Iguape

Iguape-SP
banner

Bem-vindo a Iguape!

banner

Comece planejando a sua viagem para Iguape utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Iguape e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Iguape.

A cidade de Iguape, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1635. A localidade está em uma altitude de 3m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.647 habitantes. A área total de Iguape é de 1.985,4km², e sua densidade demográfica é de 13,42hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iguape-SP é 11920-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O pequeno e acolhedor município de Iguape fica no sul do estado de São Paulo, no Vale do Ribeira. O centro histórico da cidade foi tombado como patrimônio nacional no ano de 2009, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A palavra “Iguape” é de origem tupi e seu significado corresponde a “na enseada do rio”. Também faz parte do grupo de 15 municípios paulistas que são considerados como Estância Balneária.

Iguape é uma cidade tipicamente turística, inclusive, o fato de ser uma Estância Balneária (pelo cumprimento de certos requisitos), faz com que receba mais verba estadual para investir nesse setor.

Um dos principais pontos turísticos é a Fonte do Senhor, um pequeno parque com área de lazer, gramado, fontes com água vinda diretamente das cachoeiras, lago e árvores típicas da Mata Atlântica. O elemento principal é a Gruta do Senhor Bom Jesus de Iguape, uma capela onde há uma imagem que foi encontrada na Praia do Una em 1647. É por causa desse local que a cidade recebe tantas romarias do país inteiro.

O Museu de Arte Sacra, após ter sido inaugurado, fechado e depredado, foi reinaugurado em 2006 e é um ótimo lugar para fazer uma visita. Em seu interior, os turistas podem conferir um acervo com cerca de 60 obras de arte sacra, produzidas nos séculos XVIII e XIX. Uma das peças é belíssima e bem rara: um quadro que representa a Via Sacra, feito em relevo e trazido da Europa.

Iguape também é um destino para quem gosta de ecoturismo, já que abriga a Barra do Ribeira, região propícia para a pesca e também para os esportes aquáticos. O bairro surgiu a partir de uma vila de pescadores que se desenvolveu ao longo dos anos.

O Morro do Espia fica dentro de um parque municipal que tem esse mesmo nome. Trata-se de uma elevação de mais de 50 metros em meio à natureza, que possibilita uma visão panorâmica única da cidade e de toda a região, por isso o parque é tão visitado.

Quem for para Iguape no carnaval, irá conferir uma das melhores festas de rua de São Paulo!

Informações de Iguape

 

