Itapira

Itapira-SP
banner

Bem-vindo a Itapira!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itapira, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itapira, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1858. A localidade está em uma altitude de 643m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 63.988 habitantes. A área total de Itapira é de 518,8km², e sua densidade demográfica é de 123,34hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapira-SP é 13970-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itapira

ROTEIROS DO BRASIL

Região Estradas e Bandeiras


"A linda"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Embora desde o século 18 já existissem moradores no bairro dos Macucos (futura Itapira), somente a partir do primeiro quarto de 1800 é que teve inicio a colonização efetiva da cidade. Joao Gonçalves de Moraes, doou parte de suas terras para que fosse formado um povoado. No dia 24 de outubro de 1820, João Moraes e Manoel Pereira, acompanhados de outras pessoas, iniciaram a derrubada da mata no lugar escolhido para ser construída uma igreja. Onde deveria ser colocada a imagem de Nossa Senhora da Penha. Pelo significado do acontecimento, aquela data passou a ser tida como a data de fundação da cidade. No dia 19 de março de 1821, o padre Antonio de Araújo Ferraz, veio a cavalo para rezar a primeira missa em terras de Itapira. Em 08 de fevereiro de 1847, era elevada a categoria de vila, com o nome de Villa de Nossa Senhora da Penha. Em 1858, tornou-se município. E a 20 de setembro do mesmo ano, foi instalada a câmara municipal. Em 20 de abril de 1871, o nome foi mudado para Penha do Rio do Peixe. No dia 08 de fevereiro de 1890, por votação foi escolhido o nome de Itapira. Mas a cidade só veio a adotar esse nome no mês de abril do mesmo ano.

Significado do Nome:

Ita (pedra, morro) pira (ponta, penhasco, isto é, ponta de pedra ou pedra pontiaguda).

Aniversário da Cidade:

24 de Outubro

Gentílico:

itapirense

População:

72.048 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município de Itapira é apelidado de "cidade dos loucos" porque nela se encontram três grandes hospitais psiquiátricos, sendo um deles um dos maiores em tamanho de todas as Américas e do mundo, o Instituto Bairral de Psiquiatria, com mais de setenta anos de tradição, indo desde o centro até o limite da cidade (por vezes chamam o instituto de "cidade psiquiátrica"), a Clínica de Repouso Santa Fé, mundialmente famosa pela introdução e utilização de conceitos inovadores na psiquiatria moderna, além da clínica Cristália, localizada na estrada Itapira - Lindoia. Devido a isso, a cidade de Itapira é conhecida como polo do tratamento psiquiátrico, reunindo os maiores profissionais da área nas duas instituições.Além disso, é uma cidade simpática, bonita, limpa e acolhedora.Inclua Itapira no seu roteiro de férias.

Clima:

Subtropical temperado

Temperatura Média:

21,5º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Acesso pelo km 157 da SP-340, seguindo pelo Anel Viário de Mogi Mirim e SP-147. A 63 km de Campinas (45 min) e 19 km de Mogi Mirim (15 min).

Localização:

Região Sudeste do Estado de São Paulo 

Limites:

Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Espírito Santo do Pinhal, Águas de Lindóia, Serra Negra, Amparo, Santo Antonio da Posse, Lindóia, Monte Sião(MG) e Jacutinga(MG). 

Distâncias:

-Brasília/DF - 906 km

-São Paulo/SP - 165 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Asa Delta 

  -Plataforma de vôo livre no Morro do Cruzeiro a 1200 metros de altura. Acesso a partir da rodovia SP 352, defronte ao Bairro de Barão Ataliba Nogueira

-Cachoeira  

  -Cachoeiras das Duas Pontes. Acesso pela estrada Virgolino de Oliveira. Corredeiras do Rio do Peixe no Bairro da Ponte Nova. Próprias para a prática da canoagem, têm acesso pela rodovia Itapira-Lindóia.

-Casa da Cultura  

  -Casa da Cultura João Torrecillas Filho, no Parque Juca Mulato. Abriga a Biblioteca Municipal, sala de pesquisas, um auditório e área para exposições
   
-Casa Menotti Del Picchia
 
  -Casa de Menotti Del Picchia, no Parque Juca Mulato, abriga acervo literário e pessoal do escritor, assim como o mobiliário de seu escritório particular.
 
-Museu de História Natural, na Praça da Árvore

  -Museu Municipal Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira, no Parque Juca Mulato.
 
-Parque Juca Mulato 

  -Vista panorâmica interna do Parque Juca Mulato. É uma das grandes atrações turísticas da cidade e uma das maiores áreas verdes urbanas da região. Dele é possível avistar grande parte da cidade e as montanhas do sul de Minas Gerais e do Circuito das Águas.

-Barão / Eleutério 

  -Igreja e praça da Vila Barão de Ataliba Nogueira. O Coreto e a Igreja da Vila de Eleutério são algumas das construções históricas do bairro.  

 hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Março

12 a 13 -  Copa Brasileira De Canoagem 
 
Maio
  
04 a 13 - Festa Em Louvor À São Benedito  
 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3843-9138

Sites: http://www.itapira.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Santa Cruz TransportesS/A.

