Pirambu

Pirambu-SE
banner

Bem-vindo a Pirambu!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Pirambu, informações e fotos da maravilhosa Pirambu. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Pirambu, recomendadas por internautas.

A cidade de Pirambu, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 4m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.546 habitantes. A área total de Pirambu é de 199,2km², e sua densidade demográfica é de 32,86hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pirambu-SE é 49190-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Muitos conhecem Pirambu unicamente como uma praia da capital sergipana. Mas a verdade é que a Pirambu é um pequeno município, que conta com economia, geografia e povoados próprios, na faixa litorânea do estado.

É certo de que o que mais chama a atenção é a extensão da praia, que em cada um de seus espaços reserva uma nova surpresa para o visitante. Em algumas partes é possível contar com trechos realmente desérticos, enquanto outras estão repletas por dunas que garantem a diversão para todas as faixas etárias. Além disso, uma área da praia é também reservada para a desova de tartarugas marinhas que, por sua vez, são monitoradas e cuidadas por uma base do famoso projeto Tamar, também instalado na região.

Uma característica bem interessante de Pirambu é o fato de que a cidade é sempre quente, e os meses de chuva são entre março e agosto: mas as temperaturas dificilmente caem da faixa dos 26 graus. Porém, o que chama mais a atenção é a sua vegetação, que ganha as mais variadas formas durante as estações do ano: manguezal, caatinga, capoeira, cerrado, higrófila e assim por diante.

É em meio a essa louca oscilação geográfica e de vegetação que várias tribos sergipanas estão localizadas. Os povoados de Bebedouro, Lagoa Redonda, Alagamar, Maribondo, Baixa Grande, Aguilhadas, Lagoa Grande, Água Boa e Aningas demarcam o território de Pirambu.

O grande destaque vai para a Lagoa Redonda, já que lá no alto de suas dunas é possível ver o Oceano Atlântico de um lado, e o manguezal característico da região, do outro. Mas para os que querem aproveitar o passeio para a realização de esportes radicais, a Lagoa do Sangradouro se destaca: lá é possível fazer sandboard em dunas que chegam a até 25 m de altura!

Além da praia, o município reúne também outros atrativos para quem procura o destino para o turismo ecológico e para a simples apreciação da natureza em sua belíssima e natural essência. O principal rio da cidade é o Japaratuba, além dos rios de Papagaio, Sapucaia, Poxim e Brito.

Por fim, a região está também repleta de lagoas: lagoa de Pirambú, Redonda, Santa Isabel, Catu, Titaras e a própria lagoa do Sangradouro, que é a maior de todo o estado e ainda deságua no próprio oceano Atlântico, onde está também o povoado de Lagoa Redonda.

Informações de Pirambu

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa dos Coqueiros

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município, antes chamado de Ilha, é um dos maiores centros pesqueiros do Nordeste e também possui belas praias.
Há informações de que a povoação começou a ser habitada em 1911, inicialmente por índios e depois por pescadores que exerciam a atividade nos rios Pomonga e Japaratuba, e no Oceano Atlântico, que banha a cidade.
As primeiras casas rústicas, todas de palha, foram construídas no início do século passado, quando os habitantes, seminômades, passaram a se fixar no local, produzindo também a agricultura de subsistência. Nessa época eles sobreviviam com o comércio feito através da troca de produtos que, além da pesca e da agricultura, incluía também a caça.
Segundo os antigos moradores, o frei Fabiano veio do convento Santo Antônio, na Bahia, para explorar o território entre as barras dos rios Japaratuba e São Francisco. Ele encontrou na povoação apenas cinco casas. Havia também as palhoças dos pescadores Pedro Alexandre, Pedro Bevido, João Francisco do Nascimento, Manuel Demeriano e Pedro Maconha - este último que teria pescado o peixe que denominou a cidade.
Foi em 1911 que José Amaral Lemos comprou as terras pertencentes anteriormente a Manoel Gonçalves, onde instalou uma casa de comércio. No dia 30 de novembro ele fundou a colônia de pescadores, existente até hoje, entidade que representa os pescadores. Já o Condepi, que representa os donos de barcos, só foi criado em 1986.
Em 1912, com a ajuda do senador Gonçalo Faro Rollemberg, foi construída a igreja. Logo depois, ele trouxe da França a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que se tornou a padroeira da comunidade pesqueira. Foi a partir daí que a colônia passou à condição de vila.
Após a morte de José Amaral Lemos, seu filho Walter Amaral vendeu as terras a Lourival Bomfim. Já em 1934, Pirambu era o principal pólo turístico de Japaratuba, antiga sede dessa vila, que passou à condição de povoado assim que Japaratuba emancipou-se de Capela.

