Agudos

Agudos-SP
banner

Bem-vindo a Agudos!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Agudos, informações atualizadas sobre a cidade Agudos, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Agudos.

A cidade de Agudos, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1898. A localidade está em uma altitude de 580m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 32.026 habitantes. A área total de Agudos é de 970km², e sua densidade demográfica é de 33,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Agudos-SP é 17120-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Agudos

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Foi criado o distrito de paz, pela Lei Estadual n.º 514, de 02 de agosto de 1897, no território do distrito policial de São Paulo dos Agudos, do município e comarca de Lençóis.
Desmembrado do município de Lençóis, foi criado o município de São Paulo dos Agudos, pela Lei Estadual n.º 543, de 27/07/1898, com sede na Vila de igual nome, a qual foi elevada à categoria de cidade pela lei n.º 635, de 22 de julho de 1989.
A Lei estadual n.º 975, de 20 de dezembro de1905 simplificou para Agudos, a toponímia da cidade, do município e do distrito de São Paulo dos Agudos.
Na divisão administrativa do Brasil, referente ao ano de 1911, o município de Agudos compõe-se de dois distritos: Agudos e Piratininga.
Na divisão referente ao ano de 1933, o município continua composto por dois distritos: os de Agudos e Tupá.
Nas divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-Lei estadual n.º 9073, de 31 de março de 1938, figura o referido município com quatro distritos: Agudos, Bandeirantes, Santa Cruz da Boa Vista e Tupá.
Pelo decreto estadual n.º 9775, de 30 de novembro de 1938, que fixou o quadro em vigor no qüinqüênio 1939-1943, foi extinto o distrito de Tupá e seu território passou a integrar o do distrito de Agudos, ficando o município constituído dos seguintes distritos: Agudos, Bandeirantes e Dona Amélia (ex-Santa Cruz da Boa Vista).
De acordo com o Decreto-Lei estadual n.º 14.334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro da divisão territorial judiciário-administrativa do Estado de São Paulo, para vigorar no período de 1945-1948, o município de Agudos compõe-se dos seguintes distritos: Agudos, Domélia (ex-Dona Amélia), e Paulistânia (ex-Bandeirantes).
Pela Lei n.º 9.330, de 27 de dezembro de 1995 que altera o Quadro Territorial Administrativo do Estado, foi criado o município de Paulistânia, emancipando-se o distrito do mesmo nome do município de Agudos (Diário Oficial de 28 de dezembro de 1995).
 

Significado do Nome

João Mendes de Almeida, que durante anos dedicou-se à interpretação dos nomes dados pelos indígenas às localidades brasileiras e acidentes topográficos, no dicionário geográfico de sua autoria, cita vários morros e serras existentes no Estado de São Paulo com a mesma designação (Agudo e Agudos) e conclui que “todos esses morros e serras têm encostas íngremes ou a pique, formando extensos e alcantilados paredões”. Nesses morros agudos, o cimo é área extensíssima de chapadas, o que contrasta com o nome Agudos.

Inicialmente, Agudos chamava-se São Paulo dos Agudos, por São Paulo ser o padroeiro da cidade e situar-se na Serra dos Agudos.  

Aniversário da Cidade:

27 de Julho 

Gentílico:

agudense

População:

36.188 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Quente  

Temperatura Média:

Máxima média de 27,7ºC e mínima de 16,0ºC  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Centro-Oeste do Estado de São Paulo  

Limites:

Bauru, Lençóis Paulista, Pederneiras, Borebi, Piratininga, Cabrália Paulista, Paulistânia.   

Acesso Rodoviário:

Rodovia Marechal Rondon (SP300) 

Distâncias:

Da Capital:

330 Km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A vocação turística do município sempre esteve voltada ao Turismo Rural, tendo como principal oferta a simplicidade da vida no campo, o clima serrano, a beleza natural da região, com especial destaque para suas matas, rios e cachoeiras.
Antigas fazendas de café, estâncias e pesqueiros são atrativos que cativam visitantes e turistas das grandes metrópoles. Já na cidade, a calma do interior e a conservação de prédios antigos e históricos convidam os visitantes a um tour pelas suas ruas tranqüilas.  
Agudos recebeu o Selo de Município Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo, da Embratur nos anos de 1995, 1997 e 1998.
A partir de 2003, com a criação do Núcleo de Turismo Rural, através do Projeto Empreender, a cidade ganhou novo alento com a união de empresários que decidiram apostar no turismo como alternativa para geração de renda e empregos.

