Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Nova Viçosa?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Nova Viçosa

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Costa das Baleias

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Abrolhos 

Entre os ambientes marinhos brasileiros encontram-se no litoral sul da Bahia os maiores e mais ricos recifes de corais do Brasil e de todo o Atlântico Sul ocidental em uma das mais belas paisagens do oceano. Eles estão espalhados por uma área de aproximadamente 6.000 ha. Mergulhadores profissionais e amadores consideram Abrolhos um dos pontos mais bonitos do mundo. Mergulhar é imprescindível fundamental para quem deseja vislumbras um festival de luzes e cores em um mundo submerso e silencioso com profundidade máxima de 30 metros. Abrolhos reúne condições de mergulho excelentes e raras quando juntas: águas oceânicas rasas e cristalinas a uma temperatura entre 23ºC no inverno e 27ºC no verão. A temperatura do ar varia de inverno a verão entre 24 a 27ºC e a transparência da água em torno de 15 a 25 metros.

Os navegadores portugueses do século XVI alertavam sobre o litoral sul da Bahia. Quando te aproximares de terra abre os olhos. E de tanto repetir o aviso criou-se a corruptela Ambrolhos que deu nome à região. Significava um grande perigo aos navegantes e atualmente identifica um destino ecoturístico dos mais privilegiados no alto mar do extremo sul da Bahia.
Vislumbrar recifes de corais raros admirar as baleias Jubarte participar de um safari fotográfico explorar naufrágios como o cargueiro Rosalina que afundou no início do século XX e cavernas submarinas em mergulhos orientados estão entre as principais atividades ecoturísticas praticadas em Abrolhos.

Uma das maiores concentrações de peixes em quantidade e variedade por metro quadrado do planeta está em Abrolhos. São barracudas sargo-de-beiço budião peixe-frade guarajuba pescada-gaiva bicudas peixe-papagaio peixe-cirurgião peixe-anjo peixe-borboleta cioba ou vermelho agulha moréia baiacu-espinho xaréus jaguricá salemas piragicas xereletes cocorocas cavalo-marinho e badejos além de ricos bancos de camarões.

O Arquipélago é formado por cinco ilhas: Santa Bárbara Sueste Redonda Siriba e Guarita a porção terrestre do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos onde as tartarugas desovam enquanto atobás fragatas pilotos e grazinas em diferentes épocas do ano vão nidificar. O Parque recebe anualmente mais de 15 mil visitantes monitorados pelo IBAMA e Instituto Baleia Jubarte. O farol na ilha de Santa Bárbara ilumina a noite dos navegadores. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

23 de Outubro 

Gentílico:

novaviçosense

População:

38.537 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O litoral de Nova Viçosa oferece 32 quilômetros de praias rasas limpas de águas mansas e mornas com largura que alcança 300 metros na maré baixa. Além do tradicional passeio a Abrolhos destino-âncora da Costa das Baleias Nova Viçosa oferece outras opções de passeios irresitíveis para os amantes da navegação e do mergulho: Coroa Vermelha Ilha Cassumba - Barra Velha rio Peruipe e Sebatião Gomes.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Baiano 

Limites:

Mucuri, Caravelas e Ibirapuã 

Acesso Rodoviário:


BR-101 e BA-698 

Distâncias:

Da Capital:

989 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O sítio Campinho do Peruipe onde hoje está situada a sede do município de Nova Viçosa foi fundado em 1720 pelo capitão das conquistas João Domingos Monteiro que atracou às margens do rio Peruipe. A primeira igreja foi construída em homenagem a Nossa Senhora em 1748 quando o sítio recebeu o nome de Vila Viçosa. Hoje a cidade está situada exatamente entre o rio e o mar onde estão seus principais atrativos.
A cidade dispõe de infra-estrutura turística com hotéis pousadas bares restaurantes e agências de turismo receptivo que disponibilizam entre outros serviços os passeios de barco.

Principais Pontos Turísticos:

Praia do Pontal da Barra

É a primeira no perímetro urbano fica na foz do rio Peruipe e na maré baixa forma bancos de areia de mais de 200 metros entre o mar e o rio. A temperatura da água é morna e a areia monazítica indicada para tratamento das articulações. A paisagem é das mais belas com ingredientes como a foz do rio os bancos de areia as pitangueiras cajueiros e em grande parte do entorno um dos maiores complexos de manguezal da Bahia a ilha da Cassumba. Do outro lado ao norte avista-se a praia de Barra Velha na mesma ilha.

Praia do Lugar Comum

A vegetação rasteira e o coqueiral lembram a canção de Gilberto Gil beira do mar lugar comum começo do caminhar... É das mais freqëntadas pelos turistas e é a que concentra o maior número de barracas; ondas fracas e água morna areia branca e batida. Fica a dois quilômetros do centro da cidade.

