Estância

Estância-SE
banner

Bem-vindo a Estância!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Estância e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Estância.

A cidade de Estância, localizada no estado de Sergipe (SE), foi fundada no ano de 1831. A localidade está em uma altitude de 53m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 58.340 habitantes. A área total de Estância é de 649,6km², e sua densidade demográfica é de 89,81hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Estância-SE é 49200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Estância

 

 

                                       ROTEIROS DO BRASIL

Região Pólo Costa dos Coqueiros

"O JARDIM DE SERGIPE"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O mexicano Pedro Homem da Costa foi o verdadeiro fundador da cidade de Estância, chamada de “Cidade Jardim”, por Sua Majestade Dom Pedro II, Imperador do Brasil, quando visitou o nosso Estado.
Localizada em um planalto elevado, cortado por dois rios importantes – o Piauí e o Piauitinga, além de outros menores como o Fundo e o Maculanduba, o Biriba, o Cassunguê e o Rosentina, e receber a brisa suave do Oceano Atlântico, o município tem um clima excelente e as suas praias, algumas delas ainda intocadas, são motivos de visita constante de turistas de todo o Nordeste e do Sul do país, destacando-se o Abaís e o Saco, locais agradáveis de veraneio e pesca abundante.
Pedro Homem da Costa e seu concunhado foram agraciados com as terras onde se encontra hoje o território de Estância. A doação foi feita pelo Capitão-Mor da Capitania de Sergipe, João Mendes, em 16 de setembro de 1621, porém, as ditas terras haviam sido adquiridas anteriormente por Diogo de Quadros e Antônio Guedes, os quais não a povoaram nem a colonizaram, razão pela qual perderam o direito da concessão. Tanto Pedro Homem da Costa, como Pedro Alves e João Dias Cardoso, este último sogro dos dois, já ocupava a gleba antes da concessão, com roças e criação de gados.
Quem primeiro desbravou as terras foi Pedro Homem da Costa e nelas edificou uma capela, dedicada a Nossa Senhora de Guadalupe, santa que nos consta, é, também, a Padroeira do México. Entre os mexicanos, Estância é uma propriedade de criação de gado e os seus ocupantes são chamados de estancieiros, daí o nome adotado por Pedro Homem da Costa: Estância.
Durante muito tempo, Estância foi subordinada à Vila de Santa Luzia do Real, atualmente Santa Luzia do Itanhy. Só em abril de 1757, o rei autorizou que realizassem na povoação de Estância vereações, audiências, arrematações e outros atos judiciais na alternativa dos juízes ordinários, acontecendo assim, a separação jurídica da Vila de Santa Luzia, então em franca decadência. Em 25 de outubro de 1831, a sede da Vila de Santa Luzia é transferida para Estância. Em 5 de março de 1835, é criada a sua Comarca, e, finalmente, a 4 de maio de 1848, foi elevada a categoria de cidade.
No momento, Estância é uma cidade bonita, cheia de sol e de vida, de saber e de inteligência, berço da cultura e progresso, de religiosidade e amor a terra-berço. 

Significado do Nome:

 Estância é uma propriedade de criação de gado, daí o nome adotado por Pedro Homem da Costa: Estância.

Aniversário da Cidade:

04 de Maio 

Gentílico:

estanciano

População:

67.491 habitantes - censo IBGE/2013 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Estância está localizada em um planalto elevado, cortado por dois rios importantes – o Piauí e o Piauitinga, e por receber a brisa suave do Oceano Atlântico, o município tem um clima excelente e as suas praias, algumas delas ainda intocadas. Denominada por D.Pedro II como "O Jardim de Sergipe" , por sua flora muito diversificada. Destaca-se na agricultura destaca-se a cultura de côco. Estância, dos sobrados azulejados, das festas juninas e do Barco de Fogo. Gente bonita, alegre e acolhedora, com praias lindas e dunas, torna o turista mais feliz quando por lá passa. Caminhar pelas ruas de Estância é reviver o passado de Sergipe, o ar colonial dos tempos do Império, está nos casarões antigos e nas construções de época.

Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

25º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

-Rodovias
 1.BR 101 – sentido Sul/Norte
 2.Linha Verde – estrada ecológica litorânea protegida pelo IBAMA, que liga Salvador à Aracaju.
-Hidrovias
Transporte de passageiros do Porto do Saco do Rio Real (Porto do Mato) até Mangue Seco na Bahia passeio de Escuna pelas margens ribeirinhas.
Porto – O porto de Sergipe, Terminal Marítimo Inácio Barbosa - TMIB, localizado na Barra dos Coqueiros, a 15 km de Aracaju, ocupa uma área de 200ha e abriga as instalações de apoio e sistemas de infra-estrutura. Conta ainda com terminal de passageiros, servindo de entrada marítima no Estado, isto a 80 km da cidade de Estancia.
Aéreo
Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, a 90 km de distância

Localização:

Município da Região Leste Sergipano  

Limites:

Norte (Itaporanga d'Ajuda), sul (Santa Luzia do Itanhi e Indiaroba), leste (Oceano Atlântico) e oeste (Salgado, Boquim e Arauá)  

Distâncias:

-Aracajú/SE - 70,9 km

-Brasília/DF -1.608 km

-Rio de Janeiro/RJ -1.758 km

-São Paulo/SP -  2.093 Km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Igreja de Nossa Senhora do Rosário

  -Localizada à Praça Orlando Gomes, uma obra do século XIX, tem no altar elementos arquitetônicos, artísticos e adornos em talha, tombado pela Secretaria de Estado da Cultura.

