Criciúma

Criciúma-SC
banner

Bem-vindo a Criciúma!

banner

Comece planejando a sua viagem para Criciúma utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Criciúma e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Criciúma.

A cidade de Criciúma, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1925. A localidade está em uma altitude de 46m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 167.661 habitantes. A área total de Criciúma é de 210,0km², e sua densidade demográfica é de 798,39hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Criciúma-SC é 88800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Criciúma

Roteiros do Brasil

Região Encantos do Sul Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A fundação de Criciúma deu-se no ciclo da imigração européia do século XIX, com a chegada das primeiras famílias de imigrantes - 139 pessoas, procedentes das regiões de Veneza e Treviso, na Itália. Esses imigrantes desbravaram a região, enfrentando toda sorte de dificuldades. Construíram casas, estradas e escolas e tiveram a agricultura como principal atividade econômica. A partir de 1890 chegam as primeiras famílias de poloneses, seguidas de imigrantes alemães e dos descendentes de portugueses vindos da região de Laguna.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

06 de Janeiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Maior produtor nacional e segundo maior produtor mundial de pisos e azulejos, Criciúma é rica em cultura e recursos naturais. É também o terceiro maior pólo nacional na produção de jeans e o maior pólo estadual do setor de confecções.

Clima

Temperado

Temperatura Média

Temperatura média entre 15ºC e 30ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Acesso rodoviário pela BR-101, 192km ao sul de Florianópolis e 90km ao norte da divisa com o Rio Grande do Sul. Aeroporto a 15km de distância do centro da cidade, em Forquilhinha.

Localização

Extremo Sul do Estado de Santa Catarina

Limites

Araranguá, Içara, Morro da Fumaça, Urussanga, Siderópolis, Nova Veneza.

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias

200 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Criciúma é conhecida por ser a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico. No seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do País. A Mina Modelo Caetano Sonego, única mina de carvão aberta à visitação pública no Brasil, permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade. Em seu interior há uma capela, um museu e um bar. Colonizada por italianos, a cidade recebeu também poloneses, alemães, negros, portugueses e árabes em diversas fases do seu desenvolvimento. A Quermesse da Tradição e Cultura, uma grande festa étnica que acontece no mês de setembro e leva milhares de visitantes à cidade, é uma homenagem a esses imigrantes.

Pontos Turísticos - Visite as Igrejas de São José, de Nossa Senhora da Salete - com passagens da Via Sacra, pintados em óleo sobre tela pelo artista Willy Zumblick - e de São Paulo Apóstolo, que expõe uma cruz de cerâmica, de 6m x 3,70m, de autoria da artista Jussara Guimarães. Conheça também a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Cultura - Visite o Museu de Colonização Augusto Casagrande, um antigo sobrado com a típica arquitetura do interior da Itália do século XIX, e o Memorial da Cidade, que homenageia as cinco etnias formadoras do povo criciumense e em cujo subsolo fica o Museu da Cidade. Não deixe de conhecer o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos e, no sábado pela manhã, na Praça Nereu Ramos, vá ao Bric do Calçadão, onde artistas e artesãos expõem e comercializam suas peças.

Infra-estrutura turística - O Teatro Municipal Elias Angeloni é a única sala de espetáculos do sul do Estado, onde têm lugar peças de teatro, apresentações musicais, balé, palestras, seminários e encontros. Outro ponto destacado é o Espaço Cultural Jorge Zanatta, no prédio do Conselho Nacional do Petróleo, com Galeria de Arte e Pinacoteca. A rede hoteleira é a melhor da região e existem diversos restaurantes de nível internacional, principalmente italianos.

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Aniversário da Cidade

Data: 06 de Janeiro

Dia de Santa Bárbara/ Padroeira dos Mineiros

Data: 04 de Dezembro   

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Criciúma.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (48) 3431-0006 / 0020

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL TABELIONATO DE CRICIÚMA
RUA VITÓRIO SERAFIM, 120 - CENTRO
CRICIÚMA-SC
Telefone: (48) 3437-4212

           

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.flickr.com.br

            www.criciuma.sc.gov.br

Comentários de Criciúma

Criciúma, um nome uma cidade uma paixão!!!!!! 100 % tricolor ...
Por: Vítor Martins Barbosa

adoro criciuma minha trra natal tem muitos lugares bonitos ,conheco cada canto dessa cidade criciuma q adoro mtanto .
Por: silvana regina dos santos

gostaria de conhece a cidade de criciuma:::em dezembro iri no brasil
Por: paulo roberto de almeida

A melhor cidade do mundo para se viver! eu amo minha cidade!
Por: Regis Schander Ferrelli

fui visitar criciuma em dezembro de 2008, uma cidade maravinhosa, aconchegante onde se pode sonhar e se viver, pretendo voltar em breve, estou morendo de saudadesss!!!!
Por: joselia santos

CRICIUMA É ASSIM LINDA E MARAVILHOSA TUDO DE BOM SUA GENTE BONITA E INTELIGENTE COM LUGARES MARAVILHOSOS. MORRO DE SAUDADES DESSE PARAISO.
Por: MAXIMILIANO SIMAO

own saudadees demais da minha cidade *-* criciuma ever <3
Por: beeeatryz crc

amo esta cidade;minha familia mora ai tem 24 anos q sai dai, mas morro de saudades desta cidade.
Por: leodete goncalves

criciuma ah fala serio melhor não existe eu simplesmente amooooooooooooo a cidade que nasci e moro ate hoje e pretendo morar até o fim CRICIUMA tudo DE BOM... CRICIUMENSE E COM MUITO ORGULHO SIM SENHORR..
Por: damaris

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Criciúma
Fundação:
1925
Altitude:
46m
População:
167.661 habitantes
Área:
210,0km²
Densidade Demográfica:
798,39hab/km²
CEP:
88800-000

Envie seu comentário sobre Criciúma