Roteiros do Brasil

Região Vertente Oceânica Sul

Litoral Sul Paulista

Capital da Mata

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A História de Iguape muito se confunde com a história do Brasil porque não existem dados suficientes para afirmar quem fundou a Vila de Nossa Senhora das Neves de Iguape.
Segundo um detalhado levantamento realizado pelo historiador iguapense Roberto Fortes citado em seu livro Iguape... Nossa História - lançado recentemente fruto de uma pesquisa realizada durante 20 anos - o povoado teve início em Icapara onde originalmente nasceu Iguape e o Bacharel Cosme Fernandes - um português desterrado que chegou ao local nos primeiros anos depois do descobrimento e que ainda de acordo com citações em livros e documentos teria vindo para o Brasil em 1502 na Armada de Américo Vespúcio – foi o fundador do local tendo sido auxiliado por índios das redondezas e por alguns desterrados.
Os dados históricos garantem também a presença de espanhóis na região. Mas ao contrário do que se pensava anteriormente não há registros oficiais de que os espanhóis tenham estado em Iguape no ano de 1498 e nem mesmo que o município tenha sido fundado pelos castelhanos e sim após 1500 por portugueses desterrados.
Mesmo assim há dados que registram a presença do castelhano Ruy Garcia de Moschera juntamente com um bando de fugitivos possivelmente foragidos do Rio da Prata. Os castelhanos chegaram à Iguape e aliaram-se ao Bacharel e juntos ajudaram a manter o povoado que constantemente era perseguido por naus piratas e corsárias.
No início do século XVII entre 1620 e 1625 a Vila de Iguape foi transferida para o local atual às margens do Mar Pequeno sendo então levadas a igreja matriz dedicada à padroeira Nossa Senhora das Neves a Casa da Câmara a Cadeia e a Casa de Fundição do Ouro considerada a primeira do Brasil localizada atualmente no prédio onde está o Museu Municipal.
Nessa época intensifica-se a mineração do ouro na região quando então a Vila de Nossa Senhora das Neves conheceu o seu primeiro ciclo econômico ocasião em que foram erguidos alguns dos principais casarões que modernamente ornamentam o núcleo urbano e alguns pontos afastados da cidade. Em fins do século XVII no entanto com a descoberta das Minas Gerais e com a decadência da mineração na região do Vale do Ribeira muitos proprietários de lavras e também mineradores transferiram-se para lá.
Somente em meados do século XVIII é que a Vila começa a se erguer economicamente com o advento das atividades ligadas à construção naval ocasião em que estabeleceram-se em Iguape muitos estaleiros nos quais foram construídos inúmeros navios e barcaças encomendados por importantes armadores de Santos e Rio de Janeiro.
Entre o final do século XVIII e início do século XIX a Vila de Iguape conheceu o seu ciclo econômico mais importante e faustoso: o ciclo do arroz. A elite agrária da Vila – constituída por muitos fidalgos portugueses e também por agricultores da terra todos proprietários de numerosa escravatura e donos de imponentes palacetes – concentrou todo o seu capital na lavoura do arroz cuja qualidade correu o mundo assegurando à Iguape um lugar privilegiado na exportação desse produto o que garantia aos abastados senhores expressivos dividendos.
A era do arroz destacou a Vila de Iguape como uma das mais importantes do Império: seu porto um dos principais do país; sua sociedade elitizada e fina comparada à da Corte do Rio de Janeiro.
No entanto em agosto de 1827 foi iniciada a abertura do Canal do Valo Grande. Até essa época todo o transporte de sacas de arroz era feito em canoas até o Porto do Ribeira e dali eram transportadas em carroças até o Porto de Iguape (Porto Grande). Para facilitar o transporte das sacas e também reduzir as despesas com fretes decidiram abrir esse canal que só foi totalmente terminado por volta de 1852 quando então possibilitava acesso a uma canoa por vez.
Com o tempo a obra se revelou fatal para a economia iguapense pois suas margens começaram a desbarrancar devido à força das águas do Rio Ribeira que passaram a entrar pelo canal e essa areia começou a ser depositada em frente ao Porto de Iguape o que aos poucos foi impedindo a entrada de navios.
Depois de muitos anos de lutas o Valo Grande foi finalmente fechado em 3 de dezembro de 1978 pelo então governador Paulo Egydio Martins com a construção de uma barragem nas imediações do Porto do Ribeira o que hoje também acarreta problemas sócio-ambientais ligados à pesca e à agricultura.
Com a abertura do Valo Grande a economia de Iguape foi enfraquecendo retomando sua força a partir da segunda metade deste século (XX) com maiores investimentos no setor terciário ou seja no comércio e mais recentemente na área do turismo e ecoturismo estes considerados atualmente a base de sua economia. 

Significado do Nome

Não há consenso quanto ao exato significado da palavra Iguape. Os lingüistas optam por várias definições etimológicas.
No entanto segue-se a definição de alguns autores entre eles o historiador Roberto Fortes onde a palavra Iguape em tupi - guarani tem a seguinte grafia e significado: uwa (=seio dágua água redonda enseada baía bacia fluvial lagamar) + pe (=em); ou seja no lagamar na enseada na bacia fluvial. O nome é bem apropriado uma vez que o povoado foi estabelecido defronte à Barra de Icapara (local onde deságua o Mar Pequeno). 

Aniversário da Cidade:

03 de Dezembro 

Gentílico:

iguapense

População:

28.844 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município histórico Estância Balneária, situado no Vale do Ribeira, Iguape é conhecido como a Capital da Mata Atlântica, pois possui aproximadamente 85% da área de Estação Ecológica Juréia- Itatins, além da Estação Ecológica Chauás e do Caleiro Marinho do Estuário Lagunar do Mar Pequeno. Dono de atrativos históricos e religiosos bem preservados e naturais, chega a receber cerca de 100.000 pessoas durante a alta temporada. Sua economia se baseia no turismo mas destaca-se como o maior produtor de chuchu no Estado, além de cultivar e exportar plantas ornamentais como antúrios e orquídeas. Considerada uma das Cidades mais antigas do Brasil. Sua Padroeira é Nossa Senhora das Neves.

