Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Urussanga?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Urussanga

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em meio a Mata Atlântica no dia 26 de maio de 1878 chegou ao local onde hoje é Urussanga um grupo de imigrantes que saindo da Itália em função dos problemas econômicos e políticos decorrentes do processo de unificação daquele país sonhavam em fazer riqueza na América Uma intensa campanha realizada nos anos de 1876 a 1878 pelas companhias de colonização com o apoio de alguns padres atraiu a atenção de muitos italianos descontentes com as dificuldades encontradas naquele momento.

A fundação da colônia de Urussanga obedeceu aos critérios governamentais da época para a criação de colônias nas áreas destinadas ao estabelecimento de imigrantes no país. As colônias eram estabelecidas em terras devolutas com o colono imigrante comprado do governo brasileiro ou de uma companhia de colonização os terrenos seriam instalados.
Em Urussanga os lotes foram demarcados no ano de 1877 por uma equipe chefiada pelo engenheiro Joaquim Vieira Ferreira que neste mesmo ano havia fundado a Colônia de Azambuja. Os colonos que vieram para Urussanga passaram primeiro por Azambuja estabelecendo-se em um barracão até receberem seus lotes o que somente em 12 de junho de 1878. Neste período já havia sido demarcada uma área triangular que hoje se constitui na praça principal da cidade.
No começo Urussanga era totalmente dependente de Azambuja núcleo que já contava com estabelecimentos comerciais e com uma melhor estrutura.
Neste primeiro momento os colonos sediados em Urussanga após construírem suas casas e plantarem as primeiras roças saíam para realizar serviços públicos geralmente abertura de estradas uma obrigação existente no regimento de imigração. Para realizar tal serviço os colonos recebiam o suficiente para garantir parte do sustento necessário para a família.
Entretanto esta situação não durou muito tempo; logo no ano seguinte devido às boas colheitas a colônia de Urussanga passa a ser vista como um local com grandes possibilidades de crescimento tanto que em pouco tempo torna-se mais importante que Azambuja. Neste período a estrada de rodagem Tubarão-Azambuja é prolongada até Urussanga.
A partir de então a colônia passa a crescer e melhorar a estrutura de atendimento aos moradores. As primeiras casas comerciais são abertas e os moinhos passam a funcionar facilitando o acesso dos colonos a estes serviços.
Por estar instaladas em meio à Mata Atlântica território historicamente ocupado pelo grupo Xokleng a colônia de Urussanga sofreu ataques deferidos por este grupo contra as propridades e colonos. Entre 1882 e 1886 registram-se alguns ataques. Depois dde uma série de medidas a ação dos bugreiros promovendo o extermínio sistemático de grande número de índios Xokleng terminará por dizimar este grupo indígena.
Urussanga também cresceu em função do estabelecimento de novas colônias como Nova Veneza Nova Belluno Nova Belluno Nova Treviso e Belevedere. Os colonos que se dirigiam para estes novos núcleos passavam obrigatóriamente por Urussanga dando à mesma a condição de pólo irradiador da colonização italiana no sul de Santa Catarina. Os moradores
de Urussanga tiveram uma melhoria nas condições de vida com esta nova leva de imigrantes uma vez que vendiam seus produtos diretamente aos novos colonos recém chegados.
 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

26 de maio  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Conhecida pela Festa do Vinho e Rittorno Alle Origine, Urussanga é também recheada de atrativos naturais e culturais.  A cidade tem diversas fontes de arrecadação, da área cerâmica, moveleira, de plásticos e de alumínio, até a fruticultura e a indústria caseira de aguardente e de vinho. Turismo e eventos também são destaque na economia local.

Clima

Temperado 

Temperatura Média

Entre 15ºC e 25ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Acesso pelas rodovias BR-101, SC-444, SC-445 (Morro da Fumaça, acesso principal) e SC-446, passando por Criciúma e Cocal do Sul (acesso sul) ou Gravatal e Orleans (acesso norte). Aeroporto em Forquilhinha, a 31km de distância.

Localização

Sul do Estado de Santa Catarina 

Limites

Criciúma, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Lauro Müller, Orleans.  

