Areias

Areias-SP
banner

Bem-vindo a Areias!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Areias e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Areias.

A cidade de Areias, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1816. A localidade está em uma altitude de 519m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.537 habitantes. A área total de Areias é de 307,3km², e sua densidade demográfica é de 11,51hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Areias-SP é 12820-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Areias

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Areias inicialmente foi Freguesia, ciada em janeiro de 1748 com o nome de Santana da Paraíba Nova, que servia de pouso
para os tropeiros que de São Paulo e Minas Gerais, iam para o Rio de Janeiro.
 Os fundadores eram moradores de Resende, destacando-se entre eles o Padre Joaquim José da Silva e o Capitão-Mor Gabriel Serafim da Silva. São considerados como seus primeiros povoadores Joaquim Lopes Guimarães, Bento Leme de Camargo, João Ferreira de Souza, Joaquim de Siqueira e Mota e Antonio de Vilas Boas e Silva.
 Em 1801, ganhou a denominação de Distrito de Paz.
Em 28 de novembro de 1816 D. João VI criou a Vila de São Miguel das Areias em homenagem a seu filho o
príncipe D. Miguel, a única Vila criada em São Paulo por esse Monarca.
Elevada à categoria de cidade em 24 de março de 1857, passando a denominar-se Areias.
No ano de 1838, Areias pioneira na plantação de café chegava a produzir 100 mil arrobas tendo anexado ao seu território as Freguesias de São Bom Jesus de Bananal, São José do Barreiro e São João Batista de Queluz, que respectivamente se separaram de Areias em 1832, 1859 e 1842. A cidade chegou a ser anexada á província do Rio de Janeiro, durante a Revolução de 1842, mas já em 1843 retornava a condição de cidade do Estado de São Paulo. 
Apresentava também dois jornais: O Areiense e o Mosquito, que podemos encontrar anúncios, cujo conteúdo nos mostra certos aspectos do dia-a-dia.
Em 15 de abril de 1873 foi al çada a Comarca que sediou no prédio onde abrigava a Câmara de Vereadores e Cadeia, local onde o
Escritor Monteiro Lobato exerceu o cargo de Promotor Público do ano de 1907 a 1911. 
O casario colonial da cidade revela sua pujança no século XIX, sendo de grande destaque a Igreja Matriz, a Velha Figueira local escolhido
para a criação da Vila, e o Hotel Solar Imperial que em agosto de 1822 serviu de pouso para Dom Pedro I durante a viagem na qual
Proclamaria a Independência do Brasil.
No início do século XX com a decadência do café, os fazendeiros com suas fazendas hipotecadas mudaram-se para outros pontos do Estado, e com isso a Areias foi perdendo sua opulência de cidade progressista.
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

areiense

População:

3.693 habitantes   

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de Altitude 

Temperatura Média:

21,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Bananal

Limites:

Cunha, Queluz, Resende (RJ), São José do Barreiro, Silveiras. 

Acesso Rodoviário:

BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) / SP-244/068 (Rodovia Deputado Nesralla Rubez) / SP-068 (Rodovia dos Tropeiros).

Distâncias:

Da Capital:

246 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Casa do Artesão

Foi construída em 1998 seguindo a mesma arquitetura colonial, para comercializar a produção do artesanato local, bem como peças confeccionadas em bambu, madeira, barbante, palha, barro, couro etc.
E variedades de doces, cachaça, entre outros.
 
Prefeitura Municipal

O antigo sobrado dos Leme foi construído por meados do século XVIII pelo ilustre e areiense Major Manoel da Silva Leme.
Abrigou por muito tempo a Câmara de Vereadores e atualmente a Prefeitura Municipal.
 
Capela do Senhor Morto

Em 1859 o Padre Miguel dos Anjos possuidor de vastas terras em Areias, esculpiu em madeira a imagem de Nosso Senhor Morto, construindo uma capela em sua homenagem. No dia 20 de fevereiro de 1873, o jornal “O Mosquito” relata que cerca de mil pessoas participaram da festa do Senhor Morto, que é comemorada ate hoje no mês de maio. 
 
Velha Figueira

Sua sombra abrigou tropeiros e transeuntes no início do caminho Novo da Piedade, em 1725. Em 1748 foi o local escolhido para a criação da Vila de Santana da Paraíba Nova.
Por ela também passou o Príncipe Regente D. Pedro I e sua comitiva rumo ao Ipiranga em 17 de agosto de 1822.
 
Fazendas Históricas

Ainda podemos encontrar belas fazendas no município como a Santo Antonio, São Domingos, Santa Carlota entre outras, que até mesmo abrigaram em seus ricos terreiros as primeiras plantações de café. Destaca-se também a antiga fazenda Sant’Ana que hoje pode si observar apenas suas muralhas e a fazenda Vargem Grande que foi construída em 1837 e já serviu de cenário para o filme “Memórias Póstumas de Braz Cubas” e programas de TV. Onde originalmente era o terreiro do café, foi projetada em 1979 os jardins da casa pelo paisagista Roberto Burle Marx.
 
