Barra dos Coqueiros

Barra dos Coqueiros-SE
banner

Bem-vindo a Barra dos Coqueiros!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Barra dos Coqueiros, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.


O Brasil tem muitos lugares maravilhosos para serem visitados, e um deles é Barra dos Coqueiros, que fica na Região Metropolitana de Aracaju, na ilha de Santa Luzia, dentro do estado de Sergipe. Quem viaja pra essa cidade é o turista que ama praias tranquilas e adora estar em contato com a natureza, aproveitando todas as belezas naturais do nosso país. Como o nome já diz, vários coqueirais enfeitam toda a ilha, encantando mais ainda os visitantes. Essa cidade conta com 30 km de litoral, portanto opção de praia é o que não vai faltar!

Conheça as praias de Barra dos Coqueiros

A praia da Atalaia Nova, que fica na foz do rio é uma das mais conhecidas e frequentadas de Barra dos Coqueiros, mas não é por isso que o local deixa de ser tranquilo. Sua beleza atrai muitos turistas, sendo que a água do mar é transparente e há uma boa faixa de areia batida para aproveitar um belo dia de praia. A água é propícia para banho e também para a prática de vários esportes. Vários locais da praia contam com vegetação nativa ainda conservada.

Após a construção da ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, que liga a capital à cidade, outra praia que se tornou mais conhecida e visitada por turistas foi a praia da Costa. Ao contrário da praia da Atalaia Nova, a da Costa conta com uma infraestrutura melhor para receber os turistas, tendo vários restaurantes que servem pratos da gastronomia da região. Se você e sua família gostam de relaxar na praia e receber o melhor tratamento à beira mar enquanto curtem um dia na praia olhando uma bela paisagem e comendo petiscos, essa praia irá agradar.

Outra praia que não pode ficar fora da visita à Barra dos Coqueiros é a praia do Jatobá, que é quase deserta na maior parte do tempo. Ela é uma opção para as pessoas que gostam de lugares muito tranquilos. Apesar de ser mais frequentada por moradores da cidade e da região, é um lugar belíssimo e vale a visita, pois é uma praia com águas transparentes e boa faixa de areia.

Informações de Barra dos Coqueiros

 

Roteiros do Brasil

Região Poló Costa dos Coqueiros

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Santa Luzia, que já foi um porto seguro de navegadores franceses, só foi emancipado em 1952.
Bem antes de os portugueses chegarem às terras que hoje formam o Estado de Sergipe, os navegadores franceses já tinham fortes contatos comerciais com os índios que aqui habitavam. Acredita-se que foram eles que trouxeram para cá o coqueiro. Os primeiros registros da existência de povoamento do território da antiga Ilha dos Coqueiros datam de 1590, quando da conquista definitiva do território da Capitania de Sergipe d’El Rei.
O historiador que mais fez referências a Ilha dos Coqueiros foi o cartógrafo holandês Barleus. Ele chegou a colocar a cidade de São Cristóvão na costa ocidental da Ilha dos Coqueiros. Mas boa parte dos historiadores revolta-se com essa posição do holandês, que acabou sendo referendado por Felisbello Freire. A discussão se estendeu por muitos anos.
Nos seus escritos, Barleus ainda faz referências à povoação na antiga Ilha dos Coqueiros, incluindo entre as capelas existentes em 1632 na capitania, a de São Cristóvão, que ficava naquela ilha. A povoação se desenvolveu envolta pelas embarcações que chegavam e partiam da ilha. O fluxo de importações e exportações era tanto que lá foi instalada uma Mesa de Rendas, espécie de posto fiscal da Secretaria da Fazenda.

Ação Equivocada

Em 1854, o então presidente da província, Ignácio Joaquim Barbosa, toma uma atitude equivocada. Em 30 de dezembro daquele ano ele determina ao inspetor da Tesouraria Provincial que faça a imediata transferência da Mesa de Rendas da Ilha dos Coqueiros para a margem oposta do Rio Sergipe, isto é, na povoação de Santo Antônio do Aracaju.
Mas a localização da Mesa de Rendas na ilha se justificava tendo em vista as embarcações de grande porte que penetravam pela barra do Rio Sergipe para atender as demandas dos importantes portos de Maruim, Laranjeiras e Santo Amaro. Os navios chegavam na barra, esperavam a preamar (maré alta) e depois seguiam aos portos, que por sua vez faziam inúmeras transações com muitos países europeus.
Depois que Aracaju aparece como capital, em 17 de março de 1855, a Ilha dos Coqueiros é absorvida pela nova cidade. O início de progresso conquistado pelos moradores da ilha ficou estagnado e tudo seguia para Aracaju, a capital. Mas 20 anos depois, em 10 de maio de 1875, a povoação da ilha ganhou o status de freguesia com o nome de Freguesia de Nossa Senhora dos Mares da Barra dos Coqueiros. No entanto, essa nova categoria era apenas teórica.

