Canoinhas

Canoinhas-SC
banner

Bem-vindo a Canoinhas!

banner

As melhores pousadas em Canoinhas podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Canoinhas, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 839m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 48.653 habitantes. A área total de Canoinhas é de 1.143,6km², e sua densidade demográfica é de 42,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Canoinhas-SC é 89460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Canoinhas

Roteiros do Brasil

Região Vale  do Contestado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Canoinhas foi fundada em 1888 como Santa Cruz de Canoinhas. Tornou-se distrito em 1902 e, separada de Curitibanos em 1911, foi o centro da Guerra do Contestado entre 1912 e 1916. Por volta de 1930, um ramal ferroviário, implantado para uni-la ao distrito de Marcílio Dias, integrou a cidade à estrada de ferro São Paulo-Rio Grande do Sul e ao porto de São Francisco do Sul, provocando uma grande revolução na economia local. A variedade étnica vem desde o início da história do município, que atraiu imigrantes alemães, italianos, ucranianos e japoneses por causa da erva-mate, no início do século passado.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

12 de Setembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

              Com localização privilegiada, Canoinhas a Capital Catarinense dos Produtores de Erva Mate teve seu desenvolvimento econômico através da sua maior riqueza o “Ouro Verde” a extração e a produção da erva mate, atualmente, suas principais atividades econômicas são: as indústrias de base florestal e a agricultura com o cultivo do milho, soja, feijão, fumo e outros. 

 A cidade tem suas ruas bem traçadas, largas e longas, que rasgam as suaves colinas da região do Planalto Norte Catarinense, e apresenta uma grande diversidade étnica entre sua população

População: 54.645 habitantes (fonte: IBGE 2009)

 

 

 

Clima

Temperado, com médias de temperatura entre 15°C e 25°C.

 

Temperatura Média

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Meio-Oeste no Estado de Santa Catarina

Limites


Municípios limítrofes: Irineópolis - SC, Timbo Grande - SC, Bela Vista do Toldo - SC, Major Vieira – SC, Três Barras – SC, São Mateus do Sul – PR, Paulo Freitas – PR e Paulo Frontin - PR.

 

 

Acesso Rodoviário

BR-280, SC-477, SC-303

Distâncias

365 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

Portal Turístico

Construção estilizando a arquitetura polonesa é uma homenagem a colonização Eslava.

Na atualidade o portal possui um Centro de Informações Turísticas e a Coordenação Municipal de Turismo.

Castelinho

Forte presença da arquitetura em madeira representando um potencial para o desenvolvimento do turismo cultural, exemplares únicos com mais de 100 anos de existência.

Estação Ferroviária de Marcílio Dias

Inaugurada em 1947 e tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Canoinhas (COMPHAC) em 2006. A estação serviu para embarque e desembarque das tropas militares durante a Guerra do Contestado.

Complexo Turístico e Cultural Marcílio Dias

Nesta localidade sendo predominante a colonização alemã e arquitetura em madeira, encontra-se exemplares da arquitetura germânica, e também mostra do casario em madeira influência européia e norte-americana, resultante da Southen Brazil Lumber & Colonization Company. Sendo um pólo de referência na arquitetura em madeira para o Estado de Santa Catarina.

 Oferece aos visitantes a hospitalidade e o prazer de desfrutar da gastronomia típica da região. Localiza-se a 6 km da sede do município.

Paisagem Rural

Contato com a natureza em áreas de lazer, proporcionado aos visitantes horas de descontração junto à natureza deixando suas rotinas diárias de trabalho nas grandes cidades.  

Pesque – Pague Suchara

O Pesque-Pague Suchara, é uma boa opção de lazer para todas as idades, está equipado com dois tanques de pesca, restaurante, churrasqueiras e bar.

Galpão Missioneiro

Autêntico Galpão missioneiro em estilo campeiro demonstrando todo tradicionalismo.  Fogo de chão aceso desde sua inauguração. Restaurante com comida campeira. Salão com capacidade para 1400 pessoas. Localizado no alto da Pedra Branca, na SC 280 aproximadamente 6 km da sede do município.

Doces e Fricotes

Restaurante Doces e Fricotes casa mais charmosa da região, estilo em enxaimel sendo uma excelente opção em Canoinhas. Gastronomias típicas da melhor qualidade em ambiente

agradável com um delicioso café colonial, servidos com carinho e dedicação, demonstrando a hospitalidade local.