Principais Pontos Turísticos:

 
Na área Urbana 
• Espaço Cultural Plinio Machado Cardia
• Igreja Matriz
• Prefeitura Municipal
• EEPG Cel. Leite  
• Colégio Serelepe 
• Instituto Nossa Sra do Sagrado Coração  
• Hospital
• Cine Teatro São Paulo 
• Estações Ferroviárias Cia Paulista e Sorocabana
 
Na área Rural 
• Parque Ecológico Açucena da Serra 
• Estância Renascer 
• Seminário Seráfico Santo Antônio
• Órgãos de Tubos da Igreja 
• Colégio Serelepe
• Fazenda São Benedito 
• Fazenda São João
• Sitio Sinhá Moça 
• Fazenda Santa Helena 
• Haras F-2 – Estância Serra Morena 
• Fazenda Agaú 
• Estância Serrana 
• Itetresp 
• Área de Vivência Ambiental Piatã ( AVAP) 
• Circuito Turístico Olho d`Água 
• Pesqueiros

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AGUDOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3262-8510

Sites: http://www.agudos.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Expresso de Prata:
Av. Antonio Tiveron, 333 - Boxes 16 e 17, Term. Rodoviário 
Telefone: (18) 3521-1660 
Horário: Das 06:00 às 12:00. Das 12:30 às 19:00 e das 19:30 às 21:40.

E-mail: [email protected]

Site: http://www.expressodeprata.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO:

Rua 7 de Setembro 428 - Centro
Agudos-SP - CEP: 17120-000
Telefone: (14) 3262-1518

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

AVENIDA FERNANDO MACHADO, 177 - CENTRO
AGUDOS-SP
Telefone: (14) 3261-2335

CARTÓRIO ELEITORAL:

7ª ZONA ELEITORAL
Av Celidônio Netto 165 - Centro
Agudos-SP - CEP: 17120-000
Telefone: (14) 3261-3370

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (14) 3262-1444

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (14) 3261-1101

CORREIOS:  (14) 3262-2055

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Agudos

Agudos é uma cidade charmosa, limpa e de pessoas hospitaleiras. Durante o dia você pode ir a uma das sorveterias da cidade e se deliciar com os sabores e por um preço acessível, pode visitar o Seminário Sto Antonio e além de ser um local aprasível, pode comprar o delicioso mel, é puro e retirado no próprio Seminário. A noite pode passear pela Praça Tiradentes e conhecer as pessoas além de poder se divertir nos bares.
Por: Paulo Coutinho Neto

MARAVILHA!!!!!!!!! LUGAR BOM DEMAIS PARA DESCANSAR.JÁ PASSEI VARIA FERIAS POR AÍ ,DUAS FORAM NUMA FAZENDA,SEI QUE UMA DAS DONAS ATENDE PELO NOME DE MADÊ. DEVERIA TER PROPAGANDA PARA TEMPORADA,NÃO ENCONTRO NADA NA INTERNET,E SEI QUE TEM VARIA FAZENDAS E CHACARAS PARA ALUGAR AÍ. OUTRO LUGAR MUITO BOM ,É A CASA DE AMIGOS COMO:TONINHO E CLEISE,RAPHAEL E AMANDA MUITO BOMMMMMMMM
Por: sueli oliveira

ia esquecendo do sorvete da praça,e do pastel famoso de agudos. saudadessss
Por: SUELI OLIVEIRA

ADORUUU A MINHA CIDADE PODE SER PEQUENA MAIS COM UM CORAÇÃO MUINTO GRANDE TENHO ORGULHO DELA
Por: pamela

Nasci e fui criado em Agudos , Morei Na Professor Simões , Santa Cecilia , Santa Angelia , Na Duraflora e hoje estou em Pindamonhangaba e sempre que posso vou pra lá visitar meus Pais e Irmãos. Gosto muito de Agudos.
Por: Airton Dorival

A melhor cidade para passar ums tempos, gosto muito de Agudos pois foi ai que cresci e fiz muitos amigos, e aprendi muita coisa da vida e levo isso com migo sempre agudos é mais q uma cidade é minha cidade do Coração
Por: Willian J Mansberger

Sou moradora de agudos a 15 anos e adoro essa cidade . Como boa moradora recomendo essa cidade para o turismo. Existe varios lugares exuberantes que devem ser admirados pelos visitantes. essa cidade é um deles
Por: Lorena Cristina

eu nasci em agudo estou fora da cidade a muitos anos mas tenho imenso orgulho de ser agudence meu coração mora ai
Por: geraldo martins

e uma cidade maravilhosa para se viver moro aqui a 21anos nao saio da qui por nada
Por: daniela pereira ramos

Além de ser uma cidade muito acolhedora, com muitas atrações turísticas (seminário, fazendas, belas paisagens, serra de Agudos, etc), tem uma iniciativa que quero destacar: tem um mastro na entrada da cidade onde tremula a bandeira municipal ou a bandeira nacional. Dá orgulho, toca o coração e estimula o civismo. Venha conferir e, ah!, aproveite e tome a melhor cerveja do Brasil, quer dizer, DO MUNDO!!!
Por: jefferson lanzoni

Uma Cidade ABENÇOADA por Deus by:Bruna♥
Por: Bruna Monteiro Ramos

nasci em agudos a 59 anos atras ,porem nao a esqueci um so minuto da minha vida hoje depois de passar 40 anos em sao paulo estou residindo em guaiba rs ainda sem lhe esquecer eterna agudos dos meus pais irmas e avos saudades eternas um abraco a todos os agudenses
Por: jose wanderley de araujo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Agudos
Fundação:
1898
Altitude:
580m
População:
32.026 habitantes
Área:
970km²
Densidade Demográfica:
33,02hab/km²
CEP:
17120-000

Envie seu comentário sobre Agudos

banner