Vira Cidade

Por muitos anos, os moradores da Barra dos Coqueiros não tiveram nenhum desejo mais sincero de transformar o povoado em cidade. A proximidade com a capital era o fator principal dessa manutenção. Mas a situação começou a mudar quando o coco-da-baía passou a ser muito valorizado no mercado nacional e internacional e na Barra dos Coqueiros foram instaladas duas fábricas de beneficiamento do coco.
Em 1953 ocorre uma grande revisão do território de Sergipe. Muitas freguesias e povoados já vinham brigando para se tornarem cidades independentes. A Assembléia dos Deputados aprovou e o Governo sancionou a criação de mais 19 municípios, dentre eles a Barra dos Coqueiros. Mais precisamente no dia 25 de novembro de 1953, a Barra é elevada à condição de cidade.
Mas a ilha que virou município demorou ainda para se tornar efetivamente independente. Isso só aconteceu no final de 1954 quando 598 eleitores dos 1.105 inscritos votaram no primeiro prefeito da Barra dos Coqueiros e nos cinco primeiros vereadores. No dia 31 de janeiro de 1955 toma posse como prefeito, Moisés Gomes Pereira. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

25 de Novembro  

Gentílico:

barra coqueirense

População:

25.012 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Barra dos Coqueiros é um município brasileiro do estado de Sergipe. Ligado a Capital, pela ponte Aracaju - Barra dos Coqueiros. Atividades econômicas - Agricultura, peixe e turismo.

Clima:

Tropical  

Temperatura Média:

23º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Leste Sergipano  

Limites:

Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas, Pirambu.  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

03 km   

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DOS COQUEIROS

E-mail: [email protected]

Telefones: (79) 3262-1390 / 1274

Sites: http://www.barradoscoqueiros.se.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Terminal Rodoviário Aracaju:

Av. Tancredo Neves S/N.
Novo Paraíso
Aracaju-SE
CEP 49080-470
Telefone: (79) 3259-2800

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Siteshttp://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Barra dos Coqueiros

barrados coqueiros e o lugar mais lindo qe ja estive
Por: carlos barboza

Já passei férias em Barra dos Coqueiros e fiquei fascinada com a beleza do lugar. Além do mais é de fácil acesso e fica próximo ao centro da capital Aracajú.
Por: valdeniza campos ferreira

as praias são maravilhos, para quem procura curtir as ferias com tranquilidade e aconchego esse é o lugar perfeito!
Por: Bárbara Carvalho

se tem uma palavra para esplicar barra dos coqueiros é so uma simplismente maravilhosa,as praias sao lindas e umlugar otimo de se viver!!!
Por: elaine cristina dos santos

cidade em desenvolvimento lugar lindo.principalmente no final da tarde de um dia ensolarado perfeito para os amantes da natureza.
Por: rose

natural da cidade de barra dos coqueiros, moro fora desde de 1985 como esta a bela cidade agora no momento
Por: josualdo dos santos

felizmente tive o prazer de morar na barra por um ano, foi um dos melhores períodos da minha vida,jamais esquecerei minhas caminhadas até a praia da costa e os paseios aatalaia nova abraços.
Por: suely

a barra dos coqueiros esta uma beleza muito bonita e acochegante apenas um bairro q vi perto do centro ainda nao tem ruas asfaltadas perto da pista q vai para a praia da costa fora isso nota 1000
Por: jose roberto barroso

eu alves de brasilia estive em barra gostei muito e muito bonita as prais muito linda volto em junho de 2011
Por: jose alves da silva

sim, já morei ai em 81 e depois voltei em 90 sou apaixonado por Barra e tenho planos de voltar em dezembro 2011, pra rever os amigos que deixei, morro de saudades,chego até sonhar, abraços
Por: nelson pereira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barra dos Coqueiros

Envie seu comentário sobre Barra dos Coqueiros

banner