, o calçamento da margem direita do rio constitui-se numa área totalmente urbanizada, iluminada, com duas praças próximas à represa, proporcionando paradisíacas paisagens pela beleza do rio Paranapanema, clima sempre ameno e inexistência de mau cheiro às margens do rio. O calçadão dá acesso até ao Hotel Beira Rio, numa extensão de 800 m, utilizados pelo público para caminhadas e lazer. 

Rio Paranapanema

O rio Paranapanema corta a cidade de Piraju, nascendo na Serra de Paranapiacaba, em Capão Bonito, e desembocando noRio Paraná, em Presidente Epitácio, com mais de 900 km de extensão. Considerado o único rio não poluído do Estado de São Paulo, tem paisagens exuberantes e, em quase toda sua extensão, é dotado de praias naturais de rara beleza. Em suas margens estão localizadas diversas estâncias particulares e outras de acesso livre. A pesca esportiva será, certamente, um grande atrativo em Piraju. O município possui diversas áreas turísticas às margens do rio.

Represa Santa Cruz

A represa Santa Cruz está localizada defronte a Praça Benedito Silveira Camargo “Brasilinha”. De propriedade da Companhia Luz e Força Santa Cruz, uma empresa do Grupo Votorantim. Presta-se à prática de navegação e esportes naúticos. Conta com mais de 6 km navegáveis, a montante, e excelentes quedas a juzante. Foi negociada, com apoio e patrocínio da Duke Energy, a vinda da seleção olímpica brasileira de canoagem, que está sediada em Piraju, desde janeiro de 2002. Além da tranqüilidade do município e a beleza do rio Paranapanema, a decisão foi motivada também pelo aspecto técnico: a equipe olímpica considera o trecho do rio próximo à represa como o que reúne as melhores condições conhecidas para a prática e treino do referido esporte náutico.

Represa Jurumirim

A represa de Jurumirim está localizada a 17 km da cidade, sendo de propriedade da Duke Energy. O lago formado banha por vários municípios, clubes, estâncias, praias naturais e artificiais, além de muitas residências e chácaras particulares. Tem 6 vezes mais água que a Baía de Guanabara. Grande na totalidade do seu potencial. Com 449 km² o reservatório da usina Jurumirim, além de estar localizado numa região de grande desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, é local de práticas esportivas, lazer e turismo.

Escada de Peixes

Localizada junto à Represa Santa Cruz, no perímetro urbano, oferece na época da piracema um belíssimo espetáculo visual com a subida de cardumes de várias espécies de peixes, da parte baixa para a alta da represa. É uma das poucas escadas de peixes de hidrelétricas do país. 

Praça “Ataliba Leonel”

É a principal praça pública da cidade. Localizada defronte a igreja matriz, com área de 20.000 m2, totalmente arborizada e com palmeiras imperiais centenárias, a praça conta com uma fonte luminosa estilo “saint martin”, lagos com peixes ornamentais, estátua da deusa flora, monumento em homenagem ao padroeiro do município “São Sebastião”, coreto para apresentações, “Brado dos Pioneiros” em homenagem as famílias dos fundadores do município e o busto do general Ataliba Leonel, o principal político da história da região. Tem sanitários públicos.

Praça “Joaquim Antonio de Arruda”

Com área de 10.000 m2. esta praça pública possui uma vegetação exuberante, com destaque para as palmeiras imperiais. Situada na área central da cidade, possui ainda um parque infantil e área de lazer. 

Praça “Benedito Silveira Camargo” (Brasilinha)

Conhecida popularmente como “Brasilinha”, pelo fato de ter sua inauguração em data coincidente à de Brasília, conta com área de 10.000 m2 e localiza-se no perímetro urbano às margens da Represa Santa Cruz. De uso público e totalmente arborizada, possui sanitários, moderna lanchonete, monumento à “Bíblia” e vista para o rio Paranapanema. Local de concentração de jovens e famílias nos fins de semana

Antiga Estação da Fepasa

Trata-se de um conjunto de edificações, dentro de uma área de mais de 30.000 metros, localizado no Distrito da Vila Tibiriçá do Paranapanema, de propriedade da municipalidade e tombado pelo Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural de Piraju. O local abrigou a Estação do ramal ferroviário, inaugurada em 1908 e desativada em 1966. O prédio principal foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, a maior expressão do setor na época. Restaurada, estuda-se a instalação do Portal de Informações e o Museu Histórico do município no prédio central, além do Centro Cultural, contemplando espaços para atividades de lazer, cultura, esporte e arte.