Significado do Nome

 

Nada mais sugestivo para uma cidade nascida de uma colônia de pescadores do que ser batizada com o nome de um peixe. E é exatamente o que acontece com Pirambu, cidade a 76 quilômetros de Aracaju, que foi denominada em homenagem a esse peixe bastante comum na região.

Aniversário da Cidade

 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Situada no litoral norte de Sergipe, numa região conhecida como Costa dos Manguezais, a cidade de Pirambu é uma das mais visitadas do estado. Com localização privilegiada, na foz do Rio Japaratuba, banhada pelo Rio Pomonga e pelo Oceano Atlântico, a cidade é considerada um dos maiores centros pesqueiros do nordeste. Atualmente, omunicípio conta com uma população aproximada de 9 mil habitantes e tem apresentado desenvolvimento nos últimos tempos. A cada ano Pirambu reforça a sua vocação para o turismo. Lagoas, dunas, manguezais, trilhas e cachoeiras são cenários perfeitos para curtir bons momentos e relaxar. Vale conferir também a Reserva Ecológica de Santa Isabel, que é mantida pelo Projeto Tamar e abriga um dos principais centros de estudo das tartarugas ,arinhas. Além das belezas naturais, a grande quantidade de festas e eventos ao longo do ano atrai milhares de pessoas de várias partes do país.
Essa característica faz de Pirambu o lugar ideal para desfrute de turismo ecológico, lazer e dos prazeres da mesa, com a diversidade de peixes e frutos do mar, além de divertimentos, em bares e casas noturnas.
Quem lá visitar, confirmará a fama da fartura que se evidencia principalmente de camarões. Na desembocadura do rio Japaratuba, há o terminal pesqueiro que no período de pesca movimenta mais de 40 barcos deslizando para o alto mar, fazendo parte de um dos belos cenários da praia. A volta dos barcos movimenta a economia da cidade, as duas fábricas de gelo desovam sua produção, os comerciantes que levam camarão para cidades como Salvador, Maceió e Recife se revesam na espera do produto sempre absorvido pelo mercado. O siri patola que é pescado em alto mar e era descartado por ignorância do sabor, agora é disputadíssimo pois uma fritada do mesmo tem sabor igual ou superior a qualquer prato de camarão.

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Como Chegar: No sentido de Aracaju para Maceió pela BR-101, entra no Km 48 no sentido de Japaratuba seguindo então para Pirambu. Outras opções de chegada, ou se preferir pela BR 101 sentido Santo Amaro das Brotas. Pela ponte Construtor João Alves, que liga Aracaju-Barra dos Coqueiros, a distância é encurtada para 30 Km.

Localização: Situada a 30 km de Aracaju, entre os municípios de Japaratuba e Barra dos Coqueiros no eixo do Litoral Norte.

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

30 Km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Atrações Turísticas:

Reserva Biológica de Santa Izabel -
Possui 2.776 ha e 45 km de extensão de praias. Foi criado por decreto em 20/10/88 para proteger delicados ecossistemas costeiros compostos de dunas fixas e móveis, manguezais e lagoas temporárias e permanentes. Além da importante ocorrência de tartarugas marinhas, é uma região de proteção de outras importantes classes de animais e vegetais.

Projeto Tamar - Na Reserva Biológica de Santa Isabel está a sede do Projeto Tamar, criado nos anos 80 pelo Ibama, para preservar as espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção que desovam no litoral brasileiro. Várias bases foram implantadas, merecendo destaque a de Pirambu. O Estado de Sergipe é o maior sítio reprodutivo do Brasil da espécie Lepidochelys olivacea, conhecida como a menor tartaruga do mundo. As bases de pesquisa em Sergipe totalizam 131 km de praias monitoradas. O Projeto Tamar realiza junto à população local um trabalho de educação ambiental e de resgate do artesanato e da cultura regional.

