Vacaria

Vacaria-RS
banner

Bem-vindo a Vacaria!

banner

Comece planejando a sua viagem para Vacaria utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Vacaria e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Vacaria.

A cidade de Vacaria, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1878. A localidade está em uma altitude de 971m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 54.689 habitantes. A área total de Vacaria é de 2.105,0km², e sua densidade demográfica é de 25,98hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Vacaria-RS é 95200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Localizado ao nordeste do estado do Rio Grande do Sul, o município de Vacaria é uma das melhores opções de destino para o Ecoturismo. Com clima serrano, a cidade dispõe de muitas riquezas naturais, capazes de encantar qualquer visitante que deseje o maior contato com o meio ambiente e dias agradáveis em pousadas aconchegantes perfeitas para descansar.

Vacaria recebeu esse nome devido às suas origens, dos tempos da colonização dos missionários jesuítas espanhóis, que tinham como sua principal atividade a criação de gado. Os europeus chamavam a cidade de “baqueria de los piñares”, que em português significa "vacaria dos pinhais", e foi o termo que serviu de inspiração para o nome do município da Serra Gaúcha.

Na cidade, os principais pontos turísticos são lugares como a Fazenda do Socorro, a Catedral de Pedra de Nossa Senhora de Oliveira, o incrível Parque das Cachoeiras, o Vale do Rio Pelotas, o Museu Municipal, o Atelier Livre, a Casa do Povo, que é assinada por Oscar Niemeyer, o Mercado Público e o Centro de Artesanatos. Sem dúvidas, esses são locais que merecem a visita de quem passa por Vacaria.

Proporcionando a estadia em excelentes hotéis e pousadas, Vacaria é uma cidade extremamente bem preparada para recepcionar os seus visitantes, que podem dispor de todos os tipos de serviços, lojas, comércios, utilidades e transporte. Por lá, também ocorre o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um evento que é considerado a maior festa tradicionalista do continente latino-americano, e que atrai a visita de milhares de pessoas.

O município fica a 240 km de Porto Alegre, que é a capital do estado. Sem dúvidas, Vacaria é uma cidade bem diferente para quem deseja conhecer novos lugares e um pouco mais sobre a cultura gaúcha. O local é ideal para dias de descanso, paz, tranquilidade e oferece excelente gastronomia, com pratos locais e delícias peculiares da região.

Vacaria está entre as cidades que mais se destacam entre maiores produtoras nacionais de maçãs e frutas silvestres, como morango, amoras, framboesa e mirtilos. Os pratos feitos com esses ingredientes regionais, como as sobremesas gaúchas, são uma delícia a parte que, com certeza, você não deve deixar de experimentar.

Informações de Vacaria

 

