São Francisco do Sul

São Francisco do Sul-SC
banner

Bem-vindo a São Francisco do Sul!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em São Francisco do Sul, informações atualizadas sobre a cidade São Francisco do Sul, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de São Francisco do Sul.


Subtítulo: São Francisco do Sul, cidade que atrai pela beleza das praias, da fauna, da flora e da história.

Todo mundo já se imaginou perdido em uma ilha paradisíaca algum dia. Quem nunca pensou na possibilidade, está na hora de descobrir o que São Francisco do Sul, em Santa Catarina, pode ofertar aos visitantes. Situada em uma ilha encantadora, o município é uma das cidades mais antigas do País, e foi pátria para o desenvolvimento de todo o estado, pois é a cidade mais velha de Santa Catarina.

A História, acompanhada de um cenário que fascina, é o que os visitantes podem levar para casa. São Francisco do Sul fica na Baía de Babitonga, arquipélago composto por 24 ilhas, como a Alvarenga, das Flores, do Corisco, entre outras. Quem viaja com barcos de passeio, precisa apreciar o local, pois é ali que se encontra uma reserva de mata atlântica do Estado. As águas são boas para o pescado e para quem deseja avistar, de vez em quando, um ou outro golfinho.

Os balneários da cidade são outros pontos de passagem para o turista. Há duas praias no Balneário de Capri e as ruínas do velho leprosário é uma das atrações. Ali, eram levados os doentes da popular lepra, hoje conhecida como hanseníase. Já o Balneário do Paulas é composto por quatro praias propícias para a diversão e o relaxamento que só um banho de mar pode ofertar. Se a ideia é passar o final de semana se deliciando com os peixes e frutos do mar, o Balneário do Paulas é a indicação. A renda da localidade provém do pescado, pois os pescadores, em sua grande parte, fazem morada naquela região.

A economia do município fica concentrada em torno do porto, com algum espaço para as indústrias e, principalmente, o turismo. O porto da cidade responde por metade do fluxo portuário de Santa Catarina e está localizado na Baía de Babitonga. Se já estiver em uma das praias do arquipélago e quiser fazer fotos das embarcações, também dá para se atracar no porto.

Mas não é só de águas límpidas, enseadas e natureza que São Francisco do Sul é feito. O centro histórico da cidade é a escolha correta para quem deseja fazer um passeio cultural. Aproximadamente 400 edificações preservam a arquitetura das primeiras colonizações da região. O Museu Histórico foi construído durante o século XVIII e já serviu de instalação para a Câmara Municipal e a Cadeia Pública. Os mais de 500 anos do município são revelados ao visitante por entre às celas antigas e às janelas de ferro. O Mercado Municipal é outro prédio histórico que ainda está em funcionamento. Já a história do homem e o trabalho no mar é preservada no Museu do Mar, onde o turista pode ter acesso a alguns documentos raros de navegação, a exemplo do 1º Dicionário Náutico.

Além disso, o Forte Marechal Luz, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça e a gastronomia dos frutos do mar, principalmente o camarão, compõem o panorama da cidade.

Informações de São Francisco do Sul

Roteiros do Brasil

Região Caminho dos Príncipes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A expedição de Gonneville

Aqui, primeiro chegaram os franceses. A Ilha de São Francisco foi o porto no qual encontrou abrigo a Expedição de Binot Paulmier de Gonneville, no ano de 1504, quatro anos somente após a data oficial do Descobrimento do Brasil.

Essa Expedição, financiada por comerciantes da Normandia (França), partiu do Porto de Honfleur em 24 de Julho de 1503, em busca das Belas Riquezas das Índias. A Nau L’Espoir, desceu o Atlântico ao largo da África e perdeu a rota, aportando, em Janeiro de 1504 em terras desconhecidas, que sabe-se hoje, era o litoral de Santa Catarina.

Durante o período de seis meses, Gonneville e sua tripulação conviveram com os amistosos e hospitaleiros Índios Carijós, comandados pelo Cacique Arosca. De tal forma hospitaleiros, que ao voltar para a França, o Comandante levou consigo o filho do Cacique, Içá-Mirim, prometendo devolvê-lo no prazo de vinte luas, após ensinar-lhe o uso de artilharia.