Clima:

Temperado, ameno 

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Região do Litoral Sul do Estado de São Paulo. 

Limites:

Cananéia, Itariri, Juquiá, Miracatú, Pariquera-Açu, Peruíbe, Registro. 

Acesso Rodoviário:

Rodovia Federal Régis Bittencourt – BR 116
Rodovia Estadual Prefeito Casimiro Teixeira – SP-222
(via Rodovia Régis Bittencourt – São Paulo/Iguape)
Rodovia Estadual Prefeito Ivo Zanella – SP-222
(via Pariquera-Açú/Iguape) 

Distâncias:

Da Capital:

209 Km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Fonte do Senhor

Descrição: A Fonte do Senhor é um recanto turístico pertencente ao Parque Florestal Municipal do Morro do Espia. Possui uma área de lazer com agradável vegetação e tranqüilidade. Abriga uma gruta onde conta a história foi lavada a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape e por isso recebe milhares de visitantes durante o ano e especialmente durante a Festa em homenagem ao santo. A Fonte é um dos pontos de partida para a Trilha Ecológica do Morro do Espia.

Mar Pequeno - Manguezais

Descrição: A região compõem o Complexo Estuarino Lagunar do Mar Pequeno que engloba os municípios litorâneos de Peruíbe Iguape Cananéia no Estado de São Paulo e Paranaguá no Paraná. É rica em vegetação de mangue utilizado como berçário para as espécies marinhas e por isso é considerado um dos cinco maiores criadouros marinhos do mundo.

Mirante do Cristo / Morro  do Espia 

Descrição: O Mirante do Cristo Redentor está localizado no Morro do Espia em área coberta por vegetação rasteira de gramíneas a 80 metros da base. Do lugar pode-se avistar a parte urbana de Iguape a Ilha Comprida o Estuário Lagunar do Mar Pequeno o Valo Grande e ao longe a Ilha de Cananéia e Ilha do Cardoso. O mirante é um dos recantos mais visitados de Iguape. O acesso pode ser feito com automóvel de passeio motos bicicletas ou a pé. É um dos pontos de partida para a Trilha Ecológica do Morro do Espia.

Praia da Juréia - Barra do Ribeira

Descrição: Distante 18 km do centro de Iguape onde o Rio Ribeira deságua no mar. Local com inúmeros atrativos como a praia da Juréia o Rio Suamirim e o Rio Ribeira de Iguape. Lugar excelente para a pesca prática do surfe e passeios de barco e caiaque. É também a porta de entrada para a Estação Ecológica de Juréia-Itatins. Além da estrada o acesso à praia inclui travessia por ferry-boat (balsa).

Praia do Leste

Descrição: Praia formada a partir do assoreamento do Rio Ribeira de Iguape. A presença de uma lagoa de água doce torna-a singular. Possui ainda extensa vegetação de restinga em freqüente transformação. Está localizada a 15 km do centro da cidade. Devido à forte correnteza e a presença de buracos não é recomendável para banho.

Outeiro do Bacharel

Descrição: Morro coberto por vegetação rasteira de gramíneas localizado no bairro Icapara. Possui uma trilha de aproximadamente 1 km a partir do centro de bairro que leva ao pico onde encontra-se o farol utilizado para sinalizar as embarcações que adentram ao Mar Pequeno. Do local avista-se a Barra do Icapara o encontro do Rio Ribeira de Iguape com o Oceano Atlântico a Ilha Comprida o Maciço da Juréia e os ecossistemas associados como restinga manguezal e a mata atlântica.

Trilha Ecológica do Morro do Espia

Descrição: A trilha possui cerca de 2 km de extensão e pode ser iniciada a partir de quatro pontos a sede do Ibama a Fonte do Senhor o Mirante do Cristo Redentor e a antiga Fazenda da Porcina. Durante o percurso pode-se observar variadas espécies da flora da mata atlântica como figueiras embaúbas bromélias e orquídeas além de vislumbrar a paisagem de toda a cidade pelo mirante da Pedra Lisa o ponto culminante da trilha.

