Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Palmeiras?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Palmeiras

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

 

Roteiros do Brasil

Região Chapada Diamantina

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Palmeiras faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) e do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PARNA), mas nem só de trilhas em meio à mata intocada e aventuras radicais vive a cidade. A descoberta de jazidas de diamantes, às margens do riacho Lajedinho, atraiu grande contingente de garimpeiros na corrida por pedras preciosas e, atrás deles, comerciantes, colonos, jesuítas, contrabandistas e estrangeiros consolidaram a ocupação local da, até então, Vila Bela das Palmeiras.
Ainda hoje, a cidade concentra sua atividade econômica na exploração de diamantes, carbonatos, cristal de rocha e calcário, e conserva intacto o importante casario histórico, facilmente observado no Palacete dos Alcântaras, na Prefeitura Municipal, Igreja Matriz do Bom Jesus e nas diversas capelas e casarões de bela fatura. 

Significado do Nome

 

Do alto dos seus 370 m de altura, o intenso fluxo de água mal consegue tocar o poço, se espalhando pelo ar como se fosse vapor e dando a impressão de uma grande nuvem de fumaça; daí seu nome.  

Aniversário da Cidade:

15 de Janeiro

Gentílico:

palmeirense

População:

8.408 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cachoeiras exuberantes, clima agradável, receptividade nota mil, casa coloniais, kenhions maravilhosos, carnaval tradicionalmente á moda antiga com as marchinhas, bandas trio elétrico, blocos, etc...

Clima: 

Seco subúmido, semi-árido e úmido subúmido  

Temperatura Média:

21° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Chapada Diamantina no Estado da Bahia 

Limites:

Seabra, Lençóis, Iraquara, Mucugê, Boninal  

Acesso Rodoviário:

Seguir pela BR-324, sentido Feira de Santana, até a ponte do Rio Paraguaçu. Aí, dobrar à direita para chegar à BR-242, sentido Lençóis. De Lençóis para Palmeiras são mais 21 km. 

Distâncias:

Da Capital:

438 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

As Cavernas de Palmeiras
 
Localizada na Estrada das Palmeiras - Vale do Capão, a 16 km da sede e 75 km de Lençóis, a bela queda dágua conhecida como Riachinho é um dos lugares mais freqüentados pelos moradores de Palmeiras, pela própria facilidade de acesso.
A caverna é uma pequena cavidade com entrada através de uma fenda bem estreita. Formada por dois grandes salões, possui água em seu interior e é ideal pra relaxar com um bom banho.
Semi-mapeada e boa para mergulho, a caverna dos Impossíveis localiza-se no Povoado da Lagoa dos Patos, a 10km da BR-242.
A natureza é artista no seu interior: estalactites e estalagmites são verdadeiras esculturas naturais formadas pela corrosão da água. Elas chamam a atenção por detrás de um buraco de 50m de diâmetro e 20m de profundidade. 

Cachoeiras

Maior cascata do Brasil e quinta do mundo, com 370 m de queda d’água, a Cachoeira da Fumaça, no município de Palmeiras, é adrenalina pura; um verdadeiro deleite para os fãs de esportes radicais.
A velocidade e a força dos ventos, do alto dos seus 420 m de altura, do poço ao topo, a 1.490 m de altitude, por vezes impede que a água da cachoeira atinja o solo. Daí a denominação “fumaça”: a água pulveriza-se na descida, formando um espetáculo de cores e formas em meio à cortina de fumaça inebriante.
Para chegar até lá, uma trilha de quatro dias e três noites em meio à mata densa com direito a trekking através do Vale do Capão e tirolesa - descida em cabo de aço a uma altura de 60 m para, em seguida, saltar no poço da cachoeira. A vista panorâmica de todo o vale compensa as dificuldades do percurso. Pra quem já tem uma certa experiência no ramo, o rapel em meio à queda d’água é um desafio imperdível.
O visitante também pode optar por conhecer a cachoeira de cima. São 18 km em estrada de terra (cerca de 2h de carro), até a Vila do Caeté-Açu, e mais 7 km (2h e 30min ) a pé. Uma caminhada fácil, mas que deve ser feita com a presença de um guia.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Terno de Reis - Com indumentárias vistosas, ornamentadas com areia brilhante, miçangas e diversos detalhes, os foliões de Reis encenam atos e entoam cantorias em louvação à divindade de Cristo, quando agraciado e adorado pelos Três Reis Magos, sob a guia da Estrela de Belém.
Celebrado tanto nos festejos natalinos quanto no dia de Reis, em 6 de Janeiro, o Terno percorre as ruas durante a noite, visitando as casas ao som de viola, caixa e pandeiro, pregando tempos de fé e candura. Tradição seguida à risca nas cidades de Alcobaça, Barreiras, Conde, Jacobina, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucuri, Palmeiras, Porto Seguro, São Félix, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRAS

E-mail:

Telefones: (75) 3332-2211

Sites: http://www.palmeiras.ba.io.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Palmeira:

Largo Dois de Julho, S/Nº (na entrada da cidade)
Fone: (75) 3332-2250/2152

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3332-2207

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.pousadadocapao.com.br

www.bahia.com.br

www.infochapada.com

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Palmeiras e pousadas em Palmeiras para visitar Palmeiras.

Promova a cidade de Palmeiras no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!