Tobias Barreto

Tobias Barreto-SE
banner

Bem-vindo a Tobias Barreto!

banner

Comece planejando a sua viagem para Tobias Barreto utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Tobias Barreto e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Tobias Barreto.

A cidade de Tobias Barreto, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1835. A localidade está em uma altitude de 158m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 42.865 habitantes. A área total de Tobias Barreto é de 1.119,1km², e sua densidade demográfica é de 38,3hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tobias Barreto-SE é 49300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tobias Barreto

Roteiros do Brasil

Região Pólo Sertão das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Tobias Barreto surgiu no final do século XVI, em um sítio de aproximadamente 40 tarefas, onde apareceu uma imagem de Nossa Senhora , local que é hoje sede do município. Em sua homenagem, os camponeses construíram uma capelinha e fizeram residências em volta dela formando uma aldeia batizada de Paraíso, informa o livro Tobias Barreto, a Terra e a Gente , do escritor tobiense Aderbal Correia Barbosa.
Logo depois para surpresa dos moradores da recém-criada povoação, a imagem desapareceu. Dias depois ela foi encontrada dentro de um matagal nas proximidades da povoação. Os habitantes do povoado a conduziram de volta à capela, mas pouco tempo depois ela desapareceu outra vez, sendo encontrada novamente no mesmo matagal , diz o livro.
Por causa desse fato, os moradores derrubaram a mata nesse local e construíram outra capelinha, onde hoje fica a Igreja Matriz Nossa Senhora Imperatriz dos Campos. O novo povoado recebeu o nome Capela de Nossa Senhora dos Campos de Rio Traripe (hoje Rio Real), por estar situado às margens desse rio. O nome do povoado foi se simplificando, passando a se chamar Rio Real de Cima, Campos do Rio Real e depois simplesmente, Campos.
Surgiu a povoação numa vasta planície à margem esquerda do Rio Real, em uma região ecológica de Campos, daí, uma de suas toponímias.
Afirma-se que foi o descobridor das minas de prata do sertão nordestino, Belchior Dias Moreira, conhecido também como Belchior Dias Caramuru, quem fundou a povoação.
Conforme os registros sobre a história do surgimento do município, Belchior Dias Moreira possuía currais nas proximidades do Rio Jabeberi e Rio Real, em volta da área que viria a ser a cidade de Tobias Barreto, e que ali chegou em 1599, após a conquista do território sergipano por Cristóvão de Barros.
As terras do atual município pertenciam ao famoso morgado de Belchior Dias que, após um século de sua morte (1622), muito pouca coisa aconteceu em termo de prosperidade. O motivo desse marasmo foi às desavenças entre o arcebispo da Bahia, Garcia D´Ávila (administrador de bens de Belchior Dias), que não concordava com a edificação da Capela de Nossa Senhora dos Campos, cujos limites ainda estavam subordinados à jurisdição de Lagarto. As terras compreendiam uma área que se estendia de Lagarto até Itapicuru, na Bahia.
Em 1674, um neto de Belchior Moreira, o coronel Belchior da Fonseca Saraiva Dias Moreira, foi nomeado para reprimir os negros fugidos cuja jurisdição se estendia da Torre de Garcia D´Ávila até o Rio São Francisco. Foi nesse período tumultuado que se criou o distrito do Rio Real, do qual a povoação de Campos estava subordinada.
Assim, a luta pela construção da Capela de Nossa Senhora, via-se coroada de êxito com a criação da freguesia de Nossa Senhora dos Campos do Rio Real, em 20 de outubro de 1718, pelo arcebispo da Bahia, Dom Sebastião Monteiro da Vide. Em 1757, a freguesia tinha 125 sítios de pastores e agricultores e população 1.350 habitantes. Sua extensão era de 20 léguas. No fim do século XVIII, Campos era o maior centro de exportação de couro e sola da capitania de Sergipe.
Em 1808 a freguesia tinha uma população de 2.618 habitantes, sendo mil brancos, 500 pretos e os demais mestiços. A criação de gado era a principal atividade econômica. Conforme informação da Enciclopédia dos Municípios, o movimento do comércio de gado na feira já era de 2 mil cabeças. Por outro lado a agricultura era tão inexpressiva, que os habitantes iam comprar farinha no município de Estância. Atualmente, o movimento do comércio de gado ainda é grande. São vendidos na feira, todas as segundas, de 800 a 1000 cabeças. Alguns anos depois, os moradores de Campos conquistaram mais uma vitória, com a criação da Vila de Campos, por decreto provincial de 17 de janeiro de 1835, desanexada de Lagarto.
Em 1909, pela lei n. º 550 de 23 de outubro, Campos é finalmente elevada à categoria de cidade. São vários os povoados do município de Tobias Barreto. Dentre eles destacam-se: Agrovila, Barriga, Campo Pequeno, Candeias, Campestre do Abreu, Curtume, Jabeberi, Monte Coelho, Patos , Pilões, Capitoa, Nova Brasília, Alagoinhas, Poço da Clara, Sutero, Roma, Saquinho, Campo Grande, Boiadeira e Vila de Samambaia. 