Museus

Através dos museus e espaços culturais fazemos referência à memória e história de Canoinhas e região. É de extrema importância que as pessoas freqüentem os museus, desfrutem de sua arquitetura e de sua história.

Museu da Erva-Mate, localizado no Parque de Exposição Ouro Verde, referencia a cultura da erva-mate desde seu processo artesanal até a industrialização. 

            Museu Histórico Orty Machado e Arquivo Histórico: instalado em antigo prédio construído em 1943 no centro da cidade. Abrigam acervos da história local, fotografias e documentos da Guerra do Contestado, dos colonizadores de Canoinhas e dos ciclos de erva-mate e da madeira.

Museu de Arte de Canoinhas – Mac: resultado de um convênio entre Fundação Cultural e Universidade do Contestado, onde são feitas exposições artísticas temporárias. Anexo a Fundação Cultural.

Biblioteca Pública Alinor Vieira Corte

Fundada em setembro de 1949. Possui um acervo de 16.523 obras, dedicando especial atenção à História de Santa Catarina e à História do Contestado.     

Casa da Cultura Emílio Gothard Wendt

            Fundada em agosto de 1989, a Casa da Cultura é uma homenagem ao incentivador da cultura Canoinhense. Cursos oferecidos e projetos desenvolvidos pela Casa da Cultura: música, artes plásticas, artes cênicas e artesanato.

Igreja Matriz Cristo Rei

            Construída a partir de 1926 e reformada em 1982, mantendo sua arquitetura original. Está localizada no centro da cidade, diante da Praça Oswaldo de Oliveira.

Capela Nossa Senhora Aparecida

            Edificada em pedra-basalto em 1965. Nela é realizada a maioria dos casamentos da cidade.

Capela de Santa Cruz

            Edificada em 1961 no lugar da primeira Igreja e do primeiro Cemitério da cidade. Guarda em seu interior uma cruz em madeira, única peça restante do antigo templo destruído por um incêndio em 1946.

Praça Lauro Müller

            Uma das maiores e mais arborizadas praças de Santa Catarina, localizada no centro da cidade. Durante a Guerra do Contestado serviu de acampamento às forças militares. Nela há uma araucária plantada em 07 de setembro de 1922, numa homenagem aos cem anos da Independência do Brasil.

 

Cervejaria Canoinhense

Raridade em Santa Catarina e no Brasil, a “Cervejaria Canoinhense” funciona desde 1908. Fabricando artesanalmente chope branco e escuro. O cervejeiro Rupprecht Loeffler, 92 anos, é da 5ª geração de uma família de cervejeiros originários da Alemanha. Trazidos desse país os tonéis de carvalho, entre outros equipamentos, são utilizados até hoje e possuem mais de um século. Instalada em um ambiente rústico e simples, lá encontra-se uma coleção de animais empalhados e é ideal para uma volta ao passado ao sabor de um chope artesanal. 

 

Parque de Exposições Ouro Verde

Uma ótima opção de lazer contendo espaços para prática de esportes como futebol de salão e uma grande área verde para realizar caminhadas e piqueniques.

Grandes eventos são realizados no Parque de Exposições Ouro Verde, como a FESMATE e a AGROFEST.

 

Eventos

Festa Estadual da Erva-mate – FESMATE - Setembro

Anualmente Canoinhas promove no seu parque de exposições Ouro Verde, no bairro Piedade, a Festa da Erva-mate (Fesmate). Ela é realizada em setembro, coincidindo com as comemorações de aniversário de Canoinhas. Atraindo um público regional, a Fesmate congrega feiras e exposições industriais e comerciais, gastronomia típica regional, rodeios, espetáculos artísticos e culturais, bailes e o “Museu da Erva-mate”.

Festa do Agronegócio do Planalto Norte – Agrofest - Março

Procurando representar a força do agronegócio regional, apresenta-se com o slogan: “AGROFEST, a festa do agronegócio do Planalto Norte”. Conta com shows nacionais e regionais, resgate histórico e cultural, gincana da agricultura familiar, gastronomia típica, rodeio crioulo, morfologia de eqüinos e seminário de agronegócio.

Teatro Paixão de Cristo

Teatro de Encenação da “Paixão de Cristo” na comunidade do Salto D’água Verde, constituído por agricultores membros da comunidade. Encantam grande público em suas encenações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo que ocorre todos os anos na sexta-feira Santa.

