Roteiros do Brasil
Região Vale Europeu
HISTÓRIA DA CIDADE
Em 1850, o filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, obteve do governo Provincial uma área de terras de duas léguas, em quadro, para nela estabelecer uma colônia agrícola, com imigrantes europeus.
Toda a região era habitada por silvícolas das tribos Kaigangs, Xoklengs e Botocudos, que durante anos enfrentaram os brancos contra o progresso da colonização. Mesmo antes da fundação da Colônia Blumenau, já havia colonos estabelecidos na região de Belchior, à margem do ribeirão Garcia e margem esquerda do Rio Itajaí-Açú.
A 02 de setembro daquele ano, chegaram ao local onde hoje se ergue a cidade de Blumenau, os primeiros colonos, em número de 17. Aquela data foi depois consagrada com a fundação da cidade; a esses imigrantes seguiram-se outras levas que, anualmente, atravessavam o Atlântico em veleiros de Companhias particulares, e vinham aumentar o número de agricultores, povoados e cultivadores dos lotes medidos e demarcados ao longo do curso dos rios e ribeirões que banham o território da concessão.
A princípio, a Colônia manteve-se como propriedade particular do fundador. Este, entrando em dificuldades financeiras, conseguiu que, em 1860, o Governo Imperial encampasse o empreendimento. O Dr. Blumenau foi conservado na direção da empresa e nela se manteve até quando a colônia foi elevada à categoria de Município, em 1880.
Dotado de grande energia e tenacidade, o Dr. Blumenau conseguiu, em poucos anos, fazer da colônia um dos maiores empreendimentos colonizadores da América do Sul, criando um centro agrícola e industrial de significativa importância e fontes de produção de ponderável influência na vida econômica do país.
Quando veio a emancipação, o núcleo inicial, fundado às margens do Garcia, havia se expandido por quase todo o território da Bacia do Itajaí, compreendendo uma área de cerca de 20 mil km2, com uma população de 15.000 almas.
Herança dessa história, por uma característica única de colonização, a microrregião de Blumenau possui costumes e tradições semelhantes. Inicialmente colonizada por alemães, seguidos de italianos e poloneses, com uma corrente recente de habitantes do Vale do Rio Tijucas (descendentes de portugueses) as cidades da microrregião incorporaram principalmente a cultura alemã e italiana.
Em 07 de maio de 1859, a colônia foi elevada a distrito de paz.
Em 31 de julho de 1873, foi elevada a freguesia, instalada em 02 de junho de 1878, sob a denominação de São Paulo Apóstolo de Blumenau.
A Lei no 860, de 04 de fevereiro de 1880, elevou a colônia à categoria de Município. Entretanto, sobreveio, em outubro, uma grande enchente, que causou sérios prejuízos à população e à administração pública, com a destruição de pontes e estradas. Com isso, a instalação do Município só foi possível em 1883, a 10 de janeiro, quando assumiu o exercício a Câmara municipal eleita no ano anterior. Em 1886, o município foi elevado a Comarca e, em 1928, sua sede passou à categoria de cidade. Em 1934, começaram os desmembramentos do território municipal, sendo criados sucessivamente novos municípios.
O antigo território do Município de Blumenau, que em 1934 compreendia uma área de 10.610km2, está hoje reduzido a 531km2 apenas. Desses desmembramentos resultaram nada menos que 31 novos Municípios.
Significado do Nome
Seu nome presta uma homenagem a seu fundador, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, filósofo alemão.
Aniversário da Cidade
02 Setembro
Gentílico
blumenauense
População
302.924 habitantes
CARACTERÍSTICAS
Blumenau é hoje um dos mais importantes centros turísticos do país. Situada no Vale do Itajaí, oferece aos visitantes, oportunidade de compras de produtos industrializados na região, que se destacam por qualidade, beleza e preços baixos, como também lhes proporciona paisagens capazes de encantar o espírito, tão procurados pelo turismo de lazer.
