Lagarto

Lagarto-SE
banner

Bem-vindo a Lagarto!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Lagarto, informações atualizadas sobre a cidade Lagarto, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Lagarto.

A cidade de Lagarto, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1698. A localidade está em uma altitude de 183m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 77.427 habitantes. A área total de Lagarto é de 962,5km², e sua densidade demográfica é de 80,44hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lagarto-SE é 49400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Distante em aproximadamente 75 quilômetros de Aracaju, Lagarto é uma cidade que respira cultura e preserva suas origens. O estado de Sergipe é um grande reduto de cultura, mas Lagarto transpira isso de uma forma bem intensa através dos inúmeros eventos que acontecem na cidade durante o ano.

Lagarto possui uma população de pouco mais de 100 mil habitantes. A economia da cidade se baseia intensamente na plantação, tratamento e exportação do tabaco, mas conta com um setor industrial forte, principalmente na fabricação de móveis. O artesanato local é bem desenvolvido, contando com mais de 500 lojas especializadas em toda a cidade.

A falta de praias

Lagarto é uma cidade do Nordeste brasileiro, mas não tem praias. Todos sabem que a fama turística de praticamente todo o Nordeste é dada principalmente pelas suas belas praias, salvo algumas exceções, como é o caso de Juazeiro do Norte, no Ceará e Petrolina, em Pernambuco. Comparações à parte, Lagarto é uma joia no interior de Sergipe e consegue atrair muitos visitantes, principalmente pelas manifestações culturais que acontecem durante praticamente o ano inteiro.

Festas

As duas principais festas da cidade são a Festa da Mandioca e a Silibrina. A primeira é um evento para comemorar a produção da mandioca na cidade, já que o município é um dos maiores produtores deste produto no Nordeste. Já a Silibrina é como uma preparação para as festas juninas que acontecem na cidade. Essa é a festa mais antiga de Lagarto, em alguns anos consegue atrair mais visitantes do que as próprias festas juninas.

Turismo religioso

Lagarto é uma cidade extremamente religiosa. Possui seis paróquias dedicadas a várias santas e a atividade religiosa é bastante intensa na cidade. Durante todo o ano acontecem romarias, quermesses, novenas e outros eventos relacionados ao catolicismo e ao protestantismo, uma vez que nem todos os habitantes da cidade são católicos. Inclusive, um dos principais eventos da cidade é a Lagospel Music, que reúne artistas da música gospel nacional.

A principal forma de chegar a Lagarto é pelo aeroporto de Aracaju. De lá, é possível ir de carro, ônibus ou vans fretadas. Aproveite sua ida ao Nordeste para conhecer uma cultura única e comprar muitos itens artesanais!