Gonneville partiu em 03 de Julho de 1504 e o Índio Içá-Mirim, batizado ainda em alto mar com o nome de Comandante Binot, permaneceu na França, onde casou com uma parente do Capitão e teve quatorze filhos.

Para assinalar a passagem da Expedição, foi levantada uma Cruz de madeira com a inscrição: Aqui Binot Paulmier de Gonneville plantou este objeto sagrada, associando em paridade a Tribo com a Linhagem Normanda.

Fundação Vila de São Francisco do Sul

O efetivo povoamento da região de São Francisco do Sul, iniciou em 1658, com Manoel Lourenço de Andrade, que trouxe consigo, além de sua família, grande número de escravos, gados, instrumentos agrícolas e ferramentas para exploração de minas.

A povoação foi elevada à categoria de Vila em 1660 e em 1665 São Francisco do Sul foi elevada à Paróquia.

Gabriel de Lara sucedeu Lourenço de Andrade, após o falecimento deste, exercendo o governo da Vila em Paranaguá, onde era Capitão Mor.

Episódio inesquecível na memória dos francisquenses foi a passagem como Capitão Mor de Domingos Francisco Francisques (o Cabecinha).

Há relatos de que imprimiu certo progresso à Vila, mas exercendo o poder de forma totalitária, utilizando-se de violência para atingimentos de seus fins. Dos acontecimentos trágicos que marcaram sua estada em São Francisco do Sul, destaca-se o episódio com o Pároco da Vila, Frei Fernado, que teria sido deixado à deriva, em uma velha Canoa, provido apenas de uma porção de peixe seco.

Ainda existe na localidade de Laranjeiras, trincheira construída com pedras soltas, que segundo a tradição, teria sido edificada por pessoas que por ali passavam e eram obrigadas a colaborarem na construção, pelo violento e autoritário Cabecinha.

Os crimes do Capitão-Mor acabaram por chegar ao conhecimento das autoridades que o destituíram e o processaram à revelia, pois este embrenhou-se nas matas e dele não se teve mais notícias.

A Correição de 1720

Importante para a evolução da Vila foi a vinda, em correição, do Desembargador Rafael Pires Pardinho, após o desaparecimento do Cabecinha.

Partinho organizou os negócios da justiça e administração, limitou o termo da Vila (que ficou dividida ao Sul com Laguna e ao Norte com Paranaguá), determinou que o cargo de Capitão-Mor fosse preenchido através de eleição, demarcou as terras do Rocio (zona rural), autorizou a construção da Casa do Conselho e da Cadeia, levantadas ao lado da Igreja Matriz.

Deixou ainda, a orientação aos Juizes, oficiais da Câmara e aos homens bons de governanças, para freqüentarem o culto divino, dando exemplo aos demais moradores da Vila.

A Vila de São Francisco e a Ouvidoria de Paranaguá

Inicialmente, a Vila de São Francisco pertencia à Ouvidoria de São Paulo, passando em 1723 à Jurisdição da Ouvidoria de Paranaguá.

Após a criação da Ouvidoria de Santa Catarina, em 1729, iniciou-se um impasse que persistiu até 1831.

Por questão de limites, São Francisco continuava pertencendo à Jurisdição da Ouvidoria de Paranaguá, embora o Governo Civil e Militar fosse exercido pela Ouvidoria de Santa Catarina.

Tal impasse foi solucionado somente no ano de 1831, quando o Governo Imperial, por solicitação do Vice-Presidente da Província Nunes Pires, determinou a anexação da Vila de São Francisco à Jurisdição de Santa Catarina. 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade

15 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

São Francisco do Sul é o quinto maior porto brasileiro em movimentação de contêineres. Mais de 70% da renda do município são gerados pela movimentação portuária, com destaque também para o turismo e o comércio.

Clima

Quente e úmido

 

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Florianópolis: BR-101 (Rodovia Prestes Maia) até Barra Velha e depois BR-280.