A vista se perde nas construções típicas em estilo europeu, sempre emolduradas por belezas naturais. A cidade possui uma beleza arquitetônica particular. Suas residências são totalmente diferentes das demais cidades brasileiras; os casarões e sobrados de madeira artisticamente trabalhados, são pintados com cores vivas, em estilo germânico.
O município possui na sua paisagem, uma característica da atividade pecuária leiteira típica de sua população, que atraem a atenção e admiração por suas belezas dos que a visitam. A natureza que circunda a cidade é opulência, caracterizando um quadro da cidade, debruçada sobre as águas calmas do Itajaí-Açú, marcada por construções originais, em que a técnica e a mão-de-obra se esmeraram na apresentação de detalhes e criações admiravelmente belas.
Clima
O clima de Blumenau é quente e chuvoso, não havendo uma estação caracterizada como seca. A altitude média é de 14 m e ventos médios sopram do quadrante leste.
Temperatura Média
20,1º C
COMO CHEGAR
Localização
Vale do Itajaí
Limites
Norte: Massaranduba e Jaraguá do Sul
Sul: Botuverá, Indaial e Guabiruba
Leste: Massaranduba, Luis Alves e Gaspar
Oeste: Indaial e Pomerode
Acesso Rodoviário
A BR-470 corta o município, ligando-o ao litoral (BR-101) e ao Oeste do Estado. As rodovias estaduais Guilerme Jensen e Jorge Lacerda fazem ligação nos sentidos Norte/Nordeste e Sul/litoral.
Distâncias:
Da Capital:
140 km
Outras:
Aeroporto de Navegantes: 59 km
Apiúna: 55 km
Ascurra: 43 km
Assunção: 1.220km
Balneário Camboriú: 60 km
Belo Horizonte: 1.313km
Benedito Novo: 49 km
Botuverá: 58 km
Brasília: 1.624km
Brusque: 35 km
Buenos Aires: 1720km
Criciúma: 304 km
Curitiba: 251 km
Curitibanos: 186 km
Dionísio Cerqueira: 590 km
Dr. Pedrinho: 75 km
Florianópolis: 130 km
Foz do Iguaçú: 930 km
Gaspar: 14 km
Gramado: 535 km
Guabiruba: 40 km
Ibirama: 72 km
Ilhota: 25 km
Indaial: 22 km
Itajaí: 46 km
Itapema: 80 km
Jaraguá do Sul: 66 km
Joinville: 128 km
Lages: 235 km
Luís Alves: 22 km
Montevidéu: 1500km
Navegantes: 59 km
Nova Trento: 65 km
Penha: 55 km
Piçarras: 68 km
Piratuba: 370 km
Pomerode: 35 km
Porto Alegre: 693 km
Porto Belo: 100 km
Rio de Janeiro: 1.080km
Rio do Sul: 90 km
Rio dos Cedros: 36 km
Rodeio: 44 km
Salvador: 2.557km
São Joaquim: 260 km
São Paulo: 680 km
Timbó: 33 km
Treze Tílias: 310 km
Urubici: 210 km
TURISMO
Resumo:
Por ser a única cidade do Estado que conta com um fluxo regular de turistas ao longo de todo o ano, o que não acontece com os famosos centros balneários, climáticos opcionais, ou com as estâncias hidrominerais, que são grandes centros atrativos de turismo sazonal, e possuem clientela temporária.
Outro aspecto a ser considerado está no fato de que Blumenau encontra-se em posição geográfica favorável, capaz de motivar turistas que venham até Curitiba e se deslocarem até o Vale do Itajaí, via BR-101, favorecendo diversas áreas turísticas do litoral catarinense.
Principais Pontos Turísticos
Museu da Família Colonial
Residência construída em 1864, em verdadeiro estilo enxaimel, serviu de residência ao comerciante e cônsul de Blumenau Colônia, Victor Gaertner e família. No seu interior pertences de vários colonizadores e do fundador da colônia com peças da época, desde o quarto, sala até a cozinha. Um mergulho no passado de Blumenau. Local: Rua das Palmeiras, 64.