Acesso Rodoviário

BR-101, SC-444, SC-445  e SC-446 

Distâncias

Orleans: 20 Km; Criciúma: 18 Km; Nova Veneza: 42 Km 

hspace=0 TURISMO

Dotada de grande beleza paisagística, Urussanga tem nos elementos culturais preservados e amplamente cultivados os seus principais atrativos.

Principais Pontos Turísticos

Parque Municipal Dr. Ado Cassetari Vieira

A ocupação do Parque Municipal se deu a partir de agosto de 1986 com a realização da II FESTA DO VINHO. Seu destino era voltado à implantação de uma estrutura adequada ao desenvolvimento de atividades lúdico-cultural para a comunidade urussanguense em especial modo à comunidade ítalo-brasileira.
O Parque Municipal de Urussanga ocupa uma área de 08 ha. sendo que no passado pertencia a particulares. Esta propriedade sempre foi admirada pela sua beleza paisagística que reúne dezenas de espécies diferentes de plantas nativas e exóticas. Com a desapropriação da sua área pela Prefeitura Municipal efetuou-se várias melhorias visando oferecer à comunidade local e visitantes um espaço de lazer e sobretudo para o resgate e divulgação da cultura italiana tradicional.
Além de apresentar (em parte) um projeto paisagístico de ROBERTO BURLE MARX o Parque possui equipamentos de madeira rústica edificados para a inauguração da II Festa do Vinho realizada nele em 1986 e em alvenaria mista de concreto e tijolo aparente cuja autoria deste projeto é do renomado arquiteto paranaense MANOEL COELHO concluídos em 1988. Desde a sua inauguração o Parque foi sempre palco das grandes Festas do Vinho e de outras manifestações sócio-culturais como: seminários encontros congressos grandes reuniões e outros. A partir de 1995 passou-se a realizar também no Parque Municipal a tradicional e original Festa Ritorno Alle Origini devido a adequação da sua invejável infra-estrutura e beleza natural.

Museu Histórico Municipal

Inaugurado em 1988 ocupa 02 salas conjugadas onde é realizada a exposição permanente (um autêntico retrocesso a vida do imigrante do século passado); outras 02 salas com as mesmas dimensões são utilizadas para o acervo técnico e exposições temporárias (durante os eventos que acontecem no Parque). O museu retrata a vida do imigrante italiano desde os primórdios da colonização até aproximadamente meados deste século. O acervo é muito rico e variado ilustrando muito bem a vida e o cotidiano do imigrante italiano de Urussanga através de 2.000 peças cadastradas. É um verdadeiro retorno às origens.

Biblioteca Pública Municipal

Ocupa somente uma das salas de mesma dimensão das demais e está equipada com mobília apropriada e moderna ( computador TV Vídeo Cassete e mais de 5.000 exemplares de livros) atendendo com êxito a demanda. É aberto a toda população.

Escola De Língua Italiana Padre Luigi Marzano

Esta é a atividade de maior movimentação e importância dentro do Centro Cultural. Ocupa 03 salas sendo duas delas para o ensino de língua italiana e 01 para a administração de todo o Centro e da própria Escola além da Biblioteca italiana.
A escola é muito bem equipada dispondo de ótimas condições para o desenvolvimento da língua e cultura italiana.

Concha Acústica (Teatro Ao Ar Livre)

 Localizada na área central do Parque a concha acústica encaixa-se perfeitamente na topografia do contorno proporcionando uma ótima visão de muitos pontos interessantes do Parque. Formada por uma enorme arquibancada descoberta com capacidade para cerca de três mil pessoas sentadas e um número muito superior de espectadores em pé. O palco é totalmente coberto com uma área de 100m2 disponível para as apresentações e abriga em seu piso inferior dois camarins de igual superfície com sala de espera e sanitários.

Pista Oficial De Skate

Construída totalmente em concreto armado ela oferece as normas e exigências estabelecidas pela própria Federação de Skatistas garantindo sua importância em campeonatos a qualquer nível.

