Tomar do Geru

Tomar do Geru-SE
banner

Bem-vindo a Tomar do Geru!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Tomar do Geru, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Tomar do Geru.

A cidade de Tomar do Geru, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 170m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.763 habitantes. A área total de Tomar do Geru é de 337,1km², e sua densidade demográfica é de 40,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tomar do Geru-SE é 49280-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tomar do Geru

                                                                   

Roteiros do Brasil

Região Poló Sertão das Águas 

                                                                       

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

A povoação  do  Geru   foi  núcleo de gentios, que ali se firmaram, possivelmente bem  antes do período das invasões holandesas em Sergipe. Em 1695,  segundo  Felisberto  Freire   (História de Sergipe), o  Geru já era uma aldeia com certa organização administrativa, possuindo um diretor nomedo pelo Governo. Por aquela época prosseguiam as lutas entre os colonizadores portugueses e os jesuítas, em torno da escravização pelos primeiros, do elemento aborigine, que encontrava os padres lídimos defensores. Na  lavoura  e  na  pecuária, ainda  se faziam sentir os efeitos da devastação quase completa que os exércitos flamengos, bem como o Bagnuolo(Conde Bagnuolo - comandante das tropas portuguesas), infligiram ao território sergipano, cêrca de 50 anos atrás, e os lavradores viviam à busca sôfrega de braços escravos, para os ajudarem no trabalho de recuperação dos campos. Estas lutas, nem sempre incruentas, entre os índios e os jesuítas, de um lado, e os colonos, do outro, causaram   através    dos  tempos,  sucessivas  pertubações   no    meio   social   da   capitania,   com repercussões  até   na  Côrte,  e provocando  uma   interferência   decisiva   do Rei,  no  sentido     de solucioná-las.   Aliás,  o  Rei já   vinha  se  entusiasmando  com  as  idéias  de   proteção ao sivícolas brasileiros,  já  tendo  ido em   socorro dos índios do Grão- Pará e do Maranhão, com o alvará com força de lei, de 8 -5-1758 e leis de 6 e 7-6-55 que asseguravam a liberdade dos naturais. Agora, com a Carta Régia de 22 de novembro de 1958, o Soberano declarava livres todos os índios do território sergipano, ao tempo em que criava vila a antiga aldeia do Geru , que deveria passar a chamar-se Nova Távora ou Tomar com a   característica  singular de  ter nos cargos  do seu serviço público exatamente elementos indígenas. Ensaiava, assim, El Rei, com a medida de alto alcance sociológico, habilitando o primitivo habitante das nossas selvas para  as  funções  da   administração levando-o a assimilar-se e confundir-se com a população branca numa tentativa  de extinguir  antagonismos   que vinham  trazendo dificuldades à Corôa, na sua obra colonizadora. E Geru era a primeira base desta experiência, em terras de Sergipe.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

25 de Novembro

Gentílico:

geruense

População:

12.873 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

30º C

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Leste Sergipano  

Limites:

Sul com o Estado da Bahia, a  oeste  com  o município  de  Tobias Barreto,   ao  norte com  o  município de Itabaianinha e a leste com o município de Cristinápolis. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

98 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Rios: O Real,  que  banha  toda  a  orla sul  e   sudeste  do município, separando-o do Estado da Bahia, até encontrar o município de Cristinápolis;  o Itamirim, que após receber as águas da riacho Salgado, passa a dividir Tomar  do Geru do município  de  Itabaianinha,  até o município de Cristinápolis; riacho Salgado, que divide Tomar do Geru de Itabaininha, desde as cabeceiras de referido curso de água,  na  serra  da Catramba, até a sua foz no Itamirim. Destacamos  também o  riacho da Cova, que nos períodos das enchentes se torna muito perigoso devido a  sua profundidade, é também responsável por várias mortes de banhistas. Serras: a maior  porção  do  município é pouco montanhosa. apenas a oeste verificam-se elevações mais acentuadas,  salientando-se a  serra da  Catramba,   entre  Tomar do Geru e o município de Tobias Barreto, serra   do  Campo  Grande,  Curralinho  e  Caraíbas  dentro   do  território do município aqui focalizado. Lagoas:  as lagoas do nosso município são muito ricas e serve como berçário de várias espécie de peixes, pássaros, insetos e anfíbios, inclusive o jacaré que vez ou outra aparece em algumas lagoas. Dentre  as principais   podemos   destacar  a  lagoa do Sande, José do Carmo,  Serrote,  Pedra Preta,  Cavalo Morto,  Cascavel,  Canavieira,  Comprida e  Periperi  sendo   esta última  a  maior  entre elas.

