Auriflama

Auriflama-SP
banner

Bem-vindo a Auriflama!

banner

Comece planejando a sua viagem para Auriflama utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Auriflama e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Auriflama.

A cidade de Auriflama, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 482m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.712 habitantes. A área total de Auriflama é de 434,1km², e sua densidade demográfica é de 31,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Auriflama-SP é 15350-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Auriflama

Roteiros do Brasil

Região Entre Rios

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Na realidade a história de Auriflama começa mesmo por volta do ano de 1935, onde já haviam moradores e proprietário rurais, antes da chegada dos pioneiros. Os primeiros bandeirantes que chegaram nessa região foram as famílias do Tiburção, da Maria Portuguesa, Mateus, Miranda, Bueno, Maciel, Zequinha Cearense, que aqui fincaram suas raízes.
João Pacheco de Lima comprou uma área localizada ao longo do espigão mestre, divisor das águas dos rios Tietê e São José dos Dourados. Em Junho de 1936, ele juntamente com seu filho Paulo e com os amigos Waldevino Nery dos Reis, Antônio Joaquim Nery e José Joaquim Nery se deslocaram de Ipiguá, próximo a São José do Rio Preto e vieram conhecer as terras.
Ao saírem de viagem, o transporte utilizado foi automóvel da marca Ford (pé-de-bode). A estrada era um mero caminho sobre a mata que se direcionava pelo espigão divisor e terminava em Pereira Barreto. Segundo o relato escrito por Antônio Joaquim Nery, eles pernoitaram em São João de Nhandeara e no dia 23 de junho chegaram ao referido local.
Nesta visita, Pacheco e Antônio foram os responsáveis pela escolha de onde seria iniciado o povoado. Nessa época, o critério utilizado pelos dois levou em consideração o ponto mais alto, que hoje compreende-se a praça da matriz. Após o reconhecimento, um rancho foi construído próximo à figueira para abrigar a comitiva. Nesse mesmo dia, os irmãos Nery aceitaram o convite de Pacheco para a constituição do povoado.
O desejo de prosperidade e o ideal do desbravamento do sertão marcavam o pensamento de João Pacheco, que ao lado dos amigos pretendiam também garantir um futuro promissor para suas famílias. Essas foram as justificativas que o levaram a doar seu patrimônio para a fundação da vila.
No dia 06 de setembro de 1936, Waldevino Nery dos Reis e Ernestina Nery se mudavam definitivamente para o povoado. Na ocasião, outros pioneiros junto com suas famílias também vieram para o povoado: Ozório Messias de Almeida, Joaquim Graciano Paiva, Sebastião Machado, Filadelfo Rodrigues de Souza, Francisco Higino, Antônio Barbosa, João Fernandes, Amâncio Ferreira entre outros. Com a chegada destas famílias foi aberta uma clareira maior na mata e construído novos ranchos. Naquela ocasião, funda-se a “ Vila Pacheco”.
O cruzeiro foi levantado próximo a figueira em 02 de novembro de 1936, sendo produzido pelo carpinteiro Manoel Saturnino e doado por Agostinho Cipriano Nery. A figueira se tornou o marco histórico, afirma Alcino Messias de Almeida: “Nós sofremos muito no começo, pois a vila era muito mato e tivemos que ir abrindo clareira entre a selva, mas a figueira ganhou destaque devido a sua exuberância”. Seu Alcino lembra do momento em que ajudou a arrancar a figueira. Infelizmente ela estava no centro da cidade e precisou ser cortada para o crescimento de Auriflama, concluiu Messias.
Ernestina Nery, de 96 anos, esposa do saudoso Waldevino Nery dos Reis, relembra essa nova etapa da vida. Conta ela: “O momento mais marcante foi encontrar este lugar e começar tudo de novo. Depois que chegamos aqui, no outro dia se fez queimada. No começo construímos uma casinha de pau-a-pique e depois de algum tempo mudamos para a Estrada da Serrinha. Nossa vida era de sacrifício, mas para os homens era mais difícil ainda”.
A Estrada da Serrinha ficou conhecida na época como a Estrada dos mineiros, tendo em vista que a família Nery residiu lá por mais de 30 anos.
Em 20 de novembro de 1937, nas proximidades do cruzeiro, o Padre Agostinho dos Santos Pereira celebrou a primeira missa do vilarejo. Com isso, oficialmente fundava-se a “Vila Áurea”, nome que homenageia Áurea de Souza Lima, filha de João Pacheco de Lima.
O Decreto, nº. 13011, de 24 de outubro de 1942, transformou Vila Áurea na 2ª Zona Distrital de General Salgado e Comarca de Monte Aprazível, graças ao empenho de Filadelfo Rodrigues de Souza.
Depois de completar sete anos, Vila Áurea foi elevada a categoria de Distrito de Paz pelo Decreto, nº. 14334, de 30 de novembro de 1944. Além disso, recebeu a denominação de Auriflama, que significa “ouro em chamas” e suas terras foram desmembradas de General Salgado e Major Prado.
A emancipação política e a elevação a categoria administrativa do município foi sancionada pela Lei, nº. 2.456, de 30 de dezembro de 1953. Isto só foi possível devido ao desenvolvimento econômico e social de Orlando Bongiovani, José Matarézio, José Maria Bento, Francisco Assis Rodrigues e Cláudio Bento Inezzi.
Em 1954 a população auriflamense elegia o primeiro executivo e legislativo, os quais governaram de 01 de janeiro de 1955 até 31 de dezembro de 1958. Na qual foi eleito o Sr. Lázaro Silva juntamente com seu vice Aurélio Dainezi.
A Câmara Municipal foi composta por 09 (nove) vereadores e suplentes de cada legenda, sendo presidida por Waldevino Nery dos Reis (PSP). Posteriormente, assumiram a presidência do Legislativo municipal: Francisco de Assis Rodrigues, em 1956; Almerindo Pereira Prates em 1957; e João Matarézio em 1958.
Durante esse período o vereador João Pacheco de Lima, por motivo de doença, renunciou seu mandato e José Maria Bento Filho perdeu o cargo, devido sua mudança para outro município. O suplente José Neves Epifânio recusou-se em assumir a vaga. Mediante os pedidos de renúncia, tomaram posse definitivamente os vereadores suplentes da mesma legenda, José Martins e Félix Oliva.
Em 28 de Fevereiro de 1964 foi criado a Comarca de Auriflama, de acordo com a Lei nº. 8.092, mas a sua instalação concretizou-se em 28 de setembro de 1967, na administração do prefeito João Matarézio. Assumiu como Juiz de Direito da Comarca o Dr. Domingos Franciulli Neto e Dr. José Geraldo de Jacobina Rabello, exerceu a função de Promotor Público.
E para finalizar o relato de nossa história, ao longo do tempo, inúmeras famílias e pessoas contribuíram com o desenvolvimento de Auriflama, transformando-a num município reconhecido, e com certeza, novas páginas de nossa história serão escritas pelo nosso povo.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