Praia do Pau Fincado

Os coqueiros e a restinga continuam contornando essa praia que tem as mesmas características da anterior com ondas fracas e areia batida. Há também uma grande concentração de barracas pontos de venda de artesanato e restaurantes que provocam um movimento constante.

Praia do Sabacuí

A vegetação exibe características de restinga e Mata Atlântica. A enseada é de ondas mansas e areia fina. Encontro do rio Sabacuí com o mar. A infra-estrutura na praia fica por conta das pousadas instaladas ao longo da avenida Oceânica que instalaram bares e restaurantes de frente para o mar.

Costa do Atlântico

Deserta de ondas fortes com coqueiral sem qualquer infra-estrutura é freqüentada por pescadores. Boa para a pesca do robalo e do camarão. A vegetação é de restinga em transição com a Mata Atlântica e a praia é de ondas fortes e águas mornas. Faz divisa com o município de Mucuri

Centro histórico

O primeiro núcleo urbano formou-se a partir de 1720 na margem direita do rio Peruipe onde antigos sobrados e prédios históricos compõem a memória da arquitetura de época. Entre os monumentos do século XVIII destacam-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição a Casa do Conselho ou Câmara e Cadeia onde no andar superior se reuniam os vereadores e havia a sala dos julgamentos; no andar inferior a cadeia. No local funciona atualmente a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente. São também destaques a Estação Ferroviária as casas da Vila Campinho e o Sobrado do Porto este do século XIX. 

Dicas: Quando acaba o asfalto da BA-001 começa o calçamento da avenida Oceânica única via de acesso à cidade e principal rua o centro de Nova Viçosa. Tudo muito perto e andar a pé é a melhor opção. 

Recifes e Ilhas da Coroa Vermelha

A pintura vermelha do farol chama a atenção dos navegadores. A paisagem marinha é das mais fascinantes. Desde longe é possível avistar as coroas de areia muito brancas as manchas escuras submersas dos recifes de corais e a pequena ilha de 1 5 metro de altitude perdida na imensidão azul do Atlântico a aproximadamente 12 quilômetros da costa de Nova Viçosa. Ilha arenosa a Coroa Vermelha é o topo de um antigo recife de coral. Próxima ao farol uma solitária amendoeira se destaca na paisagem de vegetação característica de restinga e raras espécies de mangue. 

Quando a maré baixa é possível mergulhar nas piscinas naturais e observar peixes coloridos estrelas do mar siris e ouriços. A Coroa Vermelha também é ponto estratégico na rota migratória de aves marinhas que buscam repouso e alimentação. É também área de alimentação de tartarugas marinhas além de possuir riquíssima fauna aquática. 

Para desfrutar do passeio é preciso estar atento ao horário pois a Coroa Vermelha só se exibe completamente na maré baixa. O barco ancora em águas calmas e o desembarque pode ser feito em botes ou a nado mergulhando nas águas transparentes. Uma caminhada em volta da ilha dura em média meia hora e é fundamental para reconhecimento e safári fotográfico. Em seguida o deleite do lugar fica por conta da prática do mergulho livre (apnéia) nas piscinas naturais onde a visibilidade varia entre 10 e 15 metros. 

Dicas: A saída para a Coroa Vermelha varia de acordo coma maré. Contrate o passeio de barco lancha ou escuna em uma agência de turismo receptivo em Nova Viçosa ou Caravelas. Leve sandália de borracha com proteção lateral ou tênis para poder caminhar sobre os recifes e um saco plástico para juntar seu lixo e levar de volta. Não esqueça as regras básicas para conservação da ilha. 

Ilha Cassumba

Um verdadeiro complexo hídrico/ecológico onde um emaranhado de rios lagoas e braços de mar misturam suas águas às margens de uma das maiores áreas de manguezal da Bahia. A ilha Cassumba consegue reunir em seu território de 24 quilômetros de comprimento por 5 de largura diversos ecossistemas entre restinga cerrado manguezais recifes de coral e Mata Atlântica. Situada às margens dos rios Peruipe Caravelas e Pitu-açu entre os municípios de Nova Viçosa e Caravelas a ilha Cassumba com suas 250 famílias residentes distribuídas em pequenas vilas se desdobra em diversos atrativos todos com acesso fluvial. Semideserta e paradisíaca as praias nesta ilha são um convite ao desfrute da natureza. 

Dicas: O horário do passeio depende da maré cheia. Leve repelente de insetos (parte do percurso é feito no manguezal) protetor solar e chapéu. 