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A cidade de Tomar do Geru vem se desenvolvendo aos poucos e seus habitantes teem procurado expandir sua cultura, a qual é muito rica em folclore como: dança de sâo gonçalo, dança de são joão, bumba-meu-boi, e outras. Sempre houve grandes repentista como: Jose Raimundo (cachacinha) e Jose Correia (Zé doidinho). Também na musica cantores como: galeguinho. Há uma riqueza na musica gospel,bandas como: Gênnesis, Samaras e outras. Grupo religioso como: Mensageiros da esperança. Outros grupos também se destacam como: pagode, seresteiros, e afros. Contamos também com a poesia e o cordel do Escritor Gerson Tomaz. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOMAR DO GERU

E-mail:

Telefones: (79) 3545-1900

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E RE. TÍT. DOC. E CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mails: [email protected]

Telefones: (79) 3545-1349

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.municipionline.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Tomar do Geru

ola meu lindo tomar do geru,estou morrendo de saudades desta pequena e linda cidade,eu sou sergipana com muito ogulho vivi ai ate meus 14 aninhos de idade,hoje eu moro na europa mas nunca me esqueço da minha cidadizinha querida,da festa do carro de boi,da minha primeira escola quando eu era criança(ESCOLA MUNICIPAL VALDETE DòRIA)e dos meus amigos de infaçia,da minha familia,quero deixar aqui um grande abraço a todos os geruenses,sergipanos e nodestinos. um beijo a todos vcs e cuidem bem do nosso tomar do geru.fiquem todos com Deus.
Por: walflania

Sim, conheço moro nesta cidade linda e amada, inclusive há um poema da cidade que fala muito bem dela e de seu povo hospitaleiro.
Por: Joquebede

oi lida sidade eu to cou saudades dai eu quero voutar prai eu nasi la eu sai dela eu tia 2anos dei dade agora eu tenho 9anos dei dade mito o briga do tomar do Geru 23|1|2009 tchauuuuuu vica com Deus
Por: samuel

essa cidade e maravilosa pena que não moro ai mais os maeus pais maram ele são bem conhecido ai e o zé de maises e minervina mãe de zé damaia eu adoro essa cidade
Por: lucivania

Sou estudante de História na UESC, aqui na Bahia. Me interessei bastante com o enorme acervo histórico de Tomar do Geru, mas logo me veio uma dúvida: qual o gentílico de lá??? quem mora em Tomar do Geru é tomarense? geruense, rsrs... tomar do geruense??
Por: Marcos Izidro

oi pra mim e muito gratificante fala desta cidade que eu amor muito, eu so de tomar do geru mas alturamente moro em sp a mais de6 anas mas morro de saudade desta cidade que tem muitas colidades e tem muito a crecer torço muito para isso acntercer ,sober a destancias são muito bao não tem defilculdade para chega e eu espero que varias pessõas possa conher pois ela tem muito o que oferecer. bjssssssssssssss joooooooooooo
Por: jocicleide

