Frei Paulo

Frei Paulo-SE
banner

Bem-vindo a Frei Paulo!

banner

Comece planejando a sua viagem para Frei Paulo utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Frei Paulo e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Frei Paulo.

A cidade de Frei Paulo, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 272m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.874 habitantes. A área total de Frei Paulo é de 406,8km², e sua densidade demográfica é de 29,19hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Frei Paulo-SE é 49514-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Frei Paulo

Roteiros do Brasil

Região das Serras Sergipanas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Mas essa história começa muito antes. Quando os capuchinhos chegaram encontraram os índios comandados por Imbiracema. O lugar era conhecido como as ‘matas de Itabaiana’, uma região propícia para o cultivo do algodão e a criação de gado. Além de índios, muitos ‘brancos’ da crescente Vila de Itabaiana iam para lá. Por causa dos jenipapais, o lugar era conhecido como Chã de Jenipapo.
Em Itabaiana, os freis Paulo Casanova e Davi de Umbértide foram convidados por José Alves Teixeira e Brás Vieira de Matos, proprietários de terras em Chã de Jenipapo, para conhecer o lugar. Foram e ficaram. Providenciaram madeira e ergueram a capela de São Paulo. Naquela data comemorava-se o dia do apóstolo Paulo de Damasco. Também colaboraram para a formação do povoado, Antônio Teixeira, Lourenço da Rocha Travassos e Tomaz de Aquino e Silva.
O povoamento de Chã de Jenipapo passava a ser conhecido como aldeia de São Paulo. Em 29 de abril de 1886, o presidente da Província de Sergipe, Manoel de Araújo Góes, transforma a povoação em freguesia de São Paulo. O capitão João Tavares da Mota foi um dos maiores responsáveis pelas edificações do povoado. Nesse período, também fixa residência na região um judeu francês Goottchaux Ettinger, que montou a mais importante indústria descaroçadora de algodão.
Em 1890, com a chegada da República, o governador do Estado, Felisbelo Freire, atendendo a pedido do capitão Antônio Cornélio da Fonseca, transforma a freguesia em Vila de São Paulo de Itabaiana. Em 23 de outubro de 1920, por forte influência de um dos filhos mais ilustres de São Paulo, o engenheiro Gentil Tavares da Mota, a vila muda para cidade. Em 2 de março de 1938, por causa da repetição de nomes, São Paulo do sertão sergipano ganha o nome de Frei Paulo, homenagem ao seu fundador. Por algum tempo, os que nasciam lá eram chamados de paulistanos. Depois da mudança de nome para Frei Paulo, surgem os apelidos de ‘São Paulo moleque’ e ‘São Paulo calça curta’, mas oficialmente os nativos passam a se chamar frei-paulistanos. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

23 de Outubro 

Gentílico:

freipaulistano

População:

13.854 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertão Sergipano  

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

64 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FREI PAULO

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3447-1664

Sites: http://www.freipaulo.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E DE PROTESTOS DE TÍTULOS:
 
Pç. Capitão João Tavares, 242 - Bairro: Centro
Frei Paulo-SE - CEP: 49514-000
 
Telefone:
(79) 8125-1975 Fax: 

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 14h 
 
Área Abrangência:
Município de Frei Paulo.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.infonet.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Frei Paulo

Frei paulo é uma cidade pequena de Sergipe mas é considerada uma das mais belas do interior sergipano, com belíssimas praças, ruas arejadas e limpas e um povo acolhedor. A igreja matriz da cidade foi chamada pelo Bispo D. Luciano Cabral Duarte, de Catedral do Sertão, por sua beleza ímpar e projeto arquitetônico interno e externo muito bem elaborados. Visite Frei Paulo e comprove.
Por: Sérgio Morenno

moro aqui com certeza é o lugar + sossegado p viver em sergipe!
Por: paulinho

Oi sou amanda tenho 13 anos eu vou em freipaulo-se muito eu adoro la, la é muito bonito. varios lugares para fotografar e muitos outros vá você tbém e confira!
Por: amanda

eu amo esse lugar morro em sao paulo ha 20 anos mais ja mais esquecerei meu lugar omde nasci
Por: silvania de jesus lima

eu amo esse lugar morro em sao paulo ha 20 anos mais ja mais esquecerei meu lugar omde nasci
Por: silvania de jesus lima

Adoro morar em frei paulo, cidade tranquila, em que você se senti bem em qualquer que esteja,cidade que acolhe todos de braços abertos, recomendo venha conhecer Frei paulo!!
Por: André stuart

Essa e a melhor cidade do brasil, frei paulo inesquecivel gosto quando vou para essa cidade.
Por: Andre luiz souza santos

Há muito tempo que esteve em Frei Paulo. Penso que ainda é uma cidade sem criminalidade.oxalá que eu estaja ainda actualizada. sou da família de Andrade Matos. E sem dúvida agora penso em comprar uma casa aí.
Por: Maria mendonça

Nasci em Frei Paulo, sou filha de Sr. Sebastião e D. Dagraça ambos falecidos. Sou Nutricionista Clínica no RJ, e tenho saudades e gdes recordações. Todo o meu carinho aos Freipaulistanos.
Por: Auxiliadora Ferreira de Xerez

Nessa sidade e muintolinda quero conhecela oessualmente
Por: juliana

Nasci em Frei Paulo, quando parti tinha apenas 4 meses de idade, hoje vejo a foto da mesma igreja que fui batizado e sou aumentou o interesse de ir conhecer o lugar onde nasci. José Carlos Bauru - SP
Por: José Carlos dos Santos

Sou José Bispo,nascido nessa querida cidade.Onde todos são amigos onde todos irmãos onde todos são cristão.Amo esta cidade de coração.
Por: josé bispo dos santos

Essa cidade é a mais linda do país, pois a minha infância foi ai.sempre que eu posso eu vou visitar meus amigos e primos.pelo ao menos uma vez por ano.
Por: georgens de oliveira mendonça

Meus familiares nasceram ai, estive em Frei Paulo a uns 30 anos atras e esta semana soube que existe uma praça em homenagem a minha avó: ALDINA TELLES BARETO e uma rua com nome de meu pai: JOSÉ TELLES , pode me confirmar? Ficaria muito feliz e agradecida. Grande abraço.
Por: cristina Telles

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Frei Paulo
Fundação:
1890
Altitude:
272m
População:
11.874 habitantes
Área:
406,8km²
Densidade Demográfica:
29,19hab/km²
CEP:
49514-000

Envie seu comentário sobre Frei Paulo