Joaçaba

Joaçaba-SC
banner

Bem-vindo a Joaçaba!

banner

Comece planejando a sua viagem para Joaçaba utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Joaçaba e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Joaçaba.

A cidade de Joaçaba, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1917. A localidade está em uma altitude de 522m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.108 habitantes. A área total de Joaçaba é de 240,6km², e sua densidade demográfica é de 96,04hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Joaçaba-SC é 89600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O oeste catarinense guarda importantes polos econômicos do estado. Joaçaba é um desses polos econômicos extremamente desenvolvidos. Com um IDH-M de 0,866, a cidade é a oitava melhor cidade do Brasil para se viver. Fato este que se consolida após séculos de batalhas e disputas pelo território onde hoje está localizado o município.

Atualmente, são quase 30 mil habitantes, o que parece pouco. Mas se somados os habitantes da região metropolitana em que Joaçaba está inclusa, a população mais que dobra. As cidades ao redor de Joaçaba formam uma região bem desenvolvida e organizada. A verticalização do município é evidente e isso faz com que muitas pessoas de outros estados e cidades busquem Joaçaba para trabalhar e viver.

O turismo na região

A região de Joaçaba possui uma vocação muito grande para o turismo. As cidades vizinhas, Luzerna e Herval d’Oeste possuem diversos pontos de visitação turística e cabe a Joaçaba suprir a necessidade de infraestrutura adequada. A cidade conta com diversas facilidades para os visitantes e possui tudo que uma grande cidade possui: bancos, escolas, farmácias, mercados, enfim, ninguém fica na mão em Joaçaba.

A cidade se destaca pela presença de imigrantes alemães e poloneses, vindos no período de colonização da região. Até hoje, os traços dessas culturas europeias podem ser vistos em muitas construções e costumes da população. Uma construção que chama a atenção é a catedral da cidade. A Catedral de Santa Teresinha é uma bela e imponente construção que atrai diversos turistas para sua praça principal.

Para quem gosta de esportes, Joaçaba sedia a Volta Ciclística Internacional do estado. Esse é um dos eventos mais importantes do ciclismo no sul do Brasil. A cidade também é importante celeiro de profissionais dos esportes de quadra, como futsal, basquete e vôlei.

Carnaval e Carnafolia em Joaçaba

A época do Carnaval é uma das mais animadas na cidade. O Carnaval, com o tradicional desfile das escolas de samba da região anima uma multidão de turistas e habitantes locais todos os anos. O desfile de bonecos, também chamado de Carnafolia atrai ainda mais gente. Aproveite para conhecer o oeste catarinense e uma cidade pequena, mas que aspira a grandeza.