Roteiros do Brasil

Microrregião Campos de Cima da Serra

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Foram os missionários jesuítas que ainda por volta de 1700 iniciaram a colonização da região deixando gado para criarem-se soltos trazidos das Missões, sendo denominada “Baqueria de los Pinhales” (Vacaria dos Pinhais) A estrada das tropas, aberta em 1727 e 1729, destinada primeiramente ao comércio de gado, ligou a região dos Campos de Cima da Serra a Lages, Curitiba e São Paulo. Em 1697, os Padres Espanhóis, saindo das Missões, adentravam os nossos campos com a primeira leva de gado vacum. Em 1713 os índios das Missões abriram picadas nos futuros Matos Castelhano e Português, penetrando o Planalto ou seja, a região jesuítica da Vaccaria dos Pinhais. Às passagens foram abertas com muito trabalho, força de braço e a machado, abrindo caminho para passar os primeiros gados Dos vestígios da dominação da Companhia de Jesus, entre outros, citamos o célebre “marco de pedra polida”, cuja origem não foi identificada, descoberto no então segundo distrito de Bom Jesus, que, afora sinais e letras de legenda, nele se encontra a data sugestiva de 1622 (esta data 1622 está bem clara no livro No Planalto de Manoel Duarte - para outros a data é 1692, 70 anos de diferença?) o qual, segundo A. de Taunay e P. Geraldo Pauwels, representa o mais antigo monumento do Rio Grande do Sul ( referido marco encontra-se no Museu da Prefeitura M. de Vacaria). Em 21 de dezembro de 1761 se fundava a Capela curada de Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria em conseqüência do encontro da Santinha. Em 1769 era provida de seu primeiro pároco residente, o Pe. Duarte Ferreira Roriz. Constam os registros que, em 1785 havia 24 ocupantes de terras com títulos legais e 64 ocupantes sem título algum. Destes possuidores destacamos o lagunense Manoel Rodrigues de Jesus que, segundo Manoel Duarte, Sua prole se desdobraria incalculavelmente, representando, bem se pode dizer, a população vacariense, onde não há família que não descenda ou não se ramifique a sua arvore genealógica, bem como a prole de José de Campos Bandemburg.. O tempo foi passando e, em 22 de outubro de 1850, pela lei número 185, a Freguesia de Nossa Senhora da Oliveira de Vacaria foi elevada à vila, sendo, esta data, após consulta confirmativa ao Instituto histórico Geográfico do Rio Grande do Sul, havida como a data oficial do Município de Vacaria. Em 1936, pelo Dec. Lei nº. 6.332, assinado pelo Governador Flores da Cunha, Vacaria toma a denominação de CIDADE. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

22 de Outubro 

Gentílico:

vacariense ou vacariano

População:

61.345 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Vacaria, é uma cidade muito acolhedora e fria, acima de tudo uma cidade pequena, mas com grandes perspectivas de crescimento.

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

19° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

O Município de Vacaria está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na região sul do Brasil, na micro-região dos Campos de Cima da Serra.  

Limites:

Lages, Lagoa Vermelha, Caxias do Sul, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus, Campestre da Serra, Esmeralda e Muitos Capões.  

Acesso Rodoviário:

BR-116, BR-285 e RS-122  

Distâncias:

Da Capital:

240 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Catedral Nossa Senhora da Oliveira

Localizada no centro da cidade, é considerada símbolo do município. Projetada em 1912, foi construída em pedra moura, em estilo neogótico. Sua decoração interior com medalhões que simbolizam as ladainhas de Nossa Senhora, também são de grande beleza. 
   
Museu Público Municipal

Apresenta mais de 600 peças que representam a cultura e o modo de vida dos antepassados da região. A peça que se destaca éo marco com a inscrição S.J 1962 que foi deixado pelos jesuítas na sua passagem por aqui.
   
Parque das Cachoeiras

O Ecoturismo no Parque das Cachoeiras oferece banhos de cachoeira, trilhas ecológicas, cabanas rústicas, está localizado a 24 Km da sede do município.
  
 
Rio Pelotas

Vacaria é conhecida como a Porteira do Rio Grande, o Rio Pelotas faz a divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O lugar impressiona pelo verde que apresenta e pelas características que apresenta. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro/Fevereiro/2012

- 29º Rodeio de Vacaria - O Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria acontece de 2 em 2 anos, nos anos pares, sempre no final do mês de janeiro e início de fevereiro. De 28 de janeiro até o dia 5 de fevereiro de 2012 Vacaria te espera para a Maior Festa Tradicionalista Gaúcha.

Site: http://www.rodeiodevacaria.com.br/ 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VACARIA

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3232-1176

Sites: http://www.vacaria.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA: 

Terminal Rodoviário

Email: [email protected] 
Telefone: (54) 3231-1268

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3232-0362 / 3232-8115

Sites: ttp://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Vacaria

gosto dessa maravilhosa cidade e uma cidade de ouro
Por: josiviera

esta cidade vivo nela a 14 anos nasci aqui e a cidade a cada minuto é mais linda e o rodeio maravilhoso vc venha conhece-la
Por: Rafael Zacchi

já morei em Vacaria em1990,Gostaria de ver fotos daí,para matar a saudade já que nunca mais retornei nesta cida de maravilhosa.
Por: edenilson Bueno