Capela da Boa Morte e Senhor Bom Jesus

Sua construção é datada dos meados do século XVIII. Foi registrada em desenho por Jean Baptiste Debret quando veio ao Brasil com Dom João VI em 1827.

Casa da Cultura

Construída em 1833 para abrigar a Câmara de Vereadores e a Cadeia Pública, e do ano de 1858 a 1937 abrigou também o Fórum onde trabalhou o escritor José Bento Monteiro Lobato no ano de 1907/1911 como Promotor Público. Hoje abriga a Casa de Cultura onde está exposto um imenso acervo de marcos históricos.
 
EMEI Profª Branca de Oliveira Abreu Reis

Sua construção é de 1825 e nela residiram as famílias Cardoso de Almeida e Altenfelder Silva. Foi doada para sediar a Santa Casa da Misericórdia, e em 1988 passou a sediar a Casa da Cultura. Em 1997 passou definitivamente a funcionar Escola de Educação Infantil.
 
Escola Barão da Bocaina

Sua construção é de 1863 e pertenceu Gabriel da Silva Leme, sendo herança do Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva. Funcionou como hospital, correio e cinema e 1911 foi doado para o estado para o funcionamento de escola.
 
Igreja Matriz
Senhora Sant' Ana

O início de sua construção é de 1792 e finalizada em 1874, tendo passado por reforma em 1890. Em seu interior tem destaque as imagens da padroeira Senhora Sant’Ana e São Miguel.
Seu sino também é de bastante importância, pesando 1.100kg e 1,5m de altura foi importado da Bélgica e doado a igreja pelo Major Manoel da Silva Leme em 1863.
 
Solar Imperial

Foi erguido em 1798 pelo Capitão-mor Gabriel Serafim da Silva. No local pernoitou D. Pedro I em 17 de agosto de 1822 durante sua viagem a São Paulo que culminou com o grito do Ipiranga, marco de nossa independência.

Represa do Funil

Na direção de São José do Barreiro, adiante do Morro Frio do qual se descortina vista panorâmica, alcança-se a Represa do Funil, ótima para a pesca e faz divisa com os Municípios de Areias, Itatiaia e São José do Barreiro.
 
Fazenda do Conde

Sua construção é do sec. XVX e esta localizada no alto da Serra da Bocaina, a 24 km do centro de Areias, cercada por muito verde, com serviços de hospedagem, alimentação, espaço para acampamento, passeios a cavalos, trilhas e cachoeiras.
 
Cachoeira da Caroba

Cercada pelas belezas naturais da Serra da Bocaina, está a 4 km da Fazenda do Conde percurso que pode ser feito caminhando ou cavalgando.
 
Cachoeira do Inácio

Localizada a 3 km da sede da Fazenda, o acesso é ingrime e só é possível ser feito caminhando.
 
Nascente do Rio Paraitinga

No dia 22 de março de 2001, foi realizada a primeira “Expedição Ambiental”, composta por sociedade civil, órgãos governamentais de vários segmentos rumo a nascente do Rio Paraitinga, dando início ao movimento de cidadania pela recuperação e preservação das bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, “Nascentes do Paraíba” e do grupo Nascentes do Paraitinga, formado pela comunidade do município de Areias. Após a realização de várias expedições diagnósticas ambientais às Nascentes do Rio Paraitinga e de outros rios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (nos anos consecutivos), foi definida a nascente principal do Rio Paraitinga/ Paraíba do Sul, no dia 22 de março de 2006, a qual se realizou uma expedição objetivando a edição da carta diagnóstica ambiental dessa nascente para oficialização e registro de sua realidade em cartório do município local, para futuras comparações.
Identificação: Baseado em conhecimentos técnicos dos expedicionários, identificou-se que nas coordenadas: Leste 524444,59 m e Oeste 7843261,35 m e altitude 1.833,92 m, retificando as coordenadas, onde se lê: Oeste entenda-se Norte e a medida certa é: Norte 7483261,35 m, ponto este localizado no território do município de Areias, Estado de São Paulo.
Em 2006 também foi implantado um marco georeferenciado identificando a localização da nascente em conformidade com os dados acima descritos, à distância aproximada de 150 m da água, nele também consta às informações sobre a localização real da nascente do Rio Paraitinga.
O local fica em propriedade particular, na Fazenda da Lagoa, nos campos da Bocaina. Do local pode se observar todo o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, num espetáculo de beleza da natureza. As visitações a esta nascente devem ser agendadas e restritas às instituições de pesquisas com a devida autorização dos proprietários da área e responsáveis pela preservação dessa região.
 
Cachoeira Santa Terezinha

Depois da Cachoeira do Conde é uma das cachoeiras mais próximas da sede da Fazenda, a menos de 50m, fácil acesso e beleza natural única.
 
Morro do Quilombão

Localizado a 1,5 km da Fazenda do Conde com 1.830m de altitude, ideal para visitação noturna, possibilita visualização das cidades do Vale do Paraíba.
 
