Itapuí

Itapuí-SP
banner

Bem-vindo a Itapuí!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Itapuí e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Itapuí.

A cidade de Itapuí, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 11/09/1913. A localidade está em uma altitude de 456m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.393 habitantes. A área total de Itapuí é de 140km², e sua densidade demográfica é de 74,24hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapuí-SP é 17230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itapuí

 

 

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

O antigo povoado que deu origem a Itapuí foi fundado na antiga fazenda Ribeirão do Saltinho por José Antônio da Silva Fonseca, que fez uma doação de terras ao povoado de Bica da Pedra, onde mandou construir uma pequena capela.
O povoado foi crescendo lentamente e se desenvolveu com o cultivo do café até que, em 5 de dezembro de 1896, foi elevado à categoria de distrito do município de Jaú e, em 11 de setembro de 1913, obteve autonomia política, tornando-se município. Em 30 de novembro de 1938, seu nome passou a ser Itapuí.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade: 

05 de Dezembro

Gentílico:

itapuiense

População:

12.181 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

22,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização: 

Bauru

Limites:

Bariri, Boracéia, Jaú, Pederneiras

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

258 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos: 

Rio Tiête

Uma das maravilhas do estado de São Paulo, passa por Itapuí. O Rio Tietê, com suas águas límpidas, a 3Km do centro da cidade localiza-se a ´Prainha` de Itapuí`. Visitada pela região, a ´ Prainha` proporciona ao visitante e aos habitantes de Itapuí, sua verdadeira beleza e tranqüilidade. É uma ótima opção para passar o fim de semana, fazendo um churrasco nos quiosques que a praia proporciona, brincar no parquinho e descansar nas sombras das árvores, desfrutando da mais bela paisagem. Em Itapuí o rio é limpo e crianças nadam, passeiam de barco. Há campos de gramado, areia e quadra de esportes. Venha para Itapuí, o seu final de semana será inesquecível!

Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua de Itapuí

Mais de Cem anos de história, é assim em Itapuí. A igreja Matriz da cidade foi fundada em 27 de setembro de 1902, por José Antonio da Silva Fonseca.Ele realizou o sonho de seu pai Antonio Joaquim da Silva Fonseca, um bandeirante do século 19, desbravador como foram seus antepassados portugueses. O construtor Manoel Rodrigues Ferreira, pai do historiador Manoel Rodrigues Ferreira, foi o encarregado de erguer a capela. Essa foi a primeira obra de alvenaria existente no lugar no dia 13 de junho de 1890. Assim começou a se forma essa cidade de Itapuí, o berço do nosso passado.Mas foi só em 1902 que de capela de Bica de Pedra se elevou a Paróquia. Em 1908 iniciou-se a s obras de construção da Matriz. O relógio da torre foi uma doação dos devotos em fevereiro de 1924.Os sinos chegaram em março de 1924. Os quadros da Via Sacra uma obra belíssima, que dificilmente encontramos no Brasil, foi inaugurado em 08 de dezembro de 1925. O jardim que rodeia a igreja sem duvida é um belo cartão postal da cidade.Essa obra tão grandiosa sempre esteve e estará ligada ás nossas vidas, acompanhando a família itapuiense, em batizados e casamentos ou em horas tristes de luto. Uma grande paz nos invade quando aí entramos acalentada pelo silêncio e pelo olhar de tantas imagens, quadros que com o passar do tempo se tornaram nossos velhos conhecidos. Fazer um século de vida é um acontecimento que não é próprio de todos. Fazer um século de vida atuando na vida de sua comunidade é mais difícil.Mas ela aí está e aí continuará. Que pode prever como será Itapuí em 2102? Muitas modernizações ocorrerão, mas a velha igreja permanecerá imponente e acolhedora, reunindo seus filhos com o mesmo calor que hoje nos acolhe, pois a igreja é um símbolo da presença de Deus entre os homens.

Biblioteca Município Profª Maria Pires

Um lugar em que a sua imaginação conhece e desvenda lugares que não estão ao seu alcance. Na Biblioteca você não precisa sair de sua cidade para conhecer as maravilhas do mundo.          
Localizada na Praça Joaquim Silva, nº10, ao lado de uma escola, a biblioteca atende aos jovens pesquisadores, auxiliando-os em seus trabalhos, e atende a população em geral, amantes da leitura, no horário de segunda a sexta-feira das 8:00 às 21:00hs.
Ela está em expansão, aumentando o número de livros e periódicos, que hoje são 3000. Com o auxilio da Prefeitura logo haverá mudanças, e a população doando revistas, jornais, gibis entre outros, poderá atender e contribuir para o crescimento. A biblioteca é um lugar para relaxar, conhecer, adquirir idéias e buscar novos horizontes.
Venha conhecê-la você estará viajando com a sua imaginação!  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPUÍ

E-mail:

Telefones: (14) 3664-8040

Sites: http://www.itapui.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS: 

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO: 

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40. 