VACARIA É MINHA CIDADE,ESTOU MORANDO EM SC,MAS JAMAIS VOU ESQUECER OS DIA EM QUE IAMOS PARA VERA TORMENTA,É UM LUGAR MAGICO,DEUS FOI MTO GENEROSO COM ESSA CIDADE!O RODEIO ENTÃO É UMA FESTA IMPERDIVEL! VACARIA TE AMO TCHE!!! PRA SEMPRE....
Por: JOSEANE

gosto muito dessa cidde Vacaria pra mim és a bela cidade por onde passei admiravel como sempre .Admiro também a gaúchuada. VACARIA!CIDADE BAGUA TCHÊ!
Por: Carolina Vargas

SOU FILHO DESTA E VIVO A 25 ANOS EM PERNAMBUCO.VACARIA CIDADE DE ENCANTOS, NASCI AI, E ME FUI AINDA PIA DE COLO. MINHA SAUDADE E MAIOR QUE O RIIO GRANDE INTEIRO. ATRAVES DESTE, AFOGO A SAUDADE DO MEU RINCÃO.
Por: FLAMARION KERESKISON

Oi Pessoal! Que surpresa agradável encontrar este espaço. Saudade desta cidade querida, dos amigos que aí deixei, do Colégio Estadual, dos chás no Jóquei nos sábados à noite, dos juvenis do Glória, do futebol de salão atrás da catedral, onde se realizavam torneios em cima do salão paroquial, do corpo das meninas do volei praticado no mesmo ginásio, dos meus amigos Dé Rigotti. Pé de Anjo, Giovani, o grande Tatú, um abração turma. Um beijo Vacaria!
Por: arilton dos santos ribeiro

olha pra começar vacaria vai me deixar saudades pro resto da vida eu fiz novas amizade ai se eu pudesse eu voltava a morar ai pra relembrar os velho amigos que ficaram para tras mas enquanto não acontece fica somente saudades dessa cidade linda que eu pude conhecer edos velhos amigos adoru todos vcs galera somente saudades entre nos um dia agente se encontra nesse mundão afora saudades eterna
Por: cassio

ola moro em vacaria adoro minha cidade,nao saio daqui por nada temos nosso rodeio de dois em dois anos nossas maças maravilhosas em seus pomares nossa pousada co suas festas e culinarias e muitas pessoas boas em nosso municipio se esforçando pra cada dia melhorar nossa cidade nosso convivio.
Por: taniabusin borges

ja morei em vacaria amo de paixão minha cidade,atualmente estou morando em santa catarina mas quando surgir oportunidade de voltar serta mente vou, vacaria cresceu muito nestes 3 anos que vim embora aproveitem todas as oportunidades que a cidade oferece um abraço.
Por: cristiane nunes

adoro vacaria vivi os melhores anos da minha vida ai.Gostaria de voltar ai.Meu filho nasceu nesta cidade e eu sou de outro lugar.Parabens a todos que tem o previlegio de ver um inverno europeu no nosso amado B RASIL,RESPONDA-ME TA.
Por: maria

Vacaria, é uma cidade muito acolhedora e fria, acima de tudo uma cidade pequena mas com grandes perspectivas de crescimento. Seu Rodeio Crioulo é maravilhosa tem muitas atrações!
Por: Bianca Rodrigues da Rosa

VACARIA É SIMPLESMENTE LINDA COM AQUELE ARZINHO FRIO E AO MESMO TEMPO TÃO ACONCHEGANTE!!! AS PESSOAS SÃ0 SIMPATICAS E A PAISAGEM É LINDA.QUE SAUDADES......
Por: eva daiane