Localização

Região Norte do Estado de Santa Catarina

Limites

Itapoá, Garuva, Joinvile, Araquari, Barra do Sul e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

Br 101 - Br 280 

Distâncias

208 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

Centro Histórico

Um romântico conjunto de 150 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico, muitas delas contando com algumas centenas de anos, oferecem ao turista mais do que um passeio: um resgate da história do Brasil, em um cenário de rara beleza que começa defronte à Baía da Babitonga.

Mercado Público Municipal

O Prédio do Mercado Público Municipal, foi construído á partir de 1916, tendo sua inauguração em 20 de janeiro de 1900, durante a Administração do Dr. Luiz Gualberto, Superintendente Municipal (cargo equivalente ao de Prefeito nos dias atuais).

Os populares eram atendidos em vários boxes que existiam tanto na área interna quanto externa do edifício, e por muitas décadas , foi o Centro Comercial da Ilha de São Francisco, com a venda de diversos produtos, de orígem agrícola e artesanal.

Em 1928, foi anexada uma peixaria ao mesmo, que além da venda da produção pesqueira artesanal, serviu também para o escoamento dos produtos agrícolas que diariamente chegavam em abarrotadas canoas, oríundas do Distrito do Sai.

Museu Histórico de S.F.S.

O Museu Histórico de São Francisco do Sul, localizado é Rua Cel. Oliveira, é uma das mais antigas edificações da Ilha de São Francisco.

Construído no final do século XVIII, foi utilizado, segundo o costume da época, como Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública, sendo que, serviu de prisão á líderes revolucionários por ocasião da Guerra do Contestado, e era conhecido na época como Palácio da Praia do Mota.

O Museu Histórico Municipal, abriga em suas salas e celas, vários objetos doados pela comunidade francisquense, tais como; documentos, plantas, jornais e utensílios, comuns ao dia á dia dos antepassados do povo francisquense.

A história da comunidade francisquense, é belamente ilustrada, nas varias fotografias inseridas nas paredes das celas, sendo que no pátio exterior, encontram-se expostos Moinhos de cana e mandioca, bem como,uma máquina utilizada na fabricação de telhas, e um carro fúnebre do início do século, além disso, existe também uma,cela solitária, que era utilizada na detenção de doentes mentais e perigosos criminosos.

Forte Marechal Luz

Situado no litoral norte o Forte Marechal Luz, dista apenas 15 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, e constitui-se num dos pontos de mais rara e expressiva beleza do litoral norte catarinense.

A fundação do forte ocorreu durante o ano de l909, sobre as ruinas do antigo forte, visando a fortificação militar daquela região.

Visto de longe, ao fim de tarde, com suas casa claras, tingidas de tons alaranjados, contrastando com o mar, praia e a belo fundo florestal, o Forte Marechal Luz lembra-nos as telas de Monet, Gauguin e outros pintores da Escola de Port-Aven.

Excursionando forte á dentro, os turistas trilharão por uma estrada de barro, que dá acesso ao Morro João Dias, onde em seu topo, encontra-se uma bateria de artilharia de costa, composta de 04 canhões, que possibilitariam a defesa de costa em caso de situações blicosas, dado o caráter de instabilidade política mundial daquela época.

A bateria anteriormente mencionada, é palco, todos os sábados pela manhã no horário das 08:00 horas, da troca da bandeira, efetuada pela guarnição de serviço, com trajes de época, que efetuam uma salva de disparos de canhão.

A visitação ás instalações do Forte Marechal Luz, necessita de consulta prévia á guarnição militar, dada a existência de horários e locais definidos para visitação.

