Abelardo Luz

Abelardo Luz-SC
banner

Bem-vindo a Abelardo Luz!

banner

Comece planejando a sua viagem para Abelardo Luz utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Abelardo Luz e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Abelardo Luz.

A cidade de Abelardo Luz, localizada no estado de Santa Catarina (SC), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 760m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.988 habitantes. A área total de Abelardo Luz é de 1.037,7km², e sua densidade demográfica é de 13,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Abelardo Luz-SC é 89830-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Abelardo Luz

Roteiros do Brasil

Região Grande Oeste Catarinense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Passagem obrigatória para a colônia de Xanxerê no início do século XX, ponto de parada na estrada das Missões, por onde passavam militares e tropeiros, Abelardo Luz teve seus primeiros colonizadores vindos das distantes Minas Gerais, em passagem para o transporte de gado. Nessa época a área era habitada por índios guaranis e kaingangs, que ainda vivem hoje em alguns pontos da região. Mas foi nas últimas cinco décadas que o povoamento efetivamente ocorreu, com a chegada de migrantes paulistas, paranaenses e gaúchos, além de descendentes de italianos e de alemães.

Significado do Nome:

Em homenagem ao filho do go

Gentílico:

abelardo lusense ou abelardense

Aniversário da Cidade

27 de Julho de 1958

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Próspera cidade da região oeste, com 1.055km2 e mais de 16.000 habitantes, Abelardo Luz é pródiga em belezas naturais.

Clima

Mesotérmico

Temperatura Média

20ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Abelardo Luz é acessível pela BR-282 (em Santa Catarina) ou pela BR-280 (no Paraná). Para quem vem do litoral ou do oeste catarinense, o melhor caminho é entrar em Xanxerê, na direção do Paraná. Quem vem pela BR-282 deve entrar em Coronel Firmino Martins. Todas as estradas são pavimentadas.

Localização

Município da Região Oeste no Estado de Santa Catarina

Limites

São Domingos, Iguaçu, Ouro Verde, Passos Maia, Bom Jesus, Xanxerê.

Acesso Rodoviário

BR-282, BR-280 e BR-282

 

Distâncias

574 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Natureza - O principal ponto turístico da cidade é o Parque das Quedas do Rio Chapecó, um conjunto de sete quedas dágua no rio Chapecó e mais três quedas no rio das Éguas. No local há também uma praia fluvial com mais de 1.000m de extensão e 7 pequenas ilhas. A maior delas – a Ilha das Flores - liga-se ao parque através de pinguelas. Localizado a 2km da cidade e com uma área de 200ha, sendo 40ha destinados ao turismo, o parque recebe milhares de visitantes durante o ano, especialmente no verão.

Patrimônio Histórico - No Parque das Quedas do Rio Chapecó, a gruta que existe atrás do véu branco das águas é célebre por ter abrigado mais de 100 soldados, durante a Revolução Federalista de 1883. 

Cultura e Eventos - A cidade tem dois excelentes Centros de Tradições Gaúchas - Querência Farroupilha e Poncho Verde - e realiza um festival de música popular e sertaneja, o FEMPAL, considerado o melhor do sul do País. A festa típica alemã FEVERFEST e a FESTSOJA - exposição agropecuária, da indústria e comércio, que celebra a cultura da soja – levam milhares de visitantes à cidade todos os anos. Outros eventos importantes são o Canto das Águas, um concorrido festival municipal da canção, e a Abertura de Verão, que leva gente de toda a região e até de outros Estados ao Prainha Camping Turismo.

Infra-estrutura turística - A cidade conta com completa infra-estrutura para receber os visitantes. Além de uma razoável rede hoteleira, há áreas para camping, restaurantes, lanchonetes, pousadas e uma boa rede de comércio e de serviços.

Principais Pontos Turísticos

 

O FEMPAL, Festival da Música Popular e Sertaneja, que acontece todos os anos na cidade, é considerado o melhor festival do gênero no sul do País.

hspace=0 EVENTOS

Aniversário da Cidade

Data: 27 de Julho

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Abelardo Luz

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (49)-445-4322

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  

Comentários de Abelardo Luz

eu naçi em abelardo e sai dai aos 15anos mas pretendo voltar bem logo porque essa cidade e maravilhosa e eu amo abelardo luz.
Por: evandro marcio dos santos

Nasci em Abelardo Luz, e desde criança conheçi os lugares lindos e que mais parecem cenarios de contos de fadas. Ja nao moro mais em Ab. mas costumo ir visitar cerca de 4 vezes ao ano. aAlem de linda e encantadoras paisagens, a população é muito acolhedora... ABELARDO LUZ minha terra
Por: Débora de Oliveira

voce viu ? não eu não vi ..... mais pow cara muito massa la no aber.. tem muitas coisas la como mangueira muitos passarinhos voando muita garça muito fera amei , gostei , adorei .choquei fiquei rosa chicleti , colei ,gamei, chonei so nao gostei da choca que eu vi la ... fim!!! thau muitos beijos e abraços agora acabei FIM! AINDA NAO ACABBEI TEM MUITO RIO POR LA AGORA ACABEI THAU FIM!
Por: LIANE

estav a retornado do MATO G. do sul e dei uma parada para lanche, fiquei deslumbrado pela cidade obs viajava de moto caso que naõ tirei foto alguma e me arrependi por isso gostaria que me mandacen fotos da cidade e seus pontos turisticos grato pela atençaõ..........
Por: Luiz Alberto C. Vargas

nasci em abelardo luz e todo tempo que passei nesta cidade me ajudou a me formar na mulher que hoje sou. uma cidade não muito conhecida mas hoje eu posso falar com muito orgulho que nasci e vivi até meus quatorze anos. e foram quatorze anos muito bem vividos.Anos de alegria e de tristeza mas que fizeram parte da minha vida. hoje vivo em curitiba, e concerteza sinto muita falta da minha pequena cidade. eu a vizito assim que posso e no feriado vou pra lá, relembrar de alguns momentos que me marcaram muito...
Por: liriane dos santos gonçalves

morei em cascavel... e curti muinto abelardo luz, muinto finais de semanas, na prainha, muinta mulher bonita , acampamento e muinta cherveja.... tenho muinta saudades e recordaçoeis....
Por: pablo freitas

AMO ESSA TERRINHA QUERIDA,A DEZ NOS QUE MORRO NO MATO GROSSO MAS NÃO VOU ESQUECER CHAMAIS.
Por: ramiria bissolotti

meu lugar ...nao existe outro mais lindo
Por: luciano

GOSTARIA DE VER FOTOS DA PRAINHA , DIZEM QUE É MARAVILHOSA, TAMBEM OS CHALÉS E O CAMPIM.
Por: JOSE ALVARO ZOMKOWSKI

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Abelardo Luz
Fundação:
1958
Altitude:
760m
População:
13.988 habitantes
Área:
1.037,7km²
Densidade Demográfica:
13,48hab/km²
CEP:
89830-000

Envie seu comentário sobre Abelardo Luz

banner