Holambra

Holambra-SP
banner

Bem-vindo a Holambra!

banner

As melhores pousadas em Holambra podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Holambra, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 0m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.411 habitantes. A área total de Holambra é de 64,4km², e sua densidade demográfica é de 115,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Holambra-SP é 13825-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O nome “Holambra” logo passa a fazer mais sentido quando descobrimos que a cidade foi colonizada pelos holandeses. O município é famoso principalmente por suas flores, o que torna o seu clima romântico e ameno em todas as épocas do ano. A região é responsável pela produção de cerca de 40% de todas as flores do país.

Um grande evento que acontece em Holambra é a Exploflora, que ocorre durante o mes de setembro tanto para comemorar a chegada da primavera, como também para aproveitar as novidades florais que aparecem com a estação. A feira disponibiliza muitas opções de flores por preços mais bacanas, além de pratos típicos holandeses, barraquinhas com doces e muitos shows com bailarinos, carros alegóricos e até mesmo uma chuva de pétalas, grande espetáculo que é feito com 18 mil rosas de todas as tonalidades.

É também durante essa feira que fazendas de crisântemos, rosas e tulipas disponibilizam suas plantações para a visita dos turistas O tour leva os indivíduos aos campos floridos, estufas e outros roseirais que podem ser todos percorridos por passeios a pé. Porém, nos outros meses do ano, esse trajeto só pode ser realizado em vans e as paisagens só podem ser vistas pelas janelas das mesmas.

Além disso, um dos grandes atrativos na visita à Holambra é o fato de que é realmente possível viajar alguns anos no espaço e sentir que está em Amsterdã – a capital holandesa. Suas ruas contam com canteiros cheios de flores, moinhos bem decorados, cata-ventos e bicicletas que servem tanto como meio de transporte, como também como uma verdadeira forma de decorar a cidade. As casas, por sua vez, contam com arquitetura bem rústica e típica holandesa, com tijolos vermelhos e jardins enfeitados com os famosos anões de jardim.

E a herança da Holanda também pode ser sentida por conta da gastronomia local, que está repleta de pratos típicos holandeses, como é o caso do famoso kassler e salsichão, por sua vez, ainda acompanhados de purê de batata, repolho roxo e maçãs.

Além de flores, arquitetura local única, sítios, fazendas e muitas praças, a região de Holambra concentra muitos pontos turísticos essencialmente históricos, sendo uma ótima opção para famílias, amigos, casais e outros.

Informações de Holambra

 

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O atual município de Holambra começou em 5 de junho de 1948, com a chegada dos primeiros imigrantes holandeses. A Associação dos Lavradores e Horticultores Católicos da Holanda promovia a imigração dos agricultores e enviou ao Brasil uma comissão para idealizar um projeto de fundação de um núcleo de imigração coletiva. Foi firmado, então, um acordo entre a Holanda e o Brasil, no qual a parte brasileira se comprometia em conceder empréstimos para a aquisição da terra onde seria instalada a colônia.
A Holanda, por sua vez, enviou ao núcleo do Brasil gado, máquinas e outros materiais necessários para o empreendimento. Iniciou-se um trabalho árduo com a construção de casas de pau-a-pique, abertura da mata e preparação da terra para os pastos.
Nesse início, as primeiras fontes econômicas advinham do gado leiteiro, mas em pouco tempo vieram as doenças e o gado foi dizimado. As atenções voltaram-se, então, para a agricultura, porém, houve problemas porque os holandeses desconheciam as técnicas de plantio locais, as condições do clima e do solo e, por conta da compra do adubo importado a preços elevados, a situação financeira da colônia tornou-se crítica. Nesse período, vários colonos se desligaram da colônia e migraram para o sul do país.
Para melhorar a situação, os agricultores que ficaram elaboraram o Plano dos Vinte Hectares, no qual se propunha a divisão da Fazenda Ribeirão em sítios com exploração diversificada. Assim, a colônia foi se estabilizando, uma vez que a produção era processada e comercializada pela Cooperativa Agropecuária Holambra, como a fabricação de toneladas de queijos, o abate de aves, a fabricação de ração, de café e outros, e o aprimoramento das técnicas.
As sementes de gladíolos chegaram entre 1958 e 1965 e, com elas, muitos imigrantes holandeses tinham mais recursos do que seus precursores.
Todas as culturas em Holambra tiveram seu período de glória, principalmente as culturas de flores e de plantas ornamentais, que proporcionaram à comunidade um grande crescimento econômico nesse segmento, principalmente entre 1966 e 1980.
Com esse desenvolvimento, Holambra finalmente tornou-se município, em 30 de dezembro de 1991, com território desmembrado dos municípios de Jaguariúna, Cosmópolis, Artur Nogueira e Santo Antonio de Posse.  