Trilha das Dunas - São 14 quilômetros de belas e imensas dunas douradas. No caminho, vegetação típica litorânea e a vista panorâmica da reserva Ecológica de Santa Isabel.

Cachoeira do Roncador - Encravada no meio das dunas, 1 km distante do mar. Chega-se a ela através de uma pequena caminhada por caminhos pouco freqüentados.

Lagoa do Sangradouro - Cercada de dunas móveis, inspira as famosas lendas contadas pelos pescadores locais.

Lagoa Redonda - Tem forma circular, daí o nome. Segundo a lenda, já realizou muitos sonhos casamenteiros: banhar-se cinco dias consecutivas na lagoa é consolidar amizade e amor eterno.

Pedra Pré-Histórica  - Nas aguilhadas encontramos um marco que, segundo os estudiosos, indica a passagem dos Fenícios há 1.600 anos (a.C.). Na fazenda Arapiraca, onde está a pedra, já foram encontrados ossos de animais pré-históricos.

Mirante - Platô localizado no povoado de Aguilhadas. Vista panorâmica da Serra de Itabaiana, da cidade de Aracaju e do Porto de Sergipe.

Passeio de barco ao Japaratuba e Manguezais - Participe do passeio de barco/jangada pelo estuário do rio Japaratuba e pelos manguezais, regado a muita água de coco e frutas tropicais exóticas da região; e no final do trajeto, saboreie mariscos como siri, aratu e camarões, acompanhados de sua bebida preferida ou deliciosos sucos de frutas. Essa aventura gastronômica e ecológica supera tudo que você pode imaginar. O mangue representa um ecossistema fundamental ao equilíbrio ecológico e preservação de espécies que nele encontram o habitat para garantir sua sobrevivência, como garças, caranguejos, ostras, guaiamuns e outras espécies não muito conhecidas, que também fazem parte desse ecossistema, que é respeitado pelos moradores do local, mantendo-se ali uma convivência harmoniosa.

 

hspace=0 EVENTOS

Eventos e Festas Populares:

Festa das Cabacinhas - O evento mais antigo da cidade, onde toda a população participa, trabalhando ou se divertindo. As mulheres produzem bolas de cera cheias dágua compradas pelos adeptos das brincadeiras, para jogar nos amigos. - Se realiza em janeiro.

Semana da Culturarte - Congrega artistas regionais, em apresentações públicas estimulando principalmente os jovens da cidade. - Coord. IBAMA se realiza em fevereiro.

Grupos Folclóricos - Ilariô.

Carnaval - Marcado pela presença da multidão. Destaque pela qualidade de segurança onde a polícia estadual monta um esquema muito bom. Vale destacar que Pirambu recebe 60.000 pessoas neste período.

N. S. de Lourdes - Padroeira da vila, no mês de fevereiro se realizam as festividades religiosas que atraem pessoas de vários municípios vizinhos.

Quadrilha das Tartarugas - Marca os festejos juninos de Pirambu - se realiza em junho.

Reveillon - Realizado em Dezembro, festa marcada por diversas festividades. 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Pirambu.

 

hspace=0 

hspace=0 (79) 3276-1565

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.cnm.org.br

              www.piramarpousada.com.br

               www.pirambu.se.gov.br

               www.infonet.com.br

               www.agencia.se.gov.br

 

Comentários de Pirambu

CIDADE DE MUITA PAZ, PEIXES,CAMARÃO,GEMTE BONITA, AGUAS QUENTES E O RESTAURANTE PIRAMBELEZA COMPLETA A BELEZA, COM FRUTOS DO MAR DELICIOSOS. EXISTE,DUNAS,LAGOAS, CACHOEIRAS E LAGOAS MARAVILHOSAS. ALEM DE CONTAR COMVARIOS HOTEIS E POUSADAS, VENHA CURTIR A RESERVA SANTA ISABEL, O PROJETO TAMAR
Por: RUI BOLIVAR DE LIRA SALES

Bom , estive em Pirambu ano passado, na época estava com meu namorado, hoje ex. Amei a cidade o povo , as comidas, enfim, foi maravilhoso !!! Pena que meu ex, não mestá mais comigo pois gostaria de repetir a dose, mas irei sem ele, só preciso que me indiquem pousadas . Edna Galvõa.
Por: Edna F. F. Galvão

Eu amo pirambú.Meu filho guilherme e eu,já tivemos o privilegio de morar lá.Pode demorar mil anos,mas eu tenho fé em Deus que ainda voltarei pra pirambú. Um beijo Mizael. Patricia (Caruaru-PE)
Por: PATRICIA DE FREITAS SILVA

É TUDO DE BOM, COMIDA MUITO BOA E DE PREÇOS ACESSIVEL, UM APOIO DE PRAIA MUITO BOM. E O ATENDIMENTO E EXCELENTE. SERGIPE ESTA DE PARABÉMS.
Por: PAULO AZEVEDO

Tive o prazer de conhecer Pirambu, morei lá durante um ano e fui muito feliz, pretendo passar minhas ferias lá em 2010 e não vejo a hora desse dia chegar. Se vc não conhece Pirambu então faça uma vizita vc não vai se arrepender. bjos
Por: Zenauria

esse lugar é dos mas lindos que je conheçir é maravilhoso esta ai
Por: marcelo

Pirambú, é uma cidade pequena, humilde, com uma costa marítima muito linda,localizada no estado de Sergipe, porém seu povo é hospitaleiro, acolhedor e de uma alegria só, sabe de fato acolher o visitante. eu, tive a oportunidade de passar o reveillon de 2010, e, foi maravilhoso; parabéns para acidade e, o seu povo.
Por: FRANCISCO PIMENTA

Pirambú, berço de gente acolhedora, forte, de fibra e com muito amor no coração. em Aguilhadas conheça a familia Biriba,representada pela pessoa do Sr Marcos Biriba, um de seus filhos mais queridos.
Por: otagnan biriba

Eu adoro esse lugar .Estudei no Colégio Jose Amaral lemos, e deixei uma grande amiga que se chama Silverle. Sinto muitas sodades!
Por: Maria Josecleia

Não existe lugar tão bonito no estado de sergipe quanto Pirambu
Por: VALDEMAR BISPO DO NASCIMENTO

Sim conheço mas faz 10 ano que estou em Curitiba.Não voltei mais.
Por: magna andrade de bortoli

sou de aracaju e levei o meu esposo paulista p conhecer sergipe e ele adorou o carnaval de pirambú amo minha cidade e estou levando mais 4 amigos para conhecer tambem moro em sao paulo mais todo carnaval tem que ser em pirambu
Por: rose e claudinho

Muito boa a cidade de Pirambu estão todos de parabens
Por: Francisco Mesquita

EU SOU DE AEBOQUIM E ESTOU NA AMERICA USA E VOU VOLTAR ESTE E UM BOM LUGAR P\ SE VIVER C\ A NATUREZA JESUS
Por: CICERO DE JESUSUS

essa cidade é muito linda vale a pena ir la e conhecer as belezas naturais,sem falar do carnaval que é tudo de bom.... pense numa coisa boaaaaa
Por: miliane gois silva

Pirambu é o lugar mais lindo do mundo!!! Um dia vou morar aí, quero ter uma qualidade d vida melhor, viver sem pressa, aqui em São Paulo só se pensa e se fala em trabalho, trabalho e mais trabalho.
Por: Ana Paula

Conheci Sergipe em outubro de 2009 e me apaixonei pelas suas cidades históricas e pela praia de Pirambu,praia de areias fofas e comidas soberbas.Visitei na ocasião o Projeto das tartarugas-olivas e presenciei uma aula incrível de civilidade às crianças do lugar com relação a preservação ambiental.Fiquei fascinada e pretendo voltar a esse pedacinho do paraíso que é Pirambu!!!
Por: Iracema Souza Curitiba

Conheci o estado de Sergipe em outubro de 2009 e visitando Pirambu conheci suas praias de areias fofas,comida farta no Pirambeleza e o povo hospitaleiro,que me traz saudades.Assisti uma aula de civilidade e preservação ambiental no Projeto TAMAR das tartarugas olivas,fiquei encantada com a comunidade local e seus lugares puros e tranquilos.É um lugar que se deve visitar!!!
Por: Iracema da Silva Souza-Curitiba

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pirambu
Fundação:
1963
Altitude:
4m
População:
6.546 habitantes
Área:
199,2km²
Densidade Demográfica:
32,86hab/km²
CEP:
49190-000

Envie seu comentário sobre Pirambu