Oi,sou de Salvador geralmente passo minhas ferias de junho em Tomar do Geru,pois tenho um irmão que mora em Paulo Afonso bairro proximo do centro.Sou admirador dessa cidade pela paz e armonia q ela nos transmite. Q a paz reine para sempre nessa cidade. ABRAÇO A TODOS!!!!!!
Por: Dimas

conheço sim tomar do geru,nascir e me criei aí,amo essa cidade,todos meus amigos,meus parentes e meu pai e minha mae.raimunda e ze casado.um grande bjo a todos.
Por: umberto dos santos aguiar

bom...moro aki desde sempre....e não pretendo sair jamais.....é uma cidade maravilhosa...calma, pacata, enfim tudo de bom..venham conhecer um pouco de nossa cultura....vocês não irão se arrepender....ah...e não esquecendo de comentar sobre a festa do carro de bois que é maravilhosa por sinal, e de nossa igreja que é o patrimônio histórico, pois o barroco está inserido na sua arquitetura.venham conhecer....
Por: Noka

OIIIIIIIIII TD BEM NOSSA ESSA CIDADE É LINDO VE DE PERTO NEM????? TEM MUITAS TRADICOES A FESTA DO CARROS DE BOIS ETC.....
Por: ELIANE

sou geruense a cidade é uma graça tem uma população muito acolhedora e simples foi a terra onde nasci, e sou mt feliz em fazer parte da familia geruense. visite
Por: GIL

TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10TA NOTA 10
Por: Raimundo Gravações

Ja visitei a cidade e gostei muito e agora com a nova administração a cidade esta ficando muito mais bunita e faz gosto de se visitar,espero em breve poder voltar lá para deliciar das coisas boa da cidade. abraços
Por: antonio Buda de Dias,Davila Ba

linda perfeita pra passa ferias.eu naci em tomar geru hoge moro em sao paulo mas morou de saudade da minha familia e da cidade
Por: tatijane

Amo,essa cidade,sinto muita saudade.Sai dai tinha 18 anos.Atualmente moro em são paulo. Mais nunca esqueço das raízes....Que a cada dia essa cidade cresça com força total!!!! Beijo...
Por: Lpucia

Cidade hospedeira de gente bonita gente simplis humilde.Gosto muito de vc!!, vc que visitar com cereteza vai se encantar. sejam bem vindo!!!!
Por: Adrian

tomar uma otima cidade tem um lindo monumento historico e sua historia é uma grande cultura e valor para nós geruenses, a cada dia eu me sinto mais honrrada em ser geruense por esta ser uma cidade bela e culrural so falta os politos e estudiosos darem mais importancia a esta.
Por: maria tarcisia santos lima

Nasci em Tomar do Geru, mudei para São Paulo com meus pais e irmãs não tinha (02) dois anos de idade. Nunca mais voltei a essa cidade, agora senti vontade de conhecer um pouco do lugar em que nasci. Assim que tiver uma oportunidade, vou visitar este município que tem uma grande história.
Por: Rosilda Soares de Freitas

vivi ai por 13anos mas faz 22 anos que nao vo ai parece que esta linda
Por: joelio

eu conheco essa cidade maravilhosa,meu pai mora ai com meus irmãos sempre que dar eu vou para ai, eu moro na bahia vinte e oito anos mais adoro tomar de geru.conhecou a secretaria de saúde ela é uma perssoa maravilhosa quem ainda ñ foi a tomar de geru pode ir que ñ vai se arrepender beijos.....
Por: sandra matos dos santos

e uma cidade muita bonita quem nao conhesse var conhesser.
Por: simara de jesus

ola sou gabriel um pessoa simples que mora na cidade mais querida do estado de SERGIPE,GERU,...
Por: gabriel

sou de tomar do geru um cidade maravilhosa ,,valeuuu;;;
Por: gabriel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tomar do Geru
Fundação:
1953
Altitude:
170m
População:
13.763 habitantes
Área:
337,1km²
Densidade Demográfica:
40,83hab/km²
CEP:
49280-000

Envie seu comentário sobre Tomar do Geru

banner