Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Sombrio?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Sombrio

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Caminho dos Canyons

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1723, os tropeiros que saíam de Laguna com destino a Viamão, no Rio Grande do Sul, buscavam descanso sob as imensas figueiras do litoral catarinense, ainda habitado pelos índios carijós. Na época, esse era o único caminho até Viamão e, apesar de muitos viajantes pararem à sombra das árvores para descansar – daí o nome da cidade –, somente em 1820 surgiu o vilarejo que deu origem a Sombrio. O primeiro a se interessar pelas terras da região foi o historiador francês Saint-Hilaire, que estudou a origem dos primeiros habitantes de Araranguá. Pesquisou solo, fauna, flora e a cultura dos índios carijós. Sua expedição despertou a curiosidade de dois irmãos portugueses, os imigrantes Manoel e Luciano Rodrigues. Eles adquiriram sesmarias no lugar, mas a colonização só prosperou 10 anos depois, quando outro português, João José Guimarães, instalou-se definitivamente com a família às margens de um grande lago, a hoje denominada Lagoa Sombrio. Após a Guerra do Paraguai, imigrantes alemães e italianos chegaram de outras localidades. Em abril de 1880, Sombrio passou a pertencer a Araranguá e, em 30 de dezembro de 1953, emancipou-se.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

30 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A sombra das figueiras, que refrescava o descanso dos tropeiros, deu nome ao município, que conta com 23km de balneários.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

15° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Extremo-Sul, na microrregião de Araranguá no Estado de Santa Catarina

Limites

Araranguá, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Passo de Torres.

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias

244 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Situada no litoral catarinense e com grande quantidade de minifúndios, a cidade de Sombrio tem na produção de fumo, arroz, banana, mandioca e milho parte expressiva de sua receita. Dedica-se também à eqüinocultura, bovinocultura, avicultura e suinocultura. O município, porém, é mais lembrado por sua extensa faixa litorânea – são 23km de balneários. A Praia de Gaivotas é a mais procurada pelos turistas devido à boa infra-estrutura, com campings, pousadas, restaurantes, bares e boates. Própria para competições de motonáutica, a Lagoa Sombrio tem 54km2. Outro atrativo para os turistas são as Furnas de Sombrio, cinco grutas localizadas às margens da BR-101 e que contam com restaurante, banheiros e bares. Na entrada das grutas há orquídeas, bromélias e lianas. Os desenhos nas paredes das imensas cavernas (em uma delas cabem até 30 automóveis) dão ao local uma atmosfera mágica.

Principais Pontos Turísticos

 

Furnas de Sombrio e Praia das Gaivotas

hspace=0 EVENTOS

 Junho

13 - Festa do Padroeiro

 Julho

- Último fim de semana - Arraialfest, que acontece de dois em dois anos.

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Sombrio.

hspace=0 prefeito@sombrio.sc.gov.br

hspace=0 Fone/Fax: (48) 3533-0333

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

          www.sombrio.sc.gov.br


Conheça nossas opções de hotéis em Sombrio e pousadas em Sombrio para visitar Sombrio.

Promova a cidade de Sombrio no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!