Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Pedregulho?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Pedregulho

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente, foi apenas a melhor rota para o norte. . . Em 1889, serviu de caminho para os Bandeirantes que penetravam no interior mineiro à procura de ouro e pedras preciosas. Por este motivo no brasão de nosso município encontra-se a frase latina “Terra mea Bandeirante via”, que traduzido significa “Minha Terra a caminho dos Bandeirantes”.
Em 1897 o Dr. Gabriel Vilela de Andrade, influente fazendeiro, teve em mira a construção de um grande armazém próximo a estação do Chapadão, em terras pertencentes ao Cap. João Machado Botelho Júnior. Esse armazém, seria destinado a abrigar os produtos da florescente lavoura do Dr. Gabriel Vilela e demais fazendeiros da região, que faziam seu ponto de embarque e desembarque na estação ferroviária do Chapadão, que era muito pequena para oferecer comodidade necessária aos usuários.
Ante a recusa formal do Capitão João Machado, que impôs condições inaceitáveis para a realização desse intento, o Dr. Gabriel Vilela deu novos rumos a sua idéia, procurando o Major Antônio Cândido Branquinho, no sentido de tratarem da construção de uma nova e mais ampla estação entre Indaiá e Chapadão.
Após as demarches que se fizeram mister, ficou assentado que a estação e uma conseqüente instalação de um povoado local seriam construídos na Fazenda Boi Morto e proximidades, propriedades estas pertencentes aos Srs. Major Antônio Cândido Branquinho, Capitão Elias Moreira e Tenente Salviano. Depois de todas as formalidades legais e exigências cumpridas, assentaram-se o local da futura estação que passou a denominar-se então Campo das Pindaíbas, devido a grande quantidade e diversidade de coqueiros existentes nessas proximidades.
Notificou-se então a Diretoria da Companhia Mogiana que imediatamente instalou-se no Campo das Pindaíbas uma chave para parada de trens, dando início a seguir a construção da Estação Ferroviária de Pedregulho.
A 15 de agosto de 1897 o Major Antônio Candido Branquinho, Capitão Elias Moreira e Tenente Salviano concretizavam suas nobres e antigas aspirações de criarem uma estação ferroviária e um povoado no local, com a construção das primeiras casas onde viria a ser a atual cidade de Pedregulho, concomitantemente com a inauguração da estação ferroviária da Companhia Mogiana, que em seu primeiro embarque reuniu mais de 70 carros de bois carregados de sacos de café.
O local, já então melhor caracterizado por possuir sua estação ferroviária, primitivamente denominado de Campos das Pindaíbas, foi oficialmente fundado em 15 de agosto de 1897. A denominação posterior de Pedregulho foi mero capricho de melhorar-lhe o nome baseando-se na existência de pequeninas pedras de cores e qualidades variadas por todo o seu solo.
Tornou-se oficial com a criação do distrito do mesmo nome pertencente a Igarapava, conforme Leis estaduais nº 838, de 1º de Outubro de 1902 e nº 1038, de 19 de Dezembro de 1906. A emancipação administrativa do então distrito verificou-se pela criação do município de Pedregulho, por força da Lei estadual nº 1829, de 21 de Dezembro de 1921.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

15 de Agosto

Gentílico:

pedregulhense

População:

15.777 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude. Quente e úmido no verão com inverno seco.  

Temperatura Média:

21 a 23º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Microrregião de Franca e mesorregião de Ribeirão Preto 

Limites:

Ao norte com os municípios de Rifaina e Igarapava, ao sul com Cristais Paulista, a leste pelo rio Grande e rio Canoas, fazendo divisa com o estado de Minas Gerais e a oeste com Jeriquara e Buritizal.

Acesso Rodoviário:

SP-334 (Rodovia Cândido Portinari) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) 

Distâncias:

Da Capital:

455 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Barragem Trussu(hoje conhecida como Roberto Costa,homenagem ao ex-prefeito da Cidade de Iguatu morto em um acidente automobilístico).Essa Barragem é um ponto turístico onde aos finais de semana reuni cerca de 1000 pessoas para conhece-lá e tirar um lazer.

Capacidade da Barragem em M³ 330.000,000,essa barragem alem de ser ponto turístico também serve para abastecer tanto a Vila de Suassurana como as cidades de Iguatu e Acopiara.

Estação Ferroviária de Pedregulho
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1898-1971)
FEPASA (1971-1972)
E. F. Vale do Bom Jesus (1991-1995)
PEDREGULHO
Município de Pedregulho, SP
Linha do Rio Grande - km 455,639   SP-0856
E.F.Vale do Bom Jesus - km    Inauguração: 14.08.1898
Uso atual: estação e bar   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi. Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980, passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados. Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos. 
 
A Estação: A estação de Pedregulho foi aberta em 1898. Em 1970, a linha do Rio Grande foi seccionada, entre Rifaina e Jaguara, alterando o nome então para ramal de Franca, mas o trecho entre Franca e Pedregulho não resistiu por muito tempo; em 1972, a estação foi fechada e os trilhos retirados. Mas, em março de 1991, depois de a estação ter sido recuperada e de novos trilhos sido colocados, ela passou a ser o ponto inicial da linha turística da "Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus", empresa tocada pela ABPF que faria circular, no antigo leito - com exceção do trecho próximo a Pedregulho, onde eles passam por fora da cidade, pois era impossível recolocar os trilhos no mesmo leito dentro da cidade - trens a vapor até Rifaina. A ferrovia funcionou por cerca de quatro anos, até 1994, e parou quando parte de um aterro deixou a linha sem sustentação, logo após a saída de Pedregulho. A estação permanece bem conservada, servindo apenas para que ali funcione um bar, esperando que o trem turístico volte um dia. "Quando iniciamos os trabalhos, a estação encontrava-se sem o telhado, que havia sido substituído por uma cobertura em amianto, e sem um terço da construção original, demolida em função da sua utilização como rodoviária.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREGULHO

E-mail:  atendimento@pedregulho.sp.gov.br

Telefones: (16) 3771-1223

Sites: hpp://www.pedregulho.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Rápido Ribeirão Preto
SAC: 0800 729 4009
Atendimento Geral 24 horas por dia

Site: http://www.rapidoribeiraopreto.com.br

Viação Cometa S/A
SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS TÍTULOS DOCUMENTOS CIVIL:

Pç Dezoito de Março 219 - Centro
Pedregulho-SP - CEP: 14470-000
telefone: (16) 3171-2428
 
OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NAT E DE INTERDICOES:

Rua Joaquim Barbosa Lima 84 - Centro
Pedregulho-SP - CEP: 14470-000
Telefone: (16) 3171-1401

TABELIAO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TITULOS:

R Francisco Comodoro - Centro
Pedregulho-SP - CEP: 14470-000
Telefone: (16) 3171-1281

CARTÓRIO ELEITORAL:

155ª ZONA ELEITORAL
Pç Padre Luiz Savio 93 - Centro
Pedregulho-SP - CEP: 14470-000
Telefone: (16) 3171-1717

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Pedregulho e pousadas em Pedregulho para visitar Pedregulho.

Promova a cidade de Pedregulho no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!