Igreja N. Senhora da Graça

Em 1699, em função das melhorias financeiras resultante da tributação sobre a farinha de mandioca, o peixe, a aguardente e outros produtos, resolveram os membros do conselho, juntamente com as figuras proeminentes da Vila, e com o povo, edificar um novo templo na localidade , tendo a fiscalização da obra fiado ao encargo do Padre Manoel de Nazareth, e contratado para construtor o pedreiro Caetano Gomes da Costa, que foi ajudado pelos milicianos, escravos e populares.
O Construtor havia orçado a obra da Igreja em quinhentos mil réis, e por isso foi processado e multado, pelo Conselho por ter ultrapassado o orçamento, sem ter iniciado o reboco e pintura interna da mesma.
Tais melhoramentos somente tiveram andamento, 20 anos após, contando com a ajuda financeira do povo.a encomenda da Pia Batismal, e mais duas pias para Água Benta, foram contatadas em 1802, pela câmara ao Mestre Pedreiro Manoel da Encarnação.
Complementando as obras de implantação da matriz, foi trazido do Rio de Janeiro o órgão que hoje é utilizado nos atos religiosos. Originalmente construída em estilo veneziano e com uma só torre, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça passou modificações que por fim a descaracterizaram.
A primeira grande reforma deu-se em 1926, com a abertura e colocação de várias janelas, semalhas e afrescos.
A ultimas delas foi a construção de uma segunda torre, mandada executar pelo Vigário da Paróquia Frei Sebaldo, com a mão de obra contratada ao Sr Kurt Kamradt, As despesas com a construção da torre foram cobertas com os donativos deixados em testamento por José Basílio Corrêa. 
 
Museu Nacional do Mar

Inicia-se a aventura humana, alimentando-se de raízes e frutas, os primeiros humanos espalham-se e povoam a humanidade, devido o aumento populacional, escasseiam os alimentos e os mesmos abandonam seus hábitos sedentários, aventurando-se pelo mundo afora.

A evolução mostra toda a sua força, o homem domina o fogo, a agricultura é criada e inicia-se a domesticação dos animais, apesar de tudo, o homem procura novas fronteiras, deparando-se com a maior e mais aterradora que haviam visto; a vastidão do oceano.

Os corações e mentes, povoados de receios e temores , são substituídos pela audácia e curiosidade, e finalmente o homem lança-se ao mar, surgindo então as primeiras navegações, aventuras temerárias e perigosas, seguidas dos primeiros contatos entre os povos . Fruto da destreza e habilidade dos primeiros navegantes, a navegação firma-se como instrumento de comércio e por fim, dado o caráter instável das relações entre os povos surgem também naqueles tempos, as primeiras expedições comerciais, as armadas de guerra, e as primeiras invasões marítimas.

A navegação progride, novas terras são descobertas, entre elas o Brasil e posteriormente a Ilha de São Francisco, onde encontra-se localizado desde o ano de 1991, o MUSEU NACIONAL DO MAR, único do gênero na América do Sul, composto de um conjunto de núcleos, com uma área de 10.000 metros quadrados, inteiramente dedicados á pesquisa de acervos,incrementando , valorizando e divulgando a cultura ligada ao mar.

Morro do Pão de Açúcar

São cerca de 150m. de altitude. Do alto do morro tem-se uma vista panorâmica da Ilha de São Francisco do Sul e da entrada do Porto de Paranaguá no Paraná.

Sambaquis

As elevações arqueológicas formam as antigas residências indígenas. Nestas elevações são encontrados instrumentos de pedras lascadas e polidas, ossos e esqueletos humanos, restos de fogueiras, etc.

Cariocas

Cariocas é a denominação indígena para as Bicas d´Água que abasteciam a antiga vila. Ao todo eram 5, hoje restam apenas 3: a da Rua Benjamim Constant (que foi recuperada em 1884) apresenta azulejos portugueses; a da Rua Marcílio Dias em estilo colonial (recuperada recentemente) e a da Rua Coronel Oliveira que até hoje mantém sua construção original. As Água cristalinas ainda jorram pelas bicas e são consumidas tanto pela população local como pelos turistas.