Ilha Cassumba/Barra Velha

É o destino mais procurado a partir de Nova Viçosa. A bordo de uma traineira adaptada para passeios ecoturísticos chegasse à pequena vila de antigos pescadores com suas casinhas brancas. O trajeto de barco inclui a travessia de estuário do rio Peruipe avistando-se ao longe a cidade de Nova Viçosa a barra com seus bancos de areia e o canal de navegação. O caminho fluvial se estreita próximo ao povoado que fica do lado oeste da ilha onde é possível avistar a população de caranguejos e ostras que tomam conta do manguezal. Há ainda uma rica variedade de aves. 

O desembarque é feito em um pequeno pier de madeira. As praias contornadas por extenso coqueiral estão logo depois da vila atravessando a ilha no sentido oeste/leste. A ponta de Caboroca nome de um velho índio que residia no local fica mais ao sul de frente para Nova Viçosa. A praia seguinte Barra Velha também tem o nome de outro antigo morador. Os coqueiros chegam até aonde o mar alcança. 

Dicas: A praia não tem qualquer infra-estrutura porém o povoado de Barra Velha serve de apoio aos turistas. Muitas famílias vendem água de coco e preparam tira-gosto e até refeições se forem encomendadas com antecedência. 

Ilha Cassumba/Pontal do Catoeiro

A partir de Barra Velha até o Pontal do Catoeiro a caminhada de quatro quilômetros pela praia revela recantos belíssimos como um pesqueiro natural onde os nativos pescam robalos tainha e camarões e as garças nidificam. Um farol da Marinha sinaliza o local exato do Pontal de onde se avista a Coroa Vermelha. A praia é completamente deserta e desprovida de qualquer infra-estrutura. 

Dicas: Não esqueça a máquina fotográfica água e o protetor solar. 

Rio Peruipe: Navegável em todo seu estuário desde o canal principal até os do manguezal e braços de mar em barco lancha ou canoa o rio Peruipe recebe próximo a foz as águas dos rios Pituaçu Pau Alto Marobá e de inúmeros riachos formando um emaranhado de caminhos aquáticos. O principal deles liga o Peruipe ao rio Caravelas atravessando o extenso manguezal da ilha Cassumba. A paisagem varia a partir da foz do Peruipe passando pelos canais de mangue pequenas vilas comunidades ribeirinhas sítios e coqueirais até alcançar o rio Caravelas no município do mesmo nome. 

Dicas: A partir de Nova Viçosa a embarcação sai sempre as 7 h da manhã e retorna às17 h. 

Recife Sebastião Gomes ou Ilha Coroa da Barra 

Visitado exclusivamente para mergulho as belas paisagens são todas submarinas. 

Dica: Só é possível fazer esse passeio através das empresas especializadas em mergulho que atuam na área (Nova Viçosa ou Caravelas). 

Artesanato

Móveis rústico utensílios e objetos de arte e madeira pequenas esculturas em conchas marinhas chapéus. 

Culinária Típica

Moquecas de peixe camarão sururu ostras e ameixa do mar peruá frito bobó de camarão escabeche de sarda casquinha de siri catado de caranguejo tapioca beiju acarajé caldos afrodisíacos vaca atolada e aperitivos de frutas nativas (cambucu coquinho guriri manga araçá pitanga jaca etc.). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A Festa da Baleia Jubarte se destaca como evento ecoturístico no calendário de Nova Viçosa; acontece na segunda quinzena de julho envolvendo turistas veranistas e a população local com diversas atividades de lazer e de educação ambiental. Na programação desfile e caminhada ecológica gincana cultural festival de caldos show pirotécnicos torneios esportivos além do concurso Garota Ecologia. A festa da Baleia vale a viagem.

 Janeiro

06 - Festa de Reis

20 - Festa de São Sebastião

 Abril

2ª feira após a Páscoa- Festa de São Benedito

 Junho

- Festa do Divino Espírito Santo - Localização: Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Domingo após a Festa de São Benedito.

23 e 24 - Festa de São João

29 - Festa de São Pedro

 Julho

- Festa da Baleia Jubarte

 Setembro

27 - Festa de São Cosme e Damião -  Barracão do Candoblé, Barra.

- Festa de Nossa Senhora da Piedade

 Outubro

23 - Aniversário da Cidade

 Novembro

08 - Festa de Nossa Senhora da Conceição

 Dezembro a Janeiro

31 a 1º - Festa de Iemanjá  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA VIÇOSA

E-mail: gabinetedoprefeito@novavicosa.ba.gov.br ou prefeito@novavicosa.ba.gov.br 

Telefones: (73) 3208-1124

Sites: http://www.novavicosa.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: turismo@novavicosa.ba.gov.br

Telefones: (73) 3208-1015

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Águia Branca

Telefone: (73) 3208-1207

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (73) 3208-1270 / 1260

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


Conheça nossas opções de hotéis em Nova Viçosa e pousadas em Nova Viçosa para visitar Nova Viçosa.

Promova a cidade de Nova Viçosa no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!