Lages

Lages-SC
banner

Bem-vindo a Lages!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Lages, fotos, informações, os principais hotéis de Lages, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Lages, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1765. A localidade está em uma altitude de 884m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 139.570 habitantes. A área total de Lages é de 2.651,4km², e sua densidade demográfica é de 52,64hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Lages-SC é 88500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Lages fica na região serrana do estado de Santa Catarina e, até o século XVIII, seus habitantes eram índios caingangues e xoclengues, portanto, é uma cidade com muita história. Atualmente, é conhecida como a Capital Nacional do Turismo Rural, e conta com vários hotéis fazenda para quem quer explorar esse tipo de atividade e explorar bastante a natureza. O município também apresenta uma ótima culinária. Está pensando em visitar Lages ou já está de malas prontas para conhecer o local? Confira tudo que poderá encontrar por lá.

Aproveite e visite todas as belezas de Lages, Santa Catarina.

Além de todas as belezas naturais da cidade que encantam os olhos dos turistas, quem visita o local também pode aproveitar para conhecer todo o patrimônio histórico de Lages. Um lugar que merece uma visita é a Igreja da Santa Cruz, e dentro dela fica a cruz que foi erguida pelo Monge São João Maria, que está abrigada por uma redoma de vidro. Já a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres foi construída no ano de 1922 pelos padres franciscanos que utilizaram blocos de pedra arenito, que é típica das formações rochosas do local. Outros lugares que devem ser visitados na cidade são o Museu Histórico Thiago de Castro que possui um grande acervo e é uma ótima maneira de se conhecer a história da cidade, e o Parque Pedras Brancas que possui formações rochosas com contornos diferenciados. Porém, como o parque fica dentro da Fazenda Pedras Brancas, é preciso de autorização para visitar o local.

Já para quem quer curtir mesmo o turismo rural e aproveitar aventuras na cidade, algumas fazendas nas quais você e sua família podem se hospedar são a Fazenda Pedras Brancas - que, inclusive, é pioneira na cidade a fazer turismo rural, outra opção é a Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, que é toda construída em madeira e conta com uma biblioteca com livros e documentos de mais de 150 anos. Já a Fazenda Asa Verde tem doze açudes para os turistas que adoram pescar, e a Fazenda do Barreiro é para quem quer aproveitar toda a gastronomia local, além de poder conhecer documentos e objetos antigos.

Informações de Lages

Roteiros do Brasil

Roteiro: Santa Catarina, Serra e Mar

A Princesinha da Serra

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A História de Lages inicia-se em 1766, quando o governador da Capitania de São Paulo - antiga proprietária da região - incumbiu o bandeirante Correia Pinto de fundar um povoado. A localidade devia servir como defesa contra a invasão dos castelhanos que cobiçavam as terras, ao mesmo tempo em que oferecia proteção aos tropeiros e viajantes que cruzavam o Planalto Serrano transportando gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. A fundação do povoado de Nossa Senhora dos Prazeres dos Campos das Lajes foi oficializada em 22 de novembro de 1766. Em maio de 1771, a povoação foi elevada à categoria de vila, permanecendo assim até 1820, quando foi desanexada de São Paulo e passou a fazer parte de Santa Catarina. O antigo nome só foi substituído por Lages em 1960.

Significado do Nome

 

Homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens

Aniversário da Cidade

22 de Novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Pratos de Entrada Aperitivos: Morcilha, queijo, lingüiça seca, Cachaça pura, com losna, com mentruz, cachaça com várias frutas da região: maçã, uvaia (fruta silvestre), ameixa, pêssego etc.
Pratos Base: Arroz Carreteiro, feijão tropeiro, churrasco, virado de feijão com pele e torresmo, a paçoca de pinhão, cozido, assado na brasa ou na chapa, salada de pinhão e misturado em diversos pratos, quirera com carne.
Sobremesas: Doce de leite, marmelada, doce de frutas e abóboras, arroz doce, bolo frito, rosca de polvilho, ambrosia e o café tropeiro.

Clima

Subtropical. Por causa da altitude de mais de 900m, a temperatura média anual não passa de 16º C. No inverno, alcança graduação negativa, com freqüente ocorrência de geadas e nevascas.

