Barra Velha

Barra Velha-SC
banner

Bem-vindo a Barra Velha!

banner

As melhores pousadas em Barra Velha podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Barra Velha, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 35m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.512 habitantes. A área total de Barra Velha é de 142,4km², e sua densidade demográfica é de 101,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barra Velha-SC é 88390-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Barra Velha

 Roteiros do Brasil

Região Caminho dos Principes

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade foi colonizada por açorianos e ainda hoje conserva as características de uma típica vila de pescadores. Foi fundada em 3 de dezembro de 1856. A origem do nome Barra Velha está ligada à mudança da saída do rio Itapocu no oceano Atlântico. De acordo com os historiadores, tudo começou em 1504, quando o navegador Binot de Godville observou que havia uma barra que recebia águas de dois rios que desembocavam junto às pedras de um costão. Assim se formou uma barra de boa profundidade. Com o tempo a ação dos ventos na areia foi assoreando até fechar completamente. Isto causou uma inundação na região que provocou a abertura de uma nova barra, atualmente chamada de Boca da Barra. E foi assim que a região passou a ser conhecida como Barra Velha. 
A ocupação da região ocorreu a milhares de anos com a presença de grupos coletores, caçadores e seminômades. Mas uma vez o rio Itapocu teve grande influência a região facilitando, como caminho natural, uma ligação com o interior. Como testemunha ficaram as inscrições rupestres dos povos pré-colombianos, a oficina lítica, e o sambaqui. A ocupação efetiva pelo homem branco se deu nos fins do século XVIII, início do século XIX, quando foi concedida sesmaria na região. Em 1806 foram concedidas as primeiras sesmarias de 150 braças de frente no Itapocu. Alguns destes moradores tiveram a missão de fundar um estabelecimento para derreter o óleo da baleia. Em função disto sua colonização foi intensificada. Na época, o óleo desse mamífero era largamente utilizado como combustível na iluminação publica da Capital do Império (Rio de Janeiro), tal fato contribui para seu desenvolvimento. Uns dos principais personagens desta História foi o navegador, Joaquim Alves da Silva, um Português que se destacou pelo grande volume de óleo que enviava ao Rio de Janeiro. Sendo assim, recebeu como prêmio de Dom Pedro I, as terras onde se localiza hoje a cidade.

Significado do Nome

 

Seu nome deve-se à foz do Rio Itapocu

Aniversário da Cidade

7 de dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Possui 18 mil habitantes. Mas, na alta temporada a população flutuante do perímetro urbano chega a ultrapassar 100 mil pessoas. De um imenso esplendor, as nove praias de Barra Velha possuem 20km de um visual fascinante. Além de uma linda lagoa de água doce própria para a prática de esportes náuticos. Seu padroeiro é o Divino Espírito Santo.

Clima

Mesotérmico (úmido sem estação seca)

Temperatura Média

20ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral norte de Santa Catarina

Limites

Piçarras, Araquari, São João do Itaperiú, Luiz Alves e Oceâno Atlântico.

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias

120 km de Florianópolis, 180 km de Curitiba, 25 Km de Beto Carreiro World.

hspace=0 TURISMO

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Praias de Barra Velha

São cerca de 8 praias que oferecem um espetáculo visual deslumbrante: Península, Central, Tabuleiro, Praia do Sol, Itajuba, Praia do Grant e Praia do Cerro. São mais de 20 quilômetros de orla marítima.

Praia da Península

Praia ao note, onde a Lagoa da Barra se encontra com o mar. Propícia aos esportes náuticos e à pesca. Nela é realizada a Festa do Pescado.

Praia do Costão / Praia da Barra Velha

Praia Urbana, é palco de competições de surf e pesca. Nela encontra-se o Cruzeiro do Náufragos. Possui bares e restaurantes e é muito procurada por turistas.

Praia do Tabuleiro

Praia do Sul, com águas límpidas e agitadas, propícias ao surf. Possui bares e restaurantes e é muito procurada por turistas.

Rio Cancela

Rio que banha o Município e forma a Lagoa da Barra Velha.

Rio Itapocu

Rio que banha o Município e desagua no Oceano Atlântico, no Município de Araquari.
 
A Lagoa

Se estende paralelamente ao mar, oferecendo excepcional oportunidade para o desenvolvimento do esporte aquático, suas águas calmas, orladas por uma pequena extensão de grama, oferecem um belo recanto para descansar e bronzear-se ao sol. Com destaque encontra-se nesta praça, um esqueleto de Baleia, lembranças das atividades desenvolvidas em tempos remotos.

Praia do Grant

Palco de estórias lendárias, é semelhante a uma baía. Diz a lenda que o mar calmo da Praia do Grant foi refúgio de piratas antes de pertencer ao inglês Mr. Grant. Sua característica principal é o mar calmo, além do monumento ao Pescador, uma estátua doada inicialmente por dona Teodorina Cubas, que foi destruída pela ressaca e reconstruída pelas mãos do artista plástico José Cristóvao Batista. Há também uma ilha à sua frente onde está a Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes. Nadadores mais audaciosos fazem frequentemente o trajeto praia-ilha. Hoje a praia do grant possue excelentes residencias de veranistas de várias cidades principalmente de Joinville e Blumenau.