Museu Ecológico Fritz Müller
Casa onde viveu o famoso pesquisador alemão Fritz Müeller que era colaborador de Charles Darwin, cientista inglês. Fritz Müeller veio para o Brasil estudar a fauna e flora brasileira, dedicando dois terços de sua vida a Blumenau.Hoje funciona como um pequeno museu. Foi formado inicialmente por pequenas coleções de história natural e outras, no ano de 1939. Local: Rua Itajaí, 2195.
Museu da Cerveja
Localizado na Praça Hercílio Luz, início da Rua XV de Novembro. Coleção de peças que pertenceram à antiga Cervejaria Feldmann de Blumenau. Painéis e diversos utensílios que explicam o processo de fabricação da cerveja. Junto ao museu fica o Biergarten - Jardim da cerveja. Praça Hercílio Luz. De segunda a sexta, das 10h às 12h e das 13h30 às 18h30. Sábado das 10h às 12h e das 12h30 às 15h
Museu da Água
Primeira estação de tratamento de água de Blumenau, tornou-se museu em 1999. A estação continua em funcionamento, permitindo ao visitante ver todo o processo de purificação da água retirada do Rio Itajaí-Açu antes de entrar na rede de abastecimento da cidade. Peças antigas e painéis com as explicações técnicas. Do mirante do Museu da Água descortina-se uma das mais belas vistas de Blumenau. Local: Rua Lages - Tel.: 340-3242
Museu do Cristal
Inaugurado em 1997, conta um pouco da história do cristal, produção (matérias primas pote, ferramentas), beneficiamento (pintura, lapidação, serigrafia) design e arte. Local: Rua Rudolf Roedel, 147 - Salto Weissbach.
Mausoléu
Inaugurado em setembro de 1974, abriga os restos mortais do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e seus familiares, trazidos da Alemanha em 1974 por ocasião do sesquicentenário da imigração alemã para o Brasil, por solicitação da comunidade e clubes de serviço. Local: Rua XV de Novembro, 161.
Fundação Cultural de Blumenau
Inicialmente Prefeitura Municipal, remodelada em 1939, serve hoje de centro de diversas atividades culturais como, escola de artes, cursos, exposições, artesanato, oficinas, galeria de arte entre outras. Um local de promoção do talento artístico da cidade. Local: Rua XV de Novembro, 161.
Monumento Voluntários da Pátria
Representado por soldados em uma luta na Guerra do Paraguai (1865/1870) e 2ª Guerra Mundial (1939/1945). Moldado em cimento, a obra é do escultor Miguel Barba. Local: Praça Hercílio Luz. Marco com o nome dos primeiros imigrantes datado de 1900. Local: Pça Hercílio Luz.
Monumento aos imigrantes
Em frente ao Mausoléu Dr. Blumenau, com a estátua do próprio fundador da cidade Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. Local: início da Rua XV de Novembro.
Parque Spitzkopf
A 15 km do centro de Blumenau, com uma área de 5 milhões de metros quadrados de mata Atlântica virgem, um verdadeiro paraíso silvestre, com nascentes, cascatas e piscina natural. Diversas trilhas foram traçadas para serem, percorridas a pé, como a que leva ao ponto mais alto do parque, a 936 m de altitude. Possui ótimas instalações para quem deseja pernoitar dentro do parque. A tradução de Spitzkopf é Cabeça Pontiaguda. Rua Bruno Schreiber, 3777, acesso pela R. Amazonas - Garcia. Tel.: 336-5422
Parque das Nascentes
Área doada pela empresa Artex e transformada por lei municipal em Unidade de Conservação Oficial. O grande número de nascentes existentes na área, entre elas as que dão origem aos ribeirões Garcia e Encano, sugeriram o nome. O Parque das Nascentes acrescenta 200 m2 per capita de área verde pública aos blumenauenses. Fica a 21 km do centro de Blumenau, tem uma área de 52 milhões de metros quadrados de mata atlântica, com 50 km de trilhas e estradas. Permite ao apreciador da natureza desfrutar de múltiplas emoções através das paisagens, da fauna e da riquíssima flora.