Informações de Lagarto

Roteiros do Brasil

Região Pólo Sertão das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A ocupação do território de Lagarto, remonta à segunda metade do século XVI. Por volta de 1.575, para aí se deslocaram, atendendo a pedido dos Índios Kariris (habitantes das margens dos rios Jacaré e Piauí-Açu) , dois missionários da equipe de Manuel da Nóbrega: Jesuítas João Solônio e Gaspar Lourenço, acompanhados de cerca de 20 soldados.
Com a ajuda dos silvícolas eles fundaram, na margem do Jacaré, uma igrejinha sob a invocação de São Tomé, o Apóstolo. Governava o Brasil, nessa época, Luís Brito de Almeida, que às voltas com a escassez de mão-de-obra para a agricultura em Salvador, mandou aprisionar os índios e atear fogo nas malocas. Das lutas, além da morte do cacique Surubim, resultou o aprisionamento da maioria dos homens. Os poucos que conseguiram escapar das tropas do Governador Geral refugiaram-se na Serra do Canguim, hoje Fazenda Mussurepe.
Dos passos iniciais do povoado, dá-nos notícias o Padre Inácio Toloso. Em correspondência ao seu superior, Manuel da Nóbrega, o religioso afirmava: ....passando nas barrancas do rio Jacaré, deparei-me com uma povoação índigena, bem como com uma igrejinha que foi dito ter o nome de São Tomé, o Apóstolo, dois jesuítas cuja catequese benfazeja deve-se a Gaspar Lourenço e João Solônio que viviam nos confins das florestas virgens desta terra.
A segunda fase da ocupação de Lagarto tem início por volta de 1596, com a distribuição de sesmarias a Gaspar de Menezes, Gaspar dAlmeida, Domingos Werneck Nobre e Antônio Gonçalves de Santana, dentre outros. Com eles nasceu o povoado de Santo Antônio, cujo artífice principal foi Santana, que aí construiu uma igrejinha, inaugurada em 13 de junho de 1604, nela colocando as imagens de Nossa Senhora de Santana e Nossa Senhora da Conceição. Plantava-se, assim, no solo lagartense, um dos instrumentos do colonizador: a fé, simbolizada na igrejinha que, ao lado do carro de boi, compõe o binômio originário de centenas de localidades nordestinas ao longo dos anos. Também em 1604, às margens do Riacho Urubutinga, estabeleceu-se Muniz Álvarez, que, juntamente com sua família dedicava-se à criação de gado.
O povoado crescia aos poucos. Foram surgindo os primeiros engenhos de açúcar, além do cultivo de algodão, milho e feijão. Mas a colonização centralizava-se em duas atividades principais: a cana-de-açúcar e a criação de gado. Em 1645, veio um desastre. Naquele ano, parte da população foi dizimada pela varíola, batizada de bexiga de Santo Antônio. Embora não haja registros exatos do número de vítimas, alguns cronistas afirmam ter perecido num só dia mais de 200 pessoas. Os frades carmelitas que habitavam o Convento dos Forrós dos Palmares correram em socorro dos doentes, transportando-os para o local onde veio a florescer a Praça Nossa Senhora da Piedade, ponto central da futura cidade de Lagarto. Os sobreviventes da epidemia de Santo Antônio reorganizaram-se no novo local, construindo suas casas de moradias. Os religiosos franciscanos fundaram então no lugar denominado Horta, atrás de onde hoje funciona o Parque de Exposições, o Convento de Santa Cruz da Horta. O sítio ficou em poder da ordem até 1916, quando foi vendido a Sérgio Quartel, por Frei Barantera, Superior da Ordem.
Mais tarde foram inaugurados a Igreja Matriz e o Cemitério com capela do Rosário dos Pretos de São Benedito. Já em 1674, era criado o Corpo de Infantaria e Ordenança, tendo como comandante o Capitão Belchior Moreyra. Essa corporação desempenhou papel relevante no combate aos negros fugitivos dos quilombos que atacavam os comerciantes que negociavam com os moradores das fazendas e sítios das localidade. O desenvolvimento agrícola do algodão, cana-de-açúcar, o crescimento do comércio e a criação de gado animaram o crescimento do núcleo populacional. Esse crescimento culminou com a criação da freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade de Pedra do Lagarto, por decreto episcopal de 11 de dezembro de 1679. Territorialmente, a freguesia era das maiores do Estado, compreendendo toda a área da margem direita do Rio Vaza Barris. (A outra margem era o domínio da Freguesia de Santo Antônio de Itabaiana). Posteriormente foram desmembradas de seu território as áreas que hoje constituem, dentre outros, os municípios de Boquim, Riachão do Dantas e Simão Dias, além dos municípios de Jeremoabo, Itapicuru e Inhambupe, hoje pertencentes ao Estado da Bahia.
O primeiro desmembramento deu-se em 1718, com a criação da Freguesia de Nossa Senhora dos Campos do Rio Real.
O distrito de Lagarto surgiu em 1703, enquanto a vila foi criada em 1727, sendo a terceira do Estado de Sergipe, logo após as de São Cristóvão e Itabaiana, sendo também neste ano formada a Câmara dos Representantes. Em 1802, a receita municipal foi de 621$200 contos de réis e a despesa de 48$500 contos de réis, com uma população em torno de 6.000 pessoas. Em 1880, quando a vila foi elevada à categoria de cidade, por Lei Provincial nº 1140, de 20 de abril de 1880, Lagarto era ainda um núcleo populacional pequeno. Além do casario em torno da Praça da Piedade, destacavam-se as Ruas de Fora (hoje Mizael Mendonça), Rua da Vila (Acrísio Garcez), Rua da Glória (Laudelino Freire), e Rua do Choro, onde ficava a cadeia. No Liceu Lagartense, dirigido pelo Padre José Álvares Pitangueira, eram ministradas aulas de Latim, Português, Inglês, Francês, Espanhol e Geometria. Aí se formou em Latim o notável poeta e filósofo Tobias Barreto. D. Marcos Antônio de Souza, na obra Memória da Capitania de Sergipe, relata que o povo se apresentava bem vestido nos dias festivos, fazendo ostentação de sua grandeza. De 1830 a 1860, foram geradas de Lagarto três freguesias: Em 07/02/1834, foi criada a Freguesia de Santana de Simão Dias; em 24/04/1835 a Freguesia de Sra. Santana da Lagoa Vermelha, hoje Boquim e em 27/04/1855, a Freguesia de N. Sra. do Amparo, atualmente Riachão do Dantas
A comarca de Lagarto foi criada através de Lei Provincial no. 379, de 09 de março de 1854 e classificada pelos Decretos nos. 1439, 5.213 e 104, de 23.09.1854, 1º .02.1873 e 26.04.1873, respectivamente.
Após os desmembramentos, a economia local foi fragilizada de tal modo que em 1917, suas receitas de 6:964$980 contos foi inferior à de Boquim. Após 1930 Lagarto reaparece no cenário econômico com extraordinário vigor.
No desenrolar da história, Lagarto permaneceu como um só distrito em sentido judiciário. Sua comarca, conforme Decreto Lei 150, de 15.12.38, abrangia Lagarto, Boquim e Riachão do Dantas. Através do Decreto Lei Estadual 533, de 07/12/44, perdeu Boquim e Riachão do Dantas e ganhou Salgado, que posteriormente passou para Itaporanga dAjuda.  