E-mail: [email protected]

Site: http://www.expressodeprata.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Pç. da Matriz, 05 - Bairro: Centro      
Itapuí-SP - CEP: 17230-000
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone:
(14) 3664-1338 Fax: (14) 3664-1338
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h
 
Atribuições:
Nascimentos , Casamentos, Óbitos, Notas.
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Itapuí

amo demais a cidade de itapui, tenho, parentes e amigos nessa cidade querida. mas o que me deixa triste, é ver a prainha tão abandonada,passei férias maravilhosas nessa cidade, e a prainha era ótima, todas ás vezes que visito á cidade vou até a prainha relembrar bons momentos, há mais de 20 anos visito a cidade,quero um dia ver a prainha como antigamento. um abraço
Por: juliani cristina damaceno

Amo essa cidade e todos da familia Ruiz, faz parte da história da minha mãe e do meu pai e por conseguencia faz parte da minha história tb beijos a todos de itapui.....
Por: Fabiana iborte

Eu nasci nesta cidade maravilhosa,meus parentes nascerão todos aí,a família Paquieli é grande.Saí daí com 01 ano de idade,mas nunca esqueci a minha cidade,sempre que posso dou uma passadinha pela cidade,quando passava as minhas férias aí eu adorava ir na prainha do rio TIETÊ,até hoje ao visitar a cidade,se não for até a prainha com os meus filhos,fica faltando alguma coisa neste passeio,pois o TIETÊ é muito lindo,ele transmite uma serenidade,uma paz.Desde já felicidades à todos desta cidade. João Luiz Paquieli,estou aqui em Santo André tchau.
Por: João Luiz Paquieli

amo itapui passei toda minha juventude nessa linda cidade.e espero passar a minha velhice com certeza ai!
Por: maria de fatima

CIDADE MARAVILHOSA CHEIA DE VERDE, ONDE O RIO SE TRANFORMA EM MAR E AS ESTRELAS EM LUAR. OTIMA COMIDA NO BAR DO CALIXTO E PAISAGEM LINDA DE SE VER.NASCI EM ITAPUI ESTIOVE POUCAS VEZES , MAS AMO ESTA CIDADE DE PAIXÃO. PARABÉNS ITAPUI.
Por: MARIA JOSE BARGAS

Itapuié uma cidade linda com o rio maravilhoso que mas se parece com a praia enorme campo verde para desfrutar de um churrasco com os amigos,cidade de calor e aconchego. A comida e bem gostosa e a praça inesquecivel para o namoro. vale a pena conhecer Itapui.
Por: maria jose bargas

eu moro em itapui! cidade cheia de lugares para fazer rally
Por: alex

eu moro na cidade de itapui e é a melhor cidade do mundo!! é 100%limpa cuidada
Por: igor

uma parte do meu coração ficou nessa linda cidade.lindo lugar
Por: marcelo s.lisboa

Fiquei feliz em ver minha cidade natal no google. Estou sempre aí quando posso. Hoje moro em SP e tenhos ótimas recordações da infância.
Por: Marilza

Não conheço ainda, mas pretendo conhecer, mas obtivi informações dizem que é uma cidade muito bonita com atrativos turisticos muito interessante. Gostaria de conhecer!
Por: Olívio Cavalcanti

essa cidade é demais ... adoro morar aqui !!! curto demais a prainha a praça e tudo mais que tem na cidade ...
Por: Daniel Cavalari

Meus avós moravam em Itapuí, é uma cidade bem gostosa, mas agora quero retornar pois j´s faz muito tempo e não encontro nenhum hotel na cidade, se puder me ajudar.. Att gi
Por: gisele colovatti

bom ja morei em itapui faz pouco tempo que voutei para ribeirao pires onde nasci mas nao consiguo me acustumar aqui estou fazendo de tudo para voutar depende do meu marido la foi os trez anos e meio mas feliz da vida pois todos confian uns noutros e tambem e a melhor cidade de empegos
Por: cristiana aprecida raimundo calazas

itapui e uma cidade bonita, parte da minha familia moram ai, minha mae quando esta a passeio nao que mais volta para campinas ela tem bom gosto.
Por: zaqueu terto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapuí
Fundação:
11/09/1913
Altitude:
456m
População:
10.393 habitantes
Área:
140km²
Densidade Demográfica:
74,24hab/km²
CEP:
17230-000

Envie seu comentário sobre Itapuí

banner