Jambeiro

Jambeiro-SP
banner

Bem-vindo a Jambeiro!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Jambeiro, informações e fotos da maravilhosa Jambeiro. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Jambeiro, recomendadas por internautas.

A cidade de Jambeiro, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1876. A localidade está em uma altitude de 695m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.528 habitantes. A área total de Jambeiro é de 184,2km², e sua densidade demográfica é de 19,15hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jambeiro-SP é 12270-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jambeiro

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O atual município de Jambeiro surgiu ao redor da capela de Nossa Senhora das Dores do Capivari em 03 de março de 1871, nas terras do capitão Jesuíno Antônio Batista no município de Caçapava. 
Em 10 de abril de 1872, foi elevada à categoria de freguesia com o nome de Capivari, no município de Caçapava, e apenas em 30 de março de 1876, foi criada a vila, que recebeu o nome de Jambeiro em 08 de maio de 1877. 
O desenvolvimento e o progresso do município estiveram vinculados ao café e, quando essa cultura entrou em declínio, transferindo-se para outras regiões do Estado, a economia local voltou-se para a pecuária leiteira. 
No entanto, a utilização da mão-de-obra era muito pequena e provocou a emigração de grande parcela de seus habitantes, trazendo como conseqüência a estagnação do município.  

Significado do Nome

Algumas vezes se ouve dizer que JAMBEIRO assim se chama pelo fato de aqui existirem muitos jambeiros (o que não corresponde à realidade), ou por causa da predileção denossos moradores pela fruta dessa árvore ... (quando, na verdade, há muito jambeirense que nem conhece jambo ...). .
De nossa parte, achamos que a origem do nome de JAMBEIRO se deve a outra circunstância.
Vamos aos documentos :
quando o antigo bairro do Capivary, do município de Caçapava, foi elevado à categoria de Freguesia (= Paróquia) pela Lei Provincial nº 52, de 10 de abril de 1872, assim foram definidas suas divisas :
“...pelo lado de Parahybuna,pelo morro da Samambaia, a antiga divisa de Caçapava, e pelo lado desta Villa, pelos altos do morro do Jambeiro, ficando pertencendo-a.
Dessa forma, antes que Jambeiro fosse Jambeiro, o morro (entenda-se “serra”), na divisa com com Caçapava, já era denominado oficialmente “morro do Jambeiro”.
Qual a razão dessa denominação ? Muito provavelmente, porque ali nesse morro teria havido(ou ainda existia, na época) um jambeiro, a cuja sombra os viandantes e tropeiros daqueles tempos descansavam descansavam da caminhada, tendo (quem sabe ?) chegado a servir de ponto de referência (mais ou menos assim: “... a gente se encontra lá no morro, perto do jambeiro ...”). 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

jambeirense

População:

5.350 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Temperado

Temperatura Média:

20° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Alto Paraíba 

Limites:

São José dos Campos, Caçapava, Redenção da Serra, Paraibuna, Santa Branca e Jacareí 

Acesso Rodoviário:

Rodovias “Prof. Júlio de Paula Moraes”/ “Tamoios” /sistema “Carvalho Pinto “Ayrton Senna”; ou pelas Rodovias “João do Amaral Gurgel” / “Presidente Dutra”. 

Distâncias:

Da Capital:

103 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAMBEIRO

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3978-1765

Sites: http://www.jambeiro.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Pássaro Marrom Transportes S/A
SAC: 0800 285 3047

Site: http://www.passaromarron.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Major Gurgel, 251 - Bairro: Centro    
Jambeiro-SP - CEP: 12270-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (12) 3978-1490

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Jambeiro

Jambeiro se destaca pela tranquilidade e o clima de montanha,otima localidade para quem gosta de praticar esporte tais como trekking,montainbike,motocross,enduro a cavalo, otimas trilhas para estes tipos de esporte.
Por: Paulo Roberto Machado

passaei por essa linda cidade em abril, acompanhando uma comitiva p aparecida do norte, cidade muinto linda, gente educada e c jardim muinto lindo, adorei a cidade, q mora la tem muinta sorte.
Por: jose molina

moro atualmente em franca, mas sou de taubaté. ja morei em jambeiro quando criança, e gostaria de saber quando é a data da festa de Nossa Senhora das Dores. na minha epóca era em setembro agora não sei mais pois faz muito tempo que não vou em jambeiro. gostaria também de saber se hoje tem hotel ou onde ficar, pois também não tinha. gostaria de dar uma passada ai. me de informações. obrigado.
Por: JOÃO JOSÉ GOMES VIEIRA

Adoro essa cidade!!! Akii ñ tem nd pah faze, mais eh bem tranquila
Por: Vitória Fernandes

Sou suspeito de falar de Jambeiro porque eu sou um Jambeirense embora ausente mas adoro minha cidade . Existe lindas paisagens , cahoeiras e uma linda praça aonde os Jambeirense e visitante curtem no dia a dia e inclusive nos finais de semana ali é um ponto de encontro dos amigos . Povo muito hospitaleiro amo muito a minha cidade. Ercilio
Por: Benedito Ercilio de Oliveira

ESSA CIDADE E LINDA E PACATA CONHECI MEU IRMÃO MORA EI NO CITIO DO CEARA PROCIMO DA CIDADE.LEMBRAÇA A TODOS JAMBEIRESSE.FLORANIA R/N.
Por: severino clebio toscano dos santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jambeiro
Fundação:
1876
Altitude:
695m
População:
3.528 habitantes
Área:
184,2km²
Densidade Demográfica:
19,15hab/km²
CEP:
12270-000

Envie seu comentário sobre Jambeiro

banner