Ola sou Vacariana, amo esta CIDADE, atualamente estou em Sao Paulo mais minahs Raizes estao ai, junto com minha familias, amigos eamigas, o inevrnoe Congelante mais a Serra e tudo de bom embaixo dos Edredons e um fogao a lenha e uma lareira e aquele marivlhoso CHURRASCO que so meu PAI E CAMPEAO , e aquelas tirdeladas, jáaqui em Sao Paulo o Churrascp nem secompara com o dai aiiiiiiiiiiii, gosto de GUARULHOS uma cidade grande e tranquila, mais meu sonho daqui mais uns 6 anos ir embora para sulllllll, talvez Santa CATARINA ou Passo Fundo e mais quante maior principalmente para Saude, Hospital e grandes Prifissionais e estarei perto da minha Vacaria, mais a onde moro uma excelente localizaçao de Guarulhos BOSQUE MAIA, posso dizer que sou PREVELEGIADA .
Por: JOCE CARNEIRO

residi na cidade no ano de l995, quando por motivos profissionais representava uma empresa de exportações no FRIGORIFICO FRIVA. Tenho ótimas lembranças da cidade onde deixei amizades e pude curtir o frio dos aparados da serra. de passagem por aí sempre chego pra matar a saudade.
Por: DORVELI NOGUEIRA

morei em VACARIA minha vida toda..amo essa cidade tenho familia que moram la,hj moroem são paulo a 10 anos mas adoro os rodeios, a hospitalidade do povo,ruas pacatas e bem limpas,um ótimo lugar para se viver..!!
Por: eloirce a. letti

Muito linda essa cidade!!!! O frio que faz ai a deixa mais linda ainda.A serra é muito bonita e vacaria se torna cada vez mais aconchegante.
Por: Jussara

poderia ser mais bonita, pois é uma das cidades mais frias do brasil.
Por: neusa carvalho

Vacaria saudosa cidade de minha infancia;tempos de alegrias, brincadeiras e exemplos de cooperaçao recebidos do honroso 3°Batalhao Rodoviario do Exercito Brasileiro. Fatima Soares
Por: Fatima Soares

sou de sao luiz ja morrei ai e gosto muito de vacaria um beijo e um abraço para a linda vacaria
Por: ilda souza dos santosi

Oieee.... Eu amo esta cidade e não troco ela por nada neste mundo. Principalmente pelo seu lindo tradicionalismo que é o rodeio internacional. Um Beijão a todos*
Por: RAIANA FELICIANO DA SILVA

Sou Vacariense, moro hoje em Alagoinhas-BA, mas a saudade da minha Terra é muito grande... dos Rodeios Internacionais, das Maçãs, das Amoras, dos Mirtilos que lá comi, dos Banhos de Cachoeira, dos Domingos no Altos da Glória, dos Amigos que lá deixei e que um dia lá retornarei. Saudações a todos! Luis carlos
Por: LUIS CARLOS ROSA

Não conheço a cidade, mas sempre vejo fotos e comentários sobre o lugar, um dia ainda vou conhecer
Por: Gilson

vacaria é uma cidade muito bonita. mas eu acho que tinha que ter mas coisas.
Por: Rodrigo r.d.santos

Muito bom. Bom mesmo. Assim que possível, pasarei a colaborar. Abraços. A.Pinotti
Por: adhemar pinotti

É a segunda vez que falo sobre a querida Vacaria. Agora posso amenizar a saudade, pois fiz a assinatura de um jornal local. Breve quero matar as saudades dos amigos que aí deixei. Pé de Anjo, Dé Rigotti, Tatú, Volmir, Neca, vai faltar espaço. Beijão Vacaria. TINHO.
Por: arilton ribeiro

pelas fotos deste site, nota-se que se trata de uma cidade muita linda, limpa, de uma cultura bem preservada... parabens posso dizer vacarianos ou vacarienses ? ... nao sei qual é o adjetivo patrio para Vacaria..me desculpem a desinformaçao.. sou goiano, nunca estive no rio grande do sul... porém fica aqui as minhas loas ...
Por: marcio antonio

E eu sou baiano de salvador e ja morei em vacaria a 6 meses muito bonita essa cidade ta no meu coraçao
Por: lucas moab da silva santana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Vacaria
Fundação:
1878
Altitude:
971m
População:
54.689 habitantes
Área:
2.105,0km²
Densidade Demográfica:
25,98hab/km²
CEP:
95200-000

Envie seu comentário sobre Vacaria