Artur Nogueira

Artur Nogueira-SP
banner

Bem-vindo a Artur Nogueira!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Artur Nogueira, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Artur Nogueira. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Artur Nogueira para programar a sua viagem.

A cidade de Artur Nogueira, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 588m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.839 habitantes. A área total de Artur Nogueira é de 178,2km², e sua densidade demográfica é de 161,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Artur Nogueira-SP é 13160-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Artur Nogueira

Roteiros do Brasil

Região Estradas e Bandeiras

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O território do Município de Artur Nogueira pertenceu, até o começo deste século, as tradicionais famílias paulistas, como João e Matheus Ferreira de Camargo, conhecidos por Doricos, estabelecidos no Bairro Guaiquíca, hoje Distrito de Engenheiro Coelho: Francisco Pinto Adorno, estabelecido com seus irmãos no Bairro Mato Dentro; João Sertório e Dona Maria Glória Sertório, estabelecidos no Bairro Sertório; os Irmãos Magalhães, estabelecidos no Bairro da Fazendinha; Pedro da Cunha Claro , estabelecidos no BairroTaperão; os Cotrins, estabelecidos no Bairro do mesmo nome; os Amarais, estabelecidos no Bairro Amarais; Jorge Tibiriça, estabelecido no Bairro Ribeirão; Fernando Arens, estabelecido no Bairro Sítio Novo; os Rosas, estabelecidos na Fazenda Palmeiras e Artur Nogueira & Cia, empresa da Usina Esther, estabelecida em Cosmópolis. Constituiu parte deste terrirório, a partir de 22 de Agosto de 1904, com a doação de terras de Artur Nogueira & Cia, ao Governo do Estado, por força do Decreto nº 1.300, da mesma data, a secção Artur Nogueira, anexa ao Núcleo Colonial Campos Salles. Ao território da sede municipal, primitivamente chamado Lagoa Seca, chegaram em 1907 os trilhos da Estrada de Ferro Funilense, sendo a Estação construída no mesmo ano. Nessa época, já estava estabelecido aqui o Senhor Francisco Cabrino, com armazém, cujo prédio foi o primeiro a ser edificado e ainda hoje existe na atual Rua 15 de Novembro. Já se achavam, também, radicados na zona rural os Irmãos Tagliari. No ano seguinte é que vieram os verdadeiros fundadores da povoação, ocupando os lotes do patrimônio doado por Fernando Arens à secção Artur Nogueira, do Núcleo Campos Salles. Entre eles José Sanseverino; Júlio Caetano; João Pultz; Henrique Steckelberg, os Andrades, os Mauros, etc.
Pela Lei nº 1.542, de 30 de dezembro de 1916, foi criado o Distrito de Paz, subordinado à Comarca de Mogi Mirim. A Instalação do Cartório deu-se no ano seguinte, a 18 de outubro de 1917, com a presença do Dr. Artur Cesar C. Whitacker, Juíz da Comarca de Mogi Mirim, tendo sido o senhor João Quintino de Brito o primeiro Oficial de Cartório e o senhor Henrique Steckelberg o primeiro Juíz da Paz.
Data, também, de 1916, o início da construção da primeira Capela, tendo o Cônego Nora, de Mogi Mirim, dado a bênção à pedra fundamental do referido templo. Trabalharam nessa obra, Daniel da Cruz Andrade, João da Cruz, João Pulz, Manoel Fernandes, José Sanseverino, Octávio Miranda e outros.
Nessa época predominavam os elementos estrangeiros no povo do então Distrito, Espanha, os quais cultivando a terra e criando gado, iam, aos poucos, adquirindo as terras dos primitivos donos em pequenas glebas, acabando-se, assim, os grandes latifúndios. Depois, com a valorização do café, formaram-se nessas glebas grandes cafezais, chegando mesmo o território do Distrito a construir, em 1929, um verdadeiro oceano de cafeeiros. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

10 de Abril

Gentílico:

nogueirense

População:

44.270 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

22,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Campinas  

Limites:

Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Limeira e Moji-Mirim.

Acesso Rodoviário:

SP-107, SP-332 

Distâncias:

Da Capital:

121 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Cia. Carril Funilense (1907-1921)
E. F. Sorocabana (1921-1960)
ARTUR NOGUEIRA
Município de Artur Nogueira, SP
Linha-tronco da Funilense-km    SP-0960
Ramal de Pádua Salles - km 51,927    Inauguração: 01.1907
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A Cia. Carril Funilense foi inaugurada em 18/09/1899 pela Cia. Agrícola Funilense, de Funil (hoje Cosmópolis), com bitola de 60 cm, saindo do centro de Campinas e chegando até a atual Cosmópolis, na época chamada de Barão Geraldo de Rezende. Em 1904, por parte de um empréstimo não honrado, o Governo do Estado ficou com a ferrovia. Em 1906, a bitola foi ampliada para a métrica; em 1913, a ferrovia já chegava ao seu ponto máximo, em Pádua Salles, margem do rio Mogi-Guaçu. Em 01/09/1921, a Sorocabana incorporou a linha, que em 1924 passou a sair da nova estação da EFS em Campinas, e com o nome de Ramal de Pádua Salles, com 93 quilômetros. A linha foi fechada no início de 1960, tendo os trilhos arrancados pouco tempo depois. Hoje são bem poucos os resquícios da velha Funilense.
 