Vila da Glória

Vila da Glória é um mundo á parte da Ilha de São Francisco. Parte integrante da área continental do município, localizada no Distrito do Saí, esta pacata comunidade fica a 03 milhas náuticas do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, tendo seu acesso por mar via Ferryboat na localidade de Laranjeiras, ou lancha, que faz a travessia diariamente em vários horários no embarcadouro Carneiro de Loyola, situado no Centro histórico da Cidade bem como através de estradas vicinais, provenientes do municípios de Itapoá, Garuva ou Joinville.
A Primeira imagem que deslumbra seus visitantes são os farrapos de nuvens que constantemente flutuam sobre o topos das montanhas, em direções variadas, marcando com suas sobre as luxuriantes vegetações da Mata Atlântica, que também servem de fundo á uma pequena e bucólica comunidade de pescadores, sediada ao redor da Capela de Nossa Senhora da Glória, construída em 1855, demolida e reformada em 1912.
A Mata Atlântica é uma das mais ricas e ameaçadas coberturas vegetais do mundo, antes espalhada em várias regiões próximas á costa brasileira, a Mata Atlântica resistiu apenas em alguns poucos lugares, sendo um dos poucos lugares abençoados a Vila da Glória, onde a mesma viceja quase que intocada, semeada por inúmeras cachoeiras que encantam suas matas . O acesso á tais maravilhas, é alcançado á pé, andando muito, pois não existe melhor maneira de conhecer os encantos das cachoeiras , senão utilizando-se das diversas picadas e trilhas existentes através da mata, tornando possível durante esta caminhada a observação.
Durante os meses de verão, suas águas límpidas geladas e cristalinas, são o ponto de diversas famílias e ecoturistas, bem como população local, que utilizam suas águas para aplacarem o calor inclemente da região. É notório o estado de conservação e limpeza das mesmas, dado o caráter remoto de suas localizações, o que tem levado diversos pesquisadores á efetuarem um estudo e monitoramento constante do ecosistema daquela região. Além da ecologia os prazeres que a Vila da Glória pode nos oferecer são muitos, tais como praias pacatas e bucólicas como a Praia Bonita, ou então a magnifica demanda de produtos gastronômicos, servidos em inúmeros restaurantes e pousadas, á base de frutos do mar ou frutas raízes e caules da região, sempre muito bem servidos por um povo educado e hospitaleiro que subsiste de tais atividades. 
 
Praias

Balneário de Paulas

O Balneário de Paulas, distante l.500 metros do Centro Histórico Municipal, tem seu acesso á visitação, através da BR 280, sendo constituído de 04 (quatro) praias;

Praia dos Ingleses,
Praia da Figueira,
Praia do Salão e
Praia do Calixto.

Com características semelhantes entre si, as praias do Balneário de Paulas, são de águas rasa, calmas e extremamente ricas em peixe e mariscos, que além de importante fonte de renda constituem a base da alimentação daquela comunidade, que é em sua maior parte habitada por pescadores em geral.

A Culinária típica faz-se presente, através de vários pratos servidos em pequenos bares ou grandes restaurantes, sendo que durante a temporada, algumas de suas praias possuem vida noturna própria embalada por som ao vivo ou bailes de salão.

Ocasionalmente o Balneário de Paulas é palco de competições náuticas á nível nacional

Balneário de Capri

O Balneário de Capri , distante l8 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, tem seu acesso através da SC 30l que dá acesso aos demais balneários.

O Balneário de Capri, é composto por 02 praias, de águas calmas e cristalinas , muito piscosas, ricas em paratis, pescadinhas , siris, camarões, berbigões e muitos outros espécimes da rica fauna marítima local, que garantem uma continua oferta de deliciosas iguarias á base de frutos do mar, facilmente encontradas em quaisquer um de seus bares, principalmente no Capri Iate Clube, situado na foz do rio de mesmo nome que separa as duas praias.

Um dos pontos turísticos do Balneário de Capri são as ruínas de um antigo leprosário onde antigamente eram abandonados os marinheiros e cidadãos que sofressem daquela incurável enfermidade.

Praia do Forte

Mar aberto, ideal para pesca e surf.
No final da praia, junto ao Morro do João Dias, encontram-se as areias monazíticas, que por seu grnade poder terapêutico são indicadas para pessoas com problemas reumáticos.

Praia do Ubatuba

A Praia de Ubatuba,distante l2 km do Centro Histórico Municipal, tem seu acesso através da SC 301, e encontra-se situada entre as praias de Itaguaçu e Enseada.

