Xaxim

Xaxim-SC
banner

Bem-vindo a Xaxim!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Xaxim, fotos, informações, os principais hotéis de Xaxim, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Xaxim, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 770m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.992 habitantes. A área total de Xaxim é de 294,0km², e sua densidade demográfica é de 85,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Xaxim-SC é 89825-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Xaxim

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Xaxim foi uma área de passagem de bandeirantes, tropeiros, pois era o caminho para São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Em 1928 chegou um imigrante do sul, o caboclo Francisco Franciliano da Silva, que encontrou na vila que aqui existia aproximadamente dez famílias, e no Jacu, hoje Distrito de Diadema, outras tantas famílias. Entre elas as do Veloso dos Santos, Mourão, Camargo e Topázio. Alguns tinham lotes militares, outros eram posseiros.
As pessoas que aqui viviam eram caboclas e tinham uma economia de subsistência rudimentar. Plantavam milho, mandioca, batata, feijão preto e abóbora e extraíam erva dos ervais nativos, vendendo-os aos compradores de passagem ou a Antonio Cavalheiro, de Xanxerê, que com sua tropa, resgatava o produto. Podemos dizer que Xaxim foi povoado por duas frentes pioneiras: uma vinda dos campos de Guarapuava, de onde vieram Josezinho Xaxim e outras famílias, e outra vinda do Rio Grande do Sul, com os italianos, austríacos, irlandeses, poloneses, ucranianos, tchecos, eslavos e alemães. Há também uma versão de que um velho Kaigang, ao passar por aqui, se deparou com o término do sal que possuía. Assim, ele disse em sua língua aos índios que o acompanhavam, xá xi, que significa pouco, pequeno, originando assim, o nome XAXIM. Contam outros que pelo ano de 1865, veio para cá um negro africano chamado Josezinho Xaxim, assim apelidado por causa de seu cabelo garradinho. Ele estabeleceu-se com sua família, após sair de Guarapuava, Paraná. Este lugar, em sua homenagem, levou o nome XAXIM.
A colonização de Xaxim iniciou com a compra, pela Colonizadora Irmãos Lunardi, das 1.000 colônias de terra denominadas Fazenda Rodeio Bonito, em 1920. Até então, estas terras pertenciam a Bertaso, Maia & Cia, que as adquiriram de uma concessão do governo do Estado de Santa Catarina por haverem construído a estrada de Passo Goyo-Em à Passo dos Índios.
Em 1921, esta região passa à categoria de Distrito, com a denominação de Hercílio Luz, em homenagem ao então Governador. A partir da abertura de uma Casa Comercial e com a implantação da Colonizadora, o local começou a atrair mais colonos e, com a saturação eminente das colônias riograndenses, iniciou-se um período de grande processo.
Nesta época predominavam o comércio de exploração de erva-mate e de madeira. Ainda hoje, essa forma de comércio é grande responsável pela economia local. Em 1929, o Distrito de Hercílio Luz passa a denominar-se Xaxim. Com a Revolução de 1930, as dificuldades aumentaram por algum tempo, devido ao medo e aos danos financeiros que os revolucionários causaram a alguns colonos, saqueando-lhes os cavalos, mulas e outros animais. Isto fez com que muitos colonos voltassem às suas cidades de origem.
Em 1938, Xaxim é elevado à Categoria de Vila. Terminados os problemas com a Revolução, em 1942 já se pode notar uma expressiva expansão do aumento do comércio. Já existiam cinco casas comerciais de gêneros alimentícios, quatro serrarias a vapor para exploração de madeira, uma ferraria, uma selaria, uma alfaiataria e casa de pasto, uma farmácia, um bar, uma fábrica de cerveja e gasosa, um hotel, uma fábrica de engarrafamento de aguardente, uma sapataria e um frigorífico de suínos e derivados.
O recenseamento de 1950 aponta uma população de 5565 habitantes. Em 1953, Xaxim é elevado à categoria de município, desmembrando-se de Chapecó pela Lei estadual número 133, de 30 de dezembro. A instalação se deu em 20 de fevereiro de 1954. Em 1962 Xaxim passa a categoria de comarca.

Significado do Nome

 

A origem do nome Xaxim tem várias hipóteses. Antes de ser colonizada, a região que constitui hoje o município, era pouso de tropeiros que vinham dos campos de Palmas e se dirigiam para Passo Fundo e Nonoai. Os tropeiros chamavam de as bandas de xaxim, substantivo comum da árvore deste nome, que existia em grande quantidade na região. Outros dizem que a palavra Xaxim tem origem da língua tupi-guarani. Perto do local do pouso dos tropeiros havia uma pequena queda dágua. Xá = pequena. Xim = queda dágua. Juntando, ficou XAXIM.

Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Terceiro colocado em exportação de aves no Brasil, o município também preserva e recupera seus recursos naturais. No município de Xaxim predominam o cultivo de grãos, agroindústrias, bovinocultura e avicultura. Na avicultura a capacidade de alojamento é de 3.094.000 aves/mês; Na suinocultura é de 33.600 cabeças/mês. Outro destaque é o leite, com uma produção de 320 mil litros/mês, sendo que grande parte é beneficiada por 40 mini-indústrias que produzem 2.800 kg/mês. O rebanho bovino é constituído por mais de 15 mil cabeças. O PIB do município é de 362,07.