Recanto Silvestre
Fica a 14 km do centro de Blumenau. Local de grande beleza com um bem cuidado gramado, águas cristalinas correndo sobre pedras. Espaço para acampamento e restaurante, com churrasqueiras e chalés, e dois quilômetros de trilhas na mata silvestre. Local: Rua Santa Maria, 4269 - Bairro Progresso. Tel.: 336-5447.
Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
Localizado na Rua Sete de Setembro, nos fundos do Shopping Center Neumarkt. Área com 656 mil metros quadrados, pertencente ao conjunto de matas nativas da região, é um parque natural de proteção ambiental. O local é a terceira maior área contínua original de mata atlântica do estado. Tem uma vegetação típica da floresta atlântica secundária. Habitam na mata animais como a cutia e grande número de espécies de aves. O acesso é feito pela Rua Ingo Hering, ao lado do Shopping Center Neumarkt. Funciona das 8 às 17 horas. Tel.: 222-2137.
Ponte Metálica da Estrada de Ferro
Teve sua construção iniciada em 1929 com material importado da Alemanha, completamente restaurada em 1991 e considerada patrimônio histórico pela beleza de suas linhas arquitetônicas e por simbolizar um marco do desenvolvimento econômico de Blumenau e do Vale do Itajaí. Fazia a ligação por trem da cidade de Blumenau ao porto de Itajaí, transportando alimentos e produtos industrializados. Tem 315 metros de comprimento e 18 metros de altura. Hoje em dia passam por ela somente transeuntes, bicicletas e carros de passeio, no sentido Centro - Bairro Ponta Aguda.
Ponte dos Arcos
No dia 18 de Dezembro de 1954, o Presidente da República João Café Filho, e comitiva realizaram histórica viagem de trem em direção à estação terminal em Itajaí, inaugurando assim este importante tronco ferroviário entre as duas cidades. Tem 160 metros de comprimento, com três arcos atirantados de 41,65 metros cada um.
Ponte Lauro Müller (Ponte do Salto)
Inaugurada em 29 de junho de 1913, com 200 metros de comprimento e uma superestrutura metálica vinda da Alemanha, pesando 155 toneladas. A Ponte Lauro Müller, no bairro Salto, foi a primeira ponte sobre o Rio Itajaí-Açú. A obra foi iniciada em 1896.
Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes
Com música fazendo parte de sua vida e cultura, os primeiros imigrantes, tão logo chegaram a Blumenau, criaram um pequeno grupo de canto e artes teatrais que deram início ao atual Teatro Carlos Gomes. Construído no ano de 1936, projeto do engenheiro-arquiteto alemão Erwin Bruner. Local de grandes acontecimentos culturais da cidade, foi inaugurado em 1939. Atualmente abriga a Orquestra de Câmara de Blumenau e as escolas de ballet e de músical. Possui platéia para 1170 pessoas, além de camarotes e balcões. Em 1978 foi criado o Centro de Convenções. Local: Rua XV de Novembro, 1181.
Arquivo Histórico
Existem 16.000 volumes, com 10.000 catálogos e cerca de 37.000 fotos históricas todas catalogadas. Arquivo administrativo, institucionais e privados com biblioteca de apoio referente ao Vale do Itajaí e Santa Catarina. Local: Alameda Duque de Caxias, 64.
Biblioteca Dr. Fritz Müller
Possui um acervo de 27.000 volumes com 12.000 catálogos, tem também setor de periódicos, setor Santa Catarina, setor de trocas, setor Cantinho Infantil, setor Braille e de obras referenciais. Local: Al. Duque de Caxias, 40 - Centro.