-Igreja Nossa Senhora de Guadalupe

  -A Catedral Diocesana, é uma Obra do Século XVIII, foi a primeira construção urbanística, com a presença marcante do estilo jesuítico, está localizada na Praça Barão do Rio Branco. Nossa Senhora de Guadalupe é a Padroeira da cidade.

-O Barco de Fogo

  -O barco de fogo é uma alegoria pirotécnica ligada aos festejos populares do ciclo junino que só acontece na cidade de Estância, e é uma das manifestações culturais mais significativas do Estado de Sergipe e suas primeiras citações datam o ano de 1907, totalizando 106 anos de existência. O barco que tem cerca de um metro é feito com papel colorido e recheado com pólvora. Um cabo de aço preso a dois pedaços de madeira é estendido bem no alto e é sobre ele que o barco de fogo cruza o céu, em alta velocidade, encantando a todos.

-Comunicação:

  -Rádios

   -Ilha FM 101.5 MHz

   -Rádio Abaís AM 1450

   -Rádio Esperança AM 1250

   -Rádio Mar azul FM 104.9 MHz

   -Rádio Vem

  -Televisão

    -TV Aperipê (TV Brasil) - Canal 2

    -TV Século 21 - canal 6

    -TV Canção Nova Aracaju (TV Canção Nova) (arrendada para o SBT) - canal 7

    -TV Sergipe (Rede Globo) - Canal 10

    -TV Atalaia (Rede Record) - Canal 12

    -Rede Vida - Canal 51

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Maio

  -Dia 04 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTÂNCIA

E-mail:

Telefones: (79) 3522-1217

Sites: http://www.estancia.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim

Agência / Rodoviária:
ESTRELA TURISMO LTDA Telefone:
TELEFONE: (79) 3522-9580 / 6567
 
Endereço:
AV. CONTORNO, 1.030 - SALA 01 Complemento:
 
Horário de funcionamento:
07:00 AS 18:30H

Bonfim Transportes:

Terminal Rodoviário Estância
Av. João Lima da Silveira nº 1030
Sta Cruz
Estância-SE
CEP 49200-000
Telefone (79) 3522-1176

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E DE PROTESTOS DE TÍTULOS:
 
Pç. Jackson de Freitas, 01 - Bairro: Centro    
Estância-SE - CEP: 49200-000
 
Telefone: (79) 3522-2470

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h.
 
Área Abrangência: Município de Estância.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.guiamais.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-www.trilhaseaventuras.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Estância

Cidade de Gente bonita... Muitos Gatos...rsrsrs...a cidade é boa e bonita...
Por: Jéssica

sou motorista de caminhão e tive a oportunidade de conhecer está maravilhosa cidade,adorei ir nas praias no abaís é um lugar muito bonito e gostoso para se viver .
Por: gerson

estancia um dos melhores lugares que eu ja vivi passei 5 anos nesta bela cidade onde conheci muitos amigo s e professores otimos em destaque pro:Eduardo de quimica e domiguinho de Historia mas um dia ainda irei voutar e forma meu proprio negocio nesta nação
Por: carlos Alberto dos anjos bonfim

Estância esta cidade é tudo de bom. Sérgio Alexandre de Itabaianinha-SE
Por: sergio alexandre

Estivi em estância no final do ano de 2008/2009 gostei, fui nas praias de mangue seco/ba muito bonita,atalaia na capital, praia do abais, do saco (não gostei é perigosa)e caueiras, estivi tambem no mangue (maré) e na feira no centro da cidade. há sou casado com uma estânciana há 10 anos e não conhecia o mar. tudo muito bonito e diferente. UM ABRAÇÃO A TODOS.
Por: Davi Luiz Evangelista(BSB-DF)

moro em angra dos reis tenho 32 anos dois filhos mas nasci em estãncia vivi ai ate meus 17 anos sinto muita falta dessa cidade maravilhosa e de suas festas juninas que era realizadas no forrodromo um abraco a todos estãncianos
Por: diane

Estância, conhecida como cidade Jardim, além da sua beleza, lá pode-se desfrutar de um povo caloroso, cordial e bonito, de uma culinária maravilhosa e dentre outras atrações vale ressaltar as belas praias que encantam a todos.
Por: Klécia Cristina