auriflamense

População:

14.205 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 Subtropical temperado 

Temperatura Média:

22,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

São José do Rio Preto  

Limites:

General Salgado, Guzolândia, Araçatuba e Jales  

Acesso Rodoviário:

SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) / SP-310 (Rodovias Washington Luiz e Feliciano Salles da Cunha) / SP-563/310 (Rodovia Arthur Fornazari Neto). 

Distâncias:

Da Capital:

582 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AURIFLAMA

E-mail: [email protected]

Telefones: (17) 3482-1255

Sites: http://www.auriflama.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso Itamaraty S/A.

RUA PEDRO AMARAL, 3109 - CENTRO - BOX 6,7
SAO JOSE DO RIO PRETO-SP
Telefone: (17) 2136-6700
Horário de funcionamento Seg. à Sab.04:30 às 21:00/ Dom. Fer.06:00 às 21:00

Site: http://www.expressoitamarati.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS:

R João Pacheco de Lima 4091 - Centro
Auriflama, SP | CEP: 15350-000
Telefone: (17) 3482-1465
 
CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

R Alfredo Dainesi 4532 - Vila Cachopa
Auriflama, SP | CEP: 15350-000
Telefone: (17) 3482-4605
 
CARTÓRIO DE NOTAS:

R Benedito Barbosa Siqueira 5342 - Centro
Auriflama, SP | CEP: 15350-000
Telefone: (17) 3482-1204
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

225ª ZONA ELEITORAL:

R Doutor Márcio da Mata Bianco 52 - Jardim Dulcelandia
Auriflama, SP | CEP: 15350-000
Telefone: (17) 3482-4185

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Auriflama

morei em auriflama em 1970 e me mudei em 1973 para jales acho nesse tempo todo ariflama deve estar bem mudada.
Por: elias galdino sobrinho

AURIFLAMA UMA CIDADE BELEZA E COM PESSOAS QUE SABEM SE DIVERTI É UM LUGAR DE PAZ FESTAS MUITOS CLUBES DE MOTO MUITA MLHER BONITA!!!!
Por: IVAN

auriflama é linda
Por: geovana klein de oliveira

OLá amigos de auriflama , moro em Igarapava , nasci em auriflama em 1975 , meu pai " Aldo Dario " foi policial na cidade de 1971 a 1978 , foi quando mudamos para Igarapava. abraço a todos
Por: Hebert Dario Soares

ja morei nessa cidade por 19 anos , atualmente moro em santa barbara dóeste ,mas pelo menos 1 ou 2 vezes por ano vou visitar minha familia que ésta toda ai , meu pai era um homem muito conhecido antonio cezario uma pessoa que deixou muita saudades.auriflama mora no meu coraçao.
Por: sueli cezario

Meu pai, Elisaldo Pozzetti, tinha uma fazenda na cidade onde passei alguns anos da minha infancia. Terrinha quente, mas encantadora. Hoje, sou sexagenária mas, nunca me esqueci dos pés de tamarindos onde eu sonhava com o meu futuro, e do anoitecer, quando sentavamos admirando o céu. A casa em que moravamos não existe mais, mas as lembranças estão muito vivas no meu coração
Por: Leonor Pozzetti

Auriflama é uma cidade bem acolhedora mesmo, sinto falta quando estou longe. Uma cidade bonita e promissora, de pessoas bonitas... beijos e abraços à todos!
Por: Modesto Valentino

minha irma mora ai essa cidade e maravilhosa visitem ela e irao se surpreender
Por: adriana chagasn

AMO ESSA REGIAO SOU NASCIDO EM PEREIRA BARRETO MORO EN SAO JOSE DO RIO PRETO TENHO MUITA SAUDADE 111!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: AOLIABE RIBEIRO DE MELO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Auriflama
Fundação:
1953
Altitude:
482m
População:
13.712 habitantes
Área:
434,1km²
Densidade Demográfica:
31,59hab/km²
CEP:
15350-000

Envie seu comentário sobre Auriflama

banner