 

Temperatura Média

16º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Florianópolis: BR-282

Localização

Planalto Serrano

Limites

São Joaquim, Bom Retiro, Otacílio Costa, Urupema, Correia Pinto.

Acesso Rodoviário

BR-116, BR-282, SC-438, BR-425

Distâncias

176 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Lages é a grande cidade do Planalto Serrano. Com 236 anos de História, preserva o sentimento de amor pela terra e o legado intocável dos campos nativos, formados por coxilhas, com taipas centenárias e rios de águas puras e límpidas. É detentora de excelentes índices de qualidade de vida e de um diversificado parque industrial, comercial e de serviços. Conhecida como Capital Nacional do Turismo Rural, é ainda mais atraente no inverno, quando fortes geadas e nevascas criam cenários inesquecíveis para os turistas. Promove anualmente a Festa Nacional do Pinhão, fruto da araucária, árvore abundante na região. - As virtudes do homem serrano se manifestam nas festas, artesanato, folclore regionalista e danças, nas músicas e na comida típica campeira de Lages.
Costumes: O camargo que é o café torrado em casa, bem forte, bem quente, adoçado a gosto com leite tirado na hora, bolo de coalhada e o indispensável chimarrão entre outros, churrasco, etc.

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Prédio da Prefeitura 

Construção de 1901, em estilo italiano,. feita com blocos de laje pedra da região.
Localização: Rua Benjamim Constant, 13 Tel: 221-1001

Cacimba de Santa cruz

Construção feita no sapé da Colina de santa Cruz, foi desativada em 1968. Em 1976 foi restaurada e declarada monumento histórico da cidade.
Localização: Rua Carlos Jofre do Amaral, Centro.

Monumento Antônio Correia Pinto

Monumento com 3 m de altura, feito em bronze, homenageando ao fundador da Cidade que aparece vestido como bandeirante e aponta o local escolhido para iniciar a povoação.
Localização: Rua Antônio Correia Pinto.

Mercado Público Público Municipal

Centro comercial e cultural de Lages com restaurantes, lojas, vendas de artesanatos e produtos da região, além de ser um local para apresentação dos grupos culturais.

Monumento a Nereu Ramos

Monumento em homenagem ao ex-Presidente, filho de Lages.
Localização: Praça João Costa, conhecida como Calçadão.

Memorial a Nereu Ramos

Abriga objetos pessoais e os restos mortais do ex-Presidente.
Localização: Rua Frei Rogério, ao lado do Grupo Escolar Vidal Ramos, Centro.
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 8:00 às 12:00h e das 14:00h às 18:00

Mausoléu Frei Rogério

Tel: 222-1976

Escadaria Frei Silvério

Inaugurada em 2000,liga A Igreja do Navio ao alto do Morro Grande. Possui 500 degraus e uma cruz de concreto com 26 m de altura em seu final.

Colégio Vidal Ramos

Construção de 1912, foi a 4ª escola do Estado., Tombado em 1972. Encontra-se em funcionamento  

Igreja de Santa Cruz

Construção feita pelos tropeiros, no alto da Colina de Santa Cruz, é palco da Festa de Santa Cruz.
Localização: Praça Siqueira Campos - Tel: 222-2710

Mesquita / Sociedade Islâmica de Lages

Construção em estilo oriental, é única no sul do País.
Localização: Av. castelo Branco- Tel: 223-1378
Funcionamento : Visitas com hora marcada.

Catedral Diocesana / Catedral Nossa Senhora dos Prazeres

Construção de 1922, feita em pedras, seus sinos são alemães e pesam 1.520 e 920 Kg.
Localização: Centro.

Museu do Colégio Franciscano Diocesano

Acervo: Arte sacra, zoologia, fauna, minerais e história da Região Planaltina.
Localização: Rua Coronel Córdova, 590 Tel: 222-0322.

Museu Histórico Particular Thiago de castro

Acervo: Objetos, documentos, fotografias e curiosidades de Lages e de Santa Catarina.
Localização: Rua Hercílio Luz, 213 Tel:222-7603
Funcionamento: 2ª a 6ª Feira das 13: 30h às 17:30h e domingo das 14:00h às 17:00h.

Museu Mallinverni Filho

Acervo: Obras, fotografias, objetos de uso pessoal, reportagens e livros do pintor.
Localização: Rua manoel Thiago de Castro, 109 Centro - Tel: 222-0897
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

Teatro Municipal Marajoara

Localização: Rua Nereu Ramos, 64 Centro - Tel: 221-1147

Biblioteca Pública Municipal

Localização: Parque Jonas Ramos, Centro - Tel: 221-1150
Funcionamento: 2ª a 6ª das 8:00h às 12:00 e das 13:00 às 18:00h.

hspace=0 EVENTOS

- FETEL - Festival Nacional de Teatro de Lages
Local: Teatro Marajoara
Festival de teatro, com apresentação de grupos de todo o Brasil. O evento resgata a cultura teatral, permitindo a popularização dessa arte com apresentações em praças públicas, empresas e no teatro Marajoara.

- Conferência Estadual da OAB/SC
Local: Clube de Caça e Tiro
Palestras, debates, simpósios, conferências integram o encontro organizado pela OAB/SC. É a oportunidade da atualização e troca de conhecimentos entre os profissionais que operam o Direito em SC. Estimativas apontam pelo menos 4 mil profissionais que atuam na área, além da participação de Magistrados, Promotores de Justiça, Desembargadores e Especialistas.

- Festa Dei Nonni
Local: Clube de Caça e Tiro
Confraternização dos descendentes italianos que aqui vivem. Mostra da cultura e tradição Italiana, com muita comida típica, música e danças folclóricas. O evento reúne ainda descendentes de Italianos de outras partes do Estado que aproveitam a oportunidade para rever parentes e amigos, sem dispensar o bom vinho e a tradicional comida italiana.
 
 

- Festa do Lambari
Local: Salto do Caveiras
Promoção: Prefeitura e Associação de Moradores do Salto Caveiras
Shows, bailes, gastronomia, pesca, passeios de barco, caminhadas ecológicas. Trata-se de uma festa regional que objetiva a integração entre as pessoas e a demonstração de potencialidades turísticas como o Salto do Rio Caveiras, distante 19 quilômetros do perímetro urbano de Lages.

- Fórum da Integração
Local: Clube Caça e Tiro
Promoção: Sebrae, RBS e Prefeitura
O turismo como fonte de desenvolvimento multisetorial e regional. Palestras e debates com a participação de especialistas e autoridades. Será apresentado o modelo de desenvolvimento turístico e os planos de algumas cidades para o setor.

- JECA -  JORNADA ESPORTIVA CATARINENSE DAS AABBs
Local: Associação Atlética Banco do Brasil e Clube Caça e Tiro
Jogos de integração, envolvendo várias modalidades esportivas, para os funcionários do Banco do Brasil do Estado de Santa Catarina.

- Fashion Hair
Maior evento de beleza moda cabelo do sul do Brasil. Durante o evento Lages torna-se palco para grandes nomes do mundo fashion, que vêem aqui mostrar as últimas tendências em cortes de cabelos e penteados.

- Mercoleite
Local: Parque Conta Dinheiro
Feira de gado leiteiro, exposição de gado, concursos, Exposição do Cavalo Mangalarga marchador, e outras raças. É a oportunidade do Planalto Catarinense mostrar as inovações na criação de animais, com novas tecnologias que buscam aumentar a produtividade e
melhorar a qualidade do rebanho. No Mercoleite participam também animais de outras cidades do Brasil.

- Festa Nacional do Pinhão
Local: Parque Conta Dinheiro
Um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do Brasil, onde desfilam grandes nomes da música tradicionalista e nacional, atraindo milhares de pessoas. Uma mini-cidade é montada dentro do Parque Conta Dinheiro, por onde passam, em média, 300 mil pessoas. A culinária à base de pinhão, semente da árvore araucária, é predominante, acompanhada de bebidas quentes e de muita cerveja. A festa ocorre em regra, com temperaturas próximas a zero.

www.festadopinhao.com

- Sapecada da Canção Nativa
Local: Parque Conta Dinheiro
Festival nativista, considerado um dos mais importantes festivais de música regionalista do Brasil. Acontece paralelo a Festa Nacional do Pinhão. São dois festivais distintos: um reunindo artistas de Santa Catarina e o outro aberto a representantes de todo o Brasil. Os 12 melhores colocados fazem a finalíssima, sendo que esses integram um CD distribuído em todo o País. 

 Julho

12 a 14 - Motoneve
Local: Uniplac
Encontro de motociclistas, onde o ponto forte é a amizade entre os participantes e a paixão por duas rodas. Durante o evento acontece feira de artigos referente ao mundo do motociclismo. Ocorre num período propício para queda de neve na região, aumentando o interesse dos participantes.

 Agosto

24 - Encontro Circuito de Controle de Qualidade- CCQ/SC
Local: Clube Caça e Tiro
Encontro de diretores e gerentes de empresas de todo o estado. Cerca de 1.000 participantes. Objetiva o evento ampliar o debate à cerca de novas tendências e tecnologias na área de qualidade total.

 Setembro

27 a 29 - Encontro dos Corretores de Imóveis-SC
Local: Clube Caça e Tiro
Considerando a localização e infra-estrutura da cidade, os profissionais que atuam na área se reúnem durante três dias para troca de informações, palestras e debates. Os Corretores de Imóveis do Estado aproveitam a oportunidade ainda para se confraternizarem.

 Outubro

16 a 20 - Expolages
Local: Parque Conta Dinheiro
Feira multisetorial da Serra Catarinense, envolvendo os setores da pecuária, indústria, comércio e informática. No Parque Conta Dinheiro são apresentadas as novidades em setores como metal mecânico, informática e automação em geral. Também é a oportunidade para os visitantes conhecerem as novas tecnologias no aumento da produtividade leiteira nos campos de Lages.
 
 Novembro

22 - Aniversário de Lages
Local: Largo da Catedral e Praça Joca Neves
Comemorações alusivas aos 238 anos de aniversário da cidade, com shows, apresentações de escolas municipais e demais festividades. Em 2001 foi resgatada a data, com a realização de eventos para que o aniversário não passasse em branco. A prefeitura aproveita a oportunidade para inaugurar e lançar novos investimentos.

 Dezembro

10 a 25 - Brilho de Natal
Local: Ruas e praças da cidade
Em comemoração as festas natalinas, Lages enfeita-se com lâmpadas decorativas nos principais pontos turísticos e comércio em geral, para esperar os visitantes no final do ano e juntos vivermos o espírito de Natal. Acontece também a chegada do Papai Noel e shows com corais e bandas nos palcos montados no centro da cidade.

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Lages.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49) 221-1000 - Fax: (49) 221-1110 

hspace=0 220 Volts

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0 Av. Castelo Branco, 42
CEP: 95900-000 - Lajeado/RS
Fone: (51) 3011-3911

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.lages.sc.gov.br

              www.cidadelages.com.br

Comentários de Lages

Lages é a oitava maravilha do mundo, se existiu sete certamente lages sempre será a oitava.
Por: carlos varela

Eh uma cidade legal...lá moram todos os parentes da parte da minha mãe..visito eles quase todo mês!! A cidade eh linda e aconchegante. vários pontos turísticos..além de lages ser a 5º cidade maior de santa catarina!
Por: Silvia

Lages é uma cidade linda eu sei porque eu moro aqui nessa cidade Linda
Por: Emanuele

eu nasci em lages mudei pra joinville em 1965 hoje moro em santo antonio da platina no parana um grande abraço pra todos os lagianos
Por: adilvo jose de liz

Sou supeito em falar, afinal sou lageano "omi do céu", hehe, mas sinto muito falta desta linda e maravilhosa cidade. Além de ser uma das mais belas, seu povo é extremamente hospitaleiro. Sinta-se em casa ao visitar Lages em Sta. Catarina!!!
Por: Alexandre

otigosteumo,otimo,otimo,tim o,gostei,muito desta cidade de lages
Por: osni

lages e linda maravilhosa cidade para viver,eu estudo no colegio vidal ramos fundado em 1912 pelo coronel jose de oliveira ramos.
Por: carolina

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lages
Fundação:
1765
Altitude:
884m
População:
139.570 habitantes
Área:
2.651,4km²
Densidade Demográfica:
52,64hab/km²
CEP:
88500-000

Envie seu comentário sobre Lages

banner