Eu nascir em estãncia amo essa cidade de coração não conheco lugar tão maravilhoso e acolhedor ,tem praias lindas e bonitas tambem amo estãncia demas .........
Por: guadalupe gois cazuza

eu ja mori ai eu nacir eu gosto muito de estancia quero manda lembranca para todos os meus amigos beijaooooooooooooo para todos
Por: tayane

Estãncia, Capital brasileira do Barco de Fogo, Terra quente e aconchegante, venha conhecer. Temos praias, comidas típicas e muito calor humano. Você vai adorar. Estamos esperando sua visita.
Por: Lucy

sou de estancia e so tenho coisas boas pra falar dessa cidade que e maravilhosa a 12 anos moro em são paulo mas todos os anos vou ate estancia pra prestigiar as festas que são maravilhosas como o são joão da cidade que não perde pra nenhuma cidade e muito bom mesmo.
Por: Guadalupe Gois Cazuzalupita

sou de estancia e so tenho coisas boas pra falar dessa cidade que e maravilhosa a 12 anos moro em são paulo mas todos os anos vou ate estancia pra prestigiar as festas que são maravilhosas como o são joão da cidade que não perde pra nenhuma cidade e muito bom mesmo.
Por: Guadalupe Gois Cazuzalupita

Estância é uma cidade linda e tem lugares lindos mais tem que coloca mais fotos para que ela venha fica mais comnhecida porque ela tem lugares lindos mostre o que estância tem de melhor
Por: franciele santos

SOU DE RIBEIRA DOPOMBAL-BA,MAS MOREI EM ESTANCIA(10ANOS),ESSA CIDADE É MUITO LINDA E BEM ORGANIZADA ,AS FESTA DE ANO É MELHOR AINDA,PRINCIPALMENTE AS JUNINAS.
Por: genilma santos

CONHEÇO MUITO BEM A CIDADE E ESTA CADA DIA MAS LINDO
Por: MEIRE

Garanto quem vim não sai mais,Sou de cicero dants bahia mais a 19 anos estou akii em sergipe cidade hospitaleira do melhor são joão do brasil, de lindas praias gente bonita o destino me consedeu que eu vinhesse pra cá..amo essa cidade de coração....
Por: gabriela menezes

MEU PAI É FILHO DAÍ.CONHECI QUANDO ERA PEQUENO.MANDO MEU ABRAÇO AOS MORADORES DESTA CIDADE. ADELSON VIANNA DOS SANTOS
Por: FABIO OLIVEIRA SANTOS

oi, eu sou de estância, mas moro em Irará na bahia mas tenho saudades das nossas praias muito bonitas. amo estância
Por: Manuela Cerqueira Sousa

Moro no Guarujá s.p,a mais de 14 anos, mas meu sangue e estanciano. Por isso fico bastante feliz em vê minha cidade assim tão diferente e bem organizada, espero que continui assim,para que quem sabe um dia eu possa volta,e criar meus filhos nessa maravilhosa e inesquecivel cidade.
Por: Alberto tavares santana

Cidade linda e acolhedora, tenho boas lembranças de quando passo aí e repouso no D. Bosco ou na casa de meu amigo Zé Dias, as coisas de Estância parecem motivos de colonização, as casas, os modelos, as praças em fim tudo lembra um pouco do Brasil antigo. Estância é a cidade padrão de boas pousadas para quem quer e pode fazer turismo. parabéns. abraços Alfredo.
Por: Alfredo Fernandes de Oliveira

quero muito conhecer esta cidade um abraço a todos estançianos
Por: malba e gidasio

SOU DE MACEIO, NAS FERIAS DE FEVEREIRO DE 2011, VISITEI A CIDADE DE ESTANCIA FIQUEI ENCANTA , MUITO LINDA LUGARES ESPETACULA , E UM DELES FICARAM PARA SEMPRE EM MINHA MEMORIA ,LINDA CIDADE PARABENS A TODOS ESTANCIANOS.
Por: jeanny

sou filho natural de estancia resido aqui em s.paulo desde a minha juventude tenho parentes que ai residem tenho o desejo de conhecer sei que muitas inovações se prestaram, quando eu ai residia era visinho de Gilena auto peças, mestre cagado ciclista e outros
Por: josafa silva santos

Sou sergipano, mas moro no Guarujá SP, vou conhecer essa cidade maravilhosa, algumas fotos pela net e fiquei encantado.
Por: Luciano Pereira de Andrade

estancia uma cidade sem igual linda como o amanhecer do dia radiante como o sol nascer estou em sao paulo mais um dia eu vouto pra voçe
Por: gilson dantas dos santos

SOU DE MACEIO ,mas amei tanto essa cidade querida que irei passar os festejo juninos ai , com muito prazer, mim espere cidae do meu coração
Por: jeanny

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Estância
Fundação:
1831
Altitude:
53m
População:
58.340 habitantes
Área:
649,6km²
Densidade Demográfica:
89,81hab/km²
CEP:
49200-000

Envie seu comentário sobre Estância

banner