Barrinha

Barrinha-SP
banner

Bem-vindo a Barrinha!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Barrinha, fotos, informações, os principais hotéis de Barrinha, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Barrinha

Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Barretos foi um dos primeiros a ser fundado na parte do território paulista demarcada pelos rios Pardo, Turvo e Grande. A ocupação dessa região começou no início do século XIX, com o deslocamento dos descendentes dos bandeirantes que partiam de São Paulo de Piratininga em busca das minas situadas em terras mineiras. As famílias Marques e Barreto, de pioneiros desbravadores, estabeleceram-se em dois assentamentos, o da fazenda Fortaleza e o da Monte Alegre, formando o primeiro núcleo que passou a servir de pouso e referência nessa área de trânsito. Por volta de 1854, resolveram, então, delimitar uma gleba destinada à formação de um patrimônio, conhecido por “Patrimônio do Divino Espírito Santo”. A escritura de doação foi lavrada em 25 de agosto de 1854 e, embora já vivessem nessas terras centenas de pessoas, a data foi considerada a da fundação de Barretos. Como todo patrimônio, o antigo povoado de Espírito Santo de Barretos contou com a construção de uma capela, resultado da iniciativa dos descendentes de Francisco Barreto. A partir daí, começou a se desenvolver, mas o impulso maior para o seu crescimento foi dado por uma grande queimada que aconteceu em 1870, mas que somada às chuvas da primavera por um lado tornou seu solo mais fértil, e, por outro, acabou por facilitar a exploração daqueles campos e a formação de novas fazendas. Em 16 de abril de 1874, tornou-se freguesia do município de Jaboticabal. Com o tempo foi se transformando em um importante centro comercial e, em 10 de março de 1885, foi elevada à categoria de vila, mas sua denominação atual só foi adotada posteriormente, em 6 de novembro de 1906. No início do século XX, Barretos já havia se emancipado quando o café começou a se alastrar nas regiões Mogiana e Araraquarense, vindo em sua direção. Com o café, chegaram os imigrantes europeus e, em seguida, os árabes que se dedicaram à produção agrícola e ao setor do comércio. A ferrovia chegou, por sua vez, em 1909, redirecionando o crescimento da cidade e favorecendo o surgimento de entrepostos, depósitos, máquinas de beneficiamento, etc., nos arredores da antiga fazenda Fortaleza. Pouco tempo depois, em 1913, se instalou no município a Companhia Frigorífica Anglo Pastoril, que participou de seu desenvolvimento econômico e foi responsável pela construção de uma vila operária e das próprias instalações industriais junto à ferrovia. O município de Barretos passou por outros períodos de progresso, mas a pecuária de corte acabou por se tornar uma de suas principais atividades econômicas.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

25 de Agosto 

Gentílico:

Barrinhense

População:

28.503 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente e seco   

Temperatura Média:

27º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Ribeirão Preto 

Limites:

Dumont, Jaboticabal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Sertãozinho. 

Acesso Rodoviário:

Rodovia municipal Barrinha à SP-253 / SP-253 (Rodovia Deputado Cunha Bueno) / Rodovia municipal de Guatapará / SP-255 (Rodovia Antônio Machado Sant'Ana) / SP-318 (Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Junior) / SP-310 (Rodovia Washington Luiz) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes). 

Distâncias:

Da Capital:

305 Km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1903-1971)
FEPASA (1971-1998)
BARRINHA
Município de Barrinha, SP
Linha-tronco - km 336,841 (1958)   SP-0994
Inauguração: 01.02.1903
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1920 
 
Histórico da Linha: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara.
 