Pico do Tira Chapéu

Um dos mais altos picos da Serra da Bocaina, a 2.130m de altitude, esta localizado a 10 km da sede da Fazenda, proporciona uma visão panorâmica da Baía de Angra e Paraty.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de São Sebastião: Festa em homenagem a São Sebastião e acontece no mês de janeiro.
 
- Micareias: Carnaval antecipado.
 
- Carnaval: Acontece segundo calendário litúrgico.
 
- Sábado de Aleluia: Acontece segundo calendário litúrgico.
 
- Domingo de Páscoa: Evento tradicional onde após as atividades culturais acontece a queima do Judas.
 
- Festa do Milho: Festa gastronômica que acontece no mês de abril, onde são preparados derivados do milho.
 
- Festa do Senhor Morto: Festa popular onde famílias tradicionais homenageiam o Senhor Morto e acontece no mês de maio.
 
- Festa de Santa Rita: Festa religiosa que homenageia a Santa Rita de Cássia e acontece no mês de maio.
 
- Festa de Santo Antonio: Festa religiosa que homenageia Santo Antonio e acontece no mês de junho. 

- Festa de São Pedro: Festa religiosa que homenageia São Pedro e acontece no mês de junho.
 
- Desfile Cívico Militar: Evento em comemoração a Revolução Constitucionalista de 1932 e acontece no mês de julho.
 
- Festa de Sant’Ana: Festa tradicional que homenageia a Padroeira da cidade e acontece no mês de Julho.
 
- Torneio Leiteiro: Festa popular realizada pelo Sindicato Rural de Areias e acontece no mês de agosto.
 
- Festa de Senhor Bom Jesus: Festa religiosa que acontece no mês de setembro. 

- Rodeio: Festa de peões que acontece provavelmente no mês de setembro. 

- Festa das crianças: Festa em homenagem as crianças que ocorre no mês de outubro. 

- Festa da Virada do Ano: Festa em comemoração a Virada do Ano.  

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (12) 3107-9100

Sites: http://www.areias.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Pássaro Marrom Transportes S/A
SAC: 0800 285 3047

Site: http://www.passaromarron.com.br

 ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

Endereço: Rua XV de Novembro -169 - Centro
CEP: 12.820-000
Telefone: (12) 3107-1182
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (12) 3107-1240   

CORREIOS E BANCO POSTAL BRADESCO: (12) 3107-1177   

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Areias

Achei linda!Nesta cidade sairam minhas raizes maternas.Meu avô José Fagundes, nasceu em Areias no ano de l882,filho de Antonio João Fagundes e M.Cristina de Jesus Fagundes. As fotos aumentam minhas espectativas em encontrar membros da familia,conhecer o local, tão lindo por sinal!Será que consigo?
Por: miriam ap panhoca rodrigues

já morei sim, no ano 75á79 morava perto do hotel meu pai tinha uma padaria e acho estranho que procurei por hotel no site e não encontrei . meu pai éra bem conhecido na cidade como antenor faro
Por: claudio faro

Sou natural desta cidade, ela é tudo de bom!!!!! Gostaria de receber estas fotos no meu e-mail Grata
Por: Conceição Lima

já estive ai na casa de minha tia hoje falecida de nome Cristina. Tenho primos ai também.prima de nome Clélia de Fatima Faria.este lugar ai é muito gostoso,o povo é hospitaleiro,simpres e o clima é uma maravilha.estou falando de areias - SP acredito que é ai perto.beijos qualquer novidade me respondam por favor.Ana
Por: Ana Bela Diniz Salgado Garcia

Eu amo Areias, é um lugar onde eu passei os dias mais felizes de minha infancia. As pessoas desta cidade são maravilhoas, é um lugar aonde ainda se comprimentão nas ruas, onde voce sente realmente que existe um carinho muito grande entre as pessoas.Assim que eu posso estou sempre nas festas aí. Amo Areias
Por: Maria Eugênia Moutella de Ávila

Fantástica cidade do silencio !!! Adorei a paz, as pessoas,os casarões adormecidos... Um encontro com o passado. Voltarei.
Por: miriam panhoca

cidade de areias,é uma cidade maravilhosa com muita nature z a sua volta.em amo essa cidade e recomendo.
Por: JUSELMA

Olá areienses, não sou de areias mas as pessoas mais queridas da minha vida são de areias mais aproximadamente da serra da bocaina, minha avó, Altiva Maria Vitoriano e Antonio da Silva Moreira, sei que há um bar chamado bar do vitoriano e gostaria de conhecer abraços sirlene vitoriano
Por: sirlene vitoriano

Visitem Areias! É verdadeiramente a Princesinha do Vale,e o Portal do VALE HISTÓRICO( Areias,Silveiras,São Jose do Barreiro,Arapeí e Bananal),Excelente programa de férias,para todas as idades. Comecem por AREIAS e BOA VIAGEM!
Por: Teresinha Fernandes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Areias
Fundação:
1816
Altitude:
519m
População:
3.537 habitantes
Área:
307,3km²
Densidade Demográfica:
11,51hab/km²
CEP:
12820-000

Envie seu comentário sobre Areias

banner