Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra-SP
banner

Bem-vindo a Itapecerica da Serra!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Itapecerica da Serra e muitas outras opções de hospedagem na cidade Itapecerica da Serra. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Itapecerica da Serra.


Itapecerica da Serra fica em São Paulo e faz parte de uma região que leva o mesmo nome. É uma cidade quase tão antiga quanto o próprio país, com 452 anos. A palavra “Itapecerica” é um termo de origem tupi que tem como significado “pedra lisa”. É uma cidade muito tranquila próxima da capital paulista, com muitas opções de lazer para receber turistas.

Nada melhor do que passar um dia no Parque Ecológico da Represinha, aproveitando os 4,3 hectares de flora e fauna preservadas. Além da extensa área verde, o local tem uma ótima infraestrutura, com espaço para piquenique e parquinho para as crianças, com tudo feito em madeira e materiais ecológicos. Em muitas árvores, há a identificação do nome científico e indígena. Portanto, é um lugar não só para aproveitar a natureza, mas também para conhecê-la melhor.

Se para você tirar uns dias de férias significa paz e tranquilidade, em Itapecerica da Serra há um templo budista, chamado Kinkaku-Ji. O local é uma espécie de réplica do famoso templo japonês de Kyoto e oferece vários espaços propícios para a reflexão e a meditação. Desse modo, mesmo que você não siga essa religião, pode aproveitar muito o sossego que o lugar oferece, no meio das árvores, lagos, jardins, cascatas e até um spa vegetariano.

Ainda no Templo Kinkaku-Ji, há playground para crianças, área com churrasqueiras e sessões de meditação em grupo comandadas por um monge nos sábados à tarde. Uma ótima oportunidade para se conectar com o seu lado espiritual e renovar as energias.

Por mais tranquila e bucólica que seja Itapecerica da Serra, lá também tem espaço para quem gosta de tecnologia. Se esse é o seu caso, faça uma viagem no tempo visitando o Museu do Computador. Lá, é possível perceber com toda a clareza as transformações pelas quais a informática passou através do tempo. É divertido e educativo.

E para fechar um dia de passeio em Itapecerica com chave de ouro, que tal reunir o pessoal em “Na Montanha”? É uma das casas noturnas mais conhecidas da região, com música sertaneja ao vivo e um cardápio de dar água na boca!

Informações de Itapecerica da Serra

  Roteiros do Brasil

Região Capital Expandida

Grande São Paulo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em julho de l562, por força de um levante armado que culminou em ataque ao Colégio de Piratininga, pelos índios confederados, os padres da Companhia de Jesus viram-se na contingência de fazer instalar uma defesa avançada, criando núcleos de índios catequizados em pontos estratégicos para melhor proteção do Planalto de Piratininga.
Entre agosto e setembro de l562, foram instalados os postos avançados de Carapicuíba, Embu, Itapecerica, Guarulhos, São Miguel e outros. Assim, Itapecerica da Serra foi um aldeamento indígena, provavelmente fundado em l562, pelos padres da Companhia de Jesus, sob a proteção de Nossa Senhora dos Prazeres.
O núcleo da população indígena foi consideravelmente aumentado com a vinda da maior parte dos indígenas que habitavam a aldeia de Carapicuíba, trazidos por Afonso Sardinha e doutrinados pelo padre Belchior de Pontes.
Segundo a tradição consta que os primeiros padres jesuítas que para aqui vieram, não se conformando com a topografia do terreno onde existia o aldeamento indígena, no alto de uma colina onde haviam construído uma capela, pretenderam mudá-la para um ponto mais conveniente. Assim resolveram construir uma outra capela de terra socada (taipa) no lugar denominado Pinhal, pouco mais de l Km da aldeia situada ao pé da mesma, para onde foi transferida a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da aldeia. Aconteceu, porém, que a imagem da padroeira, certa manhã encontrava-se novamente no altar da antiga capela e para justificar o mistério da mudança, os indígenas disseram aos padres jesuítas, que a Santa não podendo acostumar-se na nova residência, havia se transferido para a antiga capela. E no local citado pela lenda, existem de fato, vestígios de uma construção de terra socada (taipa).
Em l689, a capela de Itapecerica e Mboy (Embu), contam com mais de 900 almas, sob a proteção espiritual do padre Diogo Machado, da Companhia de Jesus.
Em l827, com a vinda dos imigrantes alemães para esta região, custeada pelo Governo do Império Brasileiro, o aldeamento indígena foi transformado em Colônia, pelo aviso do Ministério do Império, de 8 de novembro do mesmo ano. Os alemães implantaram o primeiro marco para o desenvolvimento da região, em que utilizaram suas profissões e ferramentas trazidas da Europa.
Houve, entre os habitantes locais e os alemães, alguns atritos, porém com o passar dos anos eles se identificaram, e a amistosidade aconteceu, superando as diferenças. Ainda hoje existem descendentes dessa fusão de raças, são eles: os Crêem,(parente dos irmãos Crimm, aqueles dos contos), Fischer, Weishaupt, Moor, Bauermam, Zillig, Reimberg, Hengles, Helfenstein, Silles, Kasper, Gaspar e etc...
Após a vinda das famílias alemãs para Itapecerica, e posteriormente com a chegada de imigrantes de outros paises, e a construção da Estrada de Ferro Sorocabana ramal Mayrink -Santos, que atravessa o Município à região tornou-se mais próspera. Participou da construção da grandeza de São Paulo e do Brasil, com o transporte de carga pelos tropeiros, entre o sertão e a cidade, fornecimento de gêneros alimentícios, como batata, palmito, feijão etc..., extrativismo de madeiras, fabricação de carvão, fabricação de tijolos e principalmente na utilização da mão de obra dos trabalhadores de Itapecerica da Serra.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

