Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Luís Eduardo Magalhães?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Luís Eduardo Magalhães

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região Caminhos do Oeste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Luís Eduardo Magalhães está inserido no contexto histórico e geográfico do Oeste da Bahia. Na primeira metade do século XX, essa região era identificada como sertão do São Francisco, era caracterizado pela diversificação da produção, pecuária extensiva e povoamento rarefeito. Na segunda metade do século passado, com algumas ações do Estado e, sobretudo, a partir do final dos anos setenta, com a integração de parte da região à expansão da agricultura de grãos dos cerrados brasileiros, o Oeste da Bahia atualmente com 1.200.000 ha em produção e em torno de três milhões de hectares a serem explorados (considerada como a maior reserva de área agricultável no mundo em cerrado), passou a ter características peculiares que o distingue dos demais espaços regionais do Estado e do Brasil. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

30 de Março  

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cultura da soja é introduzida de forma acelerada novos cultivos são testados, diversificando-se a base produtiva agrícola e unidades industriais são atraídas para a região. Em conseqüência, consolida-se um espaço dos mais promissores do Nordeste, com uma agricultura tecnificada, operada em moldes empresariais e com integração às cadeias agroindustriais. O Oeste da Bahia passa a ser o mais importante espaço nordestino receptor de imigrantes, onde os nativos passam a conviver com uma cultura mais característica dos estados do sul do Brasil. Os vales, antes caracterizados pela pequena exploração agrícola familiar em minifúndios, começam a serem identificados como áreas bastante promissoras para o cultivo de frutas. Esta nova dinâmica possibilitou as potencialidades, em sua grande parte ainda inexploradas, e expôs a região a crises características dos períodos iniciais das áreas e expansão de fronteira econômica. Atualmente a região conta com incremento e diversificação de atividades, tais como: ampliação da pecuária, ovinocultura, caprinocultura, fruticultura, cafeicultura irrigada e o surpreendente crescimento rápido da cultura do algodão com aumento sucessivo das áreas plantadas, da produção e da produtividade. A ocupação econômica do Oeste está incorporando a variável ambiental, está determinado a ter um controle efetivo por parte de seus agentes mas a preocupação no desenvolvimento sustentável hoje é extremamente presente, visto que na região existem órgãos estaduais, federais e ONGS que estão atuando diretamente e constantemente na preservação dos recursos naturais tais como: Superintendências de Recursos Hídricos – SRH; Departamento de Defesa Florestal – DDF; Centro de Recursos Ambientais – CRA, IBAMA entre outros. 

Clima:

Ttropical semi-úmido 

Temperatura Média:

22° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Extremo Oeste Baiano  

Limites:

Barreiras, São Desidério e Estado do Tocantins 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

996 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O Projeto Preservar as Belezas do Cerrado Baiano:
Foi elaborado para educar a população através da arte. São exposições de fotos do cerrado, além de trabalhos feitos com material que este bioma descarta (flores, sementes, galhos, frutos) como quadros, mandalas, arranjos, velas, entre outros.

Principais Pontos Turísticos:

O Projeto Salão das Artes

Que tem como madrinha a Deputada Estadual Jusmari Oliveira, é um espaço oferecido aos artesões e artistas plásticos do nosso município onde têm a oportunidade de expor os seus trabalhos e obter uma renda a mais para o sustento da família. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo busca também através deste projeto a criação de uma identidade própria do município e temos conseguido isso por meio da produção de alguns trabalhos dos nossos artesões feitos com grãos produzidos na região (soja, milho, algodão, feijão, café, mamona, arroz) integrado com material descartado do cerrado. No Salão das Artes temos expostos trabalhos com diversas técnicas: pintura, craquelê, biscuit, tapeçaria, crochê, madeira, etc. 

O Projeto Museu da Terra

Foi criado através de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro; é uma exposição de fotos de pintura rupestre, um estudo de arqueologia que vem sendo desenvolvido na região oeste da Bahia e terá continuidade nos próximos anos.

Projeto Domingo Cultural

Que acontece uma vez por mês, é um projeto muito prestigiado pela população de Luis Eduardo Magalhães. O dia em que acontece o Domingo Cultural é uma verdadeira atração; a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo trabalha desde cedo com a montagem do palco, coreto, praça de alimentação e praça de artesanato na Praça Central Sergio Alvim Motta para receber a população com apresentações de dança, teatro, capoeira e música que as crianças e jovens das nossas Oficinas Artísticas desenvolvem.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

E-mail: ascom.pmlem@pmlem.ba.gov.br

Telefones: (77) 3628-9000

Sites: http://www.luiseduardomagalhaes.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS:

E-mail: ddmiranda@tjba.jus.br

Telefones: (77) 3611-3970 / 8706

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Luís Eduardo Magalhães e pousadas em Luís Eduardo Magalhães para visitar Luís Eduardo Magalhães.

Promova a cidade de Luís Eduardo Magalhães no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!