SAC: 0800-888-0809

Atendimento para
deficientes auditivos
SAC: 0800-880-0144

Site: http://www.viacaosantacruz.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS: 

Pç Bernardino de Campos 113 - Centro
Itapira, SP | CEP: 13970-005
Telefon:e (19) 3843-4461

SERVIÇO DE REGISTRO CIVIL ITAPIRA:

R Comendador João Cintra 5 - Centro
Itapira, SP | CEP: 13970-160
Telefone: (19) 3843-4433

CARTÓRIO ELEITORAL:

54ª ZONA ELEITORAL
R Duque de Caxias 193 - Santa Cruz
Itapira, SP | CEP: 13974-345
Telefone: (19) 3863-4410

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.guiamais.com.br

-http://br.distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Américo Bairral, fundador do Instituto Bairral de Psiquiatria. (m. 1931)

-Hortêncio Pereira da Silva fundador da cidade, doador das terras do Instituto Bairral

-Batista Júnior, cantor, comediante, compositor e ventríloquo. (m. 1943)

-César Menotti, cantor

-Fábio Audi, ator

-Hilderaldo Luiz Bellini - ex-futebolista

-Marcelo Bonfá - baterista e ex integrante da Banda Legião Urbana

-Regina Azevedo, Miss São Paulo 1956

-Rita de Cássia Oliveira, cantora

- Giovana - Jogadora de Basquete

-Taciane Ribeiro - modelo e ex-participante de Reality Show A Fazenda

-Virgolino de Oliveira, empresário. (m.1962)

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Itapira

Itapira agora tem um projeto de Turismo Rural já bem estruturado desde o início Entrem: www.turismoruralitapira.com.br
Por: Carlos Eduardo Antunes

Sou Giovana,nasci nessa linda cidade,iniciei no esporte,basquete ai,com muito orgulho.Sai dai pra jogar mas meu coraçao sempre esteve ai.Defendi a Seleçao Brasileira de Basquete em varias categorias ,inclusive adulta com Paula ,Hortencia e Marta.Tenho orgulho da minha querida Itapira,beijos
Por: Giovana Fereira Polizel

nasci,moro em itapira ,sempregostei de itapira. Pois è uma cidade bonita limpa hospitaleira , tem gente que reclama, porque nunca foi para outras cidades , não são todas mas tem cidades que vc chega já de cara vc já ve sujeiras pelas ruas , muito lixo , estradas sem asfaltos , etc . Quem mora em Itapira deveria se orgulhar e dizer que vive no paraiso ! Em matéria de Emprego , eu acho òtimo , pois nunca fiquei sem , sempre tive 2 empregos , sem precisar de correr muito atrás , a força de vontade faz com que vc fica iluminado e por isso as coisas se tornam mais faceis, tem que ser , positivo , sincero , não passar ninguem para trás não roubar , pois se todos vivessem do jeito certo seria muito melhor ,essa CIDADE é ILUMINADA , vem morar aqui ! é muito bom ! AMO ITAPIRA! DE CORAÇÃO
Por: paulo sergio de souza

quero conhece esta lida cidade eu ja tive air mais gostaria de conhecer melhor poriso eu gostaria de visita atraveiz de fotos obrigada sonia
Por: sonia pinheiro da silva

adoro morar aqui nasci e fui criada aqui construi minha familia e nao troco itapira por nada
Por: elaine crisina da cruz dragoni

Sou filha de José Acedo. Ele nasceu em Itapira no ano de 1907, numa fazenda. Meus avôs eram espanhois , tiveram 3 filhos brasileiros y logo vieram para Argentina onde nasceram outros 6.Eu moro na Argentina, na cidade de Junín, Pcia.de Bs.As. Nåo conheço Itapira mas gostaria muito. Si Deus quiser,algum dia...mas acho que devo aprender a falar e escrever melhor o português.
Por: Gloria Acedo

ola Deus abecoem a todos tenho muita saudade deste lugar,atualmente estou em porto seguro ba mais nao esqueço desta cidade estar no meu coraçao aonde eu for vou falar bem da cidade e das pessoas carismatica que vivi ai fiquei 6 meses administrando a igreja mundial do poder deDeus
Por: pastor artur

Olá queridos conterraneos hoje vivo em Brasilia mas a minha querida Itapira a linda não sai do meu pensamento onde vivi grandes aventuras mande um grande abraço para meu amigo inesquecivel Gerson barbeiro saudades
Por: Benedito Horacio Machado

Cidade acolhedora, pessoal simpático, e quem não conhece " ÁGUA , SUCO "?
Por: Maria Amelia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapira
Fundação:
1858
Altitude:
643m
População:
63.988 habitantes
Área:
518,8km²
Densidade Demográfica:
123,34hab/km²
CEP:
13970-000

Envie seu comentário sobre Itapira

banner