Informações de Joaçaba

Roteiros do Brasil

Região Vale do Contestado

Município da Rota da Amizade

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade pertenceu ao Paraná até 1916, quando suas terras foram definitivamente anexadas a Santa Catarina. Tornou-se município em 1917.
A cidade já teve a economia baseada na extração de madeira e no cultivo de erva-mate. Atualmente, com um grande e diversificado parque industrial, é considerada a maior cidade do meio-oeste e pólo econômico da região.
Antigamente o Estado de Santa Catarina limitava-se até a margem esquerda do Rio do Peixe, e todo o Oeste foi palco de inúmeras disputas. Uma delas ocorreu entre o Brasil e a Argentina, que requeria a tomada da região a partir de 1881, argumentando para isso o Tratado de Tordesilhas e as Missões Jesuítas. Entretanto, as marcas e os rastros deixados pelos bandeirantes paulistas permitirem que o Barão do rio Branco convencesse o Presidente Grover Cleveland dos Estados Unidos, árbitro da questão, a posicionar-se a favor do Brasil na questão das Missões e, 1895.
Até 1916 as terras de Joacaba pertenciam ao Município de Palmas, no Paraná, e faziam parte da região contestada por Paraná e Santa Catarina. Ainda em 1916, a questão do Contestado chegou ao fim, com a dizimação dos jagunços e a destruição de seus redutos. Com a assinatura do acordo sobre os limites de território, coube definitivamente a Santa Catarina as terras até então contestadas.
Conforme a Lei Estadual número 1.147, de 25 de agosto de 1917, criaram-se os municípios de Cruzeiro (atual Joacaba), Chapecó, Porto União e Mafra, dividindo o território do Contestado em quatro grandes municípios, que, posteriormente, desdobraram-se em inúmeros outros, formando o atual quadro físico de Santa Catarina. Devido às facilidades advindas da Estrada de Ferro, a sede provisória do Município de Cruzeiro ficou sendo Limeira. A 20 de agosto de 1919, a sede de Cruzeiro foi transferida de Limeira para Catanduva, que passou à categoria de vila, com o mesmo nome do município, isto é, Vila Cruzeiro.
E, 1926, a sede do município passou novamente para o povoado de Limeira, que foi elevado à categoria de vila, com o mesmo nome de Limeira. Com isso, a vila de Cruzeiro (Catanduva) volta à categoria de povoado, por não admitir a lei de então a categoria de vila senão para as sedes de município. E, 1928, a vila de Limeira passou a chamar-se Cruzeiro do Sul e a povoação de Catanduva, então denominada Cruzeiro, passou a denominar-se Catanduva (plural), continuando, porém, o município com o nome de Cruzeiro. Em 1938, a vila de Cruzeiro do Sul foi elevada Pa categoria de cidade e o município com este mesmo nome. Em 1943, em obediência à legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos para cidades e vilas brasileiras, o município e a cidade passaram a denominar-se Juaçaba, palavra que em Tupi-guarani quer dizer “encruzilhada” ou “cruzeiro” para alguns e “cruz dos índios” para outros. Logo depois a Câmara dos Vereadores modificou o termo para Joacaba.
A colonização de Joacaba tem como referencial os imigrantes gaúchos de origem italiana e alemã. Eram atraídos pelas terras férteis do Vale do Rio do Peixe e pela madeira de lei que parecia inesgotável. Por volta de 1900, de posse de pequenas colônias de terra, deram os primeiros passos na produção agrícola.
Contudo, a colonização foi entravada pelo estado de insegurança provocada pelo caudilhismo. Em 1926 a ordem foi restabelecida e até 1930 surgiram novas correntes migratórias. As rodoviárias eram precárias e a estrada de ferro passava a ter importância decisiva no escoamento da produção e no abastecimento dos colonizadores.
Mais tarde começaram a surgir as primeiras indústrias de implementos agrícolas acentuando-se as atividades comerciais e formando-se a base econômica do município que passou a liderar uma região potencialmente produtiva.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

25 de Agosto  

Gentílico:

joaçabense

População:

27.005 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Pólo econômico e político do meio-oeste catarinense, Joaçaba é famosa por realizar um dos melhores carnavais de rua do sul do País.

Clima:

Temperado 

Temperatura Média:

18º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Acesso terrestre pela SC-303, para quem vem do norte ou do sul. Para quem vem do litoral, o melhor é seguir pela BR-470 até Campos Novos e tomar a BR-282 - acesso para quem vem do oeste. O transporte aéreo é realizado através do Aeroporto Regional Santa Terezinha, de Joaçaba, distante 7km do centro da cidade e que está localizado na BR-282, sentido oeste.

Localização:

Meio-Oeste, no vale do rio do Peixe no Estado de Santa Catarina. 

Limites:

Água Doce, Erval Velho, Lacerdópolis, Ouro, Herval DOeste, Luzerna, Catanduvas, Jaborá, Irani.  