Projeto Arca do Futuro

Instalada no canteiro ao lado do prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Ataliba Leonel, na Arca do Futuro foi depositada, no dia 20 de Janeiro de 2000, durante as comemorações do aniversário do município, a projeção histórica, social, política, turística e cultural na avaliação de várias personalidades do município. A Arca será aberta no dia 20 de Janeiro de 2025, com a presença dos participantes que estiverem vivos. 

Imagem de São Sebastião

A lendária imagem de São Sebastião é uma peça original que permanece exposta no altar principal da igreja matriz. Esta estatueta barroca, de origem italiana, esculpida em madeira, datada entre 1600/1700, foi encontrada na região pelos fundadores de Piraju.
Segundo a história, ela teria sido trazida ao Brasil por missionários que catequizaram índios na região.

Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião

A igreja matriz de Piraju está localizada na Praça Ataliba Leonel. Construída de 1933 a 1954, apresenta-se em estilo gótico e mantém exposta no altar a bela e mística
imagem de São Sebastião.

Cruzeiro

O Cruzeiro é um dos maiores símbolos da religiosidade do município. Está localizado no ponto mais alto do Distrito da Vila Tibiriçá do Paranapanema, em área de propriedade municipal. De fácil acesso, tem cerca de 20 metros de altura, totalmente iluminado, visualizado em quase toda a cidade. Foi inaugurado no dia 20 de janeiro de 2000. 

Horto Florestal

Localizado à aproximadamente 6 km da cidade  e de fácil acesso pela Rodovia Piraju/Manduri o Horto Florestal é um dos grandes atrativos ecológicos do município.Fauna e flora exuberantes tornam o local  ponto de encontro obrigatório para os que gostam de manter contato direto com a Natureza.

Capela do Bairro do Cágado 

Situada no Cágado, bairro da zona rural de Piraju, a capela da foto é o destino da peregrinação anual realizada por ocasião da Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus.
Os festejos, que incluem também quermesse, romaria a cavalo e carreata fazem parte do calendário da comunidade. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

20 - Aniversário do Município - Ato Cívico 
 
 Fevereiro

– Desfile de Blocos Carnavalescos

– Desfile Oficial das Escolas de Samba
 
 Março

- Encontro de Motociclistas

– Procissão – Encenação da via sacra ao vivo – no recinto da Fecapi
 
 Abril

– Jogos Universitários Engenharíadas

- Festa das Nações

– Teatro de Lona (Curitiba) – apresentações e oficinas. Local: Av. Humberto Martignoni (antigo posto Avenida)
 
 Maio

01 - Caminhada do Trabalhador
 
 Junho

- Procissão Corpus Christi

 Julho

- Festival Musicando de Piraju

- Macupira – Manifesto Cultural de Piraju
 
 Agosto

- Copa Eduardo Cassanho de Futebol Regional
 
 Setembro

07 - Desfile Cívico 

- Encontro de Jipeiros
 
 Dezembro

- Festividades natalinas  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAJU

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3305-9000

Sites: http://www.estanciadepiraju.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Viação Piraju: (14) 3351-2838

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Cartório: Registro Civil das Pessoas Naturais:

Rua Major Mariano, nº 217
Fone: (14) 3351-5521
Piraju-SP

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.cnm.org.br

www.portalpiraju.com

http://pt.wikipedia.org

http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Piraju

Tenho 47 anos e tenho o orgulho de ter nascido nesta cidade,mas sai dai ainda pequeno, estou em São Paulo-Capital.Gostei muito de ter conhecido minha cidade de origem mesmo por fotos,que muito me encantou,mas o que meleva a estar fasendo este comentario,sou Católica Apostolico Romano e praticante é por motivo de que necessitei de um certidão de batismo para meu casamento e encontrei tão poucas informações desta MARAVILHOSA matriz que só a vi por fora, espero um dia conhece - la pessoal mente.e tambem espero que contribuirei com este site. PAZ E BEM A TODOS
Por: Jãnio Juarez de Campos

eu morava em pirajui nossa essa cidade é show sem palvra muito linda nao é tao poluida nossa me arrepende de ter saido da
Por: luiz fernando alves

O que dizer de Piraju, sem comentários, quem conhece nunca esquece, já faz dezessete anos que me mudei de Piraju-SP e sempre me lembro com muito carinho das amizades, desse povo maravilho, o que tenho pra dizer: simplesmente amo Piraju.
Por: Frnando Patrocinio Junior

