Paranapanema

Paranapanema-SP
banner

Bem-vindo a Paranapanema!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Paranapanema, informações atualizadas sobre a cidade Paranapanema, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Paranapanema.

A cidade de Paranapanema, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1944. A localidade está em uma altitude de 610m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.059 habitantes. A área total de Paranapanema é de 1.022,2km², e sua densidade demográfica é de 11,8hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paranapanema-SP é 18720-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Distante apenas 250 km de São Paulo, está a Estância Turística de Paranapanema, um verdadeiro paraíso natural, repleto de opções como pesca e prática de esportes náuticos, como a vela, o jet-sky e o windsurf. A grande atração, no entanto, é a Represa Jurumirim, um imenso reservatório de água doce com o volume d´água equivalente a três vezes o da Baia de Guanabara. Com 70 km de extensão e largura variando de três a 10 km, é rica em praias e ilhas. A apenas 60 km do centro da cidade, o local também é conhecido como ótimo para a prática de pesca esportiva.

Paranapanema: Muita água, flores e frutos

Além do atrativo natural das belas águas, Paranapanema oferece ainda os Campos de Holambra, um distrito especializado na produção de flores e de árvores frutíferas, onde o visitante poderá contemplar a adquirir dezenas de espécies de flores, da azaleia às violetas, passando por espécies exóticas, como a gérbera e outras tantas. Além das flores, há uma infinidade de frutos que podem ser degustados, com destaque para as nectarinas, pêssegos e ameixas. Além disso, o complexo conta com hotéis, restaurantes e museu, e também com a Casa do Imigrante, que reproduz o modo de vida dos primeiros moradores europeus a se instalar na cidade e opções de turismo rural.

Outra atração imperdível é a Estação Ecológica, que está a apenas 25 km do centro da cidade e se constitui de um verdadeiro santuário de mata intocada, onde vivem diversas espécies de plantas e animais ameaçados de extinção, como o Tamanduá Bandeira e o Veado-Catingueiro, além de Pacas, Jaguatiricas, Jacus e Arapongas. A Ilha do Sol é outra atração, bem próxima ao centro, apenas a 7 km, e oferece além da prática de esportes náuticos, um pôr do sol inesquecível.

Na cidade, pacata e típica do interior do país, o visitante encontrará opções gastronômicas, além do Museu Dona Guita, nome dado em homenagem à notória professora local, e que chama a atenção pelo aconchego e acolhimento, além da arquitetura centenária. Enfim, Paranapanema é um destino único, repleto de belezas, aromas, cores e sabores.

Informações de Paranapanema

Roteiros do Brasil

Região Cuesta-Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Paranapanema foi criado em 1944 e está situada no interior do Estado de São Paulo, distante aproximadamente 256 km da capital. Hoje, a população está próxima a 20.000 habitantes. Juntamente com outros dez municípios, todos banhados pela Represa Jurumirim, a cidade integra o Pólo Turístico Cuesta, que reservam em comum duas grande riquezas: Meio Ambiente e Beleza Natural.
Sua geografia nos revela formações rochosas de rara beleza, fauna e flora exuberante e tudo isso reunido em um cenário ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo e lazer rural. Por ser cortado por um dos maiores e mais limpos rios do Estado de São Paulo - o Rio Paranapanema - também propicia condições para a prática da pesca e dos esportes náuticos.
O município destaca-se na tecnologia agrícola, no desenvolvimento da agropecuária e recentemente vem apostando na sua vocação turística natural, pois o município é banhado pelo rio Paranapanema - um verdadeiro oceano de água doce, onde os moradores podem encontrar lazer e os turistas recarregar suas energias nos diversos balneários paradisíacos existentes.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

20 de Abril

Gentílico:

paranapanemense

População:

17.810 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Ameno 

Temperatura Média:

21º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Bauru 

Limites:

Avaré, Itatinga, Itaí, Itapeva, Buri e Angatuba 

Acesso Rodoviário:

SP-245/270 / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-091/270 (Rodovia Celso Charuri) / SP-075 (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes) / SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco)

Distâncias:

Da Capital:

256 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ecológica

Situada à 25 km da sede do município, ela preserva um dos últimos remanescentes da Floresta Latifoliada Semi-Decídua do Sudoeste Paulista, abrigando muitos animais e plantas com risco de extinção, tais como: Veado-Catingueiro, Tamanduá Bandeira, Paca, Jacu, Jaguatirica e Araponga, entre muitos outros.
 
Ilha do Sol
    
Está à 7 Km da sede do município, às margens da Represa Jurumirm, acesso livre, possui banheiro, campo de futebol de areia e volei de praia, pesqueiro e rampa de embarcações.
Enfim, uma praia de água doce. A Ilha do Sol, é também local apropriado para a prática de
esportes náuticos, como vela e jet-ski. 

Passeio de Barco
 
O barco é opção a mais de lazer para quem quer curtir um passeio calmo e harmonioso sobre as águas da Represa de Jurumirim. São inúmeras e belíssimas as paisagens a se desfrutar ao longo do passeio.
 
Usina-Turismo Rural 
   
Holambra II hoje é um exemplo Nacional de como o Cooperativismo é possível, possui diversas atividades agrícolas rentáveis e com grande avanço
tecnológico. A Cooperativa Holambra possui a maior Usina de Beneficiamento de algodão da
América Latina, mas também destaca-se pela produção de flores, frutas de clima temperado,
banana, goiaba, diversos tipos de cereais,
grãos e animais. 