Significado do Nome

Em 31 de dezembro de 1943, passou a designar-se Tobias Barreto em homenagem a um dos ilustres filhos da Terra: Tobias Barreto de Menezes. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Tobiense

População:

48.039 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

32º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Agreste Sergipano 

Limites:

Com Itabaianinha, Tomar do Geru, Riachão dos Dantas, Poço Verde e o Estado da Bahia. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

105 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Casa de Tobias Barreto

Quem chegar ao município não pode deixar de visitar a casa onde Tobias Barreto nasceu, o Memorial a Tobias Barreto, a Serra da Canine, o Cruzeiro do Século, a Igreja Matriz de Nossa Senhora Imperatriz dos Campos, as lojas de bordados e confecções.

Comidas Típicas

São muito apreciadas as comidas típicas locais, quais sejam: carne de sol com macaxeira, carne ensopada, sarapatel e galinha caipira. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- 5 e 6 - Acontece a festa dos Santos Reis. Tem apresentação de grupos folclóricos.

 Fevereiro

Acontece o carnaval da cidade, festejado com trios elétricos em blocos tradicionais como: Tribo Santo Antônio e Piranhas (homens caracterizados de mulheres). Na semana Santa há os festejos religiosos na Igreja Matriz, vias sacras pelas ruas da cidade e queima de Judas, nos povoados.

 Junho

É um mês movimentado. Há a Semana da Cultura alusivo a Tobias Barreto, festejos juninos durante todo o mês com forró em toda a cidade, passeio de carroças, casamento caipira, queima de fogueira em todas as residências, queima de fogos e concurso de quadrilha.

 Agosto

15 - Tobias Barreto acorda com a alvorada festiva em honra da sua padroeira, Nossa Senhora Imperatriz dos Campos. A festa é precedida por um concorrido novenário. No dia Santo, há missa festiva e concelebrada e procissão com a imagem da santa pelas ruas da cidade.

 Outubro

Há as comemorações do dia da criança, com desfile das escolas e exposição agropecuária, com a participação das crianças da região. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TOBIAS BARRETO

E-mail: [email protected]

Telefones: (79)3541-2067

Sites: http://www.tobiasbarreto.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO DE TOBIAS BARRETO:

Av. Luis Alves Filho S/N Centro
Telefone (79) 3541-1381

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mails: [email protected]

Telefones: (79) 3541-2220

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Tobias Barreto

Amo de paixão esse cidade, morei durante seis ótimos anos nesse lugar e foram uns dos melhores anos da minha vida. Hoje moro no Goiás mas pretendo voltar a morar em Tobias. Êta terra boa.....
Por: silvia abbes