Significado do Nome

A Fazenda Ribeirão, que pertencia ao Frigorífico Armour, foi comprada e o nome Holambra foi escolhido pelos imigrantes, representando a filosofia da união entre brasileiros e holandeses – Holanda–América–Brasil – e objetivando a integração econômica, cultural e social do homem do campo.  

Aniversário da Cidade:

27 de Outubro 

Gentílico:

holambrense

População:

11.292 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Holambra é hoje uma das cidades brasileiras com maior índice de qualidade de vida e um dos principais roteiros turísticos de todo o estado de São Paulo.

Conhecida nacionalmente como a Cidade das Flores, o município ostenta atualmente o título de maior produtor e centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do país, respondendo por cerca de 35% dos dois setores.

Sua vocação turística em razão da forte influência da cultura holandesa na comunidade local aliada à habilidade e o pioneirismo de seus moradores para a atividade agrícola - especialmente a produção de flores e plantas - alçaram esse jovem município à condição de Estância Turística, título concedido oficialmente pelo Governo do Estado em 1998.

Emancipada politicamente em 1991, Holambra vem se desenvolvendo rapidamente em muitas frentes sem perder suas características principais, o charme, arquitetura e a tranqüilidade comuns às cidades européias.

Com uma população estimada em 10 mil habitantes e serviços públicos de primeiro mundo, como o tratamento de 100% de esgoto e a pavimentação de toda a sua área urbana, a Cidade das Flores tem sua economia baseada, principalmente, nas atividades agrícola e turística, contando em seu território com empresas e fábricas não-poluentes voltadas para o atendimento dos respectivos segmentos.

A cidade é hoje também sede de grandes eventos e feiras que reúnem participantes de todo o país e até mesmo do exterior.

Além da Expoflora, que é realizada durante todo o mês de setembro e é considerada a maior festa de flores da América Latina, o município sedia também feiras e exposições nacionais voltadas ao turismo de negócios, como o Enflor (Encontro Nacional de Floristas), o Gardenfair e a Hortitec.

Holambra é sede também de grandes e diferentes eventos esportivos, como o Trekker-Trek (competição de arrancada de tratores), a Corrida na Lama (prova individual com obstáculos naturais e artificiais), a Gincana de Charretes (competição em equipes) e a Média Paulista de Ciclismo.

Mas hoje a estância turística oferece muito mais opções aos seus visitantes. Para justificar o slogan, HOLAMBRA - TURISMO O ANO INTEIRO, a Cidade das Flores conta atualmente com diversos tipos de atrações turísiticas, além de uma rica e especializada gastronomia, que viaja das delícias típicas holandesas e brasileiras até aos mais elaborados pratos da cozinha internacional.

Clima:

Ameno  

Temperatura Média:

19,3° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Região de Campinas no Estado de São Paulo 

Limites:

Mogi Mirim, Santo Antônio de Posse, Jaguariúna, Paulínia, Cosmópolis e Artur Nogueira.  

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-083 / SP-065 (Rodovia Dom Pedro I) / SP-340 (Rodovia Governador Ademar Pereira de Barros) / SP-107 (Rodovia Prefeito Aziz Lian) 

Distâncias:

Da Capital:

110 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Holambra é nacionalmente denominada a cidade das flores e recebeu o título de estância turística da EMBRATUR em 1998. O município oferece aos seus visitantes um pouco da cultura dos Países Baixos através da arquitetura, artesanato, espetáculos de dança, música e gastronomia típicas.
Ao longo de cada ano, Holambra promove vários eventos, exposições e feiras temáticas. O município conta com vários hotéis, pousadas, chalés e área para camping.

Principais Pontos Turísticos:

Museu Histórico de Holambra 

Descrição: Fotos da colonização holandesa em Holambra, réplicas de casas da época, maquinário e objetos usados pelos imigrantes.  

Al. Maurício de Nassau, no 894, centro  Holambra - SP

Expoflora

Expoflora, realizada anualmente desde 1981 sempre no mês de setembro, é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Este evento atrai anualmente aproximadamente 300.000 visitantes. O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município. Em sua primeira edição atraiu mais de 12.000 pessoas em um único final de semana. Com o passar dos anos, a Expoflora se transformou na maior manifestação cultural da imigração Holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina. Toda Comunidade está envolvida, direta ou indiretamente no evento que projetou nacionalmente a cidade de Holambra e de forma decisiva contribuiu com a elevação do município à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo. O principal objetivo da Expoflora nos dia de hoje, continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas, através das danças típicas, da culinária, do artesanato holandês, da música entre outras. O evento conta com Exposição de Arranjos Florais, Mostra de Paisagismo e Jardinagem “Minha Casa & Meu Jardim”, apresentações de dança típica holandesa, restaurantes, lojas de souvenirs, Mini Sítio, Parque de Diversões, Museu Histórico Cultural, Desfile “Parada das Flores” e Chuva de Pétalas, além das novidades anuais.

Roteiro Rural de Holambra

Além da cultura holandesa, Holambra é conhecida como "Cidade das Flores". Para viver essa experiência, o visitante pode fazer o Roteiro Rural que se caracteriza por 05 propriedades com as mais diversas atividades de lazer e entretenimento. Esse roteiro oferece passeios eqüestres, visita á estufas de flores, saborear comida típica, cachaça artesanal e contato com animais e a natureza. Entre várias opções, o turista pode começar o dia saboreando um cafezinho do fogão à lenha no Rancho da Cachaça, uma propriedade típuca rural com pomar, horta orgânica, animais e belíssima vista panorâmica com destaque para o processo de produção de cachaça artesanal com direito a degustação. Em seguida podem conhecer todo o processo produtivo de flores e plantas ornamentais e se encantar com a variedade de cores das gérberas da Flora Diamante, uma propriedade integrante da Associação da Agricultura Familiar de Holambra voltada a produção de flores em vaso. Finalizando o dia, pode-se ir ao Em Busca do Galope e fazer um passeio de charretes, trenzinho ou cavalgar em cavalos domados e mansos acompanhado por monitores observando o pôr-do-sol. Trilhas entre matas, produções agrícolas, campo de produção de rosas servem como cenário perfeito para um passeio inesquecível. Contamos ainda neste roteiro com o Osvaldo e Sia Camping e Pesca com seus 14 lagos bem mantidos e estrutura de alimentação para os pescadores de plantão passarem o dia por lá. E ainda o Sitio Estrela do Leste “Arurá” que encanta os pequeninos com alguns animais exóticos como cobras, jacaré de papo amarelo e até um urubu domesticado.

Moinho Holandês

O Moinho Holandês de Holambra, chamado Povos Unidos, com seus 38,5 metros de altura (9 andares)e pesando mais de 90 toneladas, é o maior moinho da América Latina. O moinho foi construído em 2008 de acordo com os moinhos na província Holanda do Sul. O Moinho Povos Unidos é uma réplica fiel de um tradicional moinho holandês moedor de grãos.

Roteiro Gastronômico

O Roteiro Gastronômico de Holambra foi desenvolvido para proporcionar experiências inesquecíveis que só podem ser vivenciadas em Holambra. Uma gastronomia fina, internacional, com todo charme da cultura holandesa, com sabores, cores e aromas encantadores. A cidade convida seus visitantes a experimentar mais uma tradição turística, os sabores de Holambra, através do Roteiro Gastronômico composto por 13 estabelecimentos entre restaurantes, chopperias, cafés e confeitarias. As mais variadas opções da cozinha holandesa, indonésia, árabe, italiana e brasileira em um único e completo "menu" desenvolvido para agradar os paladares mais exigentes. O turista pode retirar o folder do Roteiro Gastronômico no Portal Turístico de entrada da cidade ou no Moinho Povos Unidos. Informações através do site www.aceholambra.com.br ou www.holambraonline.com.br .

Fone: (19) 3802-2053   
 
Em Busca do Galope 

Descrição: Passeio turistico equestre, caminhada e vistação a estufas de Flores. Restaurante com fogão à lenha.  

Estrada Municipal HBR 040, s/n, fundão  Holambra - SP

Fone: (19) 3802-1433 
 
Parque Lindenhof 

Descrição: Animais em campo, plantas e flores em produção, músicas típicas ao vivo, passeio turístico com trenzinho. 

Estrada Municipal HBR 040  Holambra - SP 

Fone: (19) 3802-1861 

OUTROS SERVIÇOS:

• Passeios Alternativos na Região: Aproveite sua estada na região e desfrute das atrações regionais

. Amparo – Cidade histórica
• Águas de Lindóia – Estância Climática
• Lindóia – Estância Climática
• Jaguariúna – Passeio da Maria Fumaça
• Pedreira – Compras de artigos de Porcelana
• Serra Negra – Compras de malhas e produtos em couro
• Monte Alegre do Sul - www.montealegredosul.sp.gov.br
Monte Sião – Compras de malhas

Lembre-se estes passeios poderão ser agendados caso você pretenda ficar mais de um dia na região. Não recomendamos que sejam realizados no dia programado para sua visita na Expoflora.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

ATRAÇÕES:

- Exposição de Arranjos Florais – 250 mil hastes de flores e plantas utilizadas na exposição de flores que promete emocionar e encantar todos os visitantes. Uma rara visão da arte em arranjos florais preparados por uma grande equipe que trabalha o ano todo para surpreendê-lo, este ano com a volta a Expoflora da Rosa Multicolorida.

- Praça Recordar - É uma praça cenográfica com mais de 2000 m2 de área, com paisagismo e ambientação composta por elementos típicos da arquitetura nacional presentes nas décadas entre 40 e 60, para que os visitantes, principalmente aqueles com mais de 50 anos de idade, tenham a impressão sensorial de voltar à época de sua juventude. Contemplam esse cenário, além de prédios comuns nas praças da época (cinema, rodoviária, igreja, hotel, etc), também carros, postes de iluminação, e um coreto típico que receberá apresentações de danças e músicas relativos ao período.

- Mostra de Paisagismo Minha Casa & Meu Jardim: – Diversos e belos ambientes apresentados por paisagistas e decoradores, para que você possa adquirir reproduzi-los em sua casa;

- Passeio Turístico – Conheça a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa cidade que mantém as características de sua colonização holandesa. A visita inclui uma parada no maior Moinho Típico Holandês da América Latina. O total de percurso de 20 km em estrada asfaltada e com duração aproximada de 50 minutos. Na compra antecipada de Ingressos + Passeio Turístico – feitos exclusivamente pela Central de Reservas, você e seus passageiros (acompanhantes) concorrerão a Viagens de Navio. Veja o regulamento.

- Chuva de Pétalas – Espetáculo diário, no qual são utilizados 150 quilos de pétalas, equivalente a 18 mil botões de rosas, por apresentação, despetalados um a um, onde você terá a oportunidade de realizar seus desejos, pegando uma pétala ainda no ar.

- Garden Center – São mais de 3.300 m2 para você escolher entre mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas produzidas em Holambra para decorar e alegrar a sua casa;

- Compras – Souvernis holandeses, que você só encontra em Holambra, artesanatos, moda e decoração: opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa.

- Culinária Holandesa e Brasileira – Os confeiteiros e chefs holandeses criam sempre novas receitas para atrair os turistas pelo paladar. São duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e 6 restaurantes, de refeições rápidas à culinária internacional;

- E ainda – Mini Sítio, Museu Histórico, Parque de Diversões e muito, muito mais...

Setembro 

23 -  Expoflora - Festa Holandesa Das Flores: 

Informações pelo telefone (19) 3802-1499

- Circuito Nacional De Trekker Trek  

Dezembro/Janeiro

06 a 06 - Presépio De Natal

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE HOLAMBRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3802-8000

Sites: http://www.holambra.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Do Aeroporto Congonhas-SP para Holambra:

• Translado do aeroporto Congonhas (cidade de São Paulo) para a cidade de Campinas é com a Viação CAPRIOLI (Fone: (11) 5090-9195)

Site: www.caprioliturismo.com.br

Confira os horários pelo site.

• Previsão de horários: 07:00, 9:00, 11:00, 13:00, 15:00, 17:00, 18:30, 20:00, 21:30, 23:15 hs

Saída do ônibus é próximo ao SERAC 4. A passagem é comprada dentro do ônibus = R$ 25,00

• Tempo de Viagem: +- 1:30 horas

Chegada em Campinas, no centro da Cidade no Largo do Pará, na Av. Francisco Glicério, 431 Fone: (19) 3234-1000

• Dica: Quando chega a Caprioli, em Campinas, depois de passar na Praça Largo do Pará, o ônibus se recolhe para a garagem, neste trajeto ele passa bem próximo à rodoviária; favor solicitar esta informação ao motorista, para aproveitar a carona.

Se preferir pegue um taxi para a Rodoviária Nova de Campinas e siga o procedimento seguinte:

De Campinas para Holambra

Da nova rodoviária de Campinas, pegar um ônibus até Mogi-Mirim (uma cidade depois da “entrada” de Holambra) e da "entrada" de Holambra(km 140 da rodovia SP 340) até a cidade, você pede um taxi (+_ 7kms).

Você compra a passagem para Mogi-Mirim com a Viação Santa Cruz - Fone: (19) 3772-3636 (tem a cada 40 minutos/1 hora = R$10,10) ou Viação Cometa Fone: (19) 4004-9600 (tem a cada 1 hora e meia e custa = R$11,30)

Embora tenha que comprar a passagem até Mogi-Mirim, entrando no ônibus você pede ao motorista para avisar quando chegar na RODOVIA SP 340 (Campinas-Mogi Mirim, na altura do km 140 (ponte para Holambra) para você descer. Neste local você verá um “escritório” da Renovias (Concessionária desta rodovia).

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://www.holambraonline.com.br/

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

 

Comentários de Holambra

tipo; nunca te vi sempre te amei um dia breve vou fixar residencia em holambra serei mais feliz doque ja sou abraço fraterno e pacifista a todos moradores e leitores do portal.
Por: karl marx enguel da silva

Ola, A todos !! Holambra uma cidade interessante; lugares surpreendente como: Campo de flores , criação de animais, gastronomia holandesa e artesanato local. Passeio turistico pela cidade e area rural visitando as produções de flores, rosa, orquideas e gerberas... muita mais com Ag. Garden Turismo ( 019-3802-9636 ou 8199-0072 ) contato Daiana Entre em contato conosco. Guia locais que poderão acompanha-los no passeio : e mail : [email protected] ou [email protected]
Por: Daiana Tamata

lamentavel, as informaçoes fornecidas por esse canal de internete não correspondem à verdade. a começar pela localização, é so olhar num mapa por mais simples que ele seja não é pela br 101 que se vai para holambra.
Por: luiz lot

Nunca imaginei tanta formosura em um único local!Tudo é belo e encantador, seus habitantes sempre gentis e sorridentes.
Por: SANDRA

Ameiiiiiiiiiiiiiiiii.....simplismente amei esse lugar...transmite paz, tranquilidade, bem estar sem contar no delicioso cheiro de flor !!!!!
Por: Daniela de Camargo

olá!!!vc estao de parabens... passei o feriadao ai adoramos
Por: patricia filomena

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Holambra
Fundação:
1993
Altitude:
0m
População:
7.411 habitantes
Área:
64,4km²
Densidade Demográfica:
115,08hab/km²
CEP:
13825-000

Envie seu comentário sobre Holambra

banner