Museu das Posses
  
Do outro lado do Atlântico, após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil representou a esperança para muitos holandeses. Através do
cooperativismo fundaram a primeira Holambra, nome escolhido em homenagem a Holanda, América e Brasil, Superadas as já esperadas dificuldades, esses pioneiros decidiram enfrentar o desafio de implantar outro projeto como o deles, nascendo a Holambra II, que se instalou em 1960 na Fazenda das Posses, cuja sede foi construída em 1904 e demolida em 2000.
Porém o Museu, é a réplica da sede e a maior parte do material utilizado na construção era da original.

Pesca Esportiva

A Represa de Jurumirim tem como maior tributário, o Rio Paranapanema, que possui excelentes pontos de pesca e dessa forma é possível fazer boas pescarias e passar ótimos momentos de lazer e descontração.
 
Espécies: Bagre, Pacú, Cascudo, Dourado, Bagre Africano, Carpa, Mandiuva,  Piau - Sul, Pintado, Piapara, Surubim, Piava, Acará, Lambarí, Caborja, Curimbatá, Peixe Cachorro, Corvina, Piracanjuba, Tilapia,Tuvira  Traíra, Ximborê, Tabarana.  

Represa de Jurumirim
  
A Represa é três vezes maior do que a Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro, e além do mais, é de água doce.
É importante lembrar que, um quinto de toda a área da Represa fica em nosso Município, propiciando diversas áreas com infra-estrutura como: a Praia dos Holandeses, a Praia Branca, os Loteamentos Santa Cristina e a Enseada Azul.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAPANEMA

E-mail:

Telefones: /Fax: (14) 3713-9200

Sites: http://www.paranapanema.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Manoel Rodrigues Trasnportes S/A.

SAC: (14) 3732-0415
Avaré-SP

Site: http://www.manoelrodrigues.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Francisco Alves de Almeida, 555 - Bairro: Centro    
Paranapanema-SP - CEP: 18720-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (14) 3713-1233 Fax: 

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 12h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Paranapanema

SOU DE PARANAPANEMA ,MAS MORO EM LIMEIRA,VOU TODOS OS ANO AI,MUIO BOM PRA DESCANSAR...
Por: SALATIEL LARA

Moramos em Mirante do Paranapanema. Só temos ótimas lembranças. Deixamos lá muita gente querida, que até hoje ficam conosco on-line. Não desligamos de Mirante um minuto de nossas vidas. O povo, a cidade... A melhor parte de nossa vida foi ai, apesar da distancia da terra natal. Adoramos. Uma cidade plena de pessoas de todos os lugares, com os mais diversos costumes. Cidade plana, limpa. Sem comentários. Inez/Romeu Rui
Por: INEZ DE CASTRO PINTO RUI

Paranapanema conderva os valores primordiais para a vida humana... respeito aos munícipes e visitantes,ao meio ambiente,aos deficientes físicos,ás mais diversas religiões...Enfim,respeito á vida.
Por: Maristela de Oliveira

Não só conheço ,como moro em Paranapanema é uma cidade calma e solcegada...Eu recomendo a todos virem passar pelo menos um final de semana aqui !!!! tchau!! beijos no coração e todos....... Fiquem com Deus!!
Por: joice

Fui a paranapanema no carnaval e foi um dos melhores carnavais da minha vida, as pessoas ai são maravilhosas.
Por: tales salas

Paranapanema foi elevada recentemente à Estancia Turistica de S.P.,pois é banhada pela bonita represa de Jurumirim que forma belas paisagens e prainhas na cidade.Outra grande atração é o Distrito de Holambra ll,colonia de Holandeses que produzem frutos e flores na região.A População da cidade é pequena em quantidade,mas gigante em hospitalidade e bondade.
Por: Osny

Entao , muitos me conhece , so Juliano filho da dona dulce e do joao mineiro . alguem vai si lembra de mim quando ve isso . Hoji morando em carapicuiba -sp , ex morador da cidade que me trouxe muita alegria e Hoji muita saudade . Melhor lugar do mundo pra sii morar , Pessoas amadas e jamais esquecidas . Amoo todos vosheis . Em abril de 2010 estarei aii . Abraco a todos , fiquem com DEUS.
Por: Juliano

sou daniela ex moradora de paranapanema, hoje mora em são paulo, a 12 anos mais sempre que dar eu vou para minha querida cidade é uma cidade muito boa para, descansar pasar um fim de semana com a familia, que alias mora todos lá eu mora em são paulo com meu marido e meu dos filhos, quem não conhece, precisa conhecer é uma otima cidade aposto que vc vai gostar bjs para todos.
Por: daniela

Muito obrigada por tudo que esa cidade fez por mim
Por: RENATA

Cidade que a natureza e perfeita, pela beleza natutral, principalmente na prainha. Mas se usarem de criatividade, ficaria ainda melhor
Por: Antonio Carlos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paranapanema
Fundação:
1944
Altitude:
610m
População:
12.059 habitantes
Área:
1.022,2km²
Densidade Demográfica:
11,8hab/km²
CEP:
18720-000

Envie seu comentário sobre Paranapanema

banner