Xangri-Lá

Xangri-Lá-RS
banner

Bem-vindo a Xangri-Lá!

banner

As melhores pousadas em Xangri-Lá podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Xangri-Lá

ROTEIROS DO BRASIL

Região Litoral Norte Gaúcho

Microrregião Litoral Norte Gaúcho


hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O município foi criado em 26 de março de 1992, através da Lei nº 9612, tendo como município de origem Capão da Canoa. Este é um município do Litoral Norte do RS, tendo tido início a partir de uma dúzia de fazendas. Estas fazendas iam das lagoas ao mar. A vida, na época, era voltada para a lagoa e o campo: o mar, além de distante em função do sobe e desce dos altos cômoros, não fazia parte dos interesses dos fazendeiros; pelo contrário, estes precisavam cuidar para que o gado cavalar nao atingisse a areia salgada e, em consequência, morresse. Nossas praias começaram a ser modeladas com a estrutura mínima, despretenciosa de ser apenas o lugar de descanso, o lugar onde famílias viessem para passar os dois meses de férias de verão com a promessa de paz e tranquilidade, em dias ensolados, com a imensidão do mar e suas areias fofas à disposição. Os veranistas buscavam, em Xangri-lá, apenas a ansiosa oportunidade de descansar, aproveitando o tempo que a natureza lhes brindava.

Significado do Nome:

Devido a beleza do lugar, o nome Xangri-Lá, foi inspirado no romance do novelista inglês James Hilton.

Aniversário da Cidade:

26 de Março

Gentílico:

xangrilense

População:

13.689 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade hospitaleira, com belezas naturais, com lindas praias, e tambem bons restaurantes, e, um povo muito gentil.

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: RS-389, RS-407 e RS-786

Localização:

Região Metropolitana de Porto Alegre

Limites:

Maquiné e Osório

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.992 km

-Porto Alegre/RS - 132

-São Paulo/SP - 1.009 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Plataforma Marítima de Atlântida

  -Plataforma para pesca - Av beira mar - Praia de Atlântida

-Praça Ramiro Corrêa

  -Localizada no centro de Xangri-Lá na avenida Paraguassú, urbanizada com árvores do tipo casuarinas e na totalidade gramada em frente à Capela São Pedro.

-Praça Central

  -Localizada no centro de Atlântida na Avenida Central, urbanizada com árvores de diversas espécies, gramíneas e canteiros com flores.

-Praça Rainha do Mar

  -Localizada no centro de Rainha do Mar em frente a Capela Nossa Senhora de Fátima, urbanizada com árvores do tipo casuarinas e calçada em volta e em formato de X.

-Capela de São Pedro

  -A primeira igreja construída no Município, na época em que Xangri-Lá era distrito de Capão da Canoa, situada junto a Praça Central Ramiro Corrêa de Xangri-Lá.

-Capela Nossa Senhora das Graçase

  -A segunda igreja construída no município, na época em que Atlântida era distrito também de Capão da Canoa, situada na rua Panapana onde faz frente e fundos com a rua Araponga.

-Capela Nossa Senhora de Fátima

  -A terceira igreja construída no município, quando então pertencia ainda Capão da Canoa, situada na rua Quartzo s/ nº em Rainha do Mar.

-Capela Nossa Senhora do Loreto

  -A quarta igreja construída no município, quando também pertencia a Capão da Canoa, a qual esta situada na rua Manoel Nazario s/ nº no bairro Guará.

Praias:

-Rainha do Mar

  -Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a distância de 1.500 metros com toda infra-estrutura de lazer,comércio e moradia, possui ainda um salão paroquial e um salão do clube de Rainha do Mar (um campo de futebol, uma quadra de futebol de salão e duas canchas de bocha emborrachadas) e dois salões para discoteca.

- Noiva do Mar

  -Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a distância de 1.000 metros, possui infra-estrutura de lazer, comércio e moradia, um salão da Sociedade Amigos Noiva do Mar (um campo de futebol sete, uma cancha de vôlei e duas canchas de bocha emborrachadas).

-Coqueiros

  -Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 100 metros, possui infra-estrutura de lazer e moradia.

-Arpoador

  -Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 500 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia, comércio e uma associação que possui cancha de futebol sete.

-Marina

  -Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente 600 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia e comércio.

-Maristela

  -Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 400 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia e comércio.

-Marina II

  -Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 500 metros, possui infra-estrutura de lazer, moradia e comércio.
Possui a construção do complexo VILLAS RESORT, condomínio fechado com toda infra-estrutura tendo ainda um complexo Pólo esportivo de diversas modalidades alem de praças possui duas lagoas artificiais com peixes.

-Remanso

  -Margeia a Costa Atlântica do Oceano Atlântico com a frente de 1000 metros com infra-estrutura de lazer, moradia e comércio.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março

  -Dia 26 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE XANGRI-LÁ

E-mail: [email protected]

Telefone: (51) 3689-1143

Sites: www.xangrila.rs.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (51) 3689-2400

E-mail: [email protected]

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:


OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-Fotos colaboração:nutep.adm.ufrgs.br/munisRS/mun497.htm


PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Xangri-Lá

É uma Cidade muito hospitaleira onde estivemos com visita de 12 Suecos , ficaram encantados com as belezas naturais que temos, praia, restaurantes,e seu povo gentil. Temos que preparar folders tambem traduzidos para o Ingles.Não só em portugues, recebemos pessoas de todo mundo. Esta é minha sugestão obrigado.
Por: jorge arno philipp dos santos

VERANIEI STE ANO COM MINHA FAMILIA , ADOOREI CIDADE MUITO BEM ESTRUTURADA , COM SEGURANÇA ,VIMOS MUITAS VIATURAS DE PM LOCAL ADOREI A LIMPEZA DA PRAIA ,MUITO BOM MESMO PRETENDEMOS VOLTAR NO ANO QUE VEM .OBRIGADA XANGRI-LA
Por: SILVIA WALBER

eu nasci em xangri-lá... e porriso eu amo xangri-lá
Por: vitoria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Xangri-Lá

Envie seu comentário sobre Xangri-Lá