Igreja Catedral de São Paulo Apóstolo
Moderno templo católico em que predomina a ausência de estátuas. Em seu interior, vitrais com efeitos de luminosidade e coloração induzem a religiosidade. Possui uma majestosa torre com sinos eletrônicos. Foi inaugurada em 1º de junho de 1963, passando a ser o principal cartão postal da cidade. As imagens de Nossa Senhora, Cristo crucificado, São José e o Cordeiro Pascal, esculpidas em cedro por Gotfried Thaler, incorporam-se à fachada principal da Igreja.
Igreja Evangélica
Inaugurada em 1877 é uma obra arquitetônica projetada por Henrich Krohberger. Tem características arquitetônicas fascinantes. Com estrutura da cobertura na forma de arco, é dotada de acústica que valoriza os cânticos dos corais e a sonorização do órgão. Junto à Igreja está o cemitério evangélico onde se encontram os restos mortais de tradicionais famílias blumenauenses, colonizadores e descendentes. Túmulos dos principais imigrantes, e do cientista Fritz Müeller (Príncipe dos observadores da natureza do Brasil), que mantinha correspondência com o cientista evolucionista Darwin. Local: esquina da Alameda Duque de Caxias com a Rua Amazonas e Pastor Oswaldo Hesse.
Cemitério Evangélico
É um belo recanto de paz, reflexão e harmonia. Nele estão sepultados os primeiros imigrantes colonizadores de Blumenau, dentre eles o Pastor Oswaldo Hesse, Victor Gaertner, o sábio Dr. Fritz Müeller e vários pioneiros da colonização.
Casa Husadel
Dentre outras construções, a Casa Husadel se destaca pela sua concepção em estilo suíço, com varandas e detalhes em madeira, datada do início do século. Moradias como esta, projetam Blumenau ao longo da história em fotos memoráveis. Local: Rua XV de Novembro, 801.
Prefeitura Municipal de Blumenau
Edificação moderna em estilo enxaimel estilizado, construído com características arquitetônicas de grande efeito visual. Em seus jardins encontra-se restaurada a Macuca, primeira locomotiva (1907) utilizada na ferrovia do Vale do Itajaí. Local: Praça Victor Konder, s/n.
Prefeitura Antiga
Construída em 1875, a antiga sede da colônia foi projetada pelo arquiteto Henrique Krohberger. Em 1917, sofreu a primeira reforma e no ano de 1938 foi praticamente remodelada, ficando apenas o miolo central do prédio. Em 1958, um incêndio destruiu grande parte deste prédio ficando preservado apenas uma parte do grande paço municipal. A parte destruída pelo incêndio foi reconstruída em 2000, ano do sesquicentenário da cidade. Hoje, esta edificação é a sede administrativa da Fundação Cultural de Blumenau.
Prédio Típico
(Antigo Restaurante Cavalinho Branco). A comunidade evangélica inaugurou no dia 30 de setembro de 1923, a Maternidade Johanastif, construída pelas Senhoras Evangélicas de Blumenau e administrada pela Ordem das Irmãs Caritativas Evangélicas. O nome escolhido foi uma homenagem à principal doadora da instituição, Johanne Hering. O prédio teve sua arquitetura projetada de modo a não se parecer com um hospital, guardando características de uma residência. Local: Alameda Rio Branco, esquina com Sete de Setembro.
Escola Número 1
Localizada na antiga zona rural de Blumenau, a Escola da Itoupava Central, hoje mais conhecida como Escola Número 1, foi uma das três unidades educacionais da Colônia, construída em 1872 sob a orientação do Dr. Blumenau. Na época a escola também servia de igreja. A primeira turma teve 70 alunos e o ensino era ministrado em língua alemã pelo professor Carl Kühne. No início dos anos 50 a escola foi desativada e a construção ficou à mercê do tempo. Em 1991 foi promovida uma campanha para a sua restauração, e a escola passou a abrigar um pequeno acervo antigo. Mais tarde criou-se a Associação dos Amigos da Casa da Memória da Escola nº 1, como finalidade de manter a construção e promover atividades de extensão sócio-culturais. A Casa da Memória, como passou a ser chamada, foi inaugurada em março de 2004 e possui em sua exposição permanente um acervo com mais de 50 objetos da escola e de ex-alunos. Ela está aberta à visitação de terça a sábado, das 9h30 às 16h30. Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.107, Itoupava Central.
