São Pedro de Alcântara

São Pedro de Alcântara-SC
banner

Bem-vindo a São Pedro de Alcântara!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em São Pedro de Alcântara, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em São Pedro de Alcântara.

Informações de São Pedro de Alcântara

Roteiros do Brasil

Região Gande Florianópolis

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE


PRIMEIRA FASE - CHEGADA AO PORTO DE DESTERRO

Em novembro de 1828, respectivamente, nos dias 07 e 12, após longa travessia do Atlântico e passagem pelo Rio de Janeiro, então capital imperial, chegaram à cidade do Desterro - hoje Florianópolis - o brigue Luiza e o Bergantim Marquês de Viana. Estes veleiros traziam a bordo 635 imigrantes, entre agricultores, artesãos e soldados, em sua maioria provenientes da Região do Rio Mosela (Hunsrück e Eifel), hoje estado da Renânia-Palatinado, na Alemanha.

SEGUNDA FASE - A FUNDAÇÃO DA COLÔNIA
 
O Major de Milícias Silvestre José dos Passos, por determinação do Presidente da Província, Francisco de Alburquerque Mello, funda, em 1º de março de 1829, em plena mata virgem e habitat indígina, a Colônia dos Alemães. Sua fundação ocorreu às margens do Caminho-de-tropas, com aproximadamente 60 imigrantes.

TERCEIRA FASE - CONSTITUIÇÃO DO NÚCLEO COLONIAL
 
A Colônia São Pedro de Alcântara recebeu, a partir de março de 1829, sucessivas levas de imigrantes, sendo que a maioria professava a religião católica. Estes, após desbravarem a mata virgem e construirem suas casas, articularam a construção da capela de Santa Bárbara e, posteriormente, mais ao sul, às margens do Rio Maruim, a organização de um pequeno núcleo colonial: a célula-mater da cidade de São Pedro de Alcântara.


QUARTA FASE - EMANCIPAÇÃO POLÍTICO - ADMINISTRATIVA
 
Com o conseqüente desenvolvimento do núcleo colonial, este foi elevado à Freguesia e à Paróquia, mediante Lei Provincial n.194, de 13 de abril de 1844, sendo a autonomia política-administrativa de São Pedro de Alcântara reconhecida e consagrada pela Lei Estadual n.9.534, de 16 de abril de 1994, colocando a primeira colônia alemã fundada no estado de Santa Catarina na categoria de Município.

Significado do Nome

 

Posteriormente denominada São Pedro de Alcântara, em homenagem à Família Imperial reinante.

Aniversário da Cidade

16 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Núcleo de colonização germânica mais antigo do Estado, São Pedro de Alcântara mantém a tradição de povo ordeiro e trabalhador.

Clima

Mesotérmico úmido

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Grande Florianópolis no Estado de Santa Catarina

Limites

Antônio Carlos, Angelina, Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas.

Acesso Rodoviário

Rodovia SC-407, entrada em São José, na Grande Florianópolis.

Distâncias

31 km da Capital

hspace=0 TURISMO

São Pedro de Alcântara tem na exuberância da sua vegetação, na topografia acidentada, nas colinas, cachoeiras e cascatas seus maiores atrativos turísticos.

Principais Pontos Turísticos

Engenhos

A cidade possui engenhos que fazem o melado, a cachaça, guarapa e ainda os movidos à roda d’àgua que produzem farinha de mandioca.

Vila Hoffmann

Comunidade rural, próxima a sede municipal, onde se produz cachaça, farinha de mandioca etc e revendem seus produtos diretamente ao consumidor. Placas indicativas no centro da cidade indicam a direção. Acesso fácil.

Igreja Matriz

Construída em 1929, no primeiro centenário de imigração alemã. Obra de grande beleza, com altar esculpido em madeira. Abriga várias imagens sacras bem trabalhadas. Sua cúpula, de grande altura, remete à basílica de São Pedro, no Vaticano. Fica numa elevação de onde se tem excelente vista de todo o centro da cidade. No pátio da Igreja estão sepultados os párocos. Está sempre aberta a visitação e é muito bem conservada, foi restaurada em 1979.

Casarões

Dos tempos coloniais.

Templo de Santa Bárbara

Atrativos Naturais

São Pedro de Alcântara está situada numa região de grande beleza natural e é uma excelente opção para os observadores de pássaros, apreciadores de orquídeas, de bromélias e de outras espécies vegetais. Vale também caminhar pelas estradinhas rurais e observar os campos, as cachoeiras, os riachos e as casas dos colonos, sempre bem-cuidadas e ajardinadas. O rio Maruím forma belas paisagens com cascatas e piscinas naturais. Destaque para as cachoeiras da Invernada, Altona, Varginha e do Salto.

hspace=0 EVENTOS

 Maio

- Festa na Comunidade Rural do Barro Branco, no primeiro domingo do mês.

 Julho

- São Pedro de Alcântara realiza diversas festas ao longo do ano. Destaque para a Festa do Colono e do Motorista.

 Agosto

- Festa na Comunidade Rural de Santa Filomena, no segundo domingo do mês.

 Setembro

- Evento de importância cultural e histórica denomina-se OKTOBERTANZ realizado ao final do mês. Evento tipico germânico que abre as Festas de Outubro no estado de Santa Catarina.

 Outubro

- Festa do Recheio e do Padroeiro.

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de São Pedro de Alcântara

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) 3277-0122

hspace=0

hspace=0 Correio - Fone: (48) 3277-0466

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.pmspa.sc.gov.br

            www.guiacatarinense.com.br

            www.spa.arquifloripa.org.br

            www.flickr.com.br

Comentários de São Pedro de Alcântara

amo de paixao esta cidade povo caloroso e tudo de bom sem palavras so conhecendo para saber as maravilhas
Por: claudia gesser de alcantara

O lugar mais lindo de São Pedro, e a cahoeira do Salto, la é encantador! E a melhor festa de se ir é a do Recheio.. :)
Por: Bruna Bárbara

Estive uma vez nesta cidade faz muitos anos atrás,um amigo chamado César que tem um filho que ele chamava de Dundum,comprou uma fazenda ai para fazer turismo rural.Adorei a cidade é linda,talvez volte ai novamente
Por: ROSENI APARECIDA DOS SANTOS

Origem:Avô:Mathias Gorges e Helena Schwabe. José Leonardo Schmitz e Apolonia Kons. Pai: Silvestre Gorges Mãe: Bernadete Schitz. Nas dia 16/12/1948 em Barro Branco.Até 15 anos só falava Alemão.Hoje sou padre ha 30 anos, missionário no sertão da bahia, 38 anos Parabéns. Saudações. Mons.Bertolomeu Gorges
Por: Mons.Bertolomeu Gorges

É uma das mais belas paisagen naturais com uma magnifica Igreja.
Por: Alberto Vilvert

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Pedro de Alcântara

Envie seu comentário sobre São Pedro de Alcântara