Viadutos

Viadutos-RS
banner

Bem-vindo a Viadutos!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Viadutos, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Viadutos. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Viadutos para programar a sua viagem.

A cidade de Viadutos, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 645m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.434 habitantes. A área total de Viadutos é de 271,4km², e sua densidade demográfica é de 23,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Viadutos-RS é 99820-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Viadutos

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Viadutos foi criado pela Lei Estadual nº 3728 de 18 de Fevereiro de 1959, após vitória apurada pela consulta plebiscitária realizada em 30 de novembro de 1958, idealizada por um grupo de pessoas corajosas, hoje todos falecidos, mas que muitos filhos desses batalhadores vivem entre nós. O povoamento teve início por volta de 1908 com predominância de descendentes italianos, na sede do município, e poloneses no segundo distrito Carlos Gomes, hoje município. Os primeiros habitantes vieram acompanhando a construção da estrada de ferro que liga Marcelino Ramos à Santa Maria. Na sede e na Linha Anta Mansa acamparam os operários que construíram a ferrovia e a ponte sobre o Lajeado Anta Mansa. Como decorrência dessas atividades surgiram as primeiras casas comerciais. Por volta de 1910 já existia no então povoado de Viadutos, uma padaria. O progresso chegava não somente à sede do distrito, Viadutos se expandia, surgindo fortes comunidades no interior, aonde iam se instalando os bravos imigrantes que chegavam, trazendo na bagagem de retirantes a saudade do que já haviam construído e o anseio pelo recomeço, queriam plantar para a sobrevivência e implantar a sua sabedoria, cultivar suas tradições, seus costumes e alimentar seus sonhos.  De início foi uma vida muito dura, cheia de aventuras, mas apesar de tudo os primeiros colonizadores eram corajosos e determinados e aos poucos iam produzindo riquezas, transformando a terra, construindo o progresso e criando raízes profundas de cultura, amizade e paz. Os imigrantes eram pessoas de muita fé, reuniam-se para rezar o terço. Em cada comunidade surgia uma capela e em 1934, na sede, foi fundada a Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Em março de 1938, o então povoado de Viadutos foi elevado a categoria de vila. A primeira escola criada no município foi uma escola particular, conhecida como Colégio das Irmãs. Em 1939 passou para a responsabilidade do estado com a denominação de Grupo Escolar da sede e bem mais tarde em homenagem à primeira professora que aqui lecionou, recebeu o nome de Escola Estadual de 1º Grau Amábile Barberini.

Significado do Nome:

O nome Viadutos provém da existência de várias pontes, na estrada de ferro que liga Gaurama à Marcelino Ramos, nas proximidades da sede, existentes ainda em numero de sete. 

Aniversário da Cidade:

28 de Maio

Gentílico:

viadutense

População:

4.756 habitantes - estimativa IBGE em 2019

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Viadutos por ser uma cidade colonizada principalmente por imigrantes italianos, tem um povo muito alegre e acolhedor. Sua culinária típica, é de exelente qualidade, sem contar com os pontos turísticos, que agrada qualquer turista que ali visita.    Venha conhecer Viadutos!

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

hspace=0 COMO CHEGAR:

 Rodovia RS153

Localização:

Limites:

Severiano de AlmeidaGauramaTrês ArroiosCarlos GomesÁureaCentenário e Marcelino Ramos 

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:
390KM

Outras:
hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

  • Viaduto 13.
  • Tunel Verde de Vespasiano Correa.
  • Cascata Rasga Diabo.
  • Pinguela.
  • Moinho Colonial.
  • Cascata Subterrânea.
  • Cascata Poço do Lambari.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- 26 de Janeiro = Festa Nacional do Boi Recheado

- 26 de Abril = Festa Italiana e Encontro de Corais

- 23, 24 e 26 de Maio = Expo Feira do Gado Leiteiro

- 28 de Maio = Festa do aniversário do Município

- 06 de Junho= Fesa do Sagrado Coração de Jesus e de Santo Antônio

- 14 à 19 de Setembro = Semana Farroupilha

- 08 e 09 de Novembro = Rodeio Regional de Alço. Tropeiros do Sul

- 07 de Dezembro = Festa de Nossa Senhora da Saúde e Imaculada

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA: Município de Viadutos/RS

Endereço: Rua Anastácio Ribeiro, 84 – Viadutos – RS – CEP: 99820-000

E-mail:  

https://www.viadutos.rs.gov.br
Telefones:  (54) 3395-1170
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:  
INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Ofício de registro civil e tabelionato de notas

Endereço: Rua Darci Brancher, 227 - CEP: 99820000 

E-mails e Telefones:

[email protected](54) 3395-1339

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Sociedade Hospital Nossa Senhora Pompéia - (54) 3395-1283

Unidade Básica de Saúde - (54) 3395-1180

CORPO DE BOMBEIROS:

DELEGACIA DE POLICIA: (54) 3395-1185

OUTROS:

Rodoviária: (54) 3395-1277

E-mails e telefones:

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Viadutos

Cidade pequena mas grande em simpatia e hospitalidade. Seus habitantes em sua maioria de descendência italiana fazem de Viadutos comunidade progressista. Na cidade ainda existe estação ferroviária preservada com suas placas em seus departamentos. Vamos preservar?
Por: Pedro Martim Kokuszka

Bem vivi no interior de viadutos desde que nasci e uma cidade calma com poucos abitantes por suposto são muito trabalhadores "onestos"! Seria uma cidade de otimo turismo com seus morros, riachos, matas abundantes ! Por isso visite a cidade de Viadutos e conheça muito mais!!! Agostinho Kalinoski
Por: Agostinho Kalinoski

Nasci e cresci na cidade de Viadutos excelente cidade para morar pena que as oportunidades de trabalho existam em pequeno número melhorou muito nesses 10 anos para cá sempre dá aquela saudade de um dia voltar para a cidade onde nasci .
Por: Neri Marcos Bonatto

Viadutos pode até ser pequena, mas eu aposto que uma vez aqui sempre se lembrará pois são um povo muito simpático, gentil e humilde. Apesar das dificuldades enfrentadas no cotidiano. Mas para falar mais sobre Viadutos é um dos lugares mais calmos do Estado e do Brasil, muitos riachos e uma mata esplendidamente conservada e bela.
Por: Gabriel André Tochetto

excelente cidade para morar, mas tem um grande potencial de crescimento que deveria ser usado em todos os sentidos.
Por: Neri Marcos Bonatto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Viadutos
Fundação:
1959
Altitude:
645m
População:
6.434 habitantes
Área:
271,4km²
Densidade Demográfica:
23,71hab/km²
CEP:
99820-000

Envie seu comentário sobre Viadutos