 

 

 

hspace=0 EVENTOS


Eventos

Festa Estadual da Erva-mate – FESMATE - Setembro

Anualmente Canoinhas promove no seu parque de exposições Ouro Verde, no bairro Piedade, a Festa da Erva-mate (Fesmate). Ela é realizada em setembro, coincidindo com as comemorações de aniversário de Canoinhas. Atraindo um público regional, a Fesmate congrega feiras e exposições industriais e comerciais, gastronomia típica regional, rodeios, espetáculos artísticos e culturais, bailes e o “Museu da Erva-mate”.

Festa do Agronegócio do Planalto Norte – Agrofest - Março

Procurando representar a força do agronegócio regional, apresenta-se com o slogan: “AGROFEST, a festa do agronegócio do Planalto Norte”. Conta com shows nacionais e regionais, resgate histórico e cultural, gincana da agricultura familiar, gastronomia típica, rodeio crioulo, morfologia de eqüinos e seminário de agronegócio.

Teatro Paixão de Cristo

Teatro de Encenação da “Paixão de Cristo” na comunidade do Salto D’água Verde, constituído por agricultores membros da comunidade. Encantam grande público em suas encenações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo que ocorre todos os anos na sexta-feira Santa.

 

Outros Eventos

 

Maio - Festa de Santa Cruz na Igreja Matriz Cristo Rei;

Junho - Arraial Universitário;

Julho - Baile de escolha da Rainha da FESMATE;

Outubro - Festa da Manteiga;

Novembro - Festa do Tiro;

Dezembro - Amigos do Natal.

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura do Município de Canoinhas

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sc.gov.br

Comentários de Canoinhas

Sou Catarinence nasci em Canoinhas,amo esta cidade! Pra mim não áh lugar mais lindo,maravilhso e aconchegante!
Por: Marcia Martins

AMA ESSA CIDADE COMO NUNCA AMEIA!ESPERO Q SE DESENVOLVA +
Por: MURYLO

ja morrei adorei,nasci la adoro essa linda cidade...
Por: rosicastanha

è uma cidade maravilhosa cheia de lugares lindos e principalmente pessoas hospitaleiras.valeu drikka
Por: adriana rodrigues

nasi e cresci em cnhas... amo essa cidade de coraçao...nunka esquecerei dela.. em maio to ai marcando presença..
Por: keli leandro gonçalves

EU MOREI 18 ANOS EM CANOINHAS E HOJE SEMPRE QUE POSSO VOLTA A ESSA ACONCHEGANTE CIDADE PARA VISITAR MEU PAIS, IRMÃO E FAMILIARES, ESTAR EM CANOINHAS E FAZER AS BOAS LEMBRANÇAS VIVAS E MATAR AS SAUDADES.
Por: MARCELO

Esta é com certeza uma cidade paraíso. Muito bonita e calma. É UM PARAÍSO. Uma cidade tranquíla graças a DEUS.
Por: fatima

Eu amo canoinhas; nasci e me criei nessa cidade. Quem tiver oportunidade nao deixe de visita-la. Ela tem tudo de bom que voce possa imaginar. Se voce ainda nao visitou-a,visite se voce ja conhece retorne e se voce mora nao deixe de ama-la.
Por: Diair de Oliveira

venha conhecer canoinhas. a cidade mais hospitaleira da região norte do estado. Aqui você saboreia um ótimo chimarrão e conhece um pouco sobre o constestado. Temos ótimas faculdades. Rios piscosos e uma mata nativa de dar inveja.
Por: ricardo pereira martin

ADORO CANOINHAS! É MINHA CIDADE NATAL, MARAVILHOSA E LINDA! CAPITAL DA ERVA-MATE E DO PINHO.... TE AMO CANOINHAS!! SAUDADES MIL.....
Por: Izol Vânia D. B. Carvalho Santos

que saudade dessa apaixonante cidade,tenho ela em meu coracao.
Por: wellynton

sou canoinhense e tenho muito mais muito orgulho de morar aqui.um lugar de oportunidades e de pessoas carismaticas.
Por: Evelyn guimares

Cidade maravilhosa!não há lugar melhor para se morar...pauline
Por: pauline

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canoinhas
Fundação:
1911
Altitude:
839m
População:
48.653 habitantes
Área:
1.143,6km²
Densidade Demográfica:
42,54hab/km²
CEP:
89460-000

Envie seu comentário sobre Canoinhas