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Pacaembu

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Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Foi habitada, em 1925, por alguns índios e depois atraiu pessoas interessadas em plantar suas lavouras, povoando a região.
Em 30 de novembro de 1944, o local foi elevado a distrito com o nome de Guaraniúva, do município de Lucélia. Em 24 de dezembro de 1948, tornou-se município autônomo com a denominação de Pacaembu.
O local foi colonizado por causa da chegada da estrada de ferro paulista, que atingiu a região na década de 40. Tendo os imigrantes japoneses como seus principais colonizadores, Pacaembu surgiu da união de dois povoados, Explanada e Guaraniúva.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

02 de Abril 

Gentílico:

Pacaembuense

População:

12.934 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical, com verões quentes e invernos amenos 

Temperatura Média:

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Presidente Prudente 

Limites:

Irapuru, Flora Rica, Flórida Paulista, Mirandópolis e Lavínia.  

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-294 (Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) 

Distâncias:

Da Capital:

523 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Linha-tronco oeste - km 638,564   SP-2649
Inauguração: 25.05.1959
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1959 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã, foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná, onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976, já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado, suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998 operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pacaembu foi aberta em 1959. Está fechada há vários anos, e serviu apenas como eventual plataforma de embarque e desembarque dos raríssimos passageiros dos trens da Ferroban que passaram até março de 2001. Já nessa época a estação estava completamente abandonada e depredada. Em seus desvios existiam vários vagões de carga também abandonados. Em abril de 2006, a estação já havia sido demolida, restando apenas a plataforma em frente a um leito coberto de mato onde não se enxergam mais os trilhos - pois não havia tráfego por ali já havia pelo menos uns 4 anos. Mais um desastre: a estação de Pacaembu foi para o chão. Manteve seus desvios... é até irônico. Quem são os responsáveis por isto? Mesmo que ela tenha sido adquirida por alguém (provavelmente a Prefeitura, quem em sã consciência compraria uma estação à beira de uma linha só para botar abaixo?), como pode demolir um prédio histórico destes com tanta significação para a história de uma cidade que, se não surgiu com a ferrovia, surgiu pelo fato de haver planos para que ela por lá passasse? E que, com ela aberta, viveu desta por anos e anos como sendo o único transporte decente para lá? Que, mesmo nos anos 1990, ainda, juntamente com as outras estações da linha, ainda enchia naquela região os decadentes trens da Fepasa? Nem para fazer mais um centro cultural de brincadeirinha, como se faz por aí? Nota zero para a patética prefeitura dessa cidade, que no mínimo permitiu (se é que não foi ela própria a causadora) a demolição de tão significativo patrimônio, ícone de uma cidade infelizmente decadente. (Fontes: Fábio Vasconcelos, 12/10/2001; Artur F. da Silva, 04/2006).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAEMBU

E-mail: pmpacaembu@abcrede.com.br

Telefones: (18) 3862-9090

Sites: http://www.pacaembu.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40. 

E-mail: pratatrans@travelnet.com.br

Site: http://www.expressodeprata.com.br
 
Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_932.htm

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HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

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Telefone: (18) 3862-3100 / 1103

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


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