Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Ouriçangas?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Ouriçangas

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Há muitos anos atrás, antes que nossos avós tivessem nascido, esta região onde nós moramos não era como é hoje. Existia, por aqui matas do tipo caatinga de porco, pérola, baraúna, itapicurú, jerema, que eram boas para construção de casas currais etc. , grandes árvores e muitos animais. Não existiam estradas apenas caminhos e veredas pelas mata, por onde só passavam pessoas a pé ou a cavalo. Eram necessários vários dias viajando para chegar a lugares vizinhos como Irará, Água Fria ou Alagoinhas. Quando os rios da região enchiam por causa das trovoadas, as pessoas atravessava a nado, desistir da viagem ou procurar outros caminhos.
Algum tempo depois, chega na região alguns colonizadores com sua família juntamente com os escravos negros para trabalhar na lavoura e na criação de gado. A partir desse momento a região passa a ter povos diferentes: o índio, o português e o negro.
Esses povos com o tempo entraram em contato, e muitas vezes lutaram entre si pela posse das terras e por sua liberdade. Esse contato fez nascer o povo de nossa região onde uns são claros, outros são mestiços com um pouco de cada povo.
Além disso vieram padres jesuítas para catequizarem na região e construir igrejas, a exemplo da Igreja Matriz de Nossa Senhora que foi construída no século XVII e fundado em 1610. Segundo historiadores, uma das primeiras reformas que igreja sofreu, foi atribuído a Antônio Conselheiro.
Aos poucos a região foi sendo povoada por outras famílias, que vão formando o povoado onde surgem as primeiras casas, e o povo da região melhora as lavouras de feijão, milho, mandioca e fumo. Também nessa época, essas famílias derrubavam as matas e aumentava as pastagens para criação de gado.
Surgem no povoado os primeiros armazéns, na qual vendiam produtos trazidos de outras regiões, como café de caroço, sal ,carne de sertão, bacalhau, rapadura,  açúcar, querosene e outras mercadorias. Ao mesmo tempo em que compravam estes produtos de outras cidades a nossa produção de fumo, feijão, milho e gado eram levados em tropas de burros e vendido em outras feiras. Essas tropas de burro tinham de 10 a 40 animais e faziam o serviço de transporte de mercadoria e pessoas, é o mesmo que fazem hoje os caminhões e ônibus.
Depois que Ouriçangas se transformou em vila ela continua a se desenvolver. A partir de 1960 uma parte da população queria que o Distrito se transformasse em Município e outra parte achava que Ouriçangas deveria continuar sendo Distrito de Irará. Depois de muita discussão no dia 27 de março de 1962, o Governador do Estado da Bahia Juracy Magalhães autorizou para que Ouriçangas passasse a ser Município onde teve grande participação o Deputado Edney Cavalcante. Daí então Ouriçangas passou a ser independente de Irará.  

Significado do Nome

Viviam também os índios da tribo dos Paiaiá ( kiriris). Daí o nome Ouriçangas que é de origens tupi guarani que significa “fonte de água fresca”. Esses índios moravam em ocas e cultivavam o milho e a mandioca para se alimentar. Eles caçavam nas matas e pescavam nos rios como Rio Grande, Rio Seco e nas lagoa como a de Cabaça. 

Aniversário da Cidade:

27 de Março 

Gentílico:

ouriçanguense 

População:

8.287 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical Atlântico

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Norte Baiano 

Limites:

Aramari, Pedrão, Água Fria e Irará 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

143 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURIÇANGAS

E-mail: pmourica@zipmail.com.br ou  ouriçangas@ig.com.br

Telefones: (75) 3447-2158 / 2112

Sites: http://www.ouricangas.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (75) 8120-1439

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Ouriçangas e pousadas em Ouriçangas para visitar Ouriçangas.

Promova a cidade de Ouriçangas no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!