Significado do Nome

- Existem duas versões acerca da origem do nome Lagarto. A primeira está associada a existência de uma pedra em forma de um Lagarto (teiú ou teijuaçu). Daí a denominação no Decreto Episcopal de Nossa Senhora da Pedra do Lagarto. Segundo o pesquisador Adalberto Fonseca, foram localizados no Riacho Macuna, restos de uma pedra em forma de Lagarto, que segundo o mestre de obras da Prefeitura Municipal, Sr. Antônio de Gracinda, foi quebrada para pavimentar a Rua Acrísio Garcez e colocar meio fio na Praça da Piedade. Tal pedra também é mencionada pelo Padre João de Matos, que menciona o Riacho de Lagarto, em alusão à dita pedra. Também Laudelino Freire, na obra Quadro Corográfico de Sergipe sustenta a versão da pedra. 

- Já o Tabelião Hernani Romero Libório, endossa a tese de que o nome procede de nobres portugueses, a família dos Rodrigo de Noronha, contemplada com uma sesmaria, cujo brasão, esculpido em frente à fazenda era em forma de um lagarto. O nome da fazenda era Brazagão, cerca de 18 quilômetros do Povoado Santo Antônio, distância que coincide com o tamanho da sesmaria concedida, três léguas a partir da Tapera de São Tomé, o Apóstolo. 

Aniversário da Cidade:

20 de Abril 

Gentílico:

lagartense

População:

94.852 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Lagarto oferece muitas alternativas para quem pretende investir. Possui distrito industrial com infra-estrutura pronta para instalação de empresas de todo porte, além de possuir política de incentivos fiscais é o segundo mercado consumidor do Estado de Sergipe, além de servir como pólo regional de desenvolvimento.

Clima:

semi-árido 

Temperatura Média:

24,5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Agreste Sergipano  

Limites:

Simão Dias, São Domingos, Salgado, Riachão do Dantas,Itaporanga d'Ajuda e Campo do Brito  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

75 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Parque Zezé Rocha

Um dos mais completos parques de eventos, no bairro cidade nova, onde se realiza a vaquejada. No resto do ano o local é utilizado para realização de shows com figuras de peso no cenário artístico nacional. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Ocorrem os festejos da confraternização universal.

 Fevereiro/Março

- Há carnaval.

 Abril

- Há LAGARTO FOLIA, que reúne 40.000 foliões de todo estado e de outras regiões.

 Maio

- A FORRORETA.

 Junho

- Os festejos juninos.

 Setembro

- Festa da Padroeira NOSSA SENHORA DA PIEDADE, a exposição e a vaquejada.

 Outubro

- Jogos estudantis.