Com suas águas límpidas e cristalinas livres de qualquer tipo de poluição, a Praia de Ubatuba, é uma das praias mais procuradas pelos veranistas em geral.

A prática do volleyball de areia, é uma constante em seu dia á dia sendo que em todas as temporadas ocorrem torneios do mesmo, sendo igualmente procurada pelos adeptos do Surf.

Outro aspecto importante desta praia, é a sua expressiva e bela arquitetura, que aliada as belezas da praia, tornam mágico aquele cantinho da Ilha Encantada de São Francisco.

Praia de Itaguaçú

A Praia de Itaguaçu situada entre o Morro João Dias e o Balneário de Ubatuba, distante 13 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, é uma das praias mais bonitas e prestigiadas pelos veranistas da região. As águas claras e agitadas do Oceano Atlântico transformam a Praia de Itaguaçu em um belo point para os praticantes de surf, sendo também muito adequada á pesca de arremesso, atividade muito comum naquela região, além de que, em algumas semanas do inverno, transforma-se no lar de diversos pescadores durante a época da pesca da tainha.

Próximo ao costão do Morro João Dias, afloram á superfície grandes veios da muito procurada areia monazítica, substância esta constituída de diversos minerais, inclusive o elemento tório, cujo a baixa emissão radioativa natural é aconselhada como forma de medicina alternativa ao tratamento de algumas enfermidades. 
 
Balneário de Enseada

Constituído pelas Praias de Enseada e Molhe, o Balneário de Enseada, distante 18 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, tem na Praia da Enseada a opção ideal para o veraneio familiar, dada a placidez de suas águas rasas, calmas e límpidas.

A Praia de Enseada é dotada de boa infra-estrutura com seus vários bares, hotéis e restaurantes, sendo que a oferta de pratos típicos com preços acessíveis é possível durante todo o ano, sendo um dos pilares da economia local, cujo os principais produtos são a pesca e o cultivo de mariscos, além da crescente oferta de residências de aluguel.

Na temporada, as principais opções de lazer rolam soltas nas areias da Praia de Enseada, que servem de palco para os mais variados eventos esportivos e culturais. Tais opções de lazer e diversão são complementadas durante o período noturno, devido a grande oferta de bons produtos aliados a boa musica e ambiente, nos inúmeros bares e restaurantes de sua vasta orla oceânica.

Praia do Molhe

A Praia do Molhe, situada em um dos extremos do balneário de Enseada, oferece uma bela paisagem própria aos praticantes de esportes náuticos como o Surf e Bodyboard, além de durante o inverno servir como um excelente point para os amantes da pesca de arremesso.

Praia Grande

A Praia Grande, distante 20 km do Centro Histórico do Município de São Francisco do Sul, tem seu acesso através da SC 301, que dá acesso aos demais balneários, bem como através de estrada vicinal, á partir do bairro Miranda.

Com uma natureza quase que intocada, a Praia Grande, tem seu início logo após os sambaquis localizados na Praia da Saudade.

Suas águas revoltas e preservadas, fazem com que a Praia Grande seja a preferida pelos pescadores, surfistas, naturistas, ou quem apenas procura alguns momentos de solidão e plena integração com a natureza, em seus 26 km de areias claras e fofas.

Além da areia e do Oceano Atlântico, a Praia Grande é emoldurada por uma vasta e acessível estrada, que dá acesso ao seu ponto mais extremo, conhecido como Praia do Ervino, os turistas que trafegam por tal estrada, tem uma oportunidade única de observar um ecossistema quase que intocado, a vegetação de restinga, que separa a mata do mar, abriga vários espécimes vegetais e aves, além de um simpático caranguejo de casco amarelo que habita as areias da praia e dunas, conhecido no litoral brasileiro pelo nome de Maria Farinha.

Durante o verão, suas areias sediam anualmente, um tradicional e conhecido campeonato de pesca de arremesso, organizado pela SOJOPA (Sociedade Joinvilense de Pesca de Arremesso), que reune vários adeptos deste esporte, bem como turistas em geral. 
 