Cemitério de Gatos
Situado no Horto Botânico Edith Gaertner, local onde os gatos de estimação de Edith Gaertner eram sepultados com cerimônias e certas formalidades. Edith possuía um grande número de gatos pelos quais nutria uma singular predileção e estima, nomeando a todos, e promovendo verdadeiros funerais domésticos, com a presença dos vizinhos mais chegados.
Macuca
Locomotiva utilizada em manobras, quando da construção da Estrada de Ferro Santa Catarina, apelidada carinhosamente de MACUCA. Foi construída na Alemanha e aqui chegou com os primeiros acessórios que deram início às obras de implantação da linha férrea Blumenau Hansa. O Vapor Koblenz do Norddeu Tscher Lloyd Bremen aportou no dia 27 de outubro de 1907 em Itajaí, descarregando 800 toneladas de material para a estrada de ferro. Junto com esse material chegou também a primeira locomotiva, que dias depois foi transportada para Blumenau. Local: Praça Victor Konder, junto à Prefeitura Municipal.
Vapor Blumenau
Junto à praça Juscelino Kubicheski, mais conhecida como Prainha, pode-se contemplar a embarcação que contribuiu, por muitos anos, para que Blumenau recebesse e exportasse produtos através do Porto de Itajaí. O Vapor, construído na Alemanha em 1895, fazia três viagens por dia, levando quatro horas na ida e seis horas na volta. Foi o meio mais eficiente de comunicação entre a colônia e o porto no litoral. Sua primeira viagem foi em 1895. No momento o Vapor está sendo restaurado.
PROEB - Fundação Promotora de Exposições de Blumenau
Complexo arquitetônico, formado por cinco pavilhões e grande área externa, onde se realiza no mês de outubro a maior festa da cerveja do Brasil, a OKTOBERFEST.
Morro do Aipim - Restaurante Frohsinn
Elevação no centro urbano de Blumenau, com vista panorâmica do centro da cidade. Os terrenos do Morro do Aipim foram adquiridos pelo Dr. Blumenau do governo do estado, então província de Santa Catarina. Em 1909, o filho do Dr. Blumenau, Pedro Hermann, doou o Morro do Aipim à Prefeitura de Blumenau. O Morro do Aipim era o único bem imóvel que os herdeiros do Dr. Blumenau ainda aqui possuíam.
Mirantes
· Início da Rua Itajaí (defronte ao Centro de Saúde), com vista panorâmica da cidade às margens do Rio Itajaí-Açu.
· Morro do Aipim (Frohsinn), com vista panorâmica da região central da cidade.
· Museu da água, com vista panorâmica do Centro da cidade, Ponta Aguda e bairro da Velha.
Estação Ferroviária
E. F. Santa Catarina (1909-1954)
BLUMENAU-VELHA
Município de Blumenau, SC
Linha-tronco - km 49,500 (1960) SC-1749
Inauguração: 03.03.1909
Uso atual: demolida sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1909 (já demolida)
HISTÓRICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
A ESTAÇÃO: A estação de Blumenau, a original, foi inaugurada com a linha, em 1909, em estilo enxaimel. Foi desativada ou em 1954, com a extensão da linha até Itajaí, quando se construiu uma nova estação, ou em meados dos anos 1960, pois parece que chegou a funcionar por algum tempo juntamente com a nova estação, como pátio de manobras e estação de cargas. Ficava a cerca de 600 metros da estação nova. Foi demolida já nos anos 1960, e o que ocupa hoje seu lugar é o prédio da Prefeitura Municipal. "Quando a linha foi estendida para Itajaí, esta foi construída num patamar mais alto em relação a linha antiga que demandava para a antiga estação. Assim, mais ou menos 1,5 km à frente da estação velha houve a derivação da nova linha para Itajaí e onde foi construída a nova estação em 1937. Em 1954, quando o trecho finalmente foi inaugurado, a linha velha permaneceu por uns anos.