08 de Maio

Gentílico:

itapecericano

População:

152.380 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical temperado

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de São Paulo  

Limites:

São Paulo, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Embu e Cotia.  

Acesso Rodoviário:

SP-234, SP-214, BR-116, SP-21 (Rodoanel Mário Covas)

Distâncias:

Da Capital:

28 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPECERICA DA SERRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (11) 4667-1422 (R 266)

Sites: http://www.itapecericadaserra.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

VIAÇÃO MIRACATIBA LTDA.

SAC: (11) 4165-9000

E-mail:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

Av. XV de Novembro, 648 - Bairro: Centro
Itapecerica da Serra-SP - CEP: 06850-100  

E-mail: [email protected]
 
Telefone:
(11) 4666-2144/ 4666-7477
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 17h.
 
Área Abrangência:
Municípios de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba e Embu-Guaçu.
 
Atribuições: Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS 
 
Ladeira Capitão Morais,30 - Bairro: Centro 
Itapecerica da Serra-SP - CEP: 06850-720 

E-mail: [email protected]
 
Telefone:
(11) 4667-2278
 
Obs:
Procurações, Autenticações e Reconhecimento de Firmas.
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira das 8h às 17h.
 
Atribuições:
Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas.

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO DE LETRAS E TÍTULOS: 
 
Rua Juvenal Galeno de Castro, 43 - Bairro: Centro
Itapecerica da Serra-SP - CEP: 06850-760 

E-mail: primeirotabeliã[email protected]
 
Telefone:
(11) 4666-5588 / 4466-7706/ 4467-3300
 
Obs:
Guarda o acervo do 2º Tabelionato de Notas e Anexos, extinto e anexado ao 1º Tabelionato de Notas.
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira das 9h às 17h.

 
Área Abrangência:
Municípios de Itapecerica da Serra, Embu Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba.
 
Atribuições:
Notas, Protesto de Títulos, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Itapecerica da Serra

MINHA GRANDEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE CIDADIZINHA LINDA!!!!!!! BEIJOS PARA TODOS E PRINCIPALMENTE QM MORA EM ITAPECERICA DA sERRA BEIJOS GABRIELA ,10 ANOS
Por: GABRIELA FIGUEIRA

Conheço Itapecerica da Serra,estudei lá.É uma cidade aconchegante,bonita e as pessoas que ali residem são receptivas.
Por: Roseli Antonio Pereira Alves da Silva

morei em itap. da serra 8 anos, hoje moro em sergipe. que diferença née!!! to com muita saudade. amo itap. da serra
Por: elaine de lima

Olaaaa!!!! Amo Itapecerica da serra,morei alguns anos ai,agora moro no Japão a 20 anos...um grande abraço ao pessoal de itapecerica da serra
Por: Lenita

Itapecerida da Serra, é uma bela cidade. A 35 km da capital, São Paulo, este município está a contentemente sorrir e a receber aos seus filhos e visitantes... Esta cidade é ótima, pacata e aconchegante... Gosto!...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapecerica da Serra

Envie seu comentário sobre Itapecerica da Serra