Prainha/ Praia da Saudade

A Praia da Saudade, ou Prainha como é mais conhecida pelos habitantes locais, é uma das praias mais bonitas e conhecidas da Ilha de São Francisco.

O acesso á Praia da Saudade é possível através da SC 301 , que dá acesso aos Balneários, sendo que a mesma encontra-se distante 16 km do Centro Histórico de São Francisco do Sul, situando-se entre o Balneário de Enseada e Praia Grande.

A sua principal e mais conhecida característica são suas águas eternamente revoltas que propiciam o deleite das mais variadas tribos de surfistas que diariamente rasgam suas ondas, sendo ocasionalmente palco de diversos campeonatos de surf de grande projeção .

Porto de S. Francisco do Sul

O 5º maior porto brasileiro em movimentação de contêineres e o melhor porto natural do sul do país, iniciou suas operações em 1920.

Possui um canal de acesso com 11 metros de profundidade e quatro berços de atracação com profundidades entre 8 e 11 mestros.

hspace=0 EVENTOS

 Janeiro

- Campeonato de Pesca de Arremesso - Organização pela SOJOPA (Sociedade Joinvilense de Pesca de Arremesso).
Localização: Praia Grande do Ervino

- FECAM- Festa do Camarão

 Fevereiro

02 - Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

- Campeonato de Surf

- Encontros de Carros Antigos

 Abril

- Festilha/ Festa das Tradições da Ilha - Resgata a tradição das trocas do Pão Por Deus, figura feita de papel acetinado colorido justapõem no centro e uma pequena franja rendilha com quadrinhas escritas na face interna.

 Junho

- Corpus Christi

- Fenapesca/ Festa do Pescador

 Agosto

15 - Festa de Nossa Senhora da Glória

 Setembro

08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Graça

- Motoilha/ Encontro de Motos

 Dezembro

- Semana da Marinha

- Campeonato de Surfe 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul. 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (47) 3471-2203/04

Serviço de Informação ao Turista: Secretaria  Municipal de Turismo e Lazer: Endereço:Rua Marechal Floriano Peixoto,220 - Centro - Fone/Fax: (47) 3444-5257
E-mail: [email protected]   
 

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 Estação Rodoviária- Av. Atlântica, s/nº, Praia da Enseada- Tel: 442- 2211

 

 

 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.saofranciscodosul.com.br

         www.delila.ws

         www.waves.terra.com.br

         www.transamericajoinville.com.br

         www.sfs.com.br

         www.bhshopping.com.br

         www.saofranciscodosul.sc.gov.br

 

Comentários de São Francisco do Sul

Conheço São Chico! É um lugar... MARAVILHOSO! Muitas Praias lindas.
Por: Leise Mara

amo São Chico..linda demais. praia do Ervinoooooooooooo
Por: Gilda Lacerda

sao francisco eacoisa mais linda dobrasil euma ilha encantada suasprais nao tem pra ninguem
Por: jose luiz dos santos

se for para escolher outra cidade para morar vou para sao francisco do sul. todo ano levo meus filhos para uns dias de ferias la e cada vez mais ficamos encantados com a cidade. sou apaixonado pela cidade que é muito linda com todos seus atrativos turisticos. vale a pena ir conhece-la
Por: niuton cezar da silva

SÃO FRANCISCO É UMA CIDADE FANTÁSTICA. É UMA DAS CIDADES MAIS ANTIGAS DO BRASIL. POSSUI PRAIAS DIVINAS, E AGUAS CALMAS, MINHA FAVORITA É A PRAIA DO FORTE, NÃO DEIXE DE CONHECER.
Por: Eduardo

São Francisco é a melhor cidade que já conheci... Tanto o lado das praias, quanto a cidade histórica. Amei conhecer o porto, é o que movimenta o Brasil. As praias são lindas, tem pra todos os gostos! Vale muitoooo a pena conhecer. I ♥ São Francisco...
Por: Cláudia Walus

Tenho uma casa de veraneio em São Chico, fica na praia do Itaguaçu, esta ilha é linda. Recomendo.
Por: Gilvâni Luis Delmonego

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Francisco do Sul

Envie seu comentário sobre São Francisco do Sul