Eu sou de lá. Não moro. Adoro Tobias!Lá é uma cidade como muitas outras do interior.Só que lá tem um povo engraçado,hospitaleiro e festeiro.
Por: Cristina

estou com um amigo que gostaria de memostrar alem de sua cidade tobia barreto o seu povoado de barriga, infelizmente nao tem estas fotos ou seja de nunhum povoado. por favor coloquem para que eu paossa aprecialas . do rest tudo bem
Por: paulo silva

tobias é a capital dos bordados visite essa maravilhosa cidade vc vai gostar muito
Por: jinaldo

morei nesta cidade nos anos 85 e já amava esta cidade. vim p/sp por motivo familhar e nunca mais voutei. sou paulista estou morando em sp.mas o meu coração esta em tobias barreto lugar de gente feliz.
Por: marcos paulino

Já fui a Tobias e adorei e uma cidade maravilhosa cheia de brilho que me encantou
Por: claudinete

cidade maravilhosa, onde se pode descansar e viver a vonta de . povo de grande fé cristâ. Eu amo essa grande cidade, a capital das confecções.
Por: Edson santana

oi eu sou Clayton, ja morei em Tobias na lagoa da porta e ja faz muitos anos que fui embora mas tenho muita saudade te voltar, sou filho do tonho da banda forró katu, filho da maior doceira dessa cidade e irmão do Pelé. provavelmente irei fazer um passeio no ano de 2010 deixo um forte abraço para todos dessa maravilhosa cidade.
Por: clayton paulo de almeida

Tobias barreto e cidade onde o meu pai nasceu , e eu já estive ai pois e muito boa para passar as ferias com a familia .
Por: Elbio Augusto Dos Santos

eu visitei tobias barreto e estou encantado por tanta beleza,pessoas super gentis hospedeiras,e em abril quero poder visitar a cidade mais uma vez.pois a cidade esta de parabens e o povo de tobias esta de parabens tambem por morar em cidade maravilhosa,pretendo um dia poder morar em tobias um grande abroço a todos.sou da bahia e mim chamo alex alves.
Por: alex

adoro minha cidade apesar dnao morar mais ai a 13 anos estou morando em ubatuba sp pretendo um dia ir morar ai gosto da hospitalidade das pessoas,um abraco forte para todos os meus conteranos.
Por: valdecom oliveira de jejus

essa cidade é muito maravilhosa.eu sou dair mas moro atualmente em SP.
Por: oliveira

gostei dessa cidade eu sou de roraima e adorei essa cidade ??? no final do ano eu cohecer o estado de sergipe e tabem vou da uma passada ai em tobias barreto pra comcher
Por: eduardo

EU CONHEÇO TOBIAS COM A PALMA DA MINHA MAO E POR ISSO POSSO DISSER Q E UMA CIDADE ESPETACULR
Por: ISLANE DE JESUS MELO

nunca e a primeira vez que eu estou patisipando por que tobias e minha terra tenho a minha maé que mora air ensta cidade estou muito feliz por ter da seta depoimento quero parabenisar a nosa cidade que muito bonita
Por: Leonildo dos santos batista

morei muito tempo em tobias barreto mais a dez anos atras eu vim pra sp e não voutei mais eu to com saudade mesmo e da minha madrinha q eu adoro muito além dessa cideda maravilhosa q se chama tobias barreto quem não conhece tem q conhecer e quem ja conheceu não concegui esquecer um abraço pra todos de tobias
Por: danie primo do junio dançarino eu acho q vc deve saber quem e

Conheça essa maravilha de cidade, que é um pedacinho do ceu. Nasci e me criei em Itapicuru mas adoro tobias q sempre minha mae eatava lá fazendo compras. hoje moro no Rio e q saudades que eu tenho de Tobias. Lembrei da canção do exílio. kkkk
Por: fernando

ADOREI O LUGAR , FORA DE SÉRIE , DEVE TER SERGIPANAS LINDAS
Por: MILTON DE ABREU CAVALCANTE

sou natural de Itapicuru-Ba e adoro Tobias Barreto.Atualmente moro em Sao Paulo e sinto muita saudade das micaretas,das feiras e povo maravilhoso dai,principalmente da mulherada dai.Abraços.
Por: arnaldo

