Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Balbinos?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Balbinos

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No começo do século, uma família com sobrenome de Balbino instalou-se na região noroeste do Estado de São Paulo, atraída por suas terras férteis e florestas com alto potencial para serem exploradas. Em 1926 foi criado o patrimônio que em louvor ao santo junino dava a denominação primitiva de “São João do Balbino”. Com a derrubada das matas e o plantio de cafezais e de cereais para subsistência, foram criadas condições necessárias para que muitas outras famílias ali se instalassem. Poucos anos se passaram e já em 1935, foi criado, pelo decreto-lei 6.913, de 21/01/35, o Distrito de “Paz do Balbino”, passando-se a denominar-se Distrito de “São João do Balbino” pertencente ao município de Pirajuí.
O desenvolvimento da agricultura, ajudou o município de Pirajuí a destacar-se como o maior produtor de café no cenário mundial, o distrito São João do Balbino, na década de quarenta, chegou a ter uma população de mais de dez mil habitantes, toda dedicada ao café, cultura que ocupava 80% das áreas agricultáveis. Sua riqueza foi aumentando de maneira significativa e depois de um trabalho político foi, então criado em 30/12/53 e instalado a 01/01/54, o município de Balbinos, com data festiva de instalação o dia 24 de junho, em louvor a São João Batista, seu padroeiro.
O município na década de sua emancipação tinha uma população de quase cinco mil habitantes, sendo a grande maioria ainda instaladas no meio rural, mais de 90%, servindo de mão de obra para um parque cafeeiro de mais de três milhões de covas, ocupando uma área de aproximadamente de 2.000 ha dos 9.110 ha pertencentes ao município. A crise do setor cafeeiro e a falta de uma política agrícola em todos os níveis do poder, gerou um êxodo muito grande do setor rural nas décadas de 40 e 50, empobrecendo a agricultura e as cidades da região; e Balbinos com mais de 90% de sua população na zona rural e com toda sua renda proveniente deste setor, chegou no início da década de 80 com 1.172 habitantes e uma agricultura descapitalizada e sucateada, apesar de ainda responder por aproximadamente 60% da arrecadação do município.
As áreas de culturas anuais foram aumentando e deixando no seu rastro áreas de pastagens, que ocupa hoje 84,4% das áreas agricultáveis do município. As lavouras de café chegaram ao mínimo de 70 ha com 80.000 covas no fim da última crise do café, em 1994, quando havia uma população rural de 257 pessoas, das 1338 do total do município.
A partir de 1996 o café ressurgiu no município e quatro anos depois, passou a responder por mais da metade da renda de 41% dos proprietários do município, instalado em pequenas e médias propriedades, utilizando, na maioria das vezes, mão de obra familiar, com boa tecnologia.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

1º de Janeiro 

Gentílico:

balbinense

População:

3.932 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O milho ainda é a cultura anual mais praticada, em média representa 100 ha por ano, cerca de 1,1% das áreas agricultáveis do município, no entanto a área destinada a esta cultura diminuiu consideravelmente nos últimos anos. As culturas da soja, sorgo e amendoim começaram a a ser introduzidas no município nos anos de 2000 e 2001, mas pelo baixo rendimento não tiveram sucesso, já as culturas de arroz e feijão são cultivadas em áreas cada vez menores, com a produção destinada ao consumo próprio.
A fruticultura, representada pela manga e o limão, e a olericultura, representada pela abóbora, aparecem como alternativa econômica principalmente para as pequenas e médias propriedades. Já a laranja vem sendo expandida sua área ocupada, exclusivamente por grandes produtores.
A pecuária é, atualmente, a principal atividade econômica do município, pelo tamanho da área que ocupa e por estar presente em 100% das propriedades do município, mas possui um rendimento bem inferior ao que seria ideal
Com a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou-se reuniões com agricultores e lideranças do município para chegar a uma proposta de trabalho visando a dinamização de todo o Setor Agrícola, através de um programa de alternativas que só será colocado em prática através do Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento.

Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Microrregião Bauru   

Limites:

Pirajuí e Uru  

Acesso Rodoviário:

SP-331, SP-300 

Distâncias:

Da Capital:

420 Km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Muitas são as atividades culturais e de lazer desenvolvidas em Balbinos, envolvendo a população de todas as idades. Há opções para todos, que encontram, a partir das oficinas culturais, Biblioteca Municipal, Grupo da Terceira Idade e outras, muitas opções para seu melhoramento cultural e lazer com qualidade. Também temos ótimas opções para um calendário de eventos que preenche o ano dos moradores da cidade e região.

Principais Pontos Turísticos:

Cultura

- Biblioteca Municipal
- Biblioteca Escolar

Lazer

- Praça da Matriz ( local de encontro familiar)
- Centro Poliesportivo (piscina,sauna, campo de futebol, Campo de Bocha)
- Clube da 3ª Idade
- Estádio Municipal
- Pesqueiro (Vovô Arcírio)

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Festas Religiosas 

- Quermesse em louvor ao Padroeiro São João Batista, trata-se de um evento tradicional na região, atraindo milhares de pessoas que prestigiam a festa.

Nota: O Município de Balbinos se tornou conhecido de muitas cidades do Estado, em razão da Quermesse Tradicional, que é realizada todo ano nos meses de junho e julho em comemoração ao padroeiro do Município.

Referida quermesse é realizada ao ar livre ou seja é coberto de sapé uma quadra da rua principal onde são servidos os alimentos (churrasco, batata frita, leitoa assada, frango assado e bebidas) e no calçadão é montado um grande palco onde são realizados shows todos os finais de semana com bons artistas. Assim sendo reúne em média de 3 a 4 mil pessoas todos os finais de semana que são cinco ao todo.

- São Pedro
- Bairro Duas Pontes; 

Festa de comemoração do Universitária do Munidípio 

- Desfile cívico e militar, além de apresentações de bandas marciais.

Festa Peão Boiadeiro 

- Festa organizada pela CIA de Rodeio Caçula da Noroeste, sempre nos meses de março. 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BALBINOS

E-mail:

Telefones: (14) 3583-9100

Sites: http://www.balbinos.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

Expresso de Prata Ltda.

Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário
ARAÇATUBA-SP 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40. 

E-mail: pratatrans@travelnet.com.br

Site: http://www.expressodeprata.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

Rua XV de Novembro, 4-25 - Bairro: Centro    
Balbinos-SP - CEP: 16640-000
 
E-mail:
cartoriobalbinos@yahoo.com.br
 
Telefone:
(14) 3583-1294 - Fax: (14) 3572-1123
 
Horários:
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
 
Atribuições:
Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas.

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (14) 3583-1121

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 


Conheça nossas opções de hotéis em Balbinos e pousadas em Balbinos para visitar Balbinos.

Promova a cidade de Balbinos no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!