Presidente Getúlio

Presidente Getúlio-SC
banner

Bem-vindo a Presidente Getúlio!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Presidente Getúlio e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Presidente Getúlio.

Informações de Presidente Getúlio

Roteiros do Brasil

Região Vale Europeu

Vale das Cachoeiras

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Presidente Getúlio foi o único município catarinense colonizado por suíço-germânicos, no início do século XX. Doze famílias de colonizadores chegaram em 1904 e instalaram-se na confluência dos rios Índios e Krauel. Construíram suas casas e deram ao lugar o nome de Neu Zurich, em homenagem à sua terra natal, Zurich (Suíça). Com a ruptura dos acordos diplomáticos entre o Brasil e a Alemanha, na época da II Guerra Mundial, o nome da cidade foi alterado para Getúlio Vargas e, mais tarde,alterado para Presidente Getúlio.

Significado do Nome

Homenagem ao Presidente Getúlio Vargas 

Aniversário da Cidade

1º de Junho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Agricultura, pecuária leiteira, indústria frigorífica, têxtil, madeireira, moveleira e cerâmica.

Clima

Temperado

Temperatura Média

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Acesso pela BR-470/SC-421, passando por Ibirama

Localização

Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina

Limites

Ibirama, Apiúna, José Boiteux, Witmarsun, Lontras, Dona Emma.

Acesso Rodoviário

BR-470/SC-421, passando por Ibirama.

Distâncias

220 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Conhecida como Vale das Cachoeiras pelas inúmeras quedas d’água, Presidente Getúlio se destaca pela qualidade de vida. Uma das atrações da cidade é a Festa Estadual do Leite, onde acontece o famoso Concurso Nacional de Tomadores de Leite a Metro. O município possui mais de 70 cachoeiras. As trilhas ecológicas e a prática de rapel são boas opções para os apreciadores de esportes integrados à natureza. A arquitetura típica pode ser encontrada em diversas construções do centro da cidade. O artesanato em palha de milho e folhas de bananeira também é um destaque local e pode ser encontrado na Casa da Cultura, que abriga também o Acervo do Imigrante. Visite a colônia suíça na Serra Vencida, onde uma antiga casa construída em canela preta, estilo enxaimel primitivo, foi transformada em museu do cotidiano, guardando utensílios e pertences dos primeiros moradores: sapatos, berços, lamparinas...

Principais Pontos Turísticos

Gruta Nossa Senhora Aparecida

Cachoeira do Cará

A Cachoeira do Cará, uma das três quedas dágua situadas no SítioTabarelli, é própria para a prática de rapel e canyoning. Tem 62 metros de altura. É de fácil acesso e localiza-se a 20km do centro.

Gruta da Pimenta

A Gruta Nossa Senhora Aparecida, localizada a 6 km do Centro, é um local de orações simples e aconchegante. O acesso a gruta é feito pela Estrada Geral Ribeirão Sabiá.

Cachoeira Tabarelli

Situada no Vale do Rio Índios, a 20 km do centro, a Cachoeira Tabarelli possui uma queda-dágua com 47 metros. É um espetáculo deslumbrante, trilha ecológica para caminhada em meio a mata atântica. Sob encomenda formece saborosa refeição.

Cascata São José

Situada a 22 km do centro, na Localidade de Serra dos Índios, própria para banho massageante, é um dos espetáculos da natureza que compõem o Vale das Cachoeiras.

Salto Grahl

Localizado a 6 km do Centro, o Salto Grahl é mais uma das inúmeras belezas de Presidente Getúlio. 

Artesanato

O artesanato de Presidente Getúlio é destaque nacional e internacional. Ele se manifesta com réplicas em miniaturas de casas antigas, pinturas, bordados em ponto cruz, bonecas típicas e belos trabalhos com palha de milho e folha de bananeira, entre outros.

Casas Antigas

Presidente Getúlio foi colonizado por suíços, alemães e italianos, a manifestação destas culturas podem ser vistas através das construções típicas que embelezam tanto a área urbana quanto a rural.

Grupo Folclórico Neu Zürich Volkstansgruppe

O grupo mantém viva a tradição suíça e alemã através de lindas apresentações de dança que encantam a todos os espectadores.

Tradição Alemã

O canto, a música e as danças são tradições preservadas com muito carinho pelo povo de Presidente Getúlio. A culinária das tradições germânicas é apreciada através de deliciosas cucas e doces típicos encontrados em todos os lares que preservam estas tradições. 