Ow saudade da minha terrinha,lugar cheio de gente bonita,com muitas festas boas para se divertir,e com uma religiosidade que naum encontrei em são Paulo,amo minha cidade,e tenho orgulho de ser Tobiense.
Por: Carla R.Santos

Tobias Barreto tem turismo: casa de cultura Zé Meneses, Memorial de Tobias Barreto, praça de Brasília, Mirante da oração, Serra de Madeiro, Serra de macacos, RECANTO DA SERRA, turismo rural: trilha, museu, banho de bica. CONHEÇA 79 99249103-- 79 98194346. OU recantonoticias.blogspot.com SOU RADIALISTA E PROFESSOR.
Por: PEDRO MENESES

essa cidade e maravilhosa muito gostosa para pacia descansa curte o carnaval o sao joao ferias em tobias barreto e tudo de bom eu recomendo um grande beijo em todos dai
Por: simone dias

Minha unica visita em Tobias foi em 1995, foi inesquecível ,pois a família de minha esposa moram , bom eu tão logo que puder voltarei ! Nilson do Vidigal - Rio de Janeiro.
Por: sebastião dantas dos santos filho.

nasci em tobias moro em são Paulo ,a 18 anos mais o meu sonho e volta para minha cidade amo tudo e todos sai dai pequena mais paresser que estou ai todos os dias quando falo com minha mae fico imagimando a beleza da cidade amo a todos um dia eu volto.
Por: maria cristina dos santos ricarte

amei as fotos mederam mais saudades a cada ano fica mais bonita com fé em deus no proximo carnaval estarei ai parabens tobias
Por: maria cristina dos santos ricarte

minha cidade que amo de mais lembraças boas,.Lugar traquílo de se morar,abençoado por deus.Te amo Tobias!!!!
Por: Nazré

bom tudo de bom fas 15anos q sair da ir mas nao esqueso da ir bom de mais vou ai no sao joao se deus quiser e ele quer brigado ; .... mande sempre notisias da ir meu orkut e o mesmo do email.
Por: luciano mateus de menezes

CONHEÇO E FREQUENTO A CIDADE TOBIAS BARRETOS HÁ MUITOS ANOS. HOJE A CIDADE DE TOBIAS É AGRACIADA POR RESTAURANTES, SORVETERIAS, PASTELARIA, PZZARIA, ALÉM DE PROPORCIONAR AOS SEUS MORADORES VÁRIAS PROPOSTAS DE EMPREGO. E NÃO SE PODE DEIXAR DE COMENTAR SOBRE O CARNATOBIAS QUE É UM DOS MELHORES CARNAVAIS DO BRASIL, ANTECIPADO. POR ISSO, VOSITE A CIDADE TOBIAS BARRETO.
Por: ANGELA COSTA

eu sou de tobias moro em sao paulo a 18 anos estou pretendendo morar air
Por: Rubens jesus santos

sou de tobias, convivi aí até os meus 18 anos, moro em sp há 16 anos...sempre q dá eu vou aí visitar a minha família q mora aí. eu tenho paixão por tobias, o povo aí tem um calor solidário q eu nunca vi igual...e sem falar nas festas maravilhosas...um dia com fé em deus eu volto a morar aí. sou sergipana de corpo e alma........
Por: nina

naci nesta cidadegosto muito a cinco anos que sair mas pretendo voltar logo
Por: sandra imperatriz

EU ESTIVE EM TOBIAS BARRETOS,EM2002 MOREIE POR 3 MESES ADOREI,PENA QUE PERDI O CONTATO C OS MEUS AMIGOS Q AINDA MORAM AI,MAS GOSTARIA MUITO DE PODER REVE-LOS
Por: VALERIA

adoro essa cidade,ñ moro ai mas tenho um prazer enome quando vou ai.cidade maravilhosa.pretendo um dia mora ai.bjsssssssss
Por: DANNY OLIVEIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tobias Barreto
Fundação:
1835
Altitude:
158m
População:
42.865 habitantes
Área:
1.119,1km²
Densidade Demográfica:
38,3hab/km²
CEP:
49300-000

Envie seu comentário sobre Tobias Barreto