Informações de Olímpia

Olímpia

portal férias

 

 

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Centro Norte Paulista

Circuito Sertanejo

Capital do Folclore

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Em meados do século passado, entre os aventureiros da exploração e conquista das terras virgens e incultas, estava o mineiro Antônio Joaquim Miguel dos Santos, que perpetrou o devassamento pioneiro da terra que hoje habitamos. O desbravador Antônio Joaquim dos Santos batizou-as de Sertão dos Olhos-d´Água devido ao grande número de de nascentes aqui encontradas. O local era cortado pelo Rio Turvo, pelo Rio da Cachoeirinha e por ampla rede de pequenos tributários. Há sessenta córregos no Município e uma parte deles paga seus tributos ao Córrego dos Olhos-d´Água que corta a cidade de Olímpia e corre plácido entre suas margens, ornadas por amena vegetação. Em 2 de março de 1903 era feita a doação de 100 alqueires de terras para a constituição do Patrimônio de São João Batista dos Olhos-d´Água. A escritura foi lavrada, naquele dia, no Cartório do 1º Tabelião Francisco de Almeida Silvares, em Barretos, e registrada em 9 de julho de 1903, às folhas 53, do livro 3-I de transcrição de Imóveis. O templo católico, o principal da cidade, em que é venerado e servido o Santo, na Praça da Matriz, é batizado como Igreja Matriz de São João Batista. A cada residencial dos sacerdotes que prestam serviços á Matriz, e onde está instalada a parte administrativa, na rua Dr. Antônio Olímpio, é a sede da Paróquia de São João Batista, criada em 13 de março de 1910. O distrito, com nome de Vila Olímpia, foi criado em 18 de dezembro de 1906 pela Lei Estadual n.º 1035, governo do Dr. Jorge Tibiriçá, sendo a sede distrital elevada á categoria de Vila pela Lei Estadual n.º 1038, de 19 de dezembro do mesmo ano. Foi o engenheiro Robert John Reid quem solicitou ao Dr. Antônio Olímpio Rodrigues Vieira, de largo prestígio político em Barretos, que ao ser criado o distrito, fosse dado o nome de Vila Olímpia, em homenagem à Maria Olímpia, afilhadinha do engenheiro e filha única do ilustre chefe político. O Município com terras desmembradas do Município de Barretos, foi criado em 7 de dezembro de 1917, pela Lei Estadual n.º 1571, governo do Dr. Altino Arantes, que também concedeu foros de cidade à Sede Municipal. A instalação do Município verificou-se em 7 de abril de 1918.  

Significado do Nome:

Em homenagem à Maria Olímpia, afilhadinha do engenheiro e filha única do ilustre chefe político. 

Aniversário da Cidade:

02 de Março  

Gentílico:

olimpiense

População:

53.010 habitantes - Estimativa IBGE/2015

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Descanso, sossego paz e liberdade encontre aqui em Olímpia. Uma bela cidade hospitaleira que oferece muito lazer e diversão. Venha conhecê-la ou passar suas férias na cidade. Serão dias inesquecíveis.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

28º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovias Assis Chateubriand - SP 425 e Rodovia Armando de Salles Oliveira- SP 322

Localização:

Região da Alta e Média Araraquarense  

Limites:

Ao norte pelos municípios de Altair e Guaraci; ao sul, pelos de Tabapuã e Cajobi; a leste pelos de Barretos e Severínia; a oeste pelos de Guapiaçú e Uchoa.  

Distâncias:

-Brasília/DF - 719 km

-São Paulo/SP - 452 Km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Thermas dos Laranjais

  -Considerado a principal atração turística de lazer da cidade e um dos maiores Parques Aquáticos de São Paulo. O Thermas dos Laranjais possui uma completa estrutura de lazer em seu sofisticado complexo integrado a natureza. Parque aquático infantil de água quente, com tobogãs, brinquedos, pedalinhos, cogumelos jorrando água, duchas, pirulitos e muito mais para garotada. Para os adultos, piscinas grandes de águas quentes com cachoeiras, piscinas de biribol, semi-olímpica e hidromassagem, possui também ofurô (poco de água quente natural), saunas, rio de corredeiras com 360 mts., cascatas, tobogãs e boias. A incrível piscina de ondas, a piscina de sonolencia, toboágua de 18 metros e seis pistas e muito mais, venha viver com sua família momentos de muita diversão.  

-Museu de História e Folclore Maria Olímpia

  -É considerado um dos mais completos do Brasil, cujo riquíssimo acervo remonta a cerca de 3000 peças, dentre indumentárias diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados, Moçambique, etc.); flores de diversificado material, peças de barro, bambu, madeira, couro, ágate, toalhas com abrolhos, trabalhos em palha, crochê, pinturas pitorescas; instrumentos musicais; peças de tradicionalismo (pilão, esporas, luminárias, serras, etc.); biblioteca especializada e muito mais. A mais antiga e valiosa das peças fica na parte exterior do museu. Trata-se de uma locomotiva (maria-fumaça) que de 1940 a 1950, aproximadamente, fez o elo entre Olímpia e o resto do Brasil, promovendo o desenvolvimento econômico da região.

-Igreja Matriz de São João Batista

  -As características da nova Matriz se destacam pela leveza construtiva e pela delicadeza de suas obras de madeira, como o Cristo Ressussitado de 8m de altura.

Missas:
Segunda e Sábado: 19h00
Domingo: 10h00 e 19h00
 
-Igreja Nossa Senhora Aparecida

  -Considerada uma das mais belas igrejas de nossa região. Possui em suas paredes internas pinturas a óleo.

Missas:
Segunda a Sexta e feriados: 19h00
Sábado: 19h00 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março

  -Dia 02 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLÍMPIA

E-mail:  comunicacao@olimpia.sp.gov.br

Telefones: (17) 3279-3299 - Fax (17) 3281-6941

Sites: http://www.olimpia.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

BONTUR TRANSPORTES TURISMO:

Via Governador Ademar Pereira Barros 1120 - Loteamento Canterville
Olímpia, SP | CEP: 15400-000
SAC: (17) 3281-4820

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO E ANEXO: 

RUA 09 DE JULHO, 1120
OLÍMPIA-SP
TELEFONE: (17) 3279-7009

CARTÓRIO ELEITORAL:

80ª ZONA ELEITORAL
R Doutor Antônio Olímpio 902 - Centro
Olímpia, SP | CEP: 15400-000
Telefone: (17) 3281-7547

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.guiamais.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 


Promova a cidade de Olímpia no Férias. Envie-nos mais informações para impulsionar sua cidade no turismo brasileiro!