 

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

 

Temperatura Média

17,2° C

hspace=0 COMO CHEGAR

O acesso é pela BR-282

Localização

Oeste, Alto Irani, na microrregião de Xanxerê no Estado de Santa Catarina

Limites

Ao Norte - com Marema e Lageado Grande;
Ao Sul - com Cordilheira Alta, Chapecó e Arvoredo;
Ao Leste - com Xanxerê;
Ao Oeste - com Coronel Freitas.  

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias

556 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Xaxim tem sua economia baseada na agropecuária e na agroindústria, possuindo cerca de 1.300 propriedades rurais, 95% das quais são minifúndios com menos de 50ha, onde predomina a diversificação de culturas. O milho continua sendo a principal lavoura, com uma produção de quase 6.000.000 de toneladas na última safra. A cada ano, entretanto, é maior a variedade de culturas, entre elas a soja, a erva-mate, hortifrutigranjeiros, feijão, arroz e trigo, bem como a produção de leite e a criação de frangos e suínos. A maioria da população de Xaxim reside na zona urbana, prestando serviço às agroindústrias, principalmente à empresa Chapecó, sediada na cidade. É o 6° município do Estado em produção agropecuária, o 3° em exportação de aves do Brasil e o 27o em retorno do ICMS em Santa Catarina. Para evitar o êxodo rural, a Secretaria de Agricultura de Xaxim desenvolve vários programas, entre eles projetos de reflorestamento, piscicultura, produção leiteira e de correção do solo. A prefeitura também se responsabilizou pelo trabalho de terraplanagem para a construção de aviários e abertura de estradas, como forma de incentivar a atividade agropecuária. Outro orgulho da cidade é a Sociedade Ecológica e do Meio Ambiente de Xaxim – Semax, organização não-governamental ambientalista e sem fins lucrativos fundada em maio de 1988 e que tem como objetivo a defesa do meio ambiente, promovendo atividades de preservação e recuperação dos recursos naturais. Criada e administrada por moradores do município, a Semax tem se destacado como uma das entidades ecológicas mais atuantes do Estado, integrando a rede de ONGs do Mercosul.

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

Praça Frei Bruno, Gruta Linha Colorado (Nossa Senhora da Salete) e cachoeiras de Linha Cachoeirinha e Linha Rodeio.

hspace=0 EVENTOS

 Fevereiro

- Semana do Município

 Junho

- Dia de São Luiz Gonzaga, padroeiro do município

 Outubro

- Rodeio Crioulo 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Xaxim.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49) 3353-8200 - Fax: (49) 3353-8232

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 Bradesco: Fone: (49) 3353-2460

Caixa Econômica Federal: Fone: (49) 3353-2333

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.sc.gov.br

             www.municipionline.com.br

             www.xaxim.sc.gov.br

Foto colaboração:Tecnoesse- Marcos Langaro

Fotos colaboração:neiva bes

Comentários de Xaxim

eu moro em xaxim e nao é assim a cidade o aniversario de xaxim nao é trinta de dezenbro,é em fevereiro
Por: maiara

xaxim é uma linda cidade, moro a tempo nela ,suave natureza , otimo lugar para pasar as ferias porem n tem tanto atrativo!!!
Por: gabriela

bom, xaxim so tem o que melhorar essa pequena cidade localizada em sc e maravilhosa. o melhor de tudo e que e perto de tudo temos uma linda cidade......... AMO XAXIM.
Por: gabriela m. muniz

è claro que ja morei la amei desejei e ate sonhei com coisas maravilhosas
Por: daiani

nasci em xaxim,é uma cidade muito bonita , tranquila,e boa de morrar
Por: fabiane backmann

é uma adoravel cidade de vida tranquila e gente simpatica. tem uma linda igreja e uma praça tambem muito bonita.
Por: gisela lunardi

nasci e me criei ai ate os 15 anos ,hoje moro em bandeirantes m.s mas jamais vou esquecer essa terra maravilhosa ,espero em breve tornar a ver minha querida cidade.estou com muita saudades
Por: salete maria geremia gasparetto

adoro xaxim,aspessoas são acolhedoras e sinpaticos gostaria de fazer uma vizitaa esta cidade maravilhosa
Por: kely andréia ramos

nasci e me criei em xaxim,estudei ate a setima serie na escola basica gomes carneiro,a qual tenho muita saudade,quis o destino que eu mudasse da minha querida cidade.nao tive mais oportunudade de voltar ai,mas tenho fe em DEUS que um dia voltarei a rever minha adorada cidade.hoje resido em uma pequena cidade chamada BANDEIRANTES em MS,sou casada e mae de tres filhas.meus pais tambem sao naturais dai ,e moram aqui tambem e se chamam zenir laurindo geremia e terezinha geremia ,como meus irmaos airton,alceu ,adair ,ivanete,clairete o sul matogrossense andre ,essa e minha pequena historia.
Por: salete maria geremia gasparetto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Xaxim
Fundação:
1953
Altitude:
770m
População:
24.992 habitantes
Área:
294,0km²
Densidade Demográfica:
85,01hab/km²
CEP:
89825-000

Envie seu comentário sobre Xaxim

banner