Veranópolis

Veranópolis-RS
banner

Bem-vindo a Veranópolis!

banner

Comece planejando a sua viagem para Veranópolis utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Veranópolis e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Veranópolis.

A cidade de Veranópolis, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1898. A localidade está em uma altitude de 680m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.440 habitantes. A área total de Veranópolis é de 276,6km², e sua densidade demográfica é de 70,28hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Veranópolis-RS é 95330-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Veranópolis

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Uva e Vinho

"VERANÓPOLIS A TERRA DA LONGEVIDADE"


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Veranópolis teve sua colonização iniciada em 1884, quando os primeiros imigrantes italianos aqui chegaram. Antes, já a partir de 1830, todo o território desta região pertencia ao município de Santo Antônio da Patrulha, e as freguesias mais próximas da atual cidade de Veranópolis eram Lagoa Vermelha e Vacaria. Uma única estrada ligava estas freguesias ou distritos a Santo Antônio da Patrulha. Com o tempo, os fazendeiros de Lagoa Vermelha foram abrindo picadas e penetrando na região da futura colônia Alfredo Chaves. Tomavam posse da terra das matas do rio das Antas para o cultivo de milho e extração de erva mate. No local mais aprazível daquela gleba de terra, havia um ponto de encontro de tropeiros que, periodicamente, se aventuravam a passar por ali, com destino a Montenegro. Este lugar preferido para repouso e encontro neste longo caminho, com uma elevação rochosa e ótima vertente de água, recebeu o nome de Roça Reúna. O excesso de pretendentes aos terrenos nas antigas colônias obrigou à Inspetoria Geral de Colonização a planejar e a concretizar a criação de uma nova colônia, para onde seriam encaminhados os excedentes populacionais.
No local conhecido como Roça Reúna foi instalada em 1884 a colônia Alfredo Chaves, pertencente ao município de Lagoa Vermelha. Foi após esta decisão que começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos e poloneses para ocuparem e povoarem as terras da colônia. O município de Veranópolis está classificado pela Organização Mundial de Saúde como o de maior índice de longevidade do mundo.

Significado do Nome

 

Seu nome significa Cidade Veraneiro

Aniversário da Cidade

15 de Janeiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Destaca-se pela cultura da Maça e conta com uma boa rede hoteleira e de restaurantes. Possui o mais saudávelclima da região serrana gaúcha. Seu padroeiro é São Luiz Gonzaga

Clima

Subtropical superúmido

 

Temperatura Média

16°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS-470

Localização

Município da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul

Limites

Vila Flores, Fagundes Varela, Cotiporã, Bento Gonçalves, Nova Roma do Sul e Antônio Prado

Acesso Rodoviário

BR/RS-470, RS-359

 

Distâncias

 

147 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

Museu Municipal

Quarto, sala, cozinha, oratório que retratam a casa italiana, peças religiosas e acervo fotográfico relacionado à cidade. Rua Carlos Barbosa, 55 - Centro (54) 3441 1477 R212 de terça a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h; sábado e domingo das 9h30min às 11h30min e das 14h às 18h

Usina Velha

Ruínas da primeira usina de geração elétrica do interior do Estado que aproveitava as águas do rio Retiro, movida inicialmente por uma turbina e após por um motor a diesel. Na época da construção da usina, seu valor foi estimado em 74.696,380 réis, enquanto que o orçamento do município estava estimado em 681,200 réis. Localiza-se na Vila Azul, a 07km da sede do muicípio, com acesso pela RST 470 e estrada vicinal VR 250.

Monumento à Fraternidade

Monumento que registra a chegada dos freis capuchinhos no município.
Localiza-se junto ao seminário, distando 700m da sede do município, com acesso pela Rua São Francisco de Assis.

Casa Saretta

Casa antiga que pertenceu a Domenico Saretta, tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Hoje abriga a Centra de Informa-ções Turísticas, a Secretaria de Turismo e Desporto e comércio de produtos confeccionados pelos artesãos do município.
Localiza-se na RST 470, esquina com a rua 24 de Maio, a 01km da sede do município, com acesso pela RST 470.

Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

Primeira igreja matriz da antiga colônia de Alfredo Chaves, construída pelo Governo Imperial, inaugurada em 15 de agosto de 1988 e demolida em 1901. Em 13 de fevereiro de 1910 foi lançada a primeira pedra para a construção da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em estilo gótico, projetada pelo arquiteto Vitorino Zani. A construção teve duas etapas: a primeira, de 1910 a 1917, quando foram colocados os fundamentos de até 05m de profundidade, e a segunda, de 1919 a 1933, com a reconstrução da parte posterior do prédio. Localiza-se na Av. Osvaldo Aranha, 59 , na sede do município. Funciona das 07 às 19h. Fone: (54) 3441-1604.

Casa de Cultura

Rua Carlos Barbosa, 55
Fones:(54) 3441-1477 ramal 212 ou 3441-7615
Funciona de terça a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, finais de semana das 09h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Rua São Francisco de Assis, 112. Horário: das 07 às 19h. Fone: (54) 3441-1604.

Vila Bernardi

Residência particular. A construção de 1946 em estilo Fiorentino foi o local onde viveu por duas décadas o poeta, escritor e Presidente da Casa da Moeda do Brasil Mansueto Bernardi. Tudo foi conservado como quando Mansueto vivia no local. Possui uma biblioteca com grande acervo de obras, clássicos franceses, formação histórica do RS, poetas italianos e rio-grandenses, etc.
Localizada na Rua Astério de Mello, 1559.

Vale do Rio das Antas

Vale em forma de V, bastante acidentado, com altitude variando entre 100 e 700 metros, situado no entrono do rio das Antas. Observa-se a presença de meandros e cobertura vege-tal formada por mata nativa primária e euca-liptos. Localiza-se na divisa dos municípios de Vera-nópolis e Bento Gonçalves, passando pelas linhas Parreira Horta, Tiradentes, 24 de Maio e 14 de Julho, a 17km da sede do município de Veranópolis, com acesso pela RST 470.

Rio das Antas

O rio das Antas nasce nos Campos de Cima da Serra,passando por diversos municípios da Serra Gaúcha, entre eles Veranópolis. É um rio largo, com aproximadamente 200m de largura, e com forte correnteza. Localiza-se na divisa dos municípios de Vera-nópolis e Bento Gonçalves, passando pelas Linhas Parreira Horta, Tiradentes, 24 de Maio e 14 de Julho, a 17km da sede do município, com acesso pela RST 470.

Cascata da Usina

A Cascata da Usina forma-se pelo represamen-to do rio Retiro. São duas quedas longitudinais, uma ao lado da outra, de 07 e 06 metros de altura. É uma área de preserva-ção e, por isso, a pesca é uma atividade proibida. A travessia pode ser feita por trás da queda, passando por baixo das ro-chas. A área é cercada por mata estacional decidual, com aflorações de arenito e basal-to, com princípio de formação de grutas. Localiza-se no Parque Cascata dos Monges, na Linha Carlos Gomes, na comunidade de Vila Azul, a 07km da sede do município, com acesso pela RST 470 e estrada vicinal VR 250. O acesso é difícil, mas vale a pena!

Parque dos Três Monges

O parque é de propriedade do Sr. Carmelindo Andreazza, e possui um circuito com extensão de 02km desde sua chegada até a saída deste.
O parque recebeu o nome este nome por causa de três figuras formadas por liquens destaca-dos em um paredão rochoso. Localiza-se na linha Carlos Gomes, a 07km da sede do município, com acesso pela RST 470 e estrada vicinal VR 250.

Gruta Selvagem

É uma caverna esculpida em rocha basáltica, coberta de fuligem e solo preto, mostrando indícios de que ali eram feitas fogueiras para que os índios, segundo antigos morado-res, se abrigassem do frio. Antigamente, a descida até a caverna era feita por cipós. A caverna tem uma altura de 2,85m, 67m de ex-tensão e 28m de largura. No interior da gruta está representada um pouco da vida dos antigos habitantes através de figuras espalhadas pelas galerias da caverna. Localiza-se no Monte Bérico, a 10km da sede do município, com acesso pela RST 470 e es-trada vicinal VR 110.

