Tavares

Tavares-RS
banner

Bem-vindo a Tavares!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Tavares, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Tavares.

Informações de Tavares

ROTEIROS DO BRASIL

Região Litoral  Norte Gaúcho

Microrregião Litoral Norte Gaúcho

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Tavares é um município localizado na Planície Litorânea do RS, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos. em cujo patrimônio natural registra, através de Sambaquis, a presença indígena no passado. Foi povoado através de açorianos que, com a contribuição de africanos, colonizaram esta faixa de terra, aqui deixando suas marcas através do tempo. As terras são arenosas com características de restinga. São as dunas, desenvolvidas paralelamente à orla marítima, originadas de disposições eólicas de material arenoquartzoso. Apresenta uma vegetação formada por capões e um cordão de mata nativa que fica nas recostas. Os imigrantes açorianos chegaram à região em 1760, destinados a povoá-la e assim assegurar o território para a coroa portuguesa. O coronel Antonio da Silva Tavares, um dos primeiros moradores da região, teria recebido do Rei de Portugal uma sesmaria, na área compreendida entre o Farol Mostardas e o Farol Capão da Marca, levando o município, emancipado em 1982, seu nome.Há também um grande florestamento de Pinus elliottii. Teve início de sua povoação com a chegada do Brigadeiro José da Silva Paes, em 1737, quando fundou o Forte Jesus Maria José no lado sul da Barra do Canal do Rio Grande. Sua origem, por volta de 1760, está na colonização dos casais de açorianos, que dedicaram-se, então, ao cultivo de trigo e centeio, assim como à caça e pesca. Localizado na orla da Laguna dos Patos, o município apresenta faróis, lagos e capões, espécies de pequenas matas geralmente nas recostas, como atrativos naturais.

Significado do Nome:

Por ser o Coronel Antônio da silva Tavares, um dos primeiros moradores da região.

Aniversário da Cidade:

Dia 12 de Maio.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município de origem açoriana que cultiva suas culturas até os dias de hoje. Iluminado por três faróis, (dois às margens do oceano e um às margens da Lagoa)Tavares é conhecido por suas belezas naturais, seja às margens da Lagoa dos Patos, seja na mata costeira, na Lagoa do Peixe ou nas dunas às margens do Oceano Atlântico. É conhecido pela simpatia de seu povo, festivo e hospitaleiro, que traz no lema de sua bandeira “Amizade e Hospitalidade.”Com muitas festas, culturas e turismo interessantes, tornam a cidade um ponto que voce não pode deixar de conhecer.

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

17,5ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR/RS 101

Localização:

Localizado na Planície Costeira do Rio Grande do Sul.

Mesorregião metropolitana de Porto Alegre e microrregião de Osóriol. 

Limites:

Limita-se ao sul com São José do Norte, a leste com o Oceano Atlântico, ao norte com Mostardas e a oeste com a Lagoa dos Patos.

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.205 km

-Porto Alegre/RS -  229 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.662 km

-São Paulo/SP - 1.235 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Possui um potencial turístico-ecológico notável, devido aos atrativos e importância do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, um Santuário Ecológico com uma fauna e flora invejáveis, cuja área 90% fica no Município, preservada por famílias moradoras a centenas de anos e que tão bem souberam conservar este patrimônio natural e deixar este legado aos seus descendentes. 

Principais Pontos Turísticos:

-PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE

  -O Parque Nacional da Lagoa do Peixe é um dos principais refúgios das aves migratórias limícolas na América do Sul e o único Parque do país onde há grande possibilidade de se observar flamingos o ano inteiro, com picos de concentração nos meses de inverno.
Situa-se entre os municípios de Mostardas, Tavares e São José do Norte, numa área de 34.600 ha. O parque está localizado em uma extensa planície costeira arenosa, formada pelas oscilações do nível do mar ao longo dos últimos milhares de anos. Situado entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, tem a paisagem composta por mata de restinga, banhados, campos de dunas, lagoas de água doce e salobra, além de praias e até uma área marinha.
Apesar da denominação, a Lagoa do Peixe é, na verdade uma laguna, por causa da comunicação com o mar. Trata-se de uma laguna relativamente rasa, com 60 centímetros de profundidade em média. Somente na barra, onde encontra a água do mar, a profundidade pode chega a dois metros.
A mistura de água doce e salgada, aliada a ventos intensos, permite a concentração de nutrientes, consumidos por uma variedade de pequenos organismos que são a base da cadeia alimentar. As características do local e a fonte de alimento permitem a sobrevivência de uma fauna variada. Além do camarão, há uma variedade de vermes, peixes, caranguejos e moluscos, que garantem a alimentação das aves migratórias e residentes.

