Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Ituporanga?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Ituporanga

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Vale Europeu

Capital Nacional da Cebola
 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A construção de uma estrada entre Alfredo Wagner (que na época ainda se chamava Barracão) e Barra do Rio do Oeste trouxe os primeiros colonizadores para a região onde hoje está Ituporanga. Descendentes de alemães, italianos e portugueses, os colonos chegaram a partir de 1912. Após a construção da estrada, a principal atividade econômica foi a extração de madeira, mas o cultivo da cebola desenvolveu-se e tornou o município conhecido nacionalmente. Até 1924, a localidade chamava-se Generosópolis, mas uma cascata no Rio Itajaí mudou a denominação para Salto Grande. O nome definitivo veio porque já existia uma cidade denominada Salto Grande – o significado, porém, é o mesmo: Ituporanga é “salto grande” em tupi-guarani.

Significado do Nome

O nome definitivo veio porque já existia uma cidade denominada Salto Grande – o significado, porém, é o mesmo: Ituporanga é “salto grande” em tupi-guarani.

Aniversário da Cidade

14 de Fevereiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Ituporanga é a Capital Nacional da Cebola, responsável por 12% do abastecimento nacional. São 90.000 toneladas anuais, em 7.800ha plantados. Fumo, milho e feijão também têm destaque, além da criação de aves, bovinos e suínos. A semeadura da cebola é feita entre os meses de abril e maio e a partir de julho é realizado o transplante para a lavoura. A colheita e a armazenagem vão de novembro a janeiro. Para chegar ao ponto ideal de consumo, a cebola ainda permanece por 20 dias nos armazéns. Ituporanga, além de abastecer o mercado brasileiro, exporta anualmente cerca de 2.000 toneladas de cebola para a Europa. A colheita emprega temporariamente cerca de 500 pessoas.

Clima

Mesotérmico úmido, com verão quente

Temperatura Média

17° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Ituporanga localiza-se no encontro das rodovias SC-427, SC-302 e SC-426, sendo possível o acesso à cidade por qualquer uma delas. A melhor opção é a SC-302, que pode ser acessada a partir da BR-282 ou a partir da BR-470, pela rota que leva a Rio do Sul.

Localização

Alto Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina

Limites

Vidal Ramos, Aurora, Petrolândia, Agrolândia, Imbuia, Rio do Sul.

Acesso Rodoviário

SC-427, SC-302 e SC-426

Distâncias

163 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Ituporanga como Capital Nacional da Cebola, tem sua economia voltada para a agricultura, refletindo no foco do turismo que tem como base o turismo rural e religioso.
Investidores do próprio município iniciaram a expansão do turismo rural, hoje o município atende seus visitantes com mais de 20 propriedades que foram modificadas para servirem como pousadas. Além de a cidade oferecer mais dois hotéis com toda infra-estrutura para servir bem quem deseja conhecer Ituporanga.

Principais Pontos Turísticos

Gruta de Nossa Senhora de Fátima

Salto Grande

No rio Itajaí do Sul

Casa Giratória

Cachoeira das Três Barras

Seminário São Francisco de Assis

hspace=0 EVENTOS

  Março

- Festa Nacional da Cebola

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Ituporanga.

hspace=0 ituporanga@ituporanga.sc.gov.br

hspace=0 (47) 533-1211

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.sc.gov.br

           www.ituporanga.sc.gov.br

           www.flickr.com


Conheça nossas opções de hotéis em Ituporanga e pousadas em Ituporanga para visitar Ituporanga.

Promova a cidade de Ituporanga no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!