A Estação: A estação de Barrinha foi aberta em 1903, como uma das estações do então ramal do Mogi-Guaçu. Antes desta, porém, havia ali desde 1885 um porto fluvial com esse nome, construído e operado pela mesma Companhia Paulista em sua navegação do rio Mogi, entre Porto Ferreira e Pontal. Esse porto deu origem À cidade. Com o fim da navegação em maio de 1903 e a já existência da primitiva estação de trens do então Ramal do Mogi-Guaçu, a navegação pelo rio foi extinta em 1/5/1903. A estação foi construída em terras da fazenda São Martinho, uma das fazendas da família Prado. Estes decidem lotear as terras ao redor da estação após a geada do café de 1918 e a crise de 1929. As primeiras famílias teriam chegado nessa época. Em fins de 1929, com a retificação e alargamento da bitola do trecho entre Guatapará e Bebedouro, pela margem direita do rio Mogi, incorporando todo o antigo ramal, a estação passou a ser parte integrante da linha-tronco da Paulista. Em 1933, a empresa Bevilacqua inaugura linhas de ônibus (jardineiras) entre a estação e Ribeirão Preto e Sertãozinho de acordo com os horários das chegadas e partidas dos trens, para fazer concorrência com os trens da Mogiana - como as linhas da Paulista eram melhores, em Barrinha já com bitola larga e parte do tronco desde 1930, os habitantes dessas cidades preferiam as estradas de terra num trecho de cerca de 30 km e pegar esse trem em Barrinha do que enfrentar a históricamente ruim linha da Mogiana para São Paulo ou Campinas. Ela funcionou como uma estação de passageiros bastante movimentada, até o cancelamento do trem de passageiros, no início de 1998. Era nessa estação que, por muitos anos, até os anos 80, o pessoal de Ribeirão Preto tomava o trem Pullmann para São Paulo, vindo de jardineira ou de automóvel. Isso evitava também as inevitáveis baldeações da Mogiana em Passagem, Guatapará ou Campinas, para quem seguisse pela Paulista nessas cidades. No início dos anos 1940, a Shell, a Atlantic e a Gulf Oil decidiram estabelecer junto À estação terminais para distribuição de gasolina para toda a região próxima a Barrinha, o que fez aumentar o movimento de cargas também para aquela estação. A média diária de trens nessa época que cruzavam nessa estação era de doze, nos dois sentidos, metade de passageiros. A cidade é elevada a município em 1953. Em 1998, na bilheteria fechada, ainda estava afixado um papel com os dizeres: O trem de passageiros para Barretos está suspenso a partir de 09.02.1998. Ainda existia, no final de 1998, um espaço para o chefe da estação, mas também havia famílias morando em alguns cômodos, visto que a estação é grande. Está razoavelmente bem conservada externamente, embora as telhas da cobertura da plataforma estejam caindo. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRINhHA

E-mail:

Telefones: (16) 3943-1157

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

RUA ANTÔNIO GONZALES SORIANO, 289
BARRINHA-SP
TELEFONE: (16) 3643-1359
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Barrinha

Ahhh vivo aki nesse fim de mundO mas sabe apesar de ser interior de Sp é mto legal Barrinha é uma cidade de cultural uma cidade pequena mas que é mto legal conhece ou vive em barrinha sabem do q eu estou dizendo né venham conhcer.... se for gatinho vou levar vc p/ conhecer os lugares "turisticos" de Barrinha rsrsr brincadeiras á parte Barrinha um bom lugar para ler um livrO°°bjo i venham conhecer Barrinha tão pequenininhaa
Por: Carina Jacob Rosa

eu sempre morei ai, mas agora to aqui em sp sinto saudades dai o lugar que eu mais gosto é da lagoa é muito bom em breve estarei ai nessa cidade maravilhosa que é barrinha.
Por: josy

barrinha é muito linda a cidade
Por: sc

Eu moro aqui alguns anos e não admito que alguém fale mal desta cidade que é muito acolhedora de todo pessoal que aqui aparece, tenho bom relacionamento com todo pessoal daqui, tenho um Lava Rápido Banho de Espuma à 10 anos e gosto muito daqui, sem mais Beijosssssss.
Por: Marcio José Ferreira

eu moro sou de minas gerais, mas moro em barrinha há 16 anos gosto muito nao pretendo mudar daqui nunca,foi aqui q formei minha familia amo barrinha...♥
Por: fatima

Morei dos 12 aos 17 anos em Barrinha e foi uma das fases mais importantes de minha vida. Nesta época (82 a 89) fiz parte da equipe de basquete de Barrinha e fomos aos Jogos aberto do Interior. Fui também voce-campeão regional de Xadrez pela escola Siqueira e entrei na Unesp de Araraquara em Eng. Civil. Depois disso vivi em São Paulo e meus pais moram em Barrinha. Meu pai faleceu em Maio deste ano e minha mãe continua vivendo ai. Irei em breve para ficar morando. Abraços.
Por: Mauricio Cardozo

gostei muito pelas as fotos vou ai conhecer esta cidade agora em outubro me esperaaaaaaaa
Por: valeria

eu vivo em barrinha desde quando eu nasci é uma cidade humilde onde as pessoas são muito alegres tenho 15 anos e amo a barrinha
Por: adriano fernandes

fiquei emcantado com a cidade de Barrinha muito lugares bonito .
Por: josemar

fiquei emcantado com a cidade de Barrinha muito lugares bonito .
Por: josemar

Informação sobre a cidade,emancipação,aniversario, nome de todos os prefeitos etempo de mandato .obrigado
Por: osni silvério

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barrinha

Envie seu comentário sobre Barrinha