Primeiramnete é um prazer estar dando um depoimento sobre está cidade maravilhosa.A minha história em Piraju se inciou fazem já alguns anos, pois morei em lá dos 5 aos 12 anos de idade, e sinceremanete me apoixonei por esta cidade maravilhosa, o qual me traz orgulho e muita saudades. você que nunca a conheceu, se viavel aproveite está oportunidade maravilhosa para desfrutar e se encantar com este ponto turistico que realmente é um local de extrema qualidade que com certeza suprirá suas expectativas. Elton martins
Por: Elton martins

PIRAJU,ai que sdds ja fazem sete anos se me banhar nessas aguas ,sem jogar paô pros peixes de estar nos sabados na famosa avenida de encontrosdos jovens qe tempo bons´ qantas vezes sai escond ida de saõ paulo ; trocava tudo pra passar o natal e fim de ano ai em piraju . MAS se deus qiser nesse novo ano vou ver as novidades da cidade só ver pela net é tortura demas PIRAJU TA LINDO TUDO DE BOM PARABÉNS PRO RESPONSAVÉL DA CIDADE ESTAR ASSIM E SORTE DAQELES QE AIDA VIVEM AI PIRAJU A CIDADE DE DAR INVEJA SHOW DE BOLA ( MOREI NA TIBIRIÇA) ADRIANA
Por: ADRIANA DE SOUZA MEDINA

EU GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A CIDADE DE VCS,EU QUERO PASSA UM FINAL DE SEMANA AI!!
Por: RONALDO BARBOSA

Eu moro en sorocaba a 10 anos mas ja morei en piraju sempre que posso vou ai cidade mais que perfeita sepudese voutaria a morar ai e dai nao sairia mais!!!! Amo PIRAJUUU
Por: mirella lopes

Piraju eh uma cidade otima pra qem quer descansar, se divertir, e qem não abre mão de uma boa pizzaria. A brasilinha eh uma das mais lindas paisagens de piraju, a fecapi eh mtoo bonita e tem diversão para todos, para jovens dos 8 aos 80 anoos. o Pirabar serve uma deliciosa porção de lambaris, fooi a melhoor q ja provei , nem aki em Sorocaba, tem nada igual!!! sem duvida visitem Piraju....!!!
Por: Suélen Scarcella

Olá pessoal.. Sempre q posso viajo pra Piraju.Moro em SP mas não perco a oportunidade de vizitar piraju,é mto bom,suas baladinhas,o barzinho na beira do rio e mto verde e tranquilidade..Ideal p quem quer fujir do barulho da cidade grande..
Por: Mirian M

eu sou pirajuenci,estou morando em são paulo mas adoro piraju!!! obrigada!!!
Por: Ana Caroline

DEMAIS ESSA CIDADE MEUS AVÓS SÃO DE LÁ VOU SEMPRE E CONHEÇO QUASE TODOS OS LUGARES.ABRAÇOS Á TODOS Q CONHECEM ESSA CIDADE LINDA.
Por: francilen corona

uma cidade maravilhosa ,cheia de atrativos,com um rio lindo e uma vista pra dar inveja ,mas sou suspeito de falar apesar de morar em São Paulo a 35 anos e ter nascido em Piraju não vejo a hora de um dia ter o previlegio de retornar a minha cidade nao sei quando mas tenho certeza que voltarei .
Por: MARCELO

Uma cidade maravilhosa ,muito bela com vários pontos turisticos uma cidade limpa e bela ,adoro o rio paranapanema que passa bem no meio da cidade ................Parabéns Piraju
Por: Flávia fiuza

Adorei esta cidade fui com amigos e conheci um pouco das belezas desta cidade adorei de pescar nas pedrinhas que local exuberante lindoooooo!!!
Por: wanderley

sou morador daqui e gosto muito venham nos visitar orbigado
Por: luiz carlos salomaomarreta

ja istive ai agumas vezes cidade maravihoza.ainda pode mehorar ainda mais parabem pirajuences .taguai sp
Por: jose valter fogaça

Bom o que dizer de um lugar desse bom é pouco maravilhoso tranguilo.Um lugar calmo pra toda familia se eu fosse vc não perdia a oportunidade de conhecer prometo não vai se arrepender eu amei tudo isso esse lugar agrada a gualquer um thalzinho.........
Por: regiane

