Irani

Irani-SC
banner

Bem-vindo a Irani!

banner

Comece planejando a sua viagem para Irani utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Irani e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Irani.

A cidade de Irani, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 1.047m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.174 habitantes. A área total de Irani é de 318,9km², e sua densidade demográfica é de 25,63hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Irani-SC é 89680-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Irani

Roteiros do Brasil

Região Vale do Contestado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O território de Irani começou a ser desbravado e ocupado em meados do século passado por fazendeiros e colonos oriundos principalmente do norte do Rio Grande do Sul. Era uma extensa área à margem direita do Rio do Peixe, disputada pelo Estados do Paraná e de Santa Catarina e pela Argentina. Por causa desse e de outros fatores históricos, estourou em 1912 a Guerra do Contestado, que custou a vida de milhares de pessoas, entre sertanejos e militares, espalhando o pânico em grande parte da região.  

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

11 de Setembro  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Memória viva da Guerra do Contestado, Irani é rica em atrações históricas, culturais, gastronômicas, rurais e ecológicas. A base da economia é a agricultura, com destaque para a produção de milho, soja, arroz, trigo, feijão e fumo. São igualmente importantes a extração da madeira e a criação de suínos, aves e bovinos. O turismo cultural e histórico também tem grande participação na renda do município.

Clima

Temperado 

Temperatura Média

17º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Irani está às margens da BR-153, 7km ao sul do cruzamento com a BR-282, entre Vargem Bonita e Ponte Serrada. Os aeroportos mais próximos são o de Joaçaba, a 72km de distância, e o de Chapecó, a 120km.

Localização

Meio-Oeste, Estado de Santa Catarina 

Limites

Catanduvas, Vargem Bonita, Ponte Serrada, Lindóia do Sul, Concórdia, Jaborá 

Acesso Rodoviário

BR-153 

Distâncias

337 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Irani guarda importantes referenciais da Guerra do Contestado. Visite o Sítio Histórico e Arqueológico do Contestado de Irani, no Vale da Morte, onde efetivamente começou a guerra, que oferece palestras e encenações dos combates que aconteceram no local há quase 100 anos - o Sítio conta com um Museu, um Cemitério Histórico e o Monumento do Contestado. Situada em uma região acidentada, de natureza privilegiada, repleta de rios e corredeiras, Irani tem também várias trilhas ecológicas, cascatas, cavernas, parques, lagos... Conheça o Parque dos Butieiros, o Complexo Turístico Ecológico Águas de Irani, a Fazenda Toldinho, e a Prainha, um lago de 193.600 m2, no centro da cidade... todos estes locais são excelentes para a prática de esportes radicais aquáticos. Visite também a Casa de Pedra, uma caverna de 200m2, os Moinhos Walter Augusto Lohmann e Artur Érico Lohmann, e a Igreja Antiga.

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

A cidade realiza várias festas, entre elas a Festa Tradicional de Fevereiro, Taça O Contestado de Jet-sky amador; a Expoirani, Feira do Gado Geral, em maio; a FIMUSI, Festival de Interpretação da Música Popular e Sertaneja de Irani, de âmbito interestadual; e a Festa do Contestado, com a apresentação de palestras, shows, jantares típicos e outros eventos.  

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Irani.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49) 3432-0133

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

Comentários de Irani

É MUITO BOM LÁ NAO É QUEMTE NEM FRIO EU GOSTO DE MORAR LÁ. O topônimo Irani originou-se do rio que banha o município, nome originário da língua Tupi-Guarani, que significa "Mel Envelhecido", que na referida língua tem o seguinte: IRA=mel e NHI=envelhecido, por tanto, o nome de Irani está relacionado à beleza da fauna e da flora.
Por: MICHAEL

irani e uma cidade bela parabens irani.cidade bela otima
Por: lucas feier

Viajei naspaginas da net pra conhecer um pouco mais Gostei muito e fiquei curiosa quem sabe um dia conhecer pessoalmente Parece que a cidade tem uma boa estrutura
Por: Irani

Conheço bem, pois foi onde nasci! Hoje moro em Balneário Piçarras mas gosto muito da minha cidade natal e tenho muitas saudades. Quem sabe um dia volto a morar ai?! Abraços ao pessoal daí.
Por: Heleno Basílio Tesser

Passei, se não me esqueço, no cruzamento das BRs 282 e 153, no Restaurante "Coza Nostra". Achei lindo e interessante, principalmente porque dali se vai às três capitais sulinas. Agora fico imaginando o resto do Vale do Contestado. Deve ser lindo, espero um dia conhecer.
Por: José Carlos Rosa

É uma cidade destacada pela qualidade do clima. Fica localizada em uma planície, com altitude superior a 1.000 mts. Sua história está vinculada com a Guerra do Contestado. História que pode ser conferida em um Museu existente no município. Também pode ser visto, um belo monumento em alusão ao Contestado. Vale a pena conferir.
Por: Doris S. T. Colombo

Irani é uma cidade muito bonita que apesar de não ser uma cidade considerada muito grande é de uma beleza inegavel sem contar que é uma cidade muito agradavel. O tempo que morrei ali foi u sufuciente para levar muitas boas recordações e historias para quem quizer saber um pouco mais dessa cidade maravilhosa que é Irani
Por: junior peruzzo

goste do que vi mas gostaria de ver mais coisas dessa cidade bela quem sabe um dia nao vol ate morar ai na cidade
Por: ronaldo de lara abraao

fiquei muito curiosa em conhecer a cidade, ainda mais tendo meu nome, coisa que eu não conhecia. parece ser muito gostoso o lugar
Por: IRANI LIMA

É uma cidde pequena mas é super legal. Minha avó trabalha no hospital na parte da cozinha. Seu nome é Luizina Dariff. Uma pessoa que eu gosto nesse hospital além de minha avó é a duda ela não fala.Coitada! Vou aí em todasminhas férias. Tenho só nove anos mas sei amar a todos! Vários elogios da Marihá.
Por: mariha thais

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Irani
Fundação:
1963
Altitude:
1.047m
População:
8.174 habitantes
Área:
318,9km²
Densidade Demográfica:
25,63hab/km²
CEP:
89680-000

Envie seu comentário sobre Irani