 Dezembro

- Natal 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGARTO

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3631-9600

Sites: http://www.lagarto.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Lagarto:

Av. Contorno S/N.
Lagarto-SE
CEP 49400-000
Telefone: (79) 3631-1314

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO 2º OFÍCIO REG.CIVIL:

PRAÇA FILOMENO HORA, 89 - CENTRO
LAGARTO-SE
TELEFONE: (79) 3631-2018

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Lagarto

lagarto e o melhor municipio do estado de sergipe mora aqui e mi orgulho di ser lagartense
Por: leandro

gostaria de visitar esta cidade, teria como me indicar um site para obter informaçoes como hospedagem, agente de viagem, etc.
Por: rita marcone

oi eu sou lagartese é moro em santos sp mas eu amo a minha terra querida lagarto a melhor cidade de sergipe
Por: antonio carlos

esa e a melho cidade que ja vir e tenho orgulho de se lagartese
Por: elisangela

achei um showwwwwwwwwwwwww pois e um verdadeiro paraiso combelas paisagens e um laser indiscritiivel
Por: maria elinete nascimento

Sim,conheço e muito bem morei lá durante nove anos,praticamente toda a minha infancia e guardo muito boas recordações... Lá é um lugar maravilhoso de viver.
Por: Mariana

e preciso ter alguas fotos de platacao de fumo madioca milho e outros cutivo que lagarto te .para que as pessoas conheca. e tamben os povoados por quer existe lugares maravilhoso.
Por: elisangela bispo

queria ver mas fotos recentes da cidade de lagarto praças o centro de lagarto centro culturais a bica.
Por: clovis barbosa da silva

lagarto uma cidade ! de muitas festa e gente bonita amor essa ; cidade maravilhosa !!!!
Por: delmo

Amo minha cidade,infelizmente não moro mais ai,mas todo mês eu vou 1vez ficar perto da família e dos amigos.O que Lagarto tem de melhor são as festas e mulher bonita.Valeu!
Por: aelson

largato e uma cidade muito linda eu quero conhecer ela todinha
Por: vilmar

ér , Lagarto mesmo não sendo uma cidade com shopping , e tals é muito legal . As pessoas são alegres e divertidas (:
Por: Ise

Lagarto é,e sempre foi a melhor cidade do interior de sergipe.O melhor de Lagarto é o seu povo hospitaleiro,trabalhador e é tradicionalmente berço cultural do Estado e do Brasil.Além das comidas típicas(arroz de galinha,maniçoba,etc.)Lagarto detém paisagens rurais belíssimas;rios,cachoeiras e serras...Visitar Lagarto e participar de suas festas:vaqueijada,forroreta,São João,micareta e Exposição agropecuária,festa da padroeira,etc é vivenciar a alegria e qualidade de vida das típicas cidades do interior do nordeste em crescente desenvolvimento.Lagarto é apelidada de "Cidade Ternura" e não é atoa não!! Abraços a toda essa gente querida e a essa terra abençoada por Deus!!!
Por: Hermon

eu conheci um cidadão lagartense, e ele é um cara muito lagal. nas minhas ferias irei conhecer esta cidade.
Por: sidney kelly santos

Adoro esse cidade "Lagarto" sou Lagartense mas moro em santos.
Por: Nadson

ola meu e antnio eu nuca tinha pescisado meu estado agora eu sei quanto vali esta estado eu mado muito abrasso para todoai como eu moro em sao paulo mas eu esto vizitano minha cidade maravilhoza elagarto em breve
Por: antonio barbosa santos

Fui à passeio em Lagarto e com sinceridade, achei a várzea dos Cágados um dos lugares mais pitorescos e acolhedores que eu conhecí. Amei também o Centro, que me enriqueceu com a culktura local.
Por: Rosí Rosendo de Santana

Lagarto para começa é a cidades do povo apaixonado por aventura e aconchego.Moro nessa cidade linda e olha que já morei em várias outras...TE AMO CIDADE MARAVILHOSA
Por: luciana de jesus santos

Já morei em Lgarto e, além de gostar muito da cidade lá tem um sorvete de mangaba que é muito delicioso
Por: Rafael Menezes de Santana

linda ,ezuberante,muito breve estarei morando em lagarto ,atuamente moro no guarujá são paulo mas prefiro "Lagarto.
Por: luiz henrique dos santos

lagarto eá cidade maravilhosa e por isso é uma cidade boa
Por: alisson dos santos jesus

eu amo lagarto sou do santo antonio hoje morro no embu sao paulo, mais estou morendo de saldade da minha sidade
Por: gilderlania rodeigues dos santos

moro em um paraíso chamado lagarto essa cidade é maravilhosa
Por: maicon

cidade progresso,terra bonita e desenvolvida,pena que sua política é arcaica. Te amo mesmo assim.saudades das festas,das comidas típicas,das queijadas,doce de pimenta,jinetes.
Por: jose roberto prata