A Estação: A estação de Artur Nogueira, cujo nome homenagea-va um dos diretores da Funilense, foi aberta pela já estatizada Funilense em 1907, como ponta do primeiro prolongamento da linha após a abertura da mesma em 1899. A data de janeiro de 1907 aparece nos relatórios da Sorocabana; há literatura, contatno, que dá a data dee 21 de junho de 1906 como sendo o da chegada do trem a Arthur Nogueira. O prolongamento da linha passava em terras da fazenda São Bento, de propriedade de Arthur Nogueira, que os doou à ferrovia em 1905; a estação acabou sendo fincada no loteamento seguinte à fazenda, a pedido de seu proprietário, Fernando Arens, considerado o fundador da cidade. Essa nova cidade tinha o nome de Lagoa Seca, pertencente na época a Mogi-Mirim, mas, com a estação tendo outro nome, este acabou por prevalecer. Acabou por dar origem ao atual município com o mesmo nome. A estação foi reformada em 1938. Foi finalmente fechada com a linha, em 1960, e posteriormente demolida, em 1976, pela Prefeitura. 
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARTUR NOGUEIRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (19) 3827-9700

Sites: http://www.arturnogueira.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A:

SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REG CIV DAS PESSOAS NAT E TABELIÃO DE NOTAS:

Rua 7 de Setembro 1590 - Jardim Rezek II
Artur Nogueira-SP - CEP: 13160-000
Telefone: (19) 3877-1176

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (19) 3877-1459

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Artur Nogueira

moro ake a 3 anos.E confesso k nunca vi cidade como esta.aki estou muito feliz...
Por: nayhara

conheco artur nogueira ja morei ai ,è uma cidade tranquila boa de c viver sempre q puder vou voltar .
Por: anselmo alves

oii!!! eu morava em artur nogueira e tive que mudar pra minas.eu amo artur.beijos amigasss
Por: vitoria

Visitei amigas que foram morar em Artur Nogueira, gostei muito da cidade e tenho vontade de morar ai. Depois que conheci esta Linda cidade descobri que o meu melhor e mais querido amigo, nasceu e foi criado ai e ainda reside em Artur Nogueira . Foi mais uma razão para gostar desta Cidade pois descobri que seus filhos são pessoas maravilhosas . Artur Nogueira sem duvida entrou no meu coração por causa dos amigos que encontrei ai. Sou de Campinas já visitei muitos lugares mas nunca fiz tantas amizades em qualquer outro lugar como fiz em Artur Nogeira. Parabens Artur Nogueira pelos seus filhos que são pessoas maravilhosas . Não é atoa que seu Hino começa dizendo ... Salve berço da Amizade . Seu povo refletem a primeira fraze do Hino. Realmente Artur Nogueira é uma boa terra e tão gentil. Parabens Artur Nogueira .
Por: Luiza Biazzi

cidade onde nasci cresci e guardo no coracao vivi parte da minha infancia no municipio de artur nogueira mudei me para mogi mirim ainda crianca mais meu coracao ainda se hospeda em artur nogueira
Por: jonas

adoro a cidade de artu nogeira conheco os meus pais morao ai
Por: paulo

eu amo essa cidade espero mora la um dia. cidade 100% especial
Por: eulu charle

fui morador de artu nogeiraa adorei essa maravilhosa sidade, dessei a sidader com muitos saudade e recordasãoes .
Por: roberto antunes

olá!adoro essa cidade linda e maravilhosa,morei alguns anos ai.Tenho vontade de voltar pra matar a saudade,essas fotos me faz lembrar minha infância linda que passei,moro hoje em sergipe mas sonho um dia em revêr minha segunda terra natal que considero.bjs aguardo resposta
Por: tailany bezerra honorato

Artur Nogueira e uma cidade maravilhosa e unica bela plana e bela
Por: MARIA ZILDA

Não moro em artur nogueira. Tenho interesse de me mudar, gostaria de verificar casas para alugar.
Por: vania fray

Artur nogueira e uma das cidades mais boa pra se viver da região, e uma cidade bem tranquila
Por: Sandro

Nasci e moro em SP,mas só de ver AN dá vontade de conhecer.
Por: joão carlos

Para mim não existe cidade melhor que Artur Nogueira p/ morar, nasci aqui e algum dia morrerei aqui!!!
Por: Fernando A. de Oliveira

ai QUE SAUDADES DE ARTUR NOGUEIRA,EU MOREI NESSA CIDADE NO ANO DE 1995.AMO ESSE POVO HOSPITALEIRO.UM DIA VOLTO A VE-LA NOVAMENTE
Por: DORALICE APARECIDA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Artur Nogueira
Fundação:
1948
Altitude:
588m
População:
28.839 habitantes
Área:
178,2km²
Densidade Demográfica:
161,84hab/km²
CEP:
13160-000

Envie seu comentário sobre Artur Nogueira

banner