Trilha Ecológica da Vila Alegria

Descrição: A trilha inicia-se no bairro Barra do Ribeira com a travessia do Rio Suamirim seguida de caminhada sobre o mangue através de uma passarela construída em madeira com cerca 300 metros. O passeio inclui a visita a um casarão construído no século XIX. 

Trilha do Imperador

Descrição: Trilha ou Caminho do Imperador recebeu esse nome por servir de passagem de informações entre o Império e outras regiões do Brasil. Em 1871 foi inaugurada a linha telegráfica entre Iguape e Santos. Ainda hoje na extensão do Caminho pode-se encontrar vestígios dos centenários postes telegráficos motivo pelo qual o caminho também é conhecido por Trilha do Telégrafo. Além disso a trilha também serviu para o transporte de mercadorias entre Iguape Santos e todo o litoral. Conta a história que possivelmente a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape tenha sido trazida para o centro da Vila através dessa trilha.

Costão da Juréia

Descrição: Núcleo pertencente à Estação Ecológica de Juréia-Itatins localizado entre a Vila do Prelado e o Costão no Maciço da Juréia é a porta de entrada para a Trilha do Imperador. No local ao final da Praia da Juréia pode-se observar ecossistemas costeiros como dunas restingas e mata atlântica de planície seguidos da mata de encosta na Serra da Juréia. O acesso ao Costão depende de horário da maré.

Atrativos Histórico-Culturais

Museu Histórico e Arqueológico

Descrição: Localizado no centro histórico está instalado no prédio onde existiu a 1º Casa de Fundição de Ouro do Brasil no século XVII. Conta com duas exposições. Na exposição histórica são encontrados painéis gráficos e fotográficos objetos e documentos sobre a escravatura e os ciclos do ouro e arroz. Na  exposição arqueológica encontram-se sinais da ocupação pré-colonial como objetos líticos ósseos e cerâmicos encontrados nos sambaquis e confeccionados por grupos humanos da Pré-História Brasileira.

Sítio Arqueológo Caverna do Ódio

Descrição: Ocupado por períodos sucessivos de curta duração o abrigo conhecido como Caverna do Ódio serviu a um pequeno grupo que aí se instalou para pescar e coletar moluscos. O local é hoje um sítio arqueológico onde encontra-se vestígios de ações destes grupos representados através da estratigrafia que mostra a sobreposição de camadas correspondentes às diversas ocupações com a presença de manchas de carvão das fogueiras de restos ósseos de peixes e de pequenos animais e carapaças de moluscos e crustáceos

Museu de Arte Sacra

Descrição: Instalado na Igreja do Rosário (entrada lateral) datada do século XVIII o Museu de Arte Sacra recebeu reforma no prédio e restauração em seu acervo constituído por cerca de 100 peças dos séculos XVIII e XIX envoltas em vitrines de acrílico. São santos pratarias estandartes religiosos e relíquias do passado e da história religiosa da cidade.

Centro Cultural

Descrição: Espaço mantido pela Prefeitura de Iguape   reservado para exposições oficinas culturais peças teatrais dentre outras atividades ligadas à cultura. Está instalado em construção do século XIX no centro histórico da cidade.  

Centro Histórico – Casario Colonial

Descrição: Compreende o maior centro histórico e arquitetônico preservado do Estado de São Paulo com 64 imóveis em estilo colonial português entre eles casarões e Igrejas. Nessas construções ricas em detalhes foram utilizadas técnicas como a taipa francesa e a taipa de pilão com porta-janelas e varandas. O conjunto de construções retrata os ciclos do ouro e do arroz   períodos  de grande desenvolvimento econômico de Iguape.

Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape

Descrição: Templo católico construído em pedra argamassa e óleo de baleia por escravos entre os séculos XVIII e XIX. Em seu acervo encontram-se imagens de santos entre elas a de Nossa Senhora das Neves (Padroeira) e do Senhor Bom Jesus de Iguape imagem encontrada na Praia do Una (Juréia) em 1647. A Basílica guarda também a Sala dos Milagres com objetos deixados pelos devotos por graças recebidas. A festa em louvor aos padroeiros é comemorada nos dias 5 e 6 de agosto. 

Igreja de São Benedito

Descrição: Construção do final do século XIX reuniu os seguidores da Irmandade de São Benedito formada a partir do desentendimento entre membros da irmandade de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja foi bastante freqüentada por negros naquele período. Hoje recebe devotos de todos os lugares especialmente no dia 6 de janeiro quando é comemorado o dia de São Benedito sendo também feriado municipal.