Barra da Lagoa

Distante a aproximadamente 6 km do centro, pode-se admirar o encontro das águas do oceano Atlântico com as águas do rio Itapocú, onde a natureza revela a bondade divina com a paz, ao som das águas, junto com o canto dos pássaros e a companhia do ser humano.

Cristo Redentor

A mais alta elevação montanhosa - 40 metros - onde está uma réplica do Cristo Redentor, erguida por Valter Becker, e um bonito visual do mar e da lagoa. Localizado bem no centro da zona urbana, propicía uma visão ampla das praias da cidade e municípios vizinhos, constituindo-se sem dúvida, num excelente ponto turístico. 

Pedras Brancas e Negras

A natureza deixou na divisa das praias do Sol e Itajuba, um belo quadro. Um espetáculo que merece ser visto !

Igreja do Divino Espírito Santo

Localização: Rua Paraná, s/nº - Centro.

hspace=0 EVENTOS

Fevereiro

02 - Festa de Nossa Senhora dos Navegantes - Acontece na praia do Grant, em Itajuba, belo recanto distante 5 quilometros de Barra Velha (centro), mas com vida própria. A celebração tem todo um aspecto religioso e é também uma homenagem ao bom pescador do litoral. Além da parte religiosa, o ponto alto é a procissão marítima com a estátua de Nossa Senhora dos navegantes, saindo do Grant até o centro de Barra Velha. O colorido dos barcos durante a procissão combina com os cânticos religiosos em homenagem à santa.

Maio

- Festa do Divino Espírito Santo - A mais tradicional celebração católica do município, sempre entre os meses de maio e junho, remonta aos tempos do império. É marcada pela visita da Bandeira do divino às casas dos fiéis, uma tradição que antecede aos dias da festa propriamente ditam e tem nas músicas em homenagem ao Espírito Santo uma tradição que nunca foi esquecida. durante a festa, há procissão, saindo da casa de Maria Machado Borba Coelho (a popular dona Ita) e seguindo até a Igreja matriz. Todos os anos, a festa conta com um Imperador e uma Imperatriz, em homenagem aos tempos do império. Além da Bandeira, outro elemento tradicional da Festa é a coroa do Imperador.

Setembro

- Festa Nacional do Pirão - A festa criada para celebrar o mais típico dos pratos do litoral - o pião com peixe - dura 5 dias e traz em média 40 mil visitantes ao evento, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo. Atrações para todas as idades. Tradição açoriana sempre presente na festa, como o boi-de-mamão. 

- Gincana de Pesca de Arremesso - A orla de Barra Velha serve de palco para as tradicionais gincanas que reúnem os amantes de uma boa pescaria. O evento é anualmente promovido pelo Clube escama de Ouro, sediado em Barra Velha, e em 1999 aconteceu simultaneamente à festa Nacional do Pirão.

Dezembro

01 - Aniversário de Barra Velha. É a data na qual os barravelhenses comemoram a emancipação político-administrativa da cidade.

- Reveillon de Yemanjá - E a Celebração da milenar Umbanda tradição afro-brasileira que saúda a chegada do Novo Ano com uma celebração à beiramar, que geralmente acontece na Praia Central do Balneário. Todas as tradições do culto afro-brasileiro são reunidas nesta comemoração, aliada a um verdadeiro espetáculo de fogos que reúne milhares de pessoas ma areia da praia.

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Barra Velha

hspace=0 

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.prefeituramunicipal.com.br/barravelha

         www.achetudoeregiao.com.br

Comentários de Barra Velha

EU VOU TODO FIM DE ANO PARA BARRA VELHA. EU MORO NO PARANÁ,+ MEU PAI MORA LÁ.EU ADORO IR NA PRAIA DO GRANT,É MUITO 10 EU AMO BARRA VELHA
Por: ANDRESSA

Já estive em Barra Velha algumas vezes adorei o lugar tranquilo próprio para curtir a paz a natureza a harmonia. Grande abraço a todos que adoram essa maravilha que é Barra Velha.
Por: Adauto

Moro em Canas/SP mas já morei em Barra Velha, na Praia do Costão, é uma cidade maravilhosa, tenho muita saudade de lá, pretendo voltar a morar lá um dia, se Deus quizer. Vale a pena conhecer!!!
Por: Emanuel Lucena

estamos morrendo de saudades desse lugar maravilho em breve estaremos ai novamente
Por: rodrigo e ariel

eu já morei aí to cm mts sdds...daí,das praias...aí eu era feliz e nauummm sabia...........................
Por: mayara letícia

BARRA VELHA ME TRAZ MUITA SAUDADE E MUITAS LEMBRANÇAS.VISITEI BARRA EM 1970/1971.ADOREI.NA ÉPOCA MORAVA EM LAGES HOJE MORO EM CACHOEIRA DO SUL.ESPERO UM DIA PODER RETORNAR A ESSE BELO LUGAR .
Por: CLECI MARLI DORNELES

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barra Velha
Fundação:
1961
Altitude:
35m
População:
14.512 habitantes
Área:
142,4km²
Densidade Demográfica:
101,91hab/km²
CEP:
88390-000

Envie seu comentário sobre Barra Velha

banner