Ja morrei ai, tenho muitas saudade um dia voltarei para visitar. estudei no Colegio Laudelino Freire, tenho boas recordações. Lagarto é uma cidade linda ou melhor a mais bonita do estado de sergipe.
Por: ANGELA MARIA DO NASCIMENTO OLIVEIRA

cidade de deus maravilhosa
Por: giliard

As Festas em particular a festa da VAQUEIJADA. A fESTA DA pADROEIRA E O CASAMENTO CAIPIRA do Povoado Brejo
Por: Cosme de Menezes

È uma cidade muito gostosa. que nao conheco pessoalmente mais se Deus quizer breve irei conhece-la. e a terra da minha mãe, e querro sentir mais a presença dela. pois indo a lagarto terei essa sencaçao.
Por: jucimara santos dos santos

é uma linda cidade,povo hospitaleiro...varios locais legais pra ir....enfim é um ótimo lugar pra se viver...parabéns povo lagartense...admiro muito a cidade de lagarto...abraços a todos!!
Por: Thamires Caetano Souza

conheco essa cidade maravilhosa que e lagarto, onde tem muito sol, rios, e natureza para curte, amo de paixao e recomendo para conhece-la . e tudo de bom.
Por: rosangela rodrigues

Estive ai de ferias em janeiro de 2010,cidade maravilhosa,acollhedora muito legal o povo desta cidade ate breve um abaço.
Por: ANTONIO CARLOS

Eu quero conhecer esta cidade, muito bela.Moro em Parelhas/RN,Quero ir em Dezembro , nas minhas ferias.
Por: Aida da silva Lima

minha avo paterna e da cidade de lagarto.sou de salvador e conheci a cidade quando tinha 13 anos.realmente a cidade e muito legal principalmente as festas.hoje estou com 30anos e sempre que posso vou a LAGARTO
Por: edvaldson dos reis evangelista

eu sou de lagarto + moro em sp tenho muita saudades da minha terra querida lagarto
Por: antonio carlos

foi muito marcante na minhavida . uma cidade muitoslinda e um povo maravilhoso., muitos amigos e um grande abraco e que Deus ilumine todos ,ate breve estarei ai com todos .
Por: waldson nunes brito

sou de s.paulo e gostaria de saber se existe algum quadro na cidade p/ obter informação de familiares . obrigado.
Por: denise oliveira

Muito bonita, charmosa acolhedora e povo bacana. Obrigado Lagarto pela acolhida. Gerson/RJ
Por: gerson celestino da rocha

nao conheço mas adoraria conhecer as pessoas que conhece falam muito bem de largato. um dia vou conhecer.
Por: gilcelia santos silva

É muito lindinha. Gente boa e acolhedora. Tem problemas como qualquer outra cidade mas nao troco a vida aqui por nenhum outro lugar.
Por: Rosa Maria

EU SOU SUELI FILHA DE IRES RODRIGUES DOS SANTOS, MORRO EM SALVADOR TENHO UM AVÔ QUE MORRA AI TEM MUITO TEMPO QUE VEJO O NOME DELE MANOEL RODRIGUES DOS SANTOS FICO FELIZ EM VELA BEIJO .
Por: maria sueli rodrigues dos santos

Moro em sp mas minha família e toda dai,amo de paixão esta cidade principalmente o esporte, fui goleiro da seleção lagartense de futsal enagurei o ribeirão contra o brama da Bahia foi uma loucura não da pra.esquecer foi uma loucura,valeeeeeeu!
Por: Fazinho

nasci e fui educada em lagarto. hoje moro no rio de janeiro, ha 24 anos. Mas morro de saudades da minha terra natal. Lagarto em breve estsrei ai, me aguarde.
Por: marcia maria alves dos santos

Olá, eu moro na cidade de Guaruja -SP , mas estou apaixonada pela cidade de largato , eu quero ir embora pra la .Largato é uma cidade pequena mas tem muita coisa que a cidade grande tem, a diferença é que a cidade grande é mais agita , ja largato é uma cidade calma pra viver .
Por: lucia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lagarto
Fundação:
1698
Altitude:
183m
População:
77.427 habitantes
Área:
962,5km²
Densidade Demográfica:
80,44hab/km²
CEP:
49400-000

Envie seu comentário sobre Lagarto