Bairro do Icapara

Descrição: Distante 10 km do centro da cidade o bairro foi a primeira localidade habitada no início da colonização por volta de 1538 (data oficial de fundação de Iguape) ou até mesmo antes da chegada dos portugueses tendo uma forte influência dos espanhóis na formação do seu povoado. É conhecido por abrigar muitas famílias de pescadores e por isso é um dos poucos bairros que ainda mantém viva a tradição e a cultura caiçara. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Janeiro

06 - Festa de São Benedito - Festa que comemora o dia deste santo. O evento é realizado na Igreja de São Benedito.

- Festa de São Sebastião - Outra festa religiosa que comemora o dia do referido santo. A comemoração não tem data exata mas ocorre sempre no terceiro domingo do mês, na Vila Garcez, na Igreja de São Sebastião.

- Junho

- Festa de São João Batista - Festa sacra em comemoração ao São João Batista. Realiza-se sempre no 4º Domingo do mês, na Igreja de São João Batista.

- Festa De São Pedro - Esta comemoração também acontece no 4º domingo do mês de Junho, e é celebrada na Barra do Ribeira, na Igreja de São Pedro.

- Agosto

05 - Festa da Padroeira Nossa Senhora das Neves - Festa em homenagem a padroeira, realiza-se a 5 de Agosto na Basílica.

28 de Julho à 06 de Agosto - Festa Do Senhor Bom Jesus De Iguape - Também é comemorado na Paróquia de Nossa Senhora das Neves, acontecem, missa, novena e procissão. Durante a festa são projetados filmes religiosos e o Museu de Arte Sacra é aberto para visitação Pública.

- Festa a Santo Agostinho - Festa realizada no 4º domingo de Agosto. O evento acontece em Guaricana, na Igreja de Santo Agostinho.

 Novembro

08 - Festa A Nossa Senhora Da Conceição - Festa Sacra em comemoração ao dia da Santa, em questão. Acontece em Icapara onde são realizados cortejos. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUAPE

E-mail: [email protected]

Telefones: (13) 3841-1209

Sites: http://www.iguape.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário:

Tel: (13) 3841-1626

Intersul Transportes e Turismo S/A.

Telefone:  (13) 3455-7790

Site: http://www.intersul-transporte.com.br

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/sp_842.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:

Av. Adhemar de Barros, 975 - Bairro: Jd. América    
Iguape-SP - CEP: 11920-000
 
E-mail: [email protected]
 
Telefone: (13) 3841-4754  
 
Obs: Autenticações e Reconhecimento de Firmas.
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Interdições e Tutelas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.citybrazil.com.br

www.municipionline.com.br

http://portal.mj.gov.br 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Iguape

essa cidade e maravilhosaaa cidade linda vale a pena visitar e muitoo
Por: karina

Caro Colegas, Sempre passo longe de Iguape pelas ilhas queimada grande. Gostaria de entrar de barco no canal. Meu barco tem 45 pes, gostaria de saber se ha como acessar o canal e se vcs dispoe de alguma dica ou coordenadas para esse acesso. abracos Tadeu M. Tavarnaro
Por: tadeu marcos tavarnaro

gosto muito de Iguape.Sempre q posso vou passar ferias aí.Tenho uma casa na barra.
Por: ilda

Iguape é uma cidade muito linda embora eu tenha nascido e morado ai até os meus 14 anos eu amo essa cidade de paixao...
Por: Jéssica Alves

iguape e uma cidade para se deleitar com as maravinhas
Por: isaac alexandre de moura

a cidade é linda , da vontade de ir pra la. quem mra ai deve nunca querer sair.
Por: lenaura

sua cidade é linda estou apaixonada. um dia conhecerei.
Por: lenaura

Moro em Iguape e adoro essa cidade.Aqui tem toda um ahistória ...Adoro essa cidade mesmo.. ...Bjo Iguape.. ..^^
Por: Salame

sou nascida la,e mesmo morando em sao paulo, ha 30 anos, aind acho iguape meu cantinho no ceu.
Por: maria da gloria