Pavilhão Praça DItália

Centro de multiplouso com área de 1500 m² e anexo de 310 m² para stands de exposição de vendas de vinhos da região da região durante o período de realização da FESTA DO VINHO que acontece bienalmente.

Monumento ao Centenário

O Monumento ao Centenário da Imigração localiza-se ao lado da Prefeitura Municipal de Urussanga no Paço Lydio de Brida e foi edificado em 1978.
Numa linguagem totalmente moderna o monumento representa a epopéia da imigração italiana em Urussanga.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Entre as edificações patrimoniais da Praça Anita Garibaldi destaca-se a Igreja Matriz e o Campanário pelos seus traços arquitetônicos que recordam muito a região montanhosa de Belluno na Itália. O Campanário foi iniciado em 1924 e concluído em 1928. A Igreja Matriz foi iniciada em 1938 e concluída em 1944.

La Pietà

Réplica em tamanho natural da célebre obra da Pietà do famoso escultor e pintor MICHELANGELO BUONARROTE doada pelo Vaticano através do Papa Paolo VI em ocasião do Centenário de Fundação de Urussanga. A mesma encontra-se dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Monumento ao Imigrante

Localizado na extremidade sul da Praça Anita Garibaldi foi construído em 1966 e sintetiza a epopéia da imigração através do conjunto de formas em granito representando a União da Itália com o Brasil separados pelo oceano aqui representado pela piscina. No monumento estão alencadas as famílias fundadoras do então núcleo de Urussanga.

Igreja de São Gervásio e São Protásio

Das edificações religiosas remanescentes esta é a mais autêntica para o Município de Urussanga na localidade de Rio Maior. Edificada totalmente em pedra em 1912 ela apresenta um estilo muito simples com características neoromânicas.
A igreja foi restaurada e tombada em 1988.

Edificações Históricas

Urussanga conserva ainda um rico patrimônio histórico e arquitetônico que se concentra na Praça Anita Garibaldi e entorno além das inúmeras edificações típicas e originalíssimas situadas no interior do município.
É também através delas que Urussanga revive diariamente a sua heróica história.

Praça Longarone

Situada ao lado do Fórum de Justiça esta pequena e atraente praça representa através de seu monumento a união e o intercâmbio econômico e sócio-cultural de Urussanga e Longarone (BL-Itália) oficializados pelo Gemellaggio realizado em 26 de maio de 1992.

Cantina Modelo – (Vinícola Modelo)

Urussanga tem registrado na sua história a fama de produzir bons vinhos. As instalações originais da CANTINA CADORIN com seus 750m2 de área construída em 1927 ao lado da Igreja Matriz abrigam atualmente um completo e autêntico museu do vinho que representa a história vinícola deste pujante município.

Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária de Urussanga foi instituída por Decreto Lei Federal em 28 de maio de 1919 e foi inaugurada em janeiro de 1925 funcionando com trem de passageiros até 1969. Atualmente pretende-se restaurá-la para o desenvolvimento do turismo ferroviário da região carbonífera.

Centro de Tecnologia Agrícola – (C.T.A.)

A sua imponente e harmônica edificação recorda as grandes casas aristocráticas do vêneto. Está situada às margens da rodovia SC 446 – km 16 em Urussanga.
A sua construção é da década de 50 e nela funciona um moderno e avançado Centro de Tecnologia Agrícola com especialidades no setor de fruticultura plantas de lavoura mandioca hortaliças e pecuária.

Praça Anita Garibaldi

Marco da implantação da colônia italiana de Urussanga abriga em seu jardim monumentos alusivos a personagens ilustres da sua história. Destaca-se também pelo monumento em homenagem à imigração. 

hspace=0 EVENTOS

Em agosto, a festa “Rittorno Alle Origine”, nos anos ímpares, e a Festa do Vinho, nos anos pares, reúnem milhares de turistas na cidade. 

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Urussanga

hspace=0 turismo@urussanga.sc.gov.br 

hspace=0 (48) 465-1188, (48) 465-1113 (fax)

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

          www.urussanga.sc.gov.br


Conheça nossas opções de hotéis em Urussanga e pousadas em Urussanga para visitar Urussanga.

Promova a cidade de Urussanga no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!