Amo Pirajú, cidade onde passei minha juventude,e deixei grandes amigos.
Por: Lucia A Teixeira Fagundes

ola sou joacir conheço a cidade de piraju a mais de 30 anos , sou casado com uma excelente moça de piraju da familia tonon meu sogro ja não esta no meio de nós era o sr mario tonon hoje esta com Deus eu amo esta cidade de piraju assim que eu aposentar vou me mudar para esta linda cidade e espero viver para o resto da minha vida em piraju resumindo piraju é tudo de bom que o estado de sãopaulo tem o melhor municipio do estado até um dia joacir
Por: joacir aparecido leite

Olá pessoal! Piraju é uma linda cidade do interior paulista (a 310 km de S. Paulo). A cidade tem belezas naturais e o rio Paranapanema que corta a cidade e proporciona aos adeptos dos esportes náuticos muita satisfação. Uma população acolhedora com aprox. 29.000 hab. e pronta para receber os visitantes de todas regiões
Por: José Carlos Garcia

Bom,sou nascido e me criei em piraju e AMO essa MARAVILHOSA cidade.Hoje moro em campinas e faço questão de divulgar minha cidade ABENÇOADA.
Por: Adenilson José Padilha

Sou Pirajuense, amo essa Cidade linda, mas sinto muita saudade. Saí da minha Cidade ainda jovem, hoje moro em São Paulo. Quero voltar para visitar Piraju. Ao visitar o site...me deu mais saudade, a Cidade está cada dia mais bonita. Um grande e carinhoso abraço.
Por: Adelaide Morais

Cidade acolhedora, pacata e ao mesmo tempo festiva e entusiasmante, refugio de muitos estudantes, como eu, pontos turisticos maravilhosos, o Rio Paranapanema com sua grandesa estonteante, o povo alegre e amigo, venha para Piraju, demore para ir embora e quando ir, sentira vontade de voltar o quanto antes possivel.
Por: Lucas Lima

piraju uma cidade maravilhosa uma cidade onde para min e a esperança gosto muito de la pois e a cidade onde os habitantes vivem e uma cidade calma e tranquila
Por: paloma machado

Piraju, cidade que mora no meu coração, cidade que muitas das vezes faz com que as lagrimas caem sobre as face do meu rosto de tanta saudades... Fico muito triste quando leio mensagens de pessoas que moravam ai e tiveram que ir embora por falde de trabalho...Eu sou uma dessas pessoas, aiiii que tristeza de estar longe da minha cidade querida, cidade caipira de pessoas hospedeiras e humildes... mas onde eu estiver Piraju esta sempre nos meus pensamentos e comentarios alheios da beleza que a mesma tem.
Por: wilma

Piraju-SP é a cidade mais aconchegante,+ linda ++++++++++tudo,vc precisa chegar ate aqui para ver,conhecer e viver,sò assim da para saber o que é a nossa cidade,mas venha preparado porque nao vai querer mais ir embora.
Por: luciane

linda, e maravilhosa PIRAJU,nao existe cidade mais linda e maravilhosa como TU, tudo em PIRAJU e lindo.
Por: wilson silva

Moro em São Paulo há mais de trinta anos,nasci em Piraju-SP e indico a cidade para quem quer paz,ar puro e muitas opções de lazer,vá e saiba que não vai se arrepender.Boa viagem.
Por: Carlos Alberto Ferreira Raimundo

Nasci em Timburi, mas fui criado em Piraju, cidade do meu coração. Passei a infancia e boa parte da juventude nesse maravilhoso lugar, que me traz recordações maravilhosas. Amo Piraju e sempre amarei. Vale a pena conhecer suas belezas!
Por: Eduardo Gomes Zanforlin

conheço linda cidade desde 6 anos hoje tenho 72 anos quando criança ia na casa de dna.monica bernabe hoje nome de uma escola desta cidade prima 3 grau sinto muitas saudades.
Por: apparecido marcos bernabe

gastei da tranquilidade. bom e um lugar umilde e simples mas e bom. . . .
Por: leandro

é uma cidade muito bonita e legal vc se diverte muito
Por: jessica

Minha filha se casou e foi morar em Piraju, cada vez que aí vou sinto mais vontade de morar neste lugar, naõ vai demorar pra mudar para está cidade.
Por: Santana, Sebastião Fortunato

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piraju

Envie seu comentário sobre Piraju