E MARAVILHOSA ESSA CIDADE E ONDE DEIXEI TODA MINHA FAMILIA , ONDE SE PODE PASSAR VARIOS MOMENTOS DIVINO DA SUA VIDA
Por: ROSEMEIRE FERNANCES

iguape é uma cidade maravilhosa nasci ai atualmente moro em sãopaulo amo essa cidade
Por: vilma de souza

Acidade de Iguape consegue aliar o encanto da cidade do interior às delícias do litoral associadas ao verde da mata atlântica. Além disso é capaz de fazer-nos viajar no tempo quando andamos pelas ruas e apreciamos a arquitetura colonial tão bem preservada. Recomendo.
Por: Edilene Morikawa

Ter em mente desde criança, a minha Iguape, nada mais é necessário, uma vez que já é maravilhoso
Por: Francisco Valles Fererine

ja visitei iguape e gostei muito cidade acolhedora e com muita historia para se conhecer um abraço a todos desta linda cidade. EDSON MENDES.
Por: EDSON FELIPE MENDES.

iguape é uma cidade maravilhosa me lembrou muito as cidade do est. de minas gerais esse ano de 2010 passei o carnaval lá é muito divertido amei
Por: geovacy

conheço e moro aqui queria ver fotos de iguape adoro os casaroes suas ruas gostari de ver umas fotos antigas
Por: ranieri miranda veraz

minha cidade muito muito querida que eu amo muito muito muito
Por: matheus

faz muitos anos fui em iguape gostaria ir novamente aqui na minha cidade todos anos tem romeiros que vai ape para iguape pra festejar a festa do bom jesus aqui na minha o padroeiro tambem é bom jesus cidade de ribeiraõ grande sp
Por: sonia ferreira da silva

Conhecer e visitar Iguape, é como receber um super-valoroso prêmio, da mãs natureza. É lugar de clima gostoso e limpo. É aconcego natural... Bela e hospitaleira cidade praieira...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Iguape e a verdadeira cidade maravilhosa,alem de suas instalaçoes o visual e fantastico.Sou de Osasco SP e meus pais tambem,atualmente eles estao morando na Ilha Comprida mas nao saem de Iguape.Por favor,me mande fotos da(estrada da banana)nunca consigo tirar fotos nela.
Por: Danilo mattos

moro na bahia fui uma vez mas a primeira oportunidade eu vou embora pra iguape amei esse lugar
Por: osmir

iguape e tudo de bom todos os lugares sao lindos.vale apena conhecer ,as praias as cachoeira e tudo mais
Por: Andreia Aparecida Gonçalves

esse lugar nao tem pra ninguem o lugar lindo no carnaval estarei ai se deus guise
Por: adriano venancio domingos

Cidades Maravilhoosa iguapee... Se Deus queiser ano que vem to de volltaa
Por: thamires oliveira mauro

conheci iguape em 98,desde então me apaixonei é muito linda essa cidade,se eu pudesse moraria la com certeza!
Por: benedita

sou nascido em iguape , atualmente moro hortolandia recomendo para meus amigos de serviço ir ate la para conhecer , mostro videos e fotos para eles , eles adoram .
Por: antonio s costa

Iguape é uma cidade linda e aconchegante, com um clima tropical as lindas paisagens e os pontos turisticos deixam marcada a vida de quem passa por lá...Fonte do Senhor Bom Jesus, Basilica do Bom Jesus de Iguape,Cristo Redentor, Fonte do Senhor,Primeira Casa de fundição de ouro do Brasil, centro histórico tombado e reconhecido como patrimonio histórico do Brasil...alem de ter a segunda maior Festa Religiosa do Estado de São Paulo...Iguape atrai milhres de visitantes ao longo do ano...
Por: Vando Pereira Costa

ja morei em iguape,esta cidade e maravilhosaaaaaaaaa
Por: edivan

sou filha de iguape,nasci ai, a unica coisa que posso dizer que iguape é maravilhoso, amo minha terra como DEUSe NOSSA SENHORA D APARECIDA. a maoir mãe do mundo, a mãe de DEUS.
Por: rosana correa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iguape
Fundação:
1635
Altitude:
3m
População:
26.647 habitantes
Área:
1.985,4km²
Densidade Demográfica:
13,42hab/km²
CEP:
11920-000

Envie seu comentário sobre Iguape