Palmital

Palmital-SP
banner

Bem-vindo a Palmital!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Palmital, fotos, informações, os principais hotéis de Palmital, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Palmital, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1919. A localidade está em uma altitude de 508m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.179 habitantes. A área total de Palmital é de 550,3km², e sua densidade demográfica é de 36,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Palmital-SP é 19970-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Palmital

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1886, João Batista de Oliveira Aranha deixou São Manoel com a família e dirigiu-se para a região inexplorada, atual cidade de Palmital, fixando-se numa área que denominou Água do Aranha. 
A fertilidade dos terrenos atraiu novos moradores de São Manoel, que se estabeleceram na vizinhança, em locais que ficaram conhecidos como Água da Fartura, Água Clara e Água das Anhumas. Em 1910, Francisco Severino da Costa doou à igreja um terreno na região para a fundação de um povoado que foi chamado de Palmital.
Palmital foi elevada a distrito do município de Campos Novos do Paranapanema em 27 de dezembro de 1916, e a município, em 18 de dezembro de 1919. 

Significado do Nome

Devido à abundância deste tipo de palmeira na região.   

Aniversário da Cidade:

20 de Janeiro

Gentílico:

palmitalense

População:

21.257 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Assis  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

SP-327 - SP-375 

Distâncias:

Da Capital:

420 Km 

Outras:

Curitiba-PR -  486 Km
Bauru-SP 160 Km -
Presidente Prudente  -SP 156 Km
Marília-SP - 108 Km  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária 

E. F. Sorocabana (1914-1971)
FEPASA (1971-1998)
PALMITAL
Município de Palmital, SP
Linha-tronco - km 559,318 (1931)   SP-1491
Inauguração: 12.02.1914 
Uso atual: abandonada    com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Palmital foi inaugurada em 1914 e praticamente deu origem à cidade, que na verdade já era um povoado com uma igreja. Em 1919, portanto apenas cinco anos depois da chegada da Sorocabana, tornou-se município.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Festa de Santos Reis do Brasil - É a realizada uma das maiores festas de Santos Reis do Brasil. A festa folclórica e religiosa, que homenageia os 3 reis magos, reúne devoção e confraternização e tem como ponto alto o encontro das tradicionais bandeiras, e a farta distribuição de alimentos.

A tradição de Santos Reis já tem 77 anos. As três bandeiras, Água da Anhumas, Faceiros e Palmital, nomes correspondentes à sua origem em bairros rurais do município, levam para a festa seus violeiros e cantoria acompanhados dos tradicionais e coloridos palhaços, que com suas espadas representam os guardiões do menino Jesus. Durante o encontro, que termina no presépio, postam seus estandartes e contam em poesia a história da anunciação até o nascimento do Salvador.

Fevereiro ou Março

- Carnaval de rua - Palmital também é conhecida por ter um dos melhores carnavais de rua da região, atraindo visitantes do país inteiro para os dias de festa. Nos últimos anos o carnaval de rua tem sido organizado por blocos independentes, que se unem em sedes no centro da cidade e promovem uma disputa saudável entre eles.

Os blocos costumam distribuir cerveja gratuitamente para quem comprar os abadás e a festa dura da quarta anterior até a quarta-feira de cinzas. Os principais Blocos do Carnaval 2009 foram:Bloco Zé Gotinha (BZG),Skolaxados, Sókapinkanelas, TCTF, Topless (o único formado por meninas), Zé Bangu, Os Genéricos, Atecubanos, Tô No Vaso TNV e Parangolé.

Além dos blocos Palmital também tem uma Escola de Samba que se apresenta nas ruas do centro durante a festa dos blocos, a Unidos do São José é a única escola, por isso não há disputa, mas toda a população do município pára para ver os foliões passarem com suas fantasias e para ouvir o ritmo contagiante da bateria.

Maio

- Exposição e Feira de Artesanato. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMITAL

E-mail:

Telefones: (18) 3351-9333

Sites: http://www.palmital.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário:

Telefone: (18) 3351-9334

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIAO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TITULOS:

R Manoel Leão Rego 252 - Centro
Palmital, SP | CEP: 19970-000
Telefone: (18) 3351-1321   

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Palmital

ouço falar dessa cidade , através de uma amigo, que viveu ai muito tempo atrás, eu tenho muita vontade de conhecer ai, tem pousadas, hotéis, porque eu sou muito apaixonada por esse meu amigo, e queria conhecer a cidade dele. desde ja agradeço , e fico aguardando resposta.
Por: helena

PALMITAL É MINHA CIDADE NATAL, SOU BISNETO DO JOSE LEOPOLDINO, QUE FOI O PIONEIRO DA FAMÍLIA LEOPOLDINO QUE INICIO AS PRIMEIRA TRAVESSIAS ENTRE AS CIDADES DE PALMITAL E ANDIRA, COM O PORTO JOSE LEOPOLDINO.
Por: LUIZ ROBERTO DA SILVA

Palmital eh uma cidade muito boa.. as melhores epocas do ano pra conhecer-la sao no carnaval e no natal, a cidade esta sempre cheia nessa epoca... o pessoal da cidade eh bem receptivo e sao bons amigos...
Por: Renan

Informação, o primeiro time de futebol registrado na agua dos andrades em palmital, chamava-se IRMANDADE e Antomio Aristides Baldi era um dos compenentes jogava de centro avante o campo era no pasto da fazenda referida.
Por: antonio benedito baldi

Boa noite, Sim, conheci Palmital, uma cidade linda, com um clima agradável. Porém senti falta de amiores divulgações de hoteis e estalagens para turistas. A cidade precisa ser mais divulgada..É uma cidade linda, calma e com uma certa segurança, que faz um diferencial imenso em relação a outras cidades. Parabéns Palmital!
Por: Magdalena

é uma cidade linda e organizada,parabens,sua população e maravilhosa
Por: CARLOS IENCZAK

A cidade de Palmital é muito boa, tranquila pra se viver. GENTE de qualidades e muito amigas. GOSTO daqui e amo minha cidade.
Por: flavio

vivi menina nessa cidade guardo muitas saudades. lembro da igreja onde fiz minha primeira comunhão dos amiguinhos da praça enfim quase tudo. saudades
Por: luiza

conheço palmital sim pois naci nesta cidade e tenho muito orgulho de ser um palmitalense. senti muita saudade da minha terra natal..
Por: DECIO PINHEIRO DE GOES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Palmital
Fundação:
1919
Altitude:
508m
População:
20.179 habitantes
Área:
550,3km²
Densidade Demográfica:
36,67hab/km²
CEP:
19970-000

Envie seu comentário sobre Palmital

banner