-LAGUNA DOS PATOS

  -Situada a 10 km da sede - Possui águas limpas e tranqüilas, propícias ao banho e à prática de esportes.

-ROTA CAMINHO DAS ÁGUAS

  -Lagoas, rios, dunas, cascatas, rochedos, matas e mar ostentam toda a imponência desta terra maravilhosa situada no litoral do Rio Grande do Sul.
Municípios participantes: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-lá.

-PARQUE NACIONAL LAGOA DO PEIXE

  -O parque não dispõe de infra-estrutura ideal para receber turistas. A visitação ocorre, principalmente, por estudiosos e observadores de aves. É possível visualizar a baleia Franca, entre os meses de julho e outubro, migrando para Santa Catarina. Não é permitido acampar na área do parque. Está localizado nos municípios de Tavares (80%), Mostardas (17%) e São José do Norte (3%). Foi criado com o objetivo de proteger ecossistemas litorâneos e espécies de aves migratórias que dependem da Unidade para o seu ciclo vital, como também para fins científicos, culturais e recreativos. O perímetro do Parque é de 160 km. Apresenta vasta planície arenosa, resultante das extensas e numerosas restingas que barram as lagoas costeiras. A cobertura vegetal é campestre, e o Parque ainda apresenta dunas, banhados salgados e dunas marítimas. Bioma: campos sulinos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Março

  -Corrida de Cavalhadas

  -Ensaios de Pagamento de Promessas - da cultura afro.

  -Feira Exposição do Camarão e da Cebola(Expocace)

-Maio

  -Dia 12 - Festa de anoiversário da cidade

-Junho

  -Ternos Juninos

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAVARES

E-mail: [email protected]

Telefones: (51) 3674.1232

Sites: www.tavares.famurs.com.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (51) 3674-1232

TERMINAL RODODVIÁRIO

Telefone:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Telefone: (51) 3674-1205

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-www.tavares.famurs.com.br

-http://www.tavares.rs.gov.br

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-A fauna é bastante diversificada. Além do camarão, há pequenos peixes, caranguejos e moluscos. Entre os mamíferos, destacam-se a capivara e a lontra. São mais de cem espécies de aves, cerca de 35 migratórias, como o flamingo, que migram do sul, e muitas outras vêm do Hemisfério Norte, como as batuíras, maçaricos-de-peito-vermelho, andorinhas-do-norte, trinta-réis (Sterna) e gaivotas.

-Antes da chegada dos imigrantes, aqui habitavam, há séculos, índios tupi-guaranis, minuanos, aracanes, carijós e os "patos", que tinham o pé grande, chamado pé-de-pato, e por morarem às margens da lagoa, originaram o seu nome.

 

Comentários de Tavares

eu amo a minha cidade natal.Eu desejo muitas felicidades a toda comunidade tavarense
Por: jose amilton saraiva

adoro a cidade de tavares , gosto muito do clima a cidade é muito aconchegante , um dia pretendo morar ai .
Por: volnei thomas

conheci Tavares em 2005, trabalhei na cidade no periodo de Dez/05 a fev/06 e gostei das pessoas, pois são atenciosas e hospitaleiras. Um dia quero retornar aí e visitar novamente a Lagoa do Peixe(Paraiso).
Por: pedro gilberto melo

Conheci Tavares e achei a cidade e seus habitantes bastante receptivos e carinhosos com os visitantes...
Por: Mileide

acabei de visitar pela primeira vez e gostei muito com certeza voltarei .estão de parabens pela linda festa. De são jose do norte Laureane
Por: laureane

Ótimo, minha cidade natal!!!!!!!
Por: Mateus Colares

Acho Tavares uma cidade maravilhosa, especialmente meus amigos Marta e Batista que moram aí.
Por: angela luzia neis assunção

Sou Mineiro,tive a oportunidade de estar em Tavares, O melhor é o acolhimento dos moradores, povo simples de uma cultura açoriana, muito peculiar,Intereçante lá encontrei o velhinho muito simpatico,me disse não acreditar que exista, montanhas,nunca saiu de lá. culinária simples e óti- ma,e as mravilhas -Lagoa do Peixe, e Patos. Éxelente viagem. Vá e veja.
Por: José Maria Amaral

Conheci a cidade de Tavares a convite de um Amigo me encantei pois é linda,povo ordeiro,trabalhador,gentil,carinhoso,amigo,siples e muito acolhedor ,o por do Sol da lagoa dos Patos e a Lagoa do Peixe são paraisos naturais lindos,não deixe de conher esta maravilha,me encantei,lugar bom para morar,tem qualidade de vida.O Povo Tavarense esta de parabèns.
Por: Gilberto Oleinski

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tavares

Envie seu comentário sobre Tavares

banner