Casa da Cultura

Edificação datada de 1929 e abriga a Central de Informações Turísticas,  o Acervo do Imigrante, contando também com exposição e venda de artesanato local.

Colonização Italiana

A cultura italiana é preservada também através de deliciosos pratos típicos que podem ser encontrados diariamente nas casas de famílias italianas e seus descendentes. A Ceia Italiana, um evento realizado anualmente, tem por objetivo difundir esta cultura, além de reunir todos os amantes da culinária italiana. Outras manifestações da cultura italiana em Presidente Getúlio é o Coral Italiano e o Circolo Trentino, que com muita dedicação e carinho preservam suas tradições.

Esportes Radicais

Presidente Getúlio foi abençoado com lindas cachoeiras e cascatas. E em meio a essas belezas naturais é possível praticar vários esportes radicais, como o rapel e o vôo livre. As caminhadas ecológicas também são uma ótima opção para quem quer relaxar e apreciar a natureza. Na Serra Mirador (800m de altutude) há três rampas para a prática de vôo livre. Quadrante do vento N/NE/SE/L.

hspace=0 EVENTOS

- Concurso de leite em metro

- Festa Estadual do Leite - Em comemoração ao seu aniversário de colonização, Presidente Getúlio realiza anualmente a Festa Estadual do Leite, que conta com exposição agropecuária, torneios leiteiros, venda de produtos coloniais e artesanato, feira de negócios, shows nacionais, bailes e várias atrações para todas as idades. Também é realizado o Concurso Nacional de Tomadores de Leite em Metro. A partir de 2005, o evento conta com a animação de mascote da festa, a vaquinha Getulina . A festa é realizada nos dias que coincidem com o aniversário do município - 1º de junho, no Parque Municipal de Eventos.

- Festa do Motorista - Realizada na 2ª Quinzena de julho, na sede dos Camioneiros Futebol Clube, a festa atrai um grande público que comemora o dia do motorista e de seu padroeiro, São Cristóvão. A maior atração da festa é o tradicional desfile pela rua central de Presidente Getúlio, que conta com a participação de dezenas de camioneiros.

- Carnaval - Proporcionando segurança à população e visitantes, a partir de 2005 o Carnaval foi transferido para o Parque Municipal de Evento. O carnaval de Presidente Getúlio é destaque em toda a região, atraindo a cada ano um número maior de foliões.

- Festa CTG - Centro de Tradições Gaúchas - Anualmente, em meados de março, o CTG - Porteira Getuliense realiza sua tradicional festa, com inúmeras atrações, entre elas: provas de laço, rodeio crioulo, estafeta, bailes, entre outras. A festa é realizada no na sede do CTG, Estrada Geral Caminho Tamanduá. 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Presidente Getúlio.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (47) 3352-1277

Serviço de Informações Turísticas: Rua Mirador (pórtico turístico) - Centro - Fone (47) 3352-0422
Email: [email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.sc.gov.br

            www.presidentegetulio.com.br

            www.presidentegetulio.sc.gov.br

Comentários de Presidente Getúlio

Ciidadiiziinha maraviilhóòsa... amoo mtoo Presidente Getúlio.
Por: lara evellyn de liz

BOM....É UMA CIDADE MARAVILHOSA PENA QUE A TRÊS ANOS E MEIO NAO MORRO MAIS AI,MAIS ASSIM QUE EU PUDESSE EU FOLTAREI....MAS TENHO O PRAZER DE VOLTAR TODO MÊS PARA VISITAR MINHA FAMILIA QUE SÃO TODOS DAI.... CONTINUE ASSIM PRES. GETULIO POIS VOCÊ É A MELHOR CIDADE DO BRASIL....BJAO....
Por: NORMA TRAVAGLIA

OI... JÁ TIVE O PRAZER DE MORAR EM PRESIDENTE GETÚLIO.QUANDO SAIMOS DE UM LUGAR TÃO ENCANTADOR E QUE SENTIMOS FALTA. HOJE ESTOU MORANDO EM FLORIANÓPOLIS ,MAS COM CERTEZA VOLTAREI A MORAR EM PRESIDENTE GETÚLIO. MINHA FAMÍLIA RESIDE AÍ. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS
Por: RAQUEL PEREIRA DO NASCIMENTO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Presidente Getúlio

Envie seu comentário sobre Presidente Getúlio