Roteiro Ecológico Viverde

Caminhada ecológica pela Escola Agrícola de Veranópolis. Plantas nativas, hidroponia, pomar e horta ecológicos, biodigestor, além da Trilha das Bromélias.

Trilha da Caverna Indígena

Trilha ecológica que inicia nos belos campos de Monte Bérico e segue um percurso histórico cultural com subidas e descidas íngrimes em meio a mata nativa, com mirantes naturais até chegar aos túneis da Caverna Indígena, com seus 62m de profundidade e altura média de 2,5m.

Mmirante da Serra

O movimento da plataforma giratória é acionado por 3 conjuntos de motoredutores que proporcionam uma rotação a cada 2 horas, sendo essa velocidade média, podendo ser acrescido ou diminuido 50% da mesma velocidade. Eles giram graças a esses motoredutores e pneus acoplados que atritam contra o piso. DADOS TÉCNICOS Altura até o topo: 79,5 metros Quantidade de degraus: 254 degraus Elevador Panorâmico CURIOSIDADES: # A Torre Mirante da Serra foi inspirada na Torre CN - Canadian Tower de Toronto, Canadá. # A volta de 360° na circunferência do restaurante é realizada em 2 horas, e pode ser modificada conforme controle técnico. # Na plataforma de observação existem duas lunetas localizadas no norte e no sul do panorâmico, permitindo a vizualização da serra gaúcha e cidades vizinhas.

Roteiro Segredos da Longevidade

Portal Monumento, Casa Saretta, Gruta Nossa Senhora de Lurdes, Igreja Matriz, Vila Bernardi, Museu Municipal, Cascata Três Monges e Capela São Marcos.

Roteiro Ecológico Viverde

Voltado para escola. Caminhada orientada, educação ambiental e prática de cultivos ecológicos.

Rota da Uva e Vinho

A saga imigrante italiano, juntamente com as demais etnias é a grande marca de seu povo. A rota Uva e Vinho apresenta cenários que lembram lindas imagens européias.

Ponte Ernesto Dornelles

Concluída em 1952 sendo o projeto de Antônio Alves de Noronha, professor, simultaneamente, das Universidades Nacional e Católica, do Rio de Janeiro, e da Escola Técnica do Exército, também do Rio. A Ponte do Rio das Antas, também conhecida por este nome, com seus dois arcos paralelos de 186 metros de vão livre, representou a maior ponte em concreto armado até então concluída nas Américas. Em sua construção foram aplicados 41 mil sacos de cimento, 440 toneladas de ferro, 2 mil metros cúbicos de madeira para sustentar o concreto, 3.300 m³ de brita, 2.000 m³ de areia e 300 mil horas de trabalho. Mais de uma dezena de pessoas morreram em sua construção. Dita, uma verdadeira obra de arte, foi executada em arco pois a correnteza das águas em época de cheias não permitia a existência de pilares. Com 186 metros de vão livre e 28 metros de flecha, possuindo o tabuleiro intermediário e 2 viadutos de acesso, medindo na margem direita 56,60 metros e na esquerda 36, 80 metros. Seu comprimento total é de 278 metros.

Duck

Descida de corredeiras utilizando caiaque inflável, com capacidade para uma ou duas pessoas. Utiliza remos para o controle da descida. O que levar: Muda de roupa seca e toalha. O que vestir: Roupa leve e confortável, calção de banho ou bermuda de cotton, tênis ou sapatilha(neoprene).
Local de realização: Rio das Antas.

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 15 de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Veranópolis

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (54) 3441-1477 - Fax: (54) 3441-1477

 

hspace=0 220 Volts

hspace=0 AC Veranópolis 
End: Av. Julto de Castilhos, 734 
Fone: (54) 3441-1363

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3441-7500/7030/7022/5707 - Fax: (54) 3441-4326

hspace=0 Banco do Brasil
Av. Osvaldo Aranha, 816
Fone: (54) 3441-1212/1300
Fax: (54) 3441-1001
E-mail: [email protected]
Auto atendimento: das 06 às 22h

Santander Banespa
Av. Osvaldo Aranha, 1051
Fone/Fax: (54) 3441-1399/1834
Auto atendimento: das 06 às 22h