EVENTOS
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Outubro
Oktoberfest 2011 - Programação
06 à 23 - Abertura oficial da festa - Será no dia 06 de outubro, às 22h, logo após o desfile na rua XV de Novembro, às 19h30min. Entrada gratuita.
Bandas
Domingos, música ao vivo a partir das 12h. Nos demais dias as bandas tocam a partir das 19h.
Grupos Folclóricos
Apresentações diárias nos setores durante o intervalo das trocas de bandas.
Desfiles Oficiais na rua XV de Novembro
Dia 06, quinta-feira, desfile de abertura – às 19h30min
Dia 08, sábado – às 16h
Dia 12, quarta-feira – às 16h
Dia 15, sábado – às 16h
Dia 19, quarta-feira – às 19h30min
Dia 22, sábado, às 16h
Desfiles internos
Minidesfiles na área interna do Parque Vila Germânica nas terças-feiras, dias 11 e 18, às 19h30min.
Cervejas Cervejarias artesanais;
Cervejas importadas;
Chopp oficial Brahma;
Mais de 25 variedades de chopp ou cerveja.
Bierwagen
Desfile diário com distribuição gratuita de chopp no centro da cidade, no período vespertino.
Retretas e danças típicas
Diariamente haverá animação com bandas típicas e apresentações de danças folclóricas em diferentes pontos da cidade.
Rei do Tiro
O público poderá participar das competições do Rei do Tiro, uma modalidade esportiva organizada pelos Schützenvereine (Sociedades de Atiradores) da cidade.
Concurso nacional de Chopp em metro
Ocorre diariamente, às 22h, no setor 3. Exceto dias 16, 17, 18 e 23. Participação gratuita.
Rainha da Oktoberfest 2011
O concurso para eleger a Realeza da 29ª Oktoberfest, ocorre no último domingo da festa, dia 23, às 20h. Entrada gratuita.
Encontro de grupos de Stammtisch
Dia 18, terça-feira, a partir das 19h, no setor 2.
Festa da Melhor Idade - Dia 20, das 12h às 17h. Entrada gratuita.
Ingressos:
Sábados, domingos e dia 12, os ingressos serão cobrados
a partir das 15h.
Sextas e sábados e dia 11: R$ 17,00
De domingo a quinta: R$ 6,00 (exceto dia 11)
Chope - copo 400 ml - R$ 4,50
Refrigerante - copo 300 ml - R$ 3,00
Água - garrafa 500 ml - R$ 3,00
Obs: Pessoas vestidas com traje típico alemão não pagam entrada.
- Meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos, mediante documento comprobatório com foto e data de validade.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU
E-mail: gabext@blumenau.sc.gov.br
Telefones: (47) 3326-7558
Sites: http://www.blumenau.sc.gov.br/
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário - Blumenau-SC
Rua 2 de Setembro , 1222 - Itoupava Norte
Telefone: (47) 3323-2155
EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
- Auto Viação Catarinense Ltda - Rodoviária
Rua 2 Setembro, 1222 - Itoupava Norte - PABX: (47) 3323-0690
- Auto Viação Rainha Ltda - Rodoviária
Rua 2 Setembro, 1222 - Itoupava Norte - Tel: (47) 3323-3228
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
2º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS DE TÍTULOS:
E-mail: m.nobrega@terra.com.br
Telefones: (47) 3326-6477
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS: (47) 3231-4000
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: www.turismoblumenau.com.br
www.sc.gov.br
http://pt.wikipedia.org/
www.estacoesferroviarias.com.br/
http://www.oktoberfestblumenau.com.br/
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: