Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Engenheiro Coelho?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Engenheiro Coelho

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Entradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em meados de 1908/10, as terras onde se encontra o município de Engenheiro Coelho era conhecida como Guaiquica, e pertencia a Joaquim Cardoso de Moraes. Com a intensifição da imigração no inicio do século, instalou-se nas terras Pedro Hereman, imigrante belga que as adquiriu e passou a chamá-Ia de Fazenda São Pedro. Dinâmico, Pedro Hereman, a cada ano que passava, mais construía e produzia na fazenda,aumentando as colônias existentes e dando-Ihes equipamentos necessários a sua manutenção. Das 5 colonias de São Pedro, onde existiam a oficina de ferramentas agricolas, quatro residencias (uma de Pedro Hereman), o armazem, a farmácia e a primeira sala de aula, nasceu a formação do atual núleo urbano denominado Engenheiro Coelho.
Nessa época, a fazenda passava por um período de grande desenvolvimento, tendo como base econômica a produção de café, que era exportado para a Bélgica, laranja, exportada para a Bélgica, Inglaterra e Holanda, algodão, mandioca e cereais.
Quando da Implantação da Estrada de Ferro Funilense, posteriormente um ramal da Sorocabana, Pedro Hereman conseguiu a alteração de seu traçado, demaneira que passasse pelo interior da fazenda.
Assim, em 2 de Junho de 1912 foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro na Colonia da Guaiquica, que passou a ser conhecida por Estação de Engenheiro Coelho do Bairro da Guaiquica. Por volta de 1918/20, a fazenda foi vendida ao filho e ao genro de Pedro Hereman, Cristiano Hereman e Antônio Alves Cavalheiro, respectivamente. Cavalheiro passou a administrar os negócios da fazenda, enquanto Cristiano cuidava da produção. No final dos anos 20, Cavalheiro assumiu os cargos de Juiz de Paz e Subprefeito do povoado. Em 1937, no cargo de subprefeito, conseguiu a implantação da energia elétrica, através da Companhia Elói Chaves, de Rio Claro.
Até 1836, Engenheiro Coelho era apenas uma das Golonias da Fazenda São Pedro, sem nenhuma perspectiva de desenvolvimento. Entretanto, com a coostrução das estradas de rodagem que liga Limeira a Mogi Mirim,que passava ao lado da colonia, e a que ligava Engenheiro Coelho a Artur Nogueira e Cosmopolis, o desenvolvimento se intensificou, levando Amin José Flaifel a construir um grupo de edifícios no cruzamento das rodovias.
Em 1937/38, Amin José Flaifel e Adollo Nimtz puxaram aprimeira linha de energia eletrica rural as suas propriedades. Com a morte de Antonio Alves Cavalheiro, seus filhos, em sociedade com Cristiano Hereman, assumiram a direção da Fazenda São Pedro. Em 1941, os irmãos Cavalheiro fizeram o primeiro loteamento da Colonia da Guaiquica, desenhado e projetado pelo agrimensor Karl Glasser, dando início à atual cidade de Engenheiro Coelho.
A partir de então, o povoado se desenvolveu rapidamente, tendo, na decada de 40, alcançado seu maior surto desenvolvimentista, quando foram construídas, nos arredores da ferrovia, diversas residências, armazens, farmácia, campo de aviação, posto de gasolina, máquinas para beneficiar arroz, padaria, açougue, o posto de Correio e telégrafo.
Em 1944, os Cavalheiro e Cristiano Hereman venderam toda a propriedade da Fazenda São Pedro a Sérgio Alves e Augusto Mirandola. Estes, no ano seguinte venderam a Pedro Forner a área que englobava a sede da fazenda e o entorno do loteamento ali existente, totalizando cerca de 180 alqueires. A parte norte da fazenda já era de propriedade de Antonio Mingote. Em pouco tempo a antiga São Pedro foi sendo adquirida pelos moradores da região, como Teresani, Berton e Fávero.
A partir de 1950, 0 crescimento do povoado se deu em rítmo mais lento. Em 1954, Pedro Forner implantou um segundo loteamento; em 1974 Geraldo Forner cuidou da implantação de urn terceiro. Aos poucos, foram sendo instaladas, nesses loteamentos, a rede de água, esgoto, iluminação pública e asfalto, de competência da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira.
Atílio Arrivabene Junior, em sua administração, instalou guias e sarjeta e abriu algumas ruas, dando continuidade ao projeto de rede de esgoto, bem como a instalação de água no loteamento de Geraldo Forner. Tambem foi pavimentada a Rua Pedro Forner e construida a Praça Central de Engenheiro Coelho, inaugurada a 10 de Abril de 1976. Na adminlstração de Rubens da Silva Barros, a localidade conheceu uma série de benfeitorias, porém, o fato mais importante desse período foi a elevação do povoado de Engenherro Coelho a Distrito de Engenhelro Coelho, pela lei Estadual 2.343, de 14 de Maio de 1980, representando o primeiro passo à sua emancipação politico-administrativa.
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, teve início o processo de emancipação de Engenheiro Coelho. Em 3 de outubro de 1991, ja na condição de cidade, foram eleitos o primeiro Prefeito e acamara de vereadores.
Hoje, a economia do município está baseada na agricultura, destacando-se a produção de laranja e de cana de açúcar. A Cidade também abriga duas Indústrias de grande porte a Coimbra, que Industrializa suco de laranja concentrado para exportação, e a TRW, que produz discos de freios para a indústria automotiva. Creches, escolas e o campus do Centro Universitário de Ensino compõem nosso quadro educacional, que com inúmeros projetos sendo implantados a cada dia, como Projeto Educar, Projeto E.J.A., Telecurso 2000 e Senai, é considerado de ótima qualldade.
Mantendo as características de Cidade pequena e administrando ordenadamente seu crescimento, Engenheiro Coelho tem se destacado entre as cidades da região, sendo considerada um ótimo lugar para se viver. Um futuro nos espera e, nele, certamente, teremos cada vez mais orgulho de nossa cidade: uma cidade que está crescendo com planejamento e onde a qualidade de vida é a meta principal. 

Significado do Nome

Homenagem ao Engenheiro Jose Luiz Coelho, que na época era inspetor de estrada de ferro e representante da Fazenda Estadual. 

Aniversário da Cidade:

19 de Maio 

Gentílico:

coelhense

População:

15.719 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente 

Temperatura Média:

34° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Campinas  

Limites:

Norte: Artur Nogueira, Conchal, Araras, Limeira e Mogi Mirim 

Acesso Rodoviário:

SP-332 e SP-147 

Distâncias:

Da Capital:

131 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENGENHEIRO COELHO

E-mail: faleconosco@pmengenheirocoelho.sp.gov.br

Telefones: (19) 3857-8000

Sites: http://www.pmengenheirocoelho.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO DE NOTAS:
 
Rua Juca Dias, 715 - Bairro: Centro    
Engenheiro Coelho-SP - CEP: 19350-000 

Telefone: (18) 264-1187

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Emilianópolis.
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 


Conheça nossas opções de hotéis em Engenheiro Coelho e pousadas em Engenheiro Coelho para visitar Engenheiro Coelho.

Promova a cidade de Engenheiro Coelho no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!