Caixa Econômica Federal
Rua Carlos Barbosa, 21
Fone/Fax: (54) 3441-1666/7126
Auto atendimento: das 08 às 20h
E-mail: [email protected]

Bradesco
Rua Andrade Neves, 100
Fone: (54) 3441-1214
Fax: (54) 3441-2177
E-mail: [email protected]
Auto-atendimento: das 06 às 22h

 

hspace=0 Rodoviária
End: Rua Flores da Cunha, s/nº
Fone: (54) 3441-1166

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.serragaucha.com.br

          www.veranopolis-rs.com.br

 

Comentários de Veranópolis

Infelismente ainda não conheço,mas está em meus planos nas próximas férias.
Por: Judite da Mota Borges

pasei a infansia no interor de veranopolis na lcalidade do rio da prata o que falta e mostrar o intrior tem tanta naturaza muito linda emilirar as estradas de vila frlres a antonio prado obrigado
Por: jose heidrich

Veranópolis é muiito legal, uma cidade bonita, cheia de pessoas especiais, cheia de lugar para visitar...etc...Venha Para Veranópolis a Terra da Longevidade beeijooos
Por: Renata Mikeli Ciello

a cidade e a italia em miniatura e show eu moro em redentora fica no noroeste do estado vejo a cidade pela internet e muito bonita
Por: eliana regina trein

Conheci Veranópolis, na semana antes do Carnaval. Fui à uma fábrica de bolas com meu genro para fazer uma encomenda. A cidade é muito linda. Pena que não tínhamos muito tempo. Mas eu fiquei curioso ao ver os preparativos para o Carnaval, a preparação da avenida, do palanque. Voces não teriam imagens ou fotos deste carnaval (estilo veneziano)como sugeriam os convites nos folders. Arrivederte, Ciao amicci juarez orsi(tetraneto do precursor da vitivinicultura no Brasil-João Baptista Orsi)
Por: paulo juarez orsi

Amo veranopolis morei nesta cidade durante 3 anos foram os melhores 3 anos da minha vida tudo de bom.....amo veranopolis e pretendendo um dia retornar para minha filha conhecer seu local de nascimento vera-terra da longividade.....
Por: giovani

Olá gostaria de dizer o quanto eu sinto saudade dessa terra, tive o prazer de morar aí pouco tempo mas foi sufuciente para me apaixonar por esse lugar. Se é que realmente existe vidas passadas eu acho que vivi aí foi assim que me senti parece que já estive aí. Abraços a todos dessa terra MARAVILHOSA.
Por: giselle cristina alves de deus

um pequeno paraíso.Um lugar para morar toda a vida, embora com estrada precária.
Por: Itacir Dall agnol

eu sou de veranopolis eu sou de lá e nunca quero mudar
Por: julia

Conheço Veranópolis a minha vida toda, minha família é natural da cidade e sinto falta de estar aí.
Por: Ana Maria Refosco

conheci esta cidade achei uma graça,muito bonita,tudo muito show.
Por: Esterzinha

oi! já morei em veranopolis por 6 anos e sinto muita saudades dessa terra maravilhosa, tenho contatos até hoje com os amigos que deixei ai, as pessoas de veranopolis são muito hospitaleiras sem falar nos momentos de muita legria que vivi ai nas cachoeiras e nos lugares de visitação que são lindos, bjos a todos que vivem ai nessa terra e muita saudades!!!!!!!
Por: lucianedemoreira

Somos apaixonados pelo ar e encanto que esta cidade tem. Tem cheiro de infância, pão quentinho, biscoito feito pela Nona e o vinho do Pai. O céu é mais perto de Deus. Pessoas muito educadas e hospitaleiras. Obrigada Veranópolis por existir em nossas vidas.
Por: Marilcione

morei em veranopolis ate 16 anos tenho muita saudade exelente cidade para viver e fazer amizades sempre que posso vou visitar.
Por: miguel antonio fressato

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Veranópolis
Fundação:
1898
Altitude:
680m
População:
19.440 habitantes
Área:
276,6km²
Densidade Demográfica:
70,28hab/km²
CEP:
95330-000

Envie seu comentário sobre Veranópolis