Acesso Rodoviário:

BR-282 e SC-303 

Distâncias:

Da Capital:

414 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Famosa por realizar um dos melhores carnavais de rua do sul do País, Joaçaba é passagem obrigatória para quem visita as cidades turísticas da região. A cidade aposta na diversidade e riqueza do seu comércio e na realização de grandes eventos para atrair os turistas. Todos os anos, no mês de fevereiro, mais de 20.000 fiéis se reúnem para a Romaria de Frei Bruno, que viveu na cidade e é considerado santo - seu processo de canonização está em andamento no Vaticano. Vários outros eventos trazem turistas ao município: o Campeonato Estadual de Automobilismo; a Encenação da Paixão de Cristo; o Festival de Dança, em setembro; a Festa das Nações e a Oktober Compras, em outubro. Destaque também para a Expojoaçaba, feira da indústria, comércio e serviços.

Arte e Cultura - A cidade preserva os costumes dos seus colonizadores com o incentivo a grupos culturais - Centros de Tradições Gaúchas, escolas de samba, música, dança, teatro e artesanato. Quem vai a Joaçaba pode viajar pelo mundo da arte visitando os ateliês de artistas locais conhecidos em todo o País, como o Esculturas Pica-Pau (esculturas, principalmente sacras, que variam de 5cm a 2cm); Guanabara Artes e Molduras (pintura em tela e mosaicos); Pintura em Tela e Porcelana e Galeria de Arte Requinte.

Infra-estrutura turística - Joaçaba destaca-se principalmente pela infra-estrutura hoteleira e gastronômica.

Principais Pontos Turísticos:

Artesanato

A Associação de Artesãos e Arte Plástica de Joaçaba comercializa obras de artistas locais.

Museu Frei Bruno

Funciona, provisoriamente, ao lado da Catedral até que seja concluído o monumento em sua homenagem que será o terceiro maior do mundo. Conserva documentos e objetos do franciscano, que morreu em 1960. Visitas devem ser agendadas. Tel.: (49) 3522-1294

Teatro Alfredo Sigwalt

Majestosa construção em forma de piano, é considerado um dos mais importantes do Sul do Brasil.

Catedral Santa Terezinha

Com arquitetura imponente, é referência regional. Idealizada e construída pelo Frei Edgar Loers. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festival Regional de Dança - Reúne em torno de mil bailarinos e é um dos maiores eventos do gênero em Santa Catarina.

 Fevereiro

- Último Domingo do mês - Romaria Frei Bruno - Realizada desde 1987, mês da morte de Frei Bruno. Reúne cerca de 30 mil peregrinos.

 Outubro

12 - Dia de Santa Terezinha

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAÇABA

E-mail: [email protected]

Telefones: (49) 3522-3000 - Fax: (49) 3521-1510

Sites: www.joaçaba.sc.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:
 
AVENIDA 15 DE NOVEMBRO, 893 S 12 - CENTRO
JOAÇABA - Santa Catarina
Telefone : (49) 3522-4046  

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://portal.mj.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Joaçaba

Joaçaba é a cidade mais bucólica que conheci nestes últimos tempos....suas casa parecedm pintura de naif e o rio cortando a cidade fecha o quadro de pura singeleza!!!
Por: Maria Elisa Campos

gostei de joaçaba super legal e aconchegante , sou de rio do sul e fopi muito bom conhecer mais um pedacinho de santa catarina
Por: adriana de brito

EU AChei a cidade muito bonita,e em pretendo visita-la.
Por: Rozenilde s.s.(maranhão.)

Mesmo residindo em Salvador-Ba ha 43 anos nunca esquecemos de nossa terra natal, a querida Joaçaba. Meu pai trabalhou no Pgnoncelli por 20 anos. Esta e uma linda cidade, pacata, a princesa do vale do Rio do Peixe! Temos muito orgulho de sermos JOAÇABENSES! Fam. MOHR
Por: Beloni Mohr

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Joaçaba
Fundação:
1917
Altitude:
522m
População:
23.108 habitantes
Área:
240,6km²
Densidade Demográfica:
96,04hab/km